Conseguir montar a vitrine ideal para o Dia dos Pais pode ser sinônimo de aumento nas vendas para uma das datas importantes no calendário do varejo. Afinal, esse é um período em que as pessoas estão procurando não apenas presentes, mas opções de bons negócios e boas marcas para se relacionar.
Como todo o comércio estará tentando chamar a atenção do cliente, é preciso ter estratégias para conseguir ganhar essa briga com a concorrência e convencer o consumidor de que ele encontrará bons produtos na sua loja. E, sem dúvida alguma, ter uma vitrine chamativa é uma delas.
Mesmo assim, muitos varejistas ainda não sabem como montar a vitrine ideal. Por isso, preparamos esse artigo com algumas dicas essenciais para deixar a sua vitrine mais atrativa e interessante. Vem com a gente e não perca a oportunidade de ter melhores resultados. Boa leitura!
Passo a passo para montar a vitrine para o Dia dos Pais
Confira o passo a passo para ter a vitrine de Dia dos Pais ideal para a sua loja.
1. Conheça o seu público-alvo
Se você quiser atrair a atenção dos consumidores para a sua vitrine do Dia dos Pais é essencial conhecer o perfil do seu público-alvo. Afinal, essa é uma informação essencial para saber como conseguir captar a atenção deles. Caso contrário, você corre o risco de investir tempo e dinheiro em algo que não trará o resultado desejado.
Para saber exatamente o que é capaz de atrair a atenção desses clientes você pode fazer pesquisas de satisfação. Isso pode ser feito tanto perguntando exatamente quais são os assuntos de interesse do seu cliente. Mas, você também pode pedir a opinião do cliente a respeito de alguns itens, tendo como base as ideias que você teve.
A outra opção é analisar campanhas realizadas anteriormente e os seus resultados. Assim, você saberá quais tiveram maior sucesso e quais foram as ações realizadas nessas campanhas anteriores. Sem falar que também permitirá que você evite as ações que não deram muito certo.
Inclusive, aproveite as ferramentas de inteligência artificial disponíveis para acelerar e aprimorar essas análises. Assim, você conseguirá não apenas ter os dados com uma certa antecedência, como também poderá te ajudar a perceber padrões que poderiam passar despercebidos.
2. Mantenha a identidade da sua marca
Na hora de planejar a decoração da vitrine para o Dia dos Pais é importante que você mantenha a identidade da sua marca. Afinal, os seus clientes já conhecem ela e já estão acostumados com o visual e a voz que a sua marca possui e, se você mudar isso de repente, os clientes irão estranhar.
Por isso, se a sua marca possui uma personalidade mais descontraída, do tipo que interage com os clientes e cheia de bom humor, então a vitrine deverá refletir isso. Por outro lado, se a sua marca tem uma voz mais formal, e identidade mais séria, então ela deverá manter esse tipo de comunicação com a vitrine.
Claro que muitas marcas fazem o rebranding ao longo de sua existência, inclusive, ele é essencial para que uma marca tenha uma vida longa. Entretanto, esse é um processo que deve ser muito bem pensado e planejado, e não implementado de uma hora para outra, principalmente durante campanhas importantes, como é o caso do Dia dos Pais.
3. Destaque os produtos mais interessantes
Se tem uma coisa que consegue atrair a atenção dos clientes é justamente escolher os itens certos para serem expostos na vitrine da loja. Por isso, no Dia dos Pais escolha os produtos que têm maior saída ou que sejam mais procurados pelos clientes. Desta forma, você aumenta as chances de atrair a atenção do consumidor que está passando em frente a sua loja.
Claro que escolher os itens certos para colocar na vitrine de Dia dos Pais é o primeiro passo, mas você precisa conseguir destacá-los. Por isso, a nossa sugestão é deixá-los em uma posição mais central na vitrine, utilizar adesivos ou uma iluminação diferenciada para conseguir destacá-los. Ainda, é possível colocá-los em um suporte de cor diferente ou deixá-los na altura dos olhos do cliente se você vender itens menores.
Todos esses detalhes, quando combinados de forma harmônica, podem fazer toda a diferença para que o cliente reconheça esses produtos e seja atraído para olhar a sua vitrine mais de perto.
4. Divulgue as promoções
Fazer promoções é sempre uma estratégia interessante para atrair clientes para a sua loja, independentemente da data comemorativa. Por isso, no Dia dos Pais você também deve apostar nessa estratégia. Claro que as promoções devem ser de produtos voltados para comemorar a data.
Mas apenas as promoções não fazem milagre. Já que se os clientes não souberem que eles podem comprar os produtos desejados por um preço melhor, de nada vai adiantar o seu planejamento. Uma das formas de fazer isso é divulgando as promoções na vitrine, inclusive dando destaque aos itens que estão com preços menores.
Além da vitrine você também pode utilizar as suas redes sociais, estratégias de marketing digital, a rádio personalizada da loja ou mesmo anúncios em jornais e revistas. Lembre-se que quanto mais gente souber do que acontece na sua loja, maiores as chances de atrair mais clientes e conseguir aumentar as vendas.
Portanto, faça esse planejamento de forma adequada. No nosso guia 6 estratégias de marketing indispensáveis para o varejo você encontra tudo o que precisa para montar a melhor estratégia para a sua marca.
5. Atraia o cliente com música
Tudo bem que estamos falando de como montar uma vitrine para o Dia dos Pais. Entretanto, combinar estratégias para chamar a atenção do cliente e fazer com que ele veja a vitrine que você preparou também fazem parte do jogo.
Por isso, a nossa próxima dica está relacionada à música que é reproduzida na sua loja. Afinal, ela é capaz de fazer com que o cliente olhe para a sua vitrine, ao mesmo tempo, em que aumenta as chances de identificação do cliente com a marca devido à trilha sonora.
Isso acontece porque a música é capaz não apenas de influenciar o comportamento do cliente, mas também de criar um vínculo com ele. Ou seja, quando o cliente se reconhece na música reproduzida, as chances dele lembrar da sua marca no futuro é de 96%.
Vale a pena dizer que a rádio também pode ser utilizada para fazer anúncios, como, por exemplo, incluir spots sobre as promoções que você estiver fazendo no Dia dos Pais. Assim, mesmo que o cliente não saiba da promoção ou não tenha visto a divulgação na vitrine, ele tomará conhecimento quando estiver dentro da loja.
Se quiser conhecer como a música é capaz de transformar a sua loja, confira o nosso infográfico Influência que a música tem na sua loja. E mais, se quiser saber como planejar a trilha sonora do estabelecimento, confira o nosso material exclusivo Trilha Sonora para Negócios: Aprenda como escolher a música ideal.
6. Capriche na iluminação
Falamos disse brevemente nos itens anteriores, mas, devido à sua importância, queremos falar sobre a iluminação na hora de montar a vitrine. Isso porque ela desempenha um papel crucial na vitrine de uma loja, especialmente no Dia dos Pais, quando é essencial captar a atenção dos clientes e despertar o interesse pelos produtos expostos.
Uma iluminação adequada na vitrine pode fazer toda a diferença para atrair o olhar dos consumidores e direcioná-los para a sua loja. Sem falar que ajuda a reforçar e a transmitir qual é a identidade da marca e qual o tipo de ambiente que eles encontrarão no estabelecimento.
Como a luz te ajuda a direcionar a atenção do cliente para determinados produtos, é importante pensar para quais produtos ela será direcionada, ou se alguns itens receberão uma iluminação diferenciada. Desta forma, você consegue realçar as características e detalhes do produto, despertando ainda mais o interesse do cliente.
Além disso, a iluminação também pode ser utilizada de forma criativa para transmitir a mensagem do Dia dos Pais. Por exemplo, ao utilizar luzes quentes e suaves, é possível criar uma atmosfera aconchegante, remetendo ao sentimento de carinho e afeto. Já o uso de luzes mais brilhantes e vibrantes pode trazer uma sensação de dinamismo e energia, destacando a celebração da data.
7. Mostre os combos de presente para o Dia dos Pais
Muitas lojas do varejo preparam combos de presentes para essa data. Os kits oferecem uma solução prática e completa para presentear os pais, agregando valor aos produtos e proporcionando uma experiência de compra conveniente.
Ao exibir os kits na vitrine, é importante criar uma composição visual atrativa. Utilize suportes ou prateleiras para exibir os produtos de forma organizada e visível. Certifique-se de que os itens do kit estejam dispostos de maneira harmoniosa, com destaque para os principais elementos.
Outro ponto que precisa ficar claro para o consumidor são as vantagens de se adquirir o combo. Pode ser o preço, receber um produto gratuito, uma embalagem criativa, itens exclusivos para o Dia dos Pais, dentre outros. Isso ajudará os clientes a entenderem rapidamente o valor agregado e os incentivará a entrar na loja para conhecer melhor os produtos e se há outras opções de combos.
Outra estratégia é criar vitrines temáticas com base nos combos. Por exemplo, se você oferece kits de cuidados pessoais para pais, pode criar uma vitrine com elementos relacionados à barbearia ou ao cuidado da pele. E, como já falamos anteriormente, capriche na iluminação para conseguir destacar cada um dos combos.
8. Fique de olho nas tendências
A nossa próxima dica para ter a vitrine ideal para o Dia dos Pais, é acompanhar as tendências de decoração e estilo do momento. Assim, você consegue transmitir uma imagem atualizada e conectada com o gosto e as preferências dos consumidores.
Desta forma, os clientes em busca de presentes para o Dia dos Pais ficarão mais inclinados a entrar na sua loja, pois perceberão que você oferece produtos e experiências alinhadas com as últimas novidades do mercado. Por exemplo, pode ser interessante incorporar cores, padrões e elementos que estejam em alta na temporada, seja na moda, no design ou na cultura popular.
Além disso, ao seguir as tendências, você também demonstra um senso de inovação e diferenciação em relação à concorrência. Os clientes em potencial verão a sua loja como um local que se destaca e oferece algo único e atualizado. O que pode ser um fator decisivo para que eles escolham entrar, explorar o que a sua loja tem a oferecer e comprar com você.
Apesar dessa ser uma excelente estratégia, você precisa tomar bastante cuidado porque, da mesma forma que muitos consumidores dão preferência para os itens que são tendências, ou fogem desse tipo de estabelecimento. Por isso é tão importante conhecer o seu público-alvo e saber se essa é uma estratégia interessante para ele ou não.
9. Menos é mais
Provavelmente você já ouviu essa frase (muito provavelmente em algum programa de culinária famoso), mas ela também pode ser aplicada na hora de planejar a vitrine para o Dia dos Pais. Isso porque, é natural que durante o planejamento você queira incluir detalhes e elementos que, ao serem apresentados juntos na vitrine, podem deixá-la visualmente poluída.
Por isso, a nossa última dica é justamente analisar com objetividade o resultado da montagem da vitrine da loja. Mas, você ainda pode ir além de também pedir a opinião da sua equipe ou dos próprios clientes nas redes sociais.
Basta publicar a foto da montagem e perguntar o que eles acharam. Acredite, eles serão sinceros e você saberá se agradou ou não. Assim, você terá tempo de fazer as modificações necessárias, e ainda vai te ajudar a aumentar o alcance do perfil da sua marca nas redes.
Uma dica prática do que pode ser feito é analisar a vitrine e retirar um ou dois elementos. Desta forma, você saberá se eles fazem falta ou não na vitrine. E, caso eles não façam falta, então eles nem sequer precisam estar na decoração da vitrine, não é mesmo?
Gostou das nossas dicas de como montar a vitrine ideal para o Dia dos Pais? Pronto para planejar a vitrine da sua loja? Então aproveite a animação e confira outros artigos no nosso blog. Você vai encontrar muitas outras dicas de como fazer a sua empresa se destacar.
Turbine as suas vendas com música e comunicação para negócios
Claro que uma vitrine bem montada irá te ajudar a aumentar as vendas no Dia dos Pais. Afinal, ela será a responsável por atrair os consumidores que estão passando em frente à loja. Mas, de nada adianta convencer o cliente a entrar, se ele se deparar com um ambiente de compras pouco agradável, péssimo atendimento e uma loja desorganizada.
Por isso, é preciso ficar atento a todos esses pontos para garantir que o consumidor saia da sua loja satisfeito, tenha vontade de recomendá-la para outras pessoas e ainda queira retornar para novas compras. Por isso, oferecer um ambiente de compras agradável é fundamental.
E, a melhor forma de fazer isso é utilizando um rádio indoor. Estudos mostram que a música pode influenciar, e muito, o comportamento dos clientes. Isso porque ela ajuda o consumidor a se lembrar da marca, a associar a experiência que ele teve com algo positivo, e até mesmo a criar uma conexão emocional com o consumidor.
Em datas comemorativas, isso fica ainda mais evidente, já que a música ajuda a integrar outras estratégias de marketing implementadas na loja, como a decoração. Isso sem falar na padronização do ambiente nas redes de lojas, permitindo que o cliente encontre sempre o mesmo tipo de atmosfera, independentemente da unidade em que ele faça as compras.
A experiência de quem faz music branding há mais de 21 anos
Escolher a trilha sonora é algo sério e que deve ser feito de maneira planejada e assertiva. Confira aqui e veja o que os erros na escolha da trilha sonora podem fazer com a sua loja. Por isso, para garantir que você faça as escolhas certas, o melhor mesmo é contar com a ajuda de profissionais especializados em música e comunicação para negócios.
Assim, além de economizar tempo, você evita desperdiçar dinheiro tentando acertar por conta própria. A Listenx, com mais de duas décadas de atuação no mercado de music branding brasileiro, é a solução que você estava procurando.
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Ainda, você pode criar anúncios personalizados e incluí-los na sua programação musical em poucos minutos. Desta forma, você terá mais liberdade para fazer promoções no Dia dos Pais ou em qualquer outro momento que achar necessário.
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