Por Nayara Santos em 14.06.2023

A importância do Marketing Sensorial para lojas

Por Nayara Santos em 14.06.2023

Você sabe qual é a importância do marketing sensorial no varejo? Então, precisa saber que ele é uma ótima ferramenta, que vem apresentando resultados bem positivos e estratégicos nas empresas que o aplicam. 

Isso acontece porque o consumidor se sente muito mais atraído e propenso a comprar em lojas que lhe tragam boas vibrações e impressões, e um ambiente agradável. Não importa se isso é alcançado por meio da música, dos aromas ou mesmo do visual organizado do ambiente.

Uma boa solução de marketing sensorial ajuda também a gerar uma ótima primeira impressão da sua loja, incentivando a clientela a voltar mais vezes. Mas, afinal, o marketing sensorial é assim tão importante para as lojas? Entenda mais sobre ele e veja como aumentar as suas vendas utilizando essa ideia. Boa leitura!

Qual a importância do marketing sensorial no varejo?

O marketing sensorial engloba ações que tenham o intuito de oferecer um ambiente de compras agradável para os clientes através do estímulo dos cinco sentidos. Essa estratégia é capaz de transformar a sua loja e criar uma identidade única e inconfundível para o seu negócio. Confira a seguir como isso acontece.

O grande impacto para os clientes

É evidente o impacto positivo que o marketing sensorial acarreta nas pessoas. Afinal, o cheiro, o toque, o sabor e outros sentidos são capazes de aguçar a curiosidade e até mesmo o desejo em um consumidor.

Isso faz com que os clientes se sintam bem dentro de seu estabelecimento comercial. E, quanto mais agradável a loja for, mais tempo o consumidor ficará lá dentro. O resultado disso é que as suas vendas podem aumentar, seja na loja como um todo ou mesmo em termos de ticket médio.

Por isso, é necessário pensar no marketing sensorial de forma adequada e adaptada ao seu ambiente. Por exemplo, ao fazer uso de aroma é bom utilizar uma fragrância que não seja doce ou forte demais. O ideal é apostar naquelas sensações que combinem com sua marca e assinalem boa presença entre os clientes.

O incentivo real às vendas de qualquer segmento

Você sabia que a música pode ajudar a potencializar as vendas? O conhecido “som ambiente” pode (e deve) ser utilizado em favor de sua loja, seja qual for o seu segmento do varejo que você atue. Primeiramente, analise qual é o tipo de público que você atende e, em seguida, defina o tipo de música que deve tocar a fim de atrair estas pessoas.


É importante ainda ter noções estratégicas sobre o ritmo do som ambiente: músicas animadas tendem a estimular a compra por impulso, já que despertam forte sensação de urgência no consumidor. Já as músicas mais lentas estimulam a percepção de calmaria, fazendo com que o consumidor passe mais tempo dentro da loja, vendo os seus produtos.

Quer saber mais sobre o potencial que a música pode ter para melhorar os resultados da sua loja? Então confira o nosso material exclusivo A influência que a música tem na sua loja. Aproveite que o download é gratuito!

Isso também ocorre com os outros sentidos, como o olfato, o tato e o paladar. Estude e perceba por qual sentido os seus clientes são fisgados mais facilmente!

A construção de sua marca

Muitas lojas já possuem um cheiro característico, que automaticamente faz com que o cliente se lembre da marca logo que sente aquele perfume. Por exemplo, uma loja de roupas, que tem aroma específico no ambiente, usa o mesmo aroma nas roupas que os clientes compram.

Isso faz com que as pessoas associem determinado cheiro, sabor e até mesmo o som com uma dada marca. Pense no aroma de um determinado refrigerante ou ainda em um sabor de milk shake. Isso faz com que o cliente se aproxime cada vez mais da empresa e a inclua, de forma inconsciente, na sua rotina.

Uma parte relevante das estratégias de marketing

O marketing sensorial, quando utilizado junto a outras estratégias de marketing, é capaz de levar a resultados surpreendentes. Se os consumidores podem relacionar determinado cheiro e mais disparos de sensações com uma marca específica, isso garante que a sua empresa fique mais tempo na memória do consumidor.

Ao constituir sua estratégia de mercado e posicionamento de marca, garanta que o marketing sensorial também tenha investimentos em seu ponto de venda. Isso estimulará as suas vendas e fixará a sua marca na mente dos clientes.

Como aplicar o marketing sensorial na sua loja

Bom, agora que você já sabe qual é a importância do marketing sensorial para a sua loja, vamos falar brevemente sobre como você pode aplicá-lo. Faremos isso falando um pouco sobre como despertar cada sentido.

Paladar

Sem dúvida alguma, despertar o paladar é muito mais fácil em empresas do ramo alimentício. Entretanto, isso não significa que ele não possa ser aplicado em qualquer área de atuação.

Em um restaurante, supermercado, doceria ou padaria o paladar pode ser estimulado através da degustação de produtos produzidos no estabelecimento, ou em parcerias com empresas. Inclusive, essa é uma estratégia muito utilizada pelos supermercados.

Já nos demais ramos do varejo, isso pode ser feito oferecendo-se um cafezinho, água, balas, chocolates, chás, ou qualquer outro produto que faça sentido para a identidade da sua marca. E isso é válido para lojas de roupas, salões de beleza, consultórios, academias, ou qualquer outro tipo de estabelecimento.

Audição

Essa é, provavelmente, uma das ações de marketing que pode ser mais facilmente aplicada, independente do ramo de atuação. Isso porque, ao associar o fato de que todas as pessoas gostam de estar em um ambiente agradável, com a capacidade da música de transformar o ambiente, você terá uma poderosa ferramenta à sua disposição.

Estudos mostram que, quando a trilha sonora é agradável e combina com o cliente, a tendência é que ele se lembre da sua loja e/ou marca. Sem falar que ela também pode aumentar o tempo de permanência na loja e até mesmo influenciar o que o cliente compra. Por exemplo, se você tocar músicas francesas, os clientes tendem a comprar produtos que tenham origem nesse país. 

Ainda, você consegue reforçar a mensagem e a identidade da sua marca. Mas, para isso, é preciso escolher a playlist certa, que reflita o gosto musical do seu cliente e a mensagem que a sua marca quer transmitir. Aqui a gente te conta como escolher a playlist certa.

Tato

Os clientes gostam de analisar com calma aquilo que eles estão interessados em comprar. Por isso, é essencial disponibilizar produtos para que ele possa tocar, ler as informações da embalagem, ou mesmo experimentar (como nas lojas de roupas, calçados e óticas).

Além disso, o tato também pode ser estimulado ao manter a loja sempre limpa e livre de poeira ou qualquer tipo de sujeira. Já que isso passa a impressão de que a loja mantém todo o cuidado necessário com os produtos.

No caso de ter produtos que fiquem guardados em vitrine em que o cliente não tem acesso, é essencial que os funcionários possam ser acionados para disponibilizar o produto para o cliente.

Visão

A visão é um dos sentidos com os quais os gestores do varejo mais se preocupam quando falamos em atração de clientes. E, é importante dizer, eles não estão errados. Afinal, a visão é o sentido do qual o ser humano mais depende. 

Não é à toa que a preparação da vitrine da loja é importantíssima, já que ela atua como um cartão de visitas, sendo responsável por atrair a atenção de quem passa na frente da loja. Para isso, é preciso saber escolher os produtos certos, a decoração e a iluminação que será utilizada. 

Além disso, preparar a vitrine com decoração nas datas comemorativas do varejo é algo essencial para mostrar aos clientes que ele encontrará os produtos que precisa para a celebração. 

Entretanto, a decoração do interior da loja também é importantíssima para a experiência de compras do cliente. Afinal, ela vai te ajudar a proporcionar um ambiente mais agradável e convidativo para o cliente, sem falar que também reforça a identidade da marca.

Por exemplo, se uma loja de roupas vende produtos de alta qualidade, voltados para o público da classe A ou B, as lojas tendem a ter uma iluminação indireta, cores mais sóbrias e neutras na decoração. Já uma loja de departamentos, que vende produtos voltados para a classe C, terá uma iluminação direta, que lembre um galpão.

Olfato

O último sentido que vamos falar é o olfato e que vêm sendo cada vez mais explorado no marketing sensorial. Um exemplo bastante simples para se dar quando falamos de fragrâncias é a marca de calçados Melissa. Quem já utilizou os seus produtos ou conhece alguém que utilizava, provavelmente deve ter se lembrado do cheirinho das lojas.

Mas, ela não é a única, a cafeteria Starbucks também investiu nessa estratégia e deixou um aroma de café no ar. Em parte esse cheiro vem dos café preparados, mas ela investiu nesse recurso para reforçar a identidade da marca.

Vale a pena dizer que o olfato é um sentido que pode ser sutilmente explorado na sua loja, fazendo com que o cliente que teve uma boa experiência consiga associar o cheiro à sua marca. Assim, ele pode estar em qualquer lugar, se sentir um aroma semelhante ele vai voltar aos momentos de compra na sua loja.

E agora? Você já está convencido de que o marketing sensorial é altamente importante para os seus negócios? Então, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial para o varejo, escolha a sua estratégia e coloque-a em prática agora mesmo!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como decorar uma loja de roupas pequena? Saiba aqui!

O marketing sensorial é uma das principais estratégias para atrair clientes na sua loja física. A audição, por exemplo, pode trazer lembranças e fazer com que o consumidor passe mais tempo no local, aumentando as suas chances de vender mais. Nesse sentido, a visão também é uma valiosa ferramenta a ser trabalhada. Por isso, saber…

Por Nayara Santos em 19.06.2020

Como ser um bom administrador financeiro de uma loja de varejo?

A área de finanças permeia toda a estratégia, administração e controle gerencial de um negócio. Entretanto, a habilidade de lidar com números não é para qualquer um, especialmente em uma loja de varejo. É preciso ter um perfil organizado e disciplinado, que se adeque sempre à novas tendências neste aspecto. Pensando nisso, a ListenX pretende…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

5 dicas de vendas: gerencie sua equipe de forma eficaz

Para uma empresa crescer e conseguir o sucesso almejado, é necessário muito trabalho e a utilização de diversas técnicas. O adequado gerenciamento da equipe de vendas, por exemplo, é fundamental para que a empresa consiga vender seus produtos e conquistar mais clientes, por isso produzimos esse conteúdo, dando 5 dicas de vendas. #1 Defina uma…

Por Nayara Santos em 18.08.2016

Aprenda a escolher uma vitrine de outono e destacar sua loja

Montar a vitrine de acordo com a estação do ano é uma excelente forma de destacar a sua loja e de expor os produtos que serão tendência na nova estação. Mas como fazer isso da maneira correta é uma das maiores dúvidas dos departamentos de marketing das empresas. Claro que em alguns ramos do varejo…

Por Nayara Santos em 29.02.2024

O que é UGC: saiba como usar e confira exemplos!

Já ouviu falar em UGC? Não faz a menor ideia de como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar? Ou então tem dúvida se vale a pena mesmo investir nessa estratégia de marketing? Calma que a gente vai te explicar tudo o que você precisa saber. O UCG faz parte do marketing de…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

11 textos para loja de moda íntima, se inspire

Uma coisa é fato, as roupas íntimas são uma parte essencial no vestuário do dia a dia. Ou seja, todas as pessoas precisam, em algum momento, comprar alguma peça. E é aí que ter os textos certos para divulgar a sua loja de moda íntima é importante. Afinal, você precisa fazer com que o consumidor…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

13 frases para divulgar um produto: se inspire

Ter as frases certas para divulgar um produto pode ser decisivo para o sucesso da sua campanha publicitária. Afinal, é através dessas frases que você conseguirá chamar a atenção dos clientes e atraí-los para a sua loja. Confira a seguir algumas ideias de frases para você se inspirar e a nossa dica bônus para divulgá-las.…

Por Nayara Santos em 16.02.2022

Decoração para salão de beleza: 5 dicas do que pode ser feito

Um salão de beleza com uma decoração agradável é um ótimo diferencial para atrair e fidelizar clientes. A decoração não é apenas sobre estética, mas também sobre a sensação que ela transmite aos clientes.  Ou seja, você precisa ficar atento em como está a decoração do seu salão para não transmitir a mensagem errada para…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

10 Novidades no comércio varejista para 2024

Ficar por dentro das novidades no comércio varejista para 2024 pode ser o que faltava para que você tenha sucesso com o seu negócio no próximo ano. Afinal de contas, você estará pronto para atender às novas demandas e às mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores. Sem falar que não será passado para trás…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos