Por Nayara Santos em 31.10.2023

Rádio para loja: devo investir na crise?

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Em tempos de crise, é natural revistar as metas e planos para o seu negócio para fazer ajustes que possam ajudar o seu negócio a sobreviver a este período. Com a grande incerteza com relação ao futuro é fundamental se planejar tanto para não perder dinheiro, como para continuar obtendo resultados.

Neste momento, muitos gestores optam por fazer o simples bem feito. Mas isso não significa deixar de lado todas as estratégias de marketing que você planejou. Muito pelo contrário, é possível continuar oferecendo aos consumidores uma boa experiência de compras e que não custe muito para a empresa.

Estamos falando da rádio para lojas, uma ferramenta versátil que vai ajudar em diferentes ações. A música oferecerá um ambiente de compras agradável para os consumidores, os funcionários aumentarão a sua produtividade e você ainda terá um canal de comunicação com os clientes.

Ou seja, esse é o tipo de investimento que você quer fazer para ajudar a empresa a se destacar durante a crise. Mas lembrando que ela será a sua melhor aliada, mesmo depois que a crise passar, já que ela consegue resultados duradouros.

Pensando nisso, preparamos esse texto para falar dessa excelente estratégia de marketing sensorial que é a rádio para lojas. Vamos tirar as suas dúvidas e mostrar como ela pode fazer a diferença para sua empresa antes, durante e depois da crise. Boa leitura!

Como funciona a rádio para loja?

Usar música ambiente em estabelecimentos comerciais não é exatamente uma novidade. Seja em supermercados, restaurantes, salões de beleza, academia ou lojas de roupas, a música sempre está lá.

Isso significa que basta sintonizar em uma rádio convencional e pronto? Não! Ah, então posso escolher uma playlist que eu goste para tocar na minha loja? Também não! Entendi, mas posso pedir para um funcionário gravar um CD e deixar tocando o dia todo certo? Muito menos!

Ter uma rádio indoor no seu estabelecimento é muito mais do que preencher o silêncio com uma melodia qualquer. Se você fizer isso estará desperdiçando seu tempo e ainda poderá prejudicar o seu negócio. 

Essa é uma estratégia de marketing que precisa ser muito bem planejada para agradar ao seu público-alvo, representar a personalidade da sua marca e transmitir a mensagem certa aos clientes. Portanto, não dá para escolher músicas aleatórias, é preciso fazer isso intencionalmente.

Um exemplo bastante fácil de entender é uma loja de roupas que oferece as últimas tendências da moda, a música ideal pode ser eletrônica, com um alto nível de energia, lembrando as músicas que são reproduzidas nos desfiles de moda. Já uma loja infantil, precisa ter músicas que se conectem tanto com as crianças, quanto com os adultos.

Mas, uma rádio não é feita apenas de música, também é possível reproduzir anúncios ao longo da programação musical. Eles podem divulgar promoções, benefícios para o programa de fidelidade ou novidades da loja. 


Assim, você tem maiores chances de influenciar o cliente no momento mais decisivo da compra, que é quando ele está na loja. Desta forma, ele pode ficar curioso para conferir as promoções e pode acabar levando mais um produto.

Resumidamente, investir em uma rádio para a sua loja no momento da crise pode fazer com que as suas vendas aumentem, que os clientes sejam atraídos para o interior do estabelecimento e ajudar a oferecer um momento de descontração aos consumidores.

Vantagens de ter uma rádio indoor na sua loja

Agora que você já entendeu como a rádio funciona, chegou o momento de falarmos detalhadamente sobre as vantagens de ter essa ferramenta à sua disposição em momentos de crise.

Aumenta o tempo de permanência do público na sua loja

A música é algo considerado extremamente importante pelas pessoas, até mais do que outras áreas como esportes e filmes. Basta prestar atenção ao seu redor e você vai ver pessoas ouvindo música o tempo todo.

Por isso, usá-la na sua loja vai fazer com que os clientes queiram ficar mais tempo no estabelecimento. E, quando isso acontece, há maiores chances dele comprar mais. Mais de um terço dos consumidores (cerca de 35%) aumentam o tempo de permanência na loja quando desfruta de uma música de que gosta. 

No entanto, se a trilha sonora não agradar, os clientes poderão ir embora sem comprar nada (em média 44% deles tomam essa decisão quando a música é ruim). Entendeu agora porque não basta escolher qualquer música? É preciso caprichar na seleção e fazer da música uma arma para superar a concorrência neste momento de crise.

Mas, esse não é o único cuidado, já que você também precisa prestar atenção ao volume da música, à distribuição do som para o ambiente todo e à qualidade dele. Para isso, é essencial ter os equipamentos de som necessários, o que pode mudar conforme as características físicas da loja.

Construa uma experiência de compra inesquecível

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e em busca de empresas que ofereçam uma experiência de compras que seja única. Aliás, vale a pena ressaltar que os consumidores brasileiros valorizam, e muito, a experiência do cliente. Somado a isso, ainda podemos mencionar que estamos vivendo a era da experiência do cliente.

Portanto, uma excelente forma de manter os consumidores interessados na sua marca e comprando com você é investindo nessa experiência. A boa notícia é que a rádio indoor é a aliada que você procurava para essa missão!

Dito isso, fica evidente que é preciso criar uma atmosfera de compra diferenciada para conseguir destacar a sua loja das concorrentes. Garantir que a loja esteja organizada, limpa, os vendedores bem vestidos e prontos para atender aos clientes é essencial.

Com a aplicação de outras ações de marketing, principalmente com foco no marketing sensorial, pode ajudar o consumidor a entrar no universo da sua marca assim que eles passam pela porta da loja. Neste momento, cada detalhe importa, principalmente quando eles se complementam.

No caso da música, ela ajuda a criar um vínculo com o comprador, influenciando no seu humor e permitindo que ele se conecte realmente com a marca. Como os clientes têm buscado por marcas que valores e posicionamentos semelhantes aos seus, a música pode te ajudar a ter esse primeiro contato. 

Por isso, capriche na escolha da playlist para garantir que você está transmitindo a mensagem certa para quem entra na sua loja. E, se quiser saber mais sobre como melhorar a experiência do cliente, confira o nosso e-book Customer Centricity: Guia completo para implementar na sua empresa.

Melhore o bem-estar dos seus funcionários

Além de impactar positivamente os clientes, fazendo sua empresa vender mais, a música também causa efeitos positivos na sua equipe. Um desses benefícios é a melhora do bem-estar no ambiente de trabalho. 

Afinal, assim como os clientes percebem o ambiente mais agradável com a música, os seus vendedores também sentirão essa diferença. E uma coisa é certa, um ambiente de trabalho melhor evita diversos problemas que poderiam causar transtornos aos empresários. 

Assim, quando a música certa é reproduzida ela melhora a harmonia entre a sua equipe, ajuda a prevenir conflitos e a reduzir a rotatividade de funcionários. Portanto, os vendedores estarão mais satisfeitos com o local de trabalho e isso se reflete diretamente na forma como os clientes são atendidos. 

E, vale a pena dizer que o bom atendimento é algo essencial para que você consiga fechar vendas e fidelizar clientes. Ou seja, é quase uma arma secreta em momentos de crise.

Sua equipe mais produtiva

Muitas pessoas gostam de escutar música enquanto trabalham, inclusive, você pode até ser uma dessas pessoas. E, embora muitos acreditem que isso afete a concentração e reduza a produtividade, a realidade é bem diferente. 

Equipes de diferentes áreas que trabalham com música apresentam uma produtividade maior. Isso ocorre pois a música relaxa as pessoas, criando uma atmosfera mais agradável e reduzindo o estresse. Assim, a música é um investimento na qualidade de vida, como falamos anteriormente, e na qualidade do trabalho realizado por sua equipe.

Se quiser conhecer outros hacks de produtividades nós temos um e-book com cinco dicas infalíveis. Aproveite e faça o download agora mesmo, é totalmente gratuito. E, claro, coloque todas as nossas dicas em prática. Afinal, maior produtividade é sinônimo de maior lucratividade, essencial nos momentos de crise.

Influencia o cliente no momento certo

Você sabia que cerca de 70% das decisões de compras são tomadas quando o cliente está na loja, diante das prateleiras e dos produtos? Por isso, ter as ferramentas certas para influenciar o cliente nesse momento é fundamental.

Acha difícil isso acontecer? Então reveja as suas crenças, porque mesmo você já pode ter sido influenciado desta forma. Não acredita? Basta lembrar daquela vez que você estava fazendo compras no supermercado e ouviu que determinado produto estava com uma promoção imperdível. 

Você pode ter ido até o local em que o produto estava exposto e acabou se interessando por algo no caminho. Ou mesmo ter decidido aproveitar aquela oportunidade incrível. Acertamos? Quando você tem uma rádio na loja é exatamente isso que acontece. Você prepara um anúncio para divulgar a oferta e ele fica curioso para conferir.

Outra forma que a rádio pode influenciar o consumidor é com relação ao ritmo das compras. Playlists com nível de energia mais alto aceleram o ritmo do consumidor, que poderá pegar o que ele quer, pagar e deixar a loja rapidamente. Essa pode ser uma estratégia para datas e momentos de maior movimento.

Por outro lado, ao reproduzir uma playlist com um nível de energia menor, você obterá o efeito contrário. Neste caso, o cliente irá andar pela loja com maior tranquilidade, prestando maior atenção aos produtos expostos.

Cuidados na hora de implementar uma rádio na sua loja

A busca por soluções em momentos de crise é algo absolutamente natural, entretanto, é preciso ter cuidado para não acabar fazendo a coisa errada. Como falamos anteriormente, utilizar rádios convencionais pode ser um grande erro, e você não vai querer cometê-lo. 

Primeiro porque as músicas reproduzidas podem não combinar com os seus clientes ou com a identidade da sua marca, deixando os clientes confusos e fazê-los irem embora. Além disso, há um risco de que algum anúncio do concorrente seja reproduzido. Isso pode fazer o consumidor desistir de comprar com você e procurar  outra loja.

Da mesma forma, ao deixar a escolha de músicas sob a responsabilidade dos vendedores há grandes chances de você acabar com uma playlist que reflita apenas o gosto de quem a criou, e não a sua marca. E a estranha dos clientes será a mesma que pode ocorrer com a rádio convencional.

Apesar de termos mencionado isso anteriormente, você também precisa ficar muito atento à qualidade do som. Para isso, é preciso ter os equipamentos certos e garantir que a distribuição do som será adequada para todo o ambiente da loja, sem distorções e problemas com o volume.

Preparado para usar a rádio em loja para te ajudar a driblar a crise e crescer ainda mais? Então compartilhe com seus contatos esse post para que eles também aprendam mais sobre os benefícios que a música pode causar nas empresas! Confira como fazer isso a seguir.

Serviço Especializado em Rádio Indoor

Ao investir em momentos de crise é sempre bom buscar por um pouco mais de segurança, e com a rádio para lojas é exatamente a mesma coisa. Buscar por empresas especialistas, pode ser o caminho mais curto e certeiro para conseguir obter todas as vantagens que mencionamos ao longo deste artigo.

Para isso, a Listenx, pioneira no ramo de músicas para negócios no Brasil, tem a solução perfeita para a sua empresa. Com o Listenplay, uma rádio criada exclusivamente para o varejo, você terá acesso a mais de 100 playlists diferentes que podem ser utilizadas ao longo do dia.

Sem falar que você ainda pode gravar anúncios personalizados que podem ser reproduzidos ao longo da programação musical. Não perca mais tempo e conferir todas as vantagens de perto. 

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

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