Por Nayara Santos em 18.03.2022

Iluminação de vitrine: aprenda a fazer da maneira certa

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Escolher a iluminação certa para a vitrine da sua loja pode fazer toda a diferença para o sucesso ou o fracasso das suas ações. Isso porque, a iluminação pode ser um elemento extra na persuasão do cliente.

Sem falar que a iluminação também te ajuda a criar o clima certo tanto para a vitrine da loja quanto para o seu interior. Assim, você consegue não apenas reforçar a mensagem que quer transmitir ao cliente, mas também preparar um ambiente único, em que o cliente se sente mais à vontade para fazer as compras.

Para te ajudar a encontrar a iluminação de vitrine ideal para a sua loja, nós preparamos esse artigo com todas as dicas necessárias. Você não vai querer perder essa oportunidade, não é mesmo? Então confira o nosso texto.

Escolha a lâmpada certa para a iluminação da vitrine

O primeiro passo para ter a iluminação ideal na vitrine é escolher a lâmpada certa. Com tantas opções e possibilidades, é fundamental entender como cada uma delas pode ser utilizada. A seguir falaremos um pouco de cada uma delas.

Refletores e Dicróicas

Essas lâmpadas são ideais para iluminação diretas e para destacar produtos. Como conseguem iluminar os itens com uma certa suavidade, elas conseguem trazer um ar de sofisticação e luxo para os produtos da vitrine. É preciso apenas tomar cuidado porque elas esquentam bastante. Portanto, devem ser posicionadas distantes dos produtos e distantes entre si, de modo a evitar danos aos produtos ou mesmo acidentes.

Halógenas incandescentes

As lâmpadas desse tipo conseguem reproduzir uma iluminação mais natural. Como elas não influenciam na forma como as cores são percebidas, então elas acabam sendo ideais para vitrines que tenham itens com cores vibrantes. Também são ideais para fazer a iluminação de locais mais fechados. Se optar por essas lâmpadas, será preciso desembolsar um valor maior, já que elas são mais caras, entretanto, elas também oferecem maior durabilidade.

Lâmpadas fluorescentes

Já as lâmpadas fluorescentes podem ser utilizadas para fazer uma iluminação mais difusa, em que não seja necessário chamar a atenção para nenhum ponto específico. Muito utilizadas em vitrines internas e por reduzirem o reflexo da luz no vidro. Acaba sendo a preferida de muitos varejistas, já que não possuem um alto custo e têm uma grande durabilidade. 

Lâmpada de LED

Mais modernas e encontradas nos mais diferentes formatos, as lâmpadas de LED conquistaram muitos varejistas. Não apenas pela economia de energia que elas promovem, mas também por serem muito versáteis, permitindo iluminação tanto direta quanto indireta. Vale a pena mencionar que você também pode utilizar lâmpadas de LED coloridas para fazer a iluminação da vitrine, o que dá um toque ainda mais especial.

Qual é a melhor iluminação para a vitrine da minha loja?

Agora que você já conhece os diferentes tipos de lâmpadas que pode usar na iluminação da vitrine da sua loja, provavelmente está se perguntando como escolher a lâmpada certa, não é mesmo? Pois, calma que a gente te ajuda.


A primeira coisa que você deve ter em mente é qual tipo de impressão você quer passar para o cliente. Como falamos anteriormente, algumas lâmpadas conseguem dar um ar mais sofisticado para a vitrine, como é o caso das lâmpadas refletoras. Já se você quiser um visual com uma iluminação mais natural, então provavelmente as lâmpadas halógenas incandescentes serão a melhor opção.

Por exemplo, se você quiser que o seu cliente veja a sua loja como um local acessível e aconchegante, é fundamental preparar tanto a vitrine como o interior da loja de modo que ele fique bem iluminado e claro. Assim, você mantém o mesmo clima desde o primeiro contato que o cliente tem com a loja, que é através da vitrine. 

Inclusive, essa pode ser uma opção para lojas que sejam mais voltadas para um público popular. Essa iluminação pode ser associada com a exposição de produtos que sejam mais comerciais e que tenham uma grande saída.

Já se você quiser passar a imagem de uma loja mais sofisticada, então o ideal é que você opte pela iluminação indireta, fazendo um certo jogo com sombra e luz. As lâmpadas de LED podem ser uma boa opção nestes casos, em que você consegue direcionar a iluminação e destacar determinado pontos e produtos que estejam na vitrine.

Resumidamente, escolher a iluminação certa para a vitrine da loja depende muito de qual a impressão que você quer transmitir para o seu cliente e qual o ambiente de compras você quer oferecer para ele.

Quer conhecer outras técnicas para ter melhores resultados nas vendas da sua loja? Então faça o download gratuito do nosso guia Aumente as vendas da sua loja com 4 estratégias certeiras.

Dica bônus: como diminuir o reflexo

Uma das coisas mais desagradáveis na hora de observar uma vitrine é o reflexo da luz no vidro que não te deixa ver direito os produtos expostos. Por isso, se você não quiser causar esse desconforto nos seus consumidores, precisa encontrar formas de diminuir esse reflexo.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que o reflexo é reduzido quando a iluminação da vitrine é mais forte do que a luz externa. E isso é válido tanto para lojas que estejam expostas à iluminação artificial ou natural. Por isso, se você possui uma loja de rua, que esteja sujeita a diferentes níveis de intensidade de luz, é bom certificar-se de que você terá uma vitrine visível nos mais diferentes horários do dia.

Outra estratégia que pode te ajudar a reduzir o reflexo na vitrine é optar por lâmpadas que oferecem uma iluminação mais natural, como é o caso das lâmpadas halógenas incandescentes.

Por último, se você perceber que a iluminação da vitrine não está dando o resultado desejado, então não tenha medo de trocar. Um simples detalhe pode fazer toda a diferença para atrair a atenção do cliente e convencê-lo a entrar na loja.

O que achou das nossas dicas para fazer a iluminação da vitrine de maneira certa? Em nosso blog você encontra outros artigos com dicas de marketing e gestão para a sua loja empresa. 

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Decoração de Halloween para lojas: ideias para se inspirar

O Halloween está chegando e, com ele, uma excelente oportunidade para atrair clientes e aumentar as vendas na sua loja. Aliás, essa época do ano é perfeita para despertar a criatividade e envolver sua equipe na decoração do espaço, deixando a loja mais atrativa para os consumidores.  Mas, como fazer uma boa decoração sem correr…

Por Nayara Santos em 09.10.2024

Marketing para Varejo: Como criar um bom ambiente de compra

O setor varejista é extremamente competitivo, com novos players surgindo a todo momento. Por isso, desenvolver estratégias de marketing para varejo que sejam capazes de oferecer ao cliente um bom ambiente de compras fará com que você se destaque da concorrência. Para ajudar os gestores a encontrar as estratégias certas e a  implementá-las na sua…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Como Atrair Clientes para Clínica de Estética

Quer saber como impulsionar seu empreendimento? Veja os nosso segredos sobre como atrair clientes para clínica de estética neste artigo!

Por Nayara Santos em 05.06.2019

Conheça as 10 melhores ações de marketing digital da história e se inspire!

Você sabe quais foram as melhores ações de marketing digital da história? Conhecer esse tipo de informação é importante para se inspirar em grandes exemplos e montar excelentes campanhas para o seu negócio. Afinal, uma das fases mais importantes para construir um planejamento estratégico de marketing digital é, justamente, a procura por referências. Isso porque,…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Descubra a importância da identidade corporativa

Atualmente é essencial que as empresas busquem ter uma identidade corporativa bem desenvolvida, independentemente se ela for de grande, médio ou pequeno porte. Já parou para pensar qual a imagem que a sua empresa passa para os clientes e até mesmo para os colaboradores? A ação é muito importante, pois hoje em dia é bem…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Experiência Omnichannel em 2025: uma nova experiência de consumo

Você já oferece uma experiência omnichannel para os clientes? Se não, então você precisa começar a planejar a implementação, afinal, essa será uma tendência não apenas para 2025, mas por muito tempo. Nos últimos anos, o comportamento dos consumidores passou por uma transformação significativa, impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças nas expectativas dos clientes. A…

Por Nayara Santos em 05.12.2024

O que são mídias interativas e como podem auxiliar na minha loja de varejo?

Você já analisou o que são e como funcionam as mídias interativas no varejo? Tratam-se de serviços ou produtos digitais que respondem ao usuário de acordo com as ações tomadas por ele ali dentro. É sobre interação e personalização, usuário e máquina. E tem sido cada vez mais utilizado em diversos segmentos! Na verdade, atualmente,…

Por Nayara Santos em 29.05.2020

44 textos para propaganda de loja infantil que vendem

Fazer as propagandas de loja infantil com os textos certo, sem dúvida alguma, te ajuda a conquistar o consumidor e levá-lo até a sua loja. Por isso, é essencial que você preste atenção às suas escolhas e utilize textos que sejam capazes de conversar com o seu público. Entretanto, quando falamos de loja infantil você…

Por Nayara Santos em 12.06.2025

O que é armário cápsula e por que apostar nesse conceito? Descubra agora!

Em tempos onde andam em alta conceitos como minimalismo, sustentabilidade e consumo consciente, o armário cápsula tem conquistado cada vez mais adeptos e a atenção de quem trabalha no mercado da moda. Isso porque muitos consumidores estão caminhando para uma vertente onde o melhor é comprar roupas de melhor qualidade, que durem anos e combinem…

Por Nayara Santos em 28.11.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos