Por Nayara Santos em 18.03.2022

Iluminação de vitrine: aprenda a fazer da maneira certa

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Escolher a iluminação certa para a vitrine da sua loja pode fazer toda a diferença para o sucesso ou o fracasso das suas ações. Isso porque, a iluminação pode ser um elemento extra na persuasão do cliente.

Sem falar que a iluminação também te ajuda a criar o clima certo tanto para a vitrine da loja quanto para o seu interior. Assim, você consegue não apenas reforçar a mensagem que quer transmitir ao cliente, mas também preparar um ambiente único, em que o cliente se sente mais à vontade para fazer as compras.

Para te ajudar a encontrar a iluminação de vitrine ideal para a sua loja, nós preparamos esse artigo com todas as dicas necessárias. Você não vai querer perder essa oportunidade, não é mesmo? Então confira o nosso texto.

Escolha a lâmpada certa para a iluminação da vitrine

O primeiro passo para ter a iluminação ideal na vitrine é escolher a lâmpada certa. Com tantas opções e possibilidades, é fundamental entender como cada uma delas pode ser utilizada. A seguir falaremos um pouco de cada uma delas.

Refletores e Dicróicas

Essas lâmpadas são ideais para iluminação diretas e para destacar produtos. Como conseguem iluminar os itens com uma certa suavidade, elas conseguem trazer um ar de sofisticação e luxo para os produtos da vitrine. É preciso apenas tomar cuidado porque elas esquentam bastante. Portanto, devem ser posicionadas distantes dos produtos e distantes entre si, de modo a evitar danos aos produtos ou mesmo acidentes.

Halógenas incandescentes

As lâmpadas desse tipo conseguem reproduzir uma iluminação mais natural. Como elas não influenciam na forma como as cores são percebidas, então elas acabam sendo ideais para vitrines que tenham itens com cores vibrantes. Também são ideais para fazer a iluminação de locais mais fechados. Se optar por essas lâmpadas, será preciso desembolsar um valor maior, já que elas são mais caras, entretanto, elas também oferecem maior durabilidade.

Lâmpadas fluorescentes

Já as lâmpadas fluorescentes podem ser utilizadas para fazer uma iluminação mais difusa, em que não seja necessário chamar a atenção para nenhum ponto específico. Muito utilizadas em vitrines internas e por reduzirem o reflexo da luz no vidro. Acaba sendo a preferida de muitos varejistas, já que não possuem um alto custo e têm uma grande durabilidade. 

Lâmpada de LED

Mais modernas e encontradas nos mais diferentes formatos, as lâmpadas de LED conquistaram muitos varejistas. Não apenas pela economia de energia que elas promovem, mas também por serem muito versáteis, permitindo iluminação tanto direta quanto indireta. Vale a pena mencionar que você também pode utilizar lâmpadas de LED coloridas para fazer a iluminação da vitrine, o que dá um toque ainda mais especial.

Qual é a melhor iluminação para a vitrine da minha loja?

Agora que você já conhece os diferentes tipos de lâmpadas que pode usar na iluminação da vitrine da sua loja, provavelmente está se perguntando como escolher a lâmpada certa, não é mesmo? Pois, calma que a gente te ajuda.


A primeira coisa que você deve ter em mente é qual tipo de impressão você quer passar para o cliente. Como falamos anteriormente, algumas lâmpadas conseguem dar um ar mais sofisticado para a vitrine, como é o caso das lâmpadas refletoras. Já se você quiser um visual com uma iluminação mais natural, então provavelmente as lâmpadas halógenas incandescentes serão a melhor opção.

Por exemplo, se você quiser que o seu cliente veja a sua loja como um local acessível e aconchegante, é fundamental preparar tanto a vitrine como o interior da loja de modo que ele fique bem iluminado e claro. Assim, você mantém o mesmo clima desde o primeiro contato que o cliente tem com a loja, que é através da vitrine. 

Inclusive, essa pode ser uma opção para lojas que sejam mais voltadas para um público popular. Essa iluminação pode ser associada com a exposição de produtos que sejam mais comerciais e que tenham uma grande saída.

Já se você quiser passar a imagem de uma loja mais sofisticada, então o ideal é que você opte pela iluminação indireta, fazendo um certo jogo com sombra e luz. As lâmpadas de LED podem ser uma boa opção nestes casos, em que você consegue direcionar a iluminação e destacar determinado pontos e produtos que estejam na vitrine.

Resumidamente, escolher a iluminação certa para a vitrine da loja depende muito de qual a impressão que você quer transmitir para o seu cliente e qual o ambiente de compras você quer oferecer para ele.

Quer conhecer outras técnicas para ter melhores resultados nas vendas da sua loja? Então faça o download gratuito do nosso guia Aumente as vendas da sua loja com 4 estratégias certeiras.

Dica bônus: como diminuir o reflexo

Uma das coisas mais desagradáveis na hora de observar uma vitrine é o reflexo da luz no vidro que não te deixa ver direito os produtos expostos. Por isso, se você não quiser causar esse desconforto nos seus consumidores, precisa encontrar formas de diminuir esse reflexo.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que o reflexo é reduzido quando a iluminação da vitrine é mais forte do que a luz externa. E isso é válido tanto para lojas que estejam expostas à iluminação artificial ou natural. Por isso, se você possui uma loja de rua, que esteja sujeita a diferentes níveis de intensidade de luz, é bom certificar-se de que você terá uma vitrine visível nos mais diferentes horários do dia.

Outra estratégia que pode te ajudar a reduzir o reflexo na vitrine é optar por lâmpadas que oferecem uma iluminação mais natural, como é o caso das lâmpadas halógenas incandescentes.

Por último, se você perceber que a iluminação da vitrine não está dando o resultado desejado, então não tenha medo de trocar. Um simples detalhe pode fazer toda a diferença para atrair a atenção do cliente e convencê-lo a entrar na loja.

O que achou das nossas dicas para fazer a iluminação da vitrine de maneira certa? Em nosso blog você encontra outros artigos com dicas de marketing e gestão para a sua loja empresa. 

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

Compartilhe

Você também pode gostar

Ideias de ações para fazer na sua loja na Semana do Consumidor

A Semana do Consumidor é uma excelente oportunidade para preparar ações especiais e atrair consumidores para a sua loja. Celebrada na semana do dia 15 de março, o Dia do Consumidor, essa data tem recebido uma atenção considerável dos varejistas por manter o comércio aquecido. Entretanto, a concorrência também está se planejando e preparando para…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Você sabe como construir um funil de vendas no varejo?

O funil de vendas no varejo não é tão discutido como deveria, principalmente no comércio físico. Essa estrutura, que engloba diferentes etapas de comunicação, relacionamento, atendimento e vendas, ganhou popularidade nos últimos anos com as estratégias de Marketing Digital. Apesar disso, os seus princípios podem ser adaptados para qualquer tipo de empreendimento. O funil de…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?

Ter um cliente fiel e satisfeito com a sua loja é um sinal de que você tem conseguido atender a demanda às necessidades desse cliente e que ele confia na sua loja. Entretanto, para conseguir alcançar esse objetivo, você precisa ter estratégias certeiras que foquem em oferecer uma melhor experiência de compras aos seus consumidores.…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

18 textos para propaganda de loja infantil, se inspire

Fazer as propagandas de loja infantil com os textos certo, sem dúvida alguma, te ajuda a conquistar o consumidor e levá-lo até a sua loja. Por isso, é essencial que você preste atenção às suas escolhas e utilize textos que sejam capazes de conversar com o seu público. Entretanto, quando falamos de loja infantil você…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Confira 7 dicas de Marketing para o Dia dos Namorados

E então, já decidiu quais estratégias de marketing você irá utilizar no Dia dos Namorados? Conforme nos aproximamos de Junho, o clima de muitas lojas se torna mais romântico. E, se você quiser aproveitar o período e aumentar as vendas, é melhor ficar atento a isso. Todo período sazonal no varejo requer abordagens diferenciadas para…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Campanha de Dia dos Pais: conheça as melhores feitas pelo varejo

Elaborar uma boa campanha de Dia dos Pais é essencial para quem administra um comércio varejista. Não apenas nessa data, mas em todas as épocas sazonais é preciso ter um planejamento para que tudo seja programado com antecedência. Também é importante fazer relatórios com os resultados das suas campanhas, para que eles sirvam como norte…

Por Nayara Santos em 14.07.2023

Por que investir áudio e vídeo no marketing de conteúdo?

Você sabia que é possível utilizar o áudio e vídeo como estratégia de marketing de conteúdo para desenvolver o seu negócio e fidelizar mais clientes? Pois é, nem só de textos ou infográficos vive o marketing de conteúdo. Ele pode ir muito além do que você imagina. Mudanças nas estratégias de marketing de conteúdo Existem…

Por Nayara Santos em 17.08.2016

14 exemplos de textos de promoção de loja, se inspire

Nem sempre é fácil escolher os textos de promoção de loja, por isso, é fundamental conhecer alguns exemplos para conseguir se inspirar. A escolha dos textos é algo que deve ser feito de maneira bastante cuidadosa, afinal, eles podem tanto atrair os clientes certos para o seu estabelecimento, como fazer com que o cliente evite…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Melhores cores para chamar atenção dos clientes, confira!

Saber quais são as melhores cores para chamar a atenção dos clientes é fundamental para todos os gestores do varejo. Afinal, as cores podem além de reforçar a mensagem que a loja quer transmitir, ainda auxiliar a conquistar os clientes. Entretanto, esse é um conhecimento que muitos gestores menosprezam, seja porque não entendem do assunto,…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos