Por Nayara Santos em 13.12.2021

5 cases de sucesso de rebranding

Por Nayara Santos em 13.12.2021

Avaliar cases de sucesso de rebranding pode te ajudar a entender a importância que esse processo pode ter para aumentar a visibilidade da sua marca. Isso porque, quando o branding, a gestão da marca, é feito no início do negócio, a tendência é pensar que a comunicação com o público já está adequada e que os resultados esperados virão.

Porém, o relacionamento das pessoas com as empresas sofre diversos impactos e as mudanças acontecem cada vez mais rápidas. Diante de fatores assim, é preciso que a marca considere um reposicionamento, ou seja, que faça um rebranding.

Se você está lendo esse artigo, provavelmente está se pensando se esse é o momento certo de fazer o rebranding e está em busca de alguns cases de sucesso. Por isso, neste artigo vamos definir o que é rebranding, porque ele deve ser feito, como realizar o processo. Além disso, vamos dar alguns exemplos de cases de sucesso de rebranding que podem inspirar ações para sua marca. Confira!

O que é rebranding?

O rebranding é a reinvenção da marca para mudar a forma de se apresentar e se comunicar com os clientes. Esse processo vai muito além de uma mudança de cores ou logotipo.  É uma análise do perfil dos consumidores, avaliando o comportamento e detalhes que ajudem a formar as novas personas da empresa.

Esse processo é importantíssimo de ser feito porque o comportamento dos consumidores mudam, as tendências do mercado se alteram rapidamente, as inovações em tecnologia são constantes, e o surgimento de novos concorrentes te desafiando a inovar podem fazer com que a sua marca fique ultrapassada. Portanto, para acompanhar tudo isso, é preciso reinventar a trazer uma identidade nova, que consiga comunicar valores refletindo a humanização e a proximidade com os consumidores.

 É preciso dizer que a necessidade do rebranding está longe de ser um sinal de fracasso, pelo contrário, esse é um movimento que muitas empresas têm adotado para transmitir a mensagem de que não estão paradas no tempo e percebem a mudança, até mesmo de cultura, de seus clientes.


Assim como aconteceu com alguns dos cases de sucesso de rebranding, algumas marcas se transformaram para reafirmar seus valores ou indicar que acompanharam a modernidade.

Por que fazer o rebranding da sua marca?

A necessidade de se recolocar no mercado pode vir de uma demanda interna, quando falamos em mudança de cultura, ou pode acontecer por fatores externos. A empresa pode ter a intenção de mudar seu público alvo ou de expandir o perfil de seus consumidores e produtos. Nestes casos, é preciso fazer o rebranding para conseguir se comunicar com uma nova linguagem e tornar atrativa a marca para os novos clientes.

Em outros casos, quando a marca é afetada negativamente por alguma coisa, o reposicionamento é necessário para dar novos rumos aos negócios dentro do mercado competitivo. Assim, os clientes deixam de associar a imagem da empresa ao que a afetou negativamente.

Além disso, quando ocorre uma mudança de gestão e novos valores e culturas são adquiridos é o rebranding que irá ajudar a transmitir as mudanças para o público interno (seus funcionários) e externo.

É importante lembrar que as marcas precisam incluir as novidades em todas as suas redes de comunicação. Manter um padrão de linguagem, cores e logotipo em todos os seus canais é fundamental para não deixar o cliente confuso e desconfiado de que aquele canal não é real ou pode ser alguém querendo o enganar.

Como fazer o processo de rebranding?

Assim como tudo no mundo empresarial, planejamento é a palavra-chave para o sucesso do rebranding. Você precisa entender como os clientes enxergam a sua empresa; se as missões, valores e objetivos não sofreram mudanças; qual a identidade visual será adotada; quais mudanças no layout das lojas serão necessárias e quais as melhores mídias para se comunicar com os clientes. A seguir falaremos em detalhes de cada uma delas. 

Entenda como o cliente vê a sua marca

O primeiro passo é a realização de pesquisas de satisfação dos clientes. Essas pesquisas são úteis e necessárias, pois trazem os feedbacks dos clientes e indicam um padrão de comportamento e entendimento da marca pelos seus consumidores.

Isso permitirá que você entenda se os valores da sua empresa estão sendo transmitidos e recebidos de forma correta. Se você perceber qualquer discrepância entre o que você quer passar e a forma como o cliente entende a sua marca, então é sinal de que algo está errado.

Avalie missão, visão e valores

A missão, os valores e a visão da empresa dizem sobre o que ela é e quais os objetivos deseja alcançar. É uma espécie de bússola que indica para qual direção o gestor deve seguir na hora de planejar a forma como se comunica e como faz a gestão da empresa. Por isso, ao fazer um planejamento de rebranding é importante rever estes conceitos.

Durante esse processo é fundamental que não apenas os clientes entendam as mudanças que serão feitas na empresa, mas também os seus funcionários. Portanto, faça essa comunicação interna de forma clara e objetiva, utilizando uma linguagem apropriada, para que todas entendam e possam saber se eles se identificam ou não com esses novos conceitos.

Transforme a identidade visual

Uma vez que a missão, valores e visão mudam, chegou o momento de rever a identidade visual da sua marca. A maior parte dos cases de sucesso de rebranding apontam para a mudança da identidade visual como uma das mais identificadas pelo público. Seria muito ruim realizar uma mudança assim e perceber que o público não notou todo o seu trabalho de rebranding.

O novo logotipo deve ser capaz de transmitir a mensagem de forma adequada. Além disso, para que o seu público entenda o que está acontecendo, quando a identidade visual é alterada, ela deve ser replicada para todos os aspectos visuais da empresa. 

Ou seja, as novas cores, designs e até a fonte devem estar presentes no site da marca, nos produtos, posts em redes sociais, nos materiais promocionais, nos comunicados internos e em qualquer outro local onde seja necessário. Essa é uma forma não apenas dos clientes entenderem que as coisas mudaram, mas também para que os funcionários se adequem à nova identidade da empresa.

Estabeleça os canais de mídias compatíveis à estratégia

A modernização da comunicação nos trouxe as mídias sociais que, atualmente, é uma das principais formas de se comunicar com o público. Sem falar que, depois de meses de lockdowns devido à pandemia, elas se tornaram importantes para aumentar a visibilidade do seu negócio. Por outro lado, dependendo do ramo do varejo em que você atua, outras mídias também podem ser essenciais para atrair clientes para a loja. Por isso, uma estratégia de rebranding precisa definir em quais mídias você irá atuar.

Para isso, o primeiro passo é identificar as personas corretamente e entender quais canais de mídias elas utilizam. Assim, você poderá desenvolver campanhas publicitárias específicas para cada uma dessas mídias, comunicando a nova identidade da sua marca depois do rebranding. Quer saber como planejar as suas estratégias de marketing? Confira o nosso e-book Guia do varejo: Como montar um planejamento de marketing.

Por ser que depois de fazer o rebranding, você tenha que se dedicar mais para alguma mídia do que antes. Isso é normal, lembre-se que o comportamento do consumidor muda ao longo do tempo e você precisa estar preparado para se adequar a essas mudanças se não quiser ser passado para trás.

Exemplo de cases de sucesso de rebranding para você se inspirar

Agora que você já entendeu o que é rebranding, porque ele deve ser feito, e como fazê-lo, nada como ver alguns cases de sucesso de rebranding para você se inspirar. Confira!

Skol

A cervejaria Skol conhecida por seus anúncios que relacionavam momentos de alegria e euforia a modelos femininas exibindo as formas do corpo. Como o público-alvo da empresa eram homens, esse tipo de campanha fazia muito sucesso. Entretanto, com o aumento do consumo das cervejas por mulher e a ascensão do movimento feminista, a empresa começou a identificar a necessidade de rebranding.

Em 2017, no Dia Internacional da Mulher, a Skol iniciou a sua campanha de rebranding, com o slogan “Redondo é sair do seu passado”. Com isso, ela deixava claro que algumas imagens muito comuns no passado, já não eram mais representativas dos valores da empresa. Inclusive, a empresa decidiu revisitar algumas peças publicitárias antigas e dar uma cara mais atual para elas.

O processo de rebranding da Skol inclui também novos produtos, pequenas modificações no logotipo, deixando-o simplificado, e novas embalagens para atrair a atenção desse novo público-alvo.

Havaianas

Até a década de 90, a marca de sandálias Havaianas era conhecida por atender ao público de baixo poder aquisitivo. Com uma variedade de modelos praticamente inexistentes e baixos preços, a empresa foi alvo de pirataria, o que fez com que as sandálias, e a marca, perdessem a força no mercado. Em busca de conquistar novos consumidores, as Havaianas apostaram na estratégia de rebranding, lançando a campanha com o slogan “Todo mundo usa”.

A campanha de rebranding se iniciou em 1994, quando a empresa lançou a linha TOP. Essa nova linha apresentava uma boa variedade de modelos, com preços um pouco mais altos do que os anteriores. Além disso, a empresa também começou a investir mais em publicidade, contando com a participação de famosos e reforçando o slogan.

A campanha publicitária consistia basicamente em colocar pessoas famosas vivenciando cenas que eram comuns no cotidiano de todas as pessoas. Esse é um case de sucesso de rebranding porque com as mudanças feitas, o alcance da marca aumentou muito, passando a contar com uma nova audiência, conquistando maior relevância da marca e ainda trazendo de volta alguns dos clientes perdidos.

Atualmente, as Havaianas oferecem uma grande diversidade de modelos, com estampas nos mais variados temas. Além disso, a marca passou a ser internacionalmente reconhecida.

Latam

A TAM era uma empresa nacional de avião que sempre se destacou pelo tratamento dados aos clientes. Entretanto, em 2001 o seu fundador, Rolim Amaro, faleceu em um acidente de helicóptero. Isso fez com que a gestão da empresa passasse para outras pessoas, que não conseguiram manter o mesmo padrão proposto pelo fundador da empresa. Depois disso, a TAM começou a enfrentar problemas que mancharam a sua reputação.

Em 2008, a empresa começou a sua campanha de rebranding, revisando a missão, a visão e os objetivos. O principal intuito deste rebranding era retomar a posição de liderança que ela ocupava no mercado nacional. Em pouco mais de um ano a empresa já era apontada como a líder do mercado, um verdadeiro case de sucesso de rebranding.

Em 2016, a TAM passou por uma nova campanha de rebranding, desta vez devido à fusão com a LAN, uma empresa de aviação chilena. Desta vez, a identidade visual da empresa mudou completamente, inclusive com a mudança no nome, para LATAM.

Natura

O nosso próximo case de sucesso de rebranding é com a Natura. Essa decisão foi tomada porque os consumidores apontaram que a marca, que sempre foi muito conhecida por se preocupar com a sustentabilidade na produção dos seus produtos, inovar no mercado de cosméticos nacional e pela sofisticação, havia se distanciado desses valores.

Com o intuito de resgatar esses valores, a Natura fez pequenas mudanças no seu logotipo. A flor que antes se apoiava na letra T agora estava flutuando, além disso, as cores também mudaram, saindo do verde e indo para cores mais quentes. O resultado foi que o logo passou a dar a impressão de leveza, de movimento, e trouxe mais modernidade para a imagem da empresa.

Todos os materiais publicitários e canais de comunicação foram sendo atualizados gradativamente, dando tempo para que os consumidores pudessem se acostumar com as mudanças.

Dove

Por muito tempo, todas as campanhas publicitárias da Dove eram focadas em ressaltar as qualidades dos seus produtos. Ou seja, que eles promoviam uma profunda hidratação da pele e ainda que os sabonetes não ressecavam a pele como os sabonetes comuns. 

Essa estratégia funcionou durante muitos anos, entretanto, com o passar do tempo a Dove percebeu que isso não era mais suficiente para convencer as pessoas a comprarem os seus produtos. Por isso, ela decidiu fazer um rebranding e mudar completamente o seu foco.

Em 2013, a empresa lançou a campanha “Retratos da Real Beleza”, em que mostrava pessoas reais nas propagandas e não mais aquelas modelos de peles incríveis. Mostrava como o produto poderia ser destinado para qualquer idade, qualquer tipo de pele e qualquer pessoa. 

Com essa nova campanha a Dove ressaltou que real beleza de todas as mulheres e conseguiu atrair as pessoas de volta. Já a identidade visual foi sendo modificada gradualmente, para que os clientes tivessem tempo suficiente para se acostumarem.

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