Por Nayara Santos em 18.03.2022

Iluminação de vitrine: aprenda a fazer da maneira certa

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Escolher a iluminação certa para a vitrine da sua loja pode fazer toda a diferença para o sucesso ou o fracasso das suas ações. Isso porque, a iluminação pode ser um elemento extra na persuasão do cliente.

Sem falar que a iluminação também te ajuda a criar o clima certo tanto para a vitrine da loja quanto para o seu interior. Assim, você consegue não apenas reforçar a mensagem que quer transmitir ao cliente, mas também preparar um ambiente único, em que o cliente se sente mais à vontade para fazer as compras.

Para te ajudar a encontrar a iluminação de vitrine ideal para a sua loja, nós preparamos esse artigo com todas as dicas necessárias. Você não vai querer perder essa oportunidade, não é mesmo? Então confira o nosso texto.

Escolha a lâmpada certa para a iluminação da vitrine

O primeiro passo para ter a iluminação ideal na vitrine é escolher a lâmpada certa. Com tantas opções e possibilidades, é fundamental entender como cada uma delas pode ser utilizada. A seguir falaremos um pouco de cada uma delas.

Refletores e Dicróicas

Essas lâmpadas são ideais para iluminação diretas e para destacar produtos. Como conseguem iluminar os itens com uma certa suavidade, elas conseguem trazer um ar de sofisticação e luxo para os produtos da vitrine. É preciso apenas tomar cuidado porque elas esquentam bastante. Portanto, devem ser posicionadas distantes dos produtos e distantes entre si, de modo a evitar danos aos produtos ou mesmo acidentes.

Halógenas incandescentes

As lâmpadas desse tipo conseguem reproduzir uma iluminação mais natural. Como elas não influenciam na forma como as cores são percebidas, então elas acabam sendo ideais para vitrines que tenham itens com cores vibrantes. Também são ideais para fazer a iluminação de locais mais fechados. Se optar por essas lâmpadas, será preciso desembolsar um valor maior, já que elas são mais caras, entretanto, elas também oferecem maior durabilidade.

Lâmpadas fluorescentes

Já as lâmpadas fluorescentes podem ser utilizadas para fazer uma iluminação mais difusa, em que não seja necessário chamar a atenção para nenhum ponto específico. Muito utilizadas em vitrines internas e por reduzirem o reflexo da luz no vidro. Acaba sendo a preferida de muitos varejistas, já que não possuem um alto custo e têm uma grande durabilidade. 

Lâmpada de LED

Mais modernas e encontradas nos mais diferentes formatos, as lâmpadas de LED conquistaram muitos varejistas. Não apenas pela economia de energia que elas promovem, mas também por serem muito versáteis, permitindo iluminação tanto direta quanto indireta. Vale a pena mencionar que você também pode utilizar lâmpadas de LED coloridas para fazer a iluminação da vitrine, o que dá um toque ainda mais especial.

Qual é a melhor iluminação para a vitrine da minha loja?

Agora que você já conhece os diferentes tipos de lâmpadas que pode usar na iluminação da vitrine da sua loja, provavelmente está se perguntando como escolher a lâmpada certa, não é mesmo? Pois, calma que a gente te ajuda.


A primeira coisa que você deve ter em mente é qual tipo de impressão você quer passar para o cliente. Como falamos anteriormente, algumas lâmpadas conseguem dar um ar mais sofisticado para a vitrine, como é o caso das lâmpadas refletoras. Já se você quiser um visual com uma iluminação mais natural, então provavelmente as lâmpadas halógenas incandescentes serão a melhor opção.

Por exemplo, se você quiser que o seu cliente veja a sua loja como um local acessível e aconchegante, é fundamental preparar tanto a vitrine como o interior da loja de modo que ele fique bem iluminado e claro. Assim, você mantém o mesmo clima desde o primeiro contato que o cliente tem com a loja, que é através da vitrine. 

Inclusive, essa pode ser uma opção para lojas que sejam mais voltadas para um público popular. Essa iluminação pode ser associada com a exposição de produtos que sejam mais comerciais e que tenham uma grande saída.

Já se você quiser passar a imagem de uma loja mais sofisticada, então o ideal é que você opte pela iluminação indireta, fazendo um certo jogo com sombra e luz. As lâmpadas de LED podem ser uma boa opção nestes casos, em que você consegue direcionar a iluminação e destacar determinado pontos e produtos que estejam na vitrine.

Resumidamente, escolher a iluminação certa para a vitrine da loja depende muito de qual a impressão que você quer transmitir para o seu cliente e qual o ambiente de compras você quer oferecer para ele.

Quer conhecer outras técnicas para ter melhores resultados nas vendas da sua loja? Então faça o download gratuito do nosso guia Aumente as vendas da sua loja com 4 estratégias certeiras.

Dica bônus: como diminuir o reflexo

Uma das coisas mais desagradáveis na hora de observar uma vitrine é o reflexo da luz no vidro que não te deixa ver direito os produtos expostos. Por isso, se você não quiser causar esse desconforto nos seus consumidores, precisa encontrar formas de diminuir esse reflexo.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que o reflexo é reduzido quando a iluminação da vitrine é mais forte do que a luz externa. E isso é válido tanto para lojas que estejam expostas à iluminação artificial ou natural. Por isso, se você possui uma loja de rua, que esteja sujeita a diferentes níveis de intensidade de luz, é bom certificar-se de que você terá uma vitrine visível nos mais diferentes horários do dia.

Outra estratégia que pode te ajudar a reduzir o reflexo na vitrine é optar por lâmpadas que oferecem uma iluminação mais natural, como é o caso das lâmpadas halógenas incandescentes.

Por último, se você perceber que a iluminação da vitrine não está dando o resultado desejado, então não tenha medo de trocar. Um simples detalhe pode fazer toda a diferença para atrair a atenção do cliente e convencê-lo a entrar na loja.

O que achou das nossas dicas para fazer a iluminação da vitrine de maneira certa? Em nosso blog você encontra outros artigos com dicas de marketing e gestão para a sua loja empresa. 

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

25 textos prontos para vender mais no verão, se inspire!

Já escolheu os textos prontos para usar nas campanhas de verão e conseguir vender mais neste período? Durante os meses de Janeiro e Fevereiro, o auge do verão, costumam ser também um dos períodos de vendas mais baixas no varejo.  Isso acontece por várias razões, tais como férias, guardando dinheiro para a compra dos materiais…

Por Nayara Santos em 05.06.2025

5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho

Conhecer os hacks certos para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho é uma forma bastante interessante de conseguir obter bons resultados. Esse conhecimento pode ser útil tanto para o gestor de uma empresa, como para ser aplicado para os funcionários. Por isso, se você quiser melhorar a sua produtividade, é só conferir o texto…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Como divulgar produtos no Facebook em 7 passos

As redes sociais são ótimas para você divulgar a sua marca e produtos. Entretanto, cada uma das redes apresenta as suas características e melhores formas de se fazer isso. Por isso, nesse artigo você vai aprender como divulgar produtos no Facebook para conseguir melhorar as suas vendas. Vem com a gente e aprenda mais essa…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Quais os benefícios da inteligência artificial no varejo?

Que a inteligência artificial está em alta ninguém duvida, mas você já parou para pensar em como ela pode beneficiar o varejo? Se você é daqueles que acredita que a inteligência artificial poderá tomar o lugar de pessoas, substituindo-as completamente, ou que a IA não é para você, então esse artigo irá te ajudar! Hoje…

Por Nayara Santos em 16.05.2024

Inauguração de loja o que fazer para ter sucesso, confira!

Conseguir ter sucesso na inauguração da loja é o desejo de qualquer empreendedor. Entretanto, nem todos sabem o que é preciso fazer para que isso aconteça. Por mais que alguns passos sejam bastante óbvios, nem sempre o varejista investe a energia necessária para que tudo dê certo. Essas falhas podem ser ainda mais comuns em…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Aprenda a escolher uma vitrine de outono e destacar sua loja

Montar a vitrine de acordo com a estação do ano é uma excelente forma de destacar a sua loja e de expor os produtos que serão tendência na nova estação. Mas como fazer isso da maneira correta é uma das maiores dúvidas dos departamentos de marketing das empresas. Claro que em alguns ramos do varejo…

Por Nayara Santos em 20.02.2025

12 ideias criativas para chamar a atenção dos seus clientes

 Não está conseguindo chamar a atenção dos seus clientes como você gostaria? Sim, esse é provavelmente um dos maiores desafios que os varejistas encontram. Afinal de contas, em um mercado com tanta concorrência, nem sempre é fácil se destacar e mostrar para o cliente que a sua marca é a melhor escolha. Sem falar…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Locução profissional: seu anúncio pronto em 2 dias úteis

Na era digital, onde a velocidade e a eficácia da comunicação podem determinar o sucesso de uma marca, é essencial que as empresas tenham acesso a serviços rápidos e de alta qualidade. O cenário atual apresenta uma competição acirrada, onde a atenção do consumidor é um recurso escasso, tornando cada interação com a marca uma…

Por Nayara Santos em 20.01.2025

Conheça os benefícios da gestão de imagem corporativa!

A imagem de uma empresa é tão importante quanto a qualidade do seu produto ou de seu atendimento. Sem isso, muitas lojas podem ter dificuldades para fechar vendas, atrair os clientes certos e manter um bom desempenho. E para garantir uma boa reputação que vai gerar resultados, é necessário investir na gestão de imagem corporativa…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos