Já pensou no impacto que a vitrine tem na hora de impulsionar as vendas da sua loja? Quando relacionada à época do ano, os resultados são ainda mais expressivos. Uma vitrine de inverno bonita, atrativa e organizada, por exemplo, é capaz de atrair clientes e estimular as compras.
O esforço aplicado nesse momento pode fazer uma grande diferença nos lucros. Segundo a Sebrae, 80% das vendas por impacto visual são resposta direta à vitrine. Por isso, lojas de qualquer segmento devem manter a atenção sempre em alta nessa estratégia. E não se esqueça de que é mesmo uma estratégia e exige análise e planejamento!
Assim como as decisões certas são benéficas para o negócio, más escolhas trazem algum potencial negativo. Na vitrine, os possíveis clientes terão o primeiro contato com a identidade da loja, o que pode tanto atraí-los quanto afastá-los. A ideia é conseguir a atração de quem demonstrará ainda mais interesse depois que passar pela porta.
Para te ajudar a montar sua própria vitrine e aumentar o número de consumidores das próximas estações, resolvemos criar esse post. Confira algumas das principais dicas sobre o vitrinismo e como ele pode ser usado para ajudar sua empresa a vender mais no inverno.
Assim como qualquer outra técnica de marketing, a formação da vitrine começa com um bom estudo de público-alvo e de persona. Como mencionamos anteriormente, você quer atrair as pessoas certas, para que elas efetivamente se tornem compradoras dos seus produtos.
Se não houver direcionamento, a exposição pode chamar a atenção do público errado. O problema nisso é que, ao entrar na loja para verificar, a identidade geral não será a mesma que fora transmitida lá fora. Além de não converterem para clientes, essas pessoas podem até se sentir decepcionadas e se tornarem detratores da sua marca.
Antes de ter ideias mirabolantes, tenha certeza de quais são as possibilidades físicas para montar sua vitrine de inverno. Qualquer que seja a situação, é possível trabalhar muito bem, desde que nenhum limite seja extrapolado — seja pela organização, seja pela segurança do ambiente.
Confira variáveis como largura, altura, grade de sustentação (para pendurar objetos no teto, por exemplo), pontos de vista do lado de fora etc. Talvez você perceba que algumas ideias não deem muito certo, mas outras podem surgir no lugar. Não deixe que uma limitação de espaço te desanime, veja-o como um guia para que sua loja vá para o caminho ideal.
Nada melhor para atrair os clientes no inverno do que usá-lo, ou coisas que remetem a ele, como tema. Aplique elementos como folhas e galhos secos e inclua objetos que lembrem o frio e criem uma atmosfera aconchegante, como tapetes, mantas e detalhes em madeira.
Além da própria estação, você pode explorar temáticas relacionadas, se fizer sentido com sua marca e público. Lojas infantis costumam destacar brinquedos da franquia Frozen ou da Era do Gelo, por exemplo. Se for possível, procure eventos e situações que combinem e possam ser usadas sem problemas. Aproveite as datas comemorativas que ocorrem durante os meses de outono e inverno.
Um cuidado que deve ser tomado, entretanto, é o de não deixar que os produtos fiquem em segundo plano. Afinal, são eles que vão, de fato, despertar o desejo de compra do consumidor. Use uma quantidade de elementos que não seja alta demais e ponha em destaque os produtos. Nada de exageros!
Encher a vitrine de produtos pode ser algo tentador, mas não cometa esse erro. É muito mais eficaz colocar alguns itens selecionados, para que o cliente seja atraído sem causar confusão. O melhor é que, se você seguiu a dica anterior, pode ser bem mais fácil fazer a seleção ideal.
Uma ótima pedida é escolher ofertas que tenham a ver com o inverno. Isso vai variar muito de acordo com o tipo de produto que cada loja vende, então vale a pena fazer uma análise do seu mix e escolher aqueles que mais tenham a ver com o clima aconchegante. Use a criatividade: você pode ir desde roupas de frio até alimentos, acessórios e até móveis.
Você já conhece essa forma de marketing? Ela consiste em usar técnicas que despertem os cinco sentidos do consumidor para estimulá-lo emocionalmente a comprar. Pode ser por meio do cheiro, da textura, das cores, do gosto ou do som. Não é obrigatório que só um seja escolhido, o que permite uma diversificação maior.
Na hora de preparar uma vitrine para o inverno, usar técnicas de marketing sensorial pode ser uma excelente estratégia de atração. Para remeter à estação, use na decoração as cores mais frias, neutras e escuras, que tenham ligação com o inverno, como tons de azul e marrom.
No caso de vitrines internas, que não requerem o uso de proteção, você pode ir mais longe. Experimente usar elementos naturais, como galhos e folhas, e permitir que as pessoas toquem e se sintam mais conectados com a estação e a natureza. Música também é uma ótima pedida para aprimorar toda a experiência!
Para chamar a atenção de quem passa, uma vitrine não pode estar sempre igual. Substitua os itens em oferta para despertar a curiosidade do público. Isso não significa que é necessário trocar a vitrine inteira diariamente; essa mudança pode ser feita de semana em semana, ou podem ser trocados poucos itens por dia, para criar sempre uma sensação de novidade e dar ao público mais ofertas.
Não se esqueça de que a atração tem como objetivo chegar tanto a consumidores que estão conhecendo sua empresa pela primeira vez, quanto àqueles que estão familiarizados. É o caso de moradores ou pessoas que trabalham na região e passam em frente à loja todos os dias. Garanta que eles sempre tenham algo para olhar.
Organização é essencial para orientar os olhares dos curiosos e fazer com que todos entendam a mensagem que você quer passar na vitrine. “Olhe aqui” é o que todos tentam fazer, mas você pode (e deve!) ir além: mostre o que as pessoas devem olhar e porquê. Guie-as sempre que possível.
Isso significa analisar como os consumidores enxergam sua vitrine e de que maneira eles podem ser levados a observar todos os itens. Muitas vezes, as pessoas observam de cima para baixo, da esquerda para direita, como no sentido de leitura — mas isso pode mudar de acordo com a posição da loja e do usuário.
Depois de feita a análise, separe os produtos em grupos e coloque os maiores chamarizes nas posições mais bem cotadas. Então, tente fazer com que a coluna de cada grupo siga a mesma temática. Isso faz com que as pessoas que se interessaram por um tipo de produto continuem a observar o grupo similar e fiquem mais tentadas à entrar.
A iluminação é importantíssima para deixar a vitrine da sua loja mais bonita e atrair consumidores. Mas, no inverno, evite usar luzes claras e fortes demais, pois elas não passam uma sensação acolhedora. O que você quer, no momento, é investir na tranquilidade da época.
Uma iluminação mais suave e amena tem tudo a ver com essa estação, pois cria um clima de acolhimento. Alguns elementos podem ajudar nesse objetivo, como pisca-piscas ou abajures. Mas cuidado: o público precisa enxergar os produtos, então mantenha sempre os focos de iluminação principais sobre eles.
Com todo esse trabalho para chamar a atenção para a vitrine, é preciso garantir que uma coisa não assuste os consumidores: o preço. Para muitos, um alto valor pode ser a quebra do encanto que a exposição proporcionou. Em alguns casos, quando o preço não está bem colocado, até ocorrem confusões e decepções.
Primeiro, tenha certeza de sempre estar com os valores corretos e bem visíveis na vitrine. Eles não devem se sobrepor ao produto, mas também são parte importante da estratégia. Procure criar ofertas e promoções sempre que possível e mantenha os itens mais econômicos em destaque em relação aos outros. Ao ver produtos mais caros ao redor, os clientes podem ter uma percepção mais aguçada do custo-benefício daquele que está destacado.
Por fim, uma boa vitrine de inverno será aquela que mais combina com sua marca e seu público, da maneira mais original possível. Não tenha medo de inventar. Procure inspirações para ativar a sua imaginação e a de sua equipe. Você pode fazer isso observando concorrentes ou visitando sites como o Pinterest.
E essa dica não vale só para as vitrines em si, viu? Já que o tema é inverno, você pode buscar por decorações temáticas, artes e conceitos invernais, bem como qualquer outra coisa que possa servir como inspiração. Das cores até os filmes infantis, há muito para trazer ao seu público!
Esperamos que este artigo tenha dado boas ideias para você usar na sua vitrine de inverno. Nada substitui a boa e velha criatividade, então pense nessas dicas como combustível para suas próprias iniciativas.
A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.
Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?
Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!