Por Nayara Santos em 17.09.2019

Exemplo de inovação: conheça o empreendedorismo de Anitta

Por Nayara Santos em 17.09.2019

“Prepara que agora é a hora do show das poderosas.” Foi com esse verso que Anitta ficou famosa em todo Brasil em 2012, quando todos pensavam que ela seria mais uma dessas cantoras de uma música só — que lançam um hit de sucesso e depois somem da mídia.

O que ninguém contava é que o empreendedorismo de Anitta ia muito além do “Show das Poderosas”: ela se tornaria um dos nomes mais famosos da música brasileira contemporânea.

Para se ter uma ideia, em 2017, com apenas 24 anos de idade e pouco tempo de carreira, Anitta desbancou nomes como nada mais e nada menos do que Beyoncé, Taylor Swift e Lady Gaga no ranking da Billboard de artistas mais influentes nas redes sociais.

Quer saber o que você pode aprender com o empreendedorismo de Anitta e quais insights ela pode trazer para o seu negócio? Basta seguir com a leitura!

Empreendedorismo de Anitta: um tiro certo no mercado da música brasileira

“Bang! Dei um tiro certo em você, deixa que eu faço acontecer. Tem que ser assim pra me acompanhar…” Assim como diz a letra de Bang, o empreendedorismo de Anitta foi um tiro certo no mercado fonográfico brasileiro, algo que não se via há muitos anos.

A primeira coisa que temos a aprender com ela é sobre sonhos. Sim, todo negócio de sucesso nasce de um sonho! Ainda quando era apenas Larissa de Macedo Machado, a jovem de Honório Gurgel, já sonhava em ser uma cantora famosa e reconhecida pelo seu talento.


No início da carreira, ela trabalhava em empregos comuns (como, por exemplo, vendedora de loja) e fazia um curso técnico de Administração durante o dia, enquanto fazia pequenos shows em eventos e festas na comunidade em que morava no Rio de Janeiro.

Inicialmente, apresentando-se como MC Larissa, a cantora optou pelo nome artístico Anitta, inspirada pela personagem vivida pela atriz Mel Lisboa, na minissérie “Presença de Anita”, da Rede Globo.

Surgia assim o furacão Anitta, que conseguia ser menina e mulher ao mesmo tempo, assim como a personagem da minissérie global. Suas músicas “Meiga e abusada” e “Show das poderosas” estouraram nas paradas do Brasil, sendo que a primeira entrou para a trilha sonora da novela “Amor à Vida” — o que ajudou muito a aumentar a popularidade da cantora.

O mercado fonográfico brasileiro é bastante tradicional e difícil de ter alguns paradigmas quebrados. Anitta, com persistência, conseguiu ultrapassar barreiras e é um dos nomes que mais gera lucro na indústria musical atualmente.

5 estratégias usadas por Anitta para ter um bom negócio

Está curioso para saber que estratégias o empreendedorismo de Anitta adota para ser um grande sucesso e que também podem ser utilizadas no seu negócio? Vamos contar agora!

1 . Visão 360º

“Essa mina é louca!”, é o que muitos pensavam quando Anitta, além de cantar e fazer sucesso nas rádios e na internet, declarou em entrevistas de que não acreditava que as redes sociais era uma forma única de medir o seu sucesso.

Anitta acredita que as redes sociais são sim um excelente canal de comunicação com os seus fãs — tanto que interage muito com eles no Instagram. Porém, a cantora pensa que é importante também se dedicar aos fãs de forma presencial, atendendo a todos que pedem fotos e autógrafos e que vão aos seus shows, por exemplo.

A visão 360º de Anitta mostra como o marketing tradicional e o digital devem andar juntos. De nada adianta uma marca prestar um bom atendimento na internet e ter um atendente distante e ríspido na sede física, por exemplo.

2. Marketing digital

Yo te quiero ver enloquecer” — e enloqueceu! Anitta ganhou o mundo fazendo um bom marketing digital. Ela sabe como trabalhar a sua marca e vai muito além de ser uma simples cantora, se posicionando também como uma digital influencer.

O posicionamento de Anitta em causas sociais, como as recentes queimadas na Amazônia, faz com que ela esteja ainda mais próxima de seus fãs e alcance mais pessoas, sendo sempre assunto na mídia.

Tudo isso faz com que a cantora seja uma das queridinhas das marcas, faturando muito com produtos licenciados e posts pagos nas redes sociais.

3. Conhecimento de mercado

“La música curando como medicina”: Anitta precisou estudar muito o mercado fonográfico para ter uma carreira de sucesso, sabendo quais são as tendências mundiais e o que o seu público busca.

Ao perceber que não seria fácil conquistar o mercado internacional cantando em Português, a cantora tratou de estudar Inglês e Espanhol. Ao adquirir fluência nos dois idiomas, foi possível não só cantar, mas também dar entrevistas e participar de programas de TV falando nos idiomas dos países que são focais.

4. Planejamento estratégico

“É igual terremoto (…) ela toca o terror”. O empreendedorismo de Anitta também nos ensina sobre planejamento estratégico. Ela tem metas claras e sabe onde quer chegar, traçando ações para isso e quebrando diversos paradigmas.

Anitta começou na Furacão 2000, gravadora e produtora independente de funk, passou pela Warner e hoje é dona de sua própria produtora. Além disso, ela quem gerencia a sua carreira e também presta assessoria a outros artistas.

Anitta une talento para música e para os negócios, ganhando rios de dinheiro com isso. A lição que tiramos: é preciso fazer o que se gosta e ter muita habilidade estratégica para se chegar longe.

5. Gestão de marca e imagem

“Se quiser jogar, vem, mas tem que arriscar. Vai ser sim ou não”. Anitta é excelente quando se fala em gestão de marca e imagem. Ela não tem medo de arriscar!

Anitta se aventura, inova, volta atrás, transita por outros estilos e não tem medo de mudar! Do funk ao pop, do pop ao sertanejo e do sertanejo ao reggaeton — a cantora está em todos os gêneros.

O fenômeno Anitta já chegou a cantar dueto com nomes como Roberto Carlos, Andrea Bocelli, Madonna, J Balvin e Pabllo Vittar, artistas de gêneros totalmente diferentes, mas sem perder a identidade que construiu junto ao seu público.

Pelo contrário, ela só agrega mais pessoas à sua base de fãs, mostrando como uma marca pode sim atender a mais de um nicho de público, sem perder a sua cultura e a sua identidade.

O empreendedorismo de Anitta aprendeu a encontrar brechas no mercado e aproveitar as influências para criar um nicho único, versando por vários estilos e com diversos feats para ninguém botar defeito.

Gostou de saber mais sobre a ascensão meteórica de Anitta? Então, assine a nossa newsletter e receba mais materiais interessantes como este no seu e-mail.

Compartilhe

Você também pode gostar

Como organizar um estoque: Confira o passo a passo

 Se você chegou até aqui provavelmente está em busca de soluções de como organizar o estoque da sua loja. Afinal, por mais que isso não fique evidente quando o cliente entra na sua loja e vê tudo organizado, milimetricamente calculado, com um atendimento ágil e preciso do vendedor ao buscar alguma peça, ele nem…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

18 textos prontos para vendas no WhatsApp, confira!

Ter textos prontos para vendas no WhatsApp pode aumentar a competitividade da sua empresa e atrair muitos clientes para a sua loja. Na era digital em que vivemos, as empresas estão sempre procurando maneiras inovadoras de aumentar as vendas e fidelizar os clientes, não é mesmo? Por isso, conhecer as ferramentas disponíveis no mercado pode…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Divulgação de eventos nas redes sociais: confira como fazer

Fazer uma boa divulgação do evento da sua loja nas redes sociais pode ser a chave para o seu sucesso. Isso porque, as redes permitem que você fique próximo tanto dos clientes que já conhecem a sua marca, como pode atrair potenciais consumidores com um bom conteúdo. Mas, para isso, é preciso saber como trabalhar…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Inauguração de loja: 15 ideias criativas para o grande dia

 A inauguração de loja é uma questão fundamental no sucesso de seu negócio em longo prazo. Saiba que qualquer erro de planejamento em um momento como esse pode atrapalhar as estratégias de fidelização do consumidor e impedir o crescimento no mercado de atuação.  Como a primeira impressão que o cliente terá da sua loja…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Conheça os 6 maiores eventos de trade marketing do Brasil e do mundo

Um dos maiores eventos de trade marketing da América Latina acontece no Brasil: é o Involves Experience, promovido pela Involves, empresa que comercializa softwares de gestão de trade marketing. Em setembro de 2018, a ocasião reuniu cerca 1,8 mil pessoas em Florianópolis (SC) e abordou discussões sobre uso de dados, experiências de consumo e a…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

18 textos prontos para vender um produto, se inspire

Todo varejista busca ideias de textos prontos para vender um produto. Afinal, são esses textos que ajudam a atrair a atenção do cliente, fazer com que ele vá até a sua loja, ou então até o setor em que o item está exposto. Assim, você consegue aumentar as suas vendas e obter bons resultados. Entretanto,…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Como lidar com colaboradores detratores? Confira agora mesmo

Hoje em dia, os profissionais tendem a ser o recurso mais valioso de todo o negócio. É por meio de seus conhecimentos e capacidades que a empresa consegue crescer. Porém, sempre existem aqueles que, em maior ou menor grau, atrapalham a harmonia da equipe, trazendo mais prejuízo do que contribuições. Porém, ele ainda pode ter…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Marketing Sensorial: Entenda o que ele pode fazer pelo seu negócio.

Marketing Sensorial  Você já deve ter ouvido falar desse tal de Marketing Sensorial, estou certa? Mas com certeza ele pode fazer muito mais para o seu negócio do que você imagina. Afinal o que é isso? O marketing sensorial consiste no uso dos cinco sentidos do cliente para envolvê-lo na experiência de compra. Ele usa…

Por Nayara Santos em 10.11.2016

Trade marketing no varejo: como aplicar as principais tendências?

Atingir e convencer os clientes finais a comprarem nem sempre é fácil. Para simplificar as operações, por outro lado, é comum usar “pontes” que ajudam a encarar os desafios. O trade marketing no varejo serve, exatamente, para isso. Ele é responsável por colocar os distribuidores na parada e esses fazem a venda para os clientes…

Por Nayara Santos em 30.06.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos