Por Nayara Santos em 31.05.2022

Conheça 6 cases dos melhores visual merchandising da história

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Você sabe qual é a importância do visual merchandising para a sua empresa? Sabe como implementá-lo da forma correta? Ou ainda, conhece alguns cases de sucesso dos melhores visual merchandising? Se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas, então você veio ao lugar certo.

Quando as empresas precisam se reinventar a fim de se comunicar melhor com o seu consumidor e lançar um diferencial competitivo, se diferenciando de seus concorrentes e chamando a atenção de potenciais clientes, elas apostam em mudanças no seu visual merchandising.

Por isso, se a sua empresa estiver precisando dar uma repaginada, essa pode ser a oportunidade que você esperava para conhecer alguns cases de sucesso para se inspirar. Além disso, você também vai aprender como implementar o visual merchandising, estratégia que valoriza produtos, marcas e o próprio ponto de venda para atrair clientes e estimulá-lo a fechar a compra.

Se você se interessou pelo tema, continue a leitura com vamos apresentar 6 cases dos melhores visual merchandising, te contar mais porque ele deve ser planejado e dar algumas dicas importantes para esse planejamento. Confira, a seguir, todos os detalhes!

Os melhores visual merchandising da história

Separamos seis exemplos de empresas que apostaram no visual merchandising e conseguiram obter os melhores resultados possíveis.

1. Extra Hiper

A rede de hipermercados Extra, em 2014, criou um novo layout para a marca e um plano de expansão para as suas lojas no Brasil. Eles utilizaram um conceito conhecido como store within a store (SWAS) e criaram um novo espaço dentro dos estabelecimentos voltado para a linha de roupas.

Na prática, eles criaram um espaço físico que se destacava dos demais, com teto rebaixado, piso diferenciado e até mesmo iluminação focada. A fim de dar mais destaque aos produtos, vitrines com manequins foram criadas, levando em consideração a visibilidade dos produtos e a circulação dos clientes. Por fim, inclusive provadores (masculino e feminino) e pagamento com um check-out exclusivo foram adotados.

Desta forma, foi possível atrair os clientes que já conheciam a compravam na loja, além de despertar a curiosidade de outros consumidores que resolveram ir até as lojas para conhecer a novidade. Ou seja, muitos desses clientes acabaram comprando algo e se tornaram clientes fiéis.

2. Hering Store

A Hering Store, uma marca brasileira famosa em razão de seus produtos básicos e de qualidade, também teve que se reinventar. Para tanto, a marca adotou um visual mais moderno e aconchegante em suas lojas.


Isso ocorreu porque as coleções da marca foram recriadas e reinventadas a fim de focar no público mais jovem e casual. Desta forma, também foi necessário investir na mudança do design das lojas, que teve que seguir essa modernização. Para isso, foram implementados mobiliários inovadores e com o acesso facilitado dos clientes aos produtos.

A Hering Store conseguiu se modernizar sem perder a sua essência e se tornou um case entre os melhores visual merchandising. Atualmente, a marca reúne modernidade com mais visibilidade a seus produtos, apresentando um conceito de redes Fast Fashion.

3. O Boticário

A rede de perfumaria O Boticário também inaugurou um novo conceito de loja com o objetivo de valorizar a marca e facilitar o acesso dos clientes aos produtos. Para tanto, itens como vitrines virtuais com tela touch screen e conteúdo interativo foram implementadas.

O Boticário apostou na tecnologia para criar o novo visual merchandising da mesa e, além das vitrines virtuais, atualmente as lojas da marca contam com tablets com guias e tutoriais que aprofundam o conhecimento do consumidor com relação a cada produto.

Assim, o cliente consegue tirar dúvidas sobre produtos enquanto está na loja, sem necessariamente precisar falar com um vendedor. Ou seja, eles conseguiram dar atenção a muito mais clientes, e ainda ganharam alguns pontos com os mais introvertidos, que preferem fazer toda a jornada de compras sozinhos.

4. Malwee

A marca Malwee, a fim de aumentar o seu faturamento e otimizar os espaços físicos de sua loja passou por uma transformação. No seu novo projeto de visual merchandising a marca procurou apresentar a sua nova identidade aos consumidores. Nesse projeto, a ideia era transmitir aos clientes que a moda que a Malwee vende é uma moda prática e que pode ser utilizada no dia a dia, sem problemas.

Para tanto, lojas mais jovens, intuitivas, práticas e com flexibilidade do sistema de exposição de produtos foram criadas, em conjunto com um projeto luminotécnico. As lojas da Malwee, atualmente, são modelo open front (sem vitrine), o que permite que os produtos sejam melhores visualizados pelos clientes.

5. Zara

A Zara é uma marca que, de maneira geral, sempre fez pouca utilização da publicidade tradicional em suas campanhas publicitárias. Isso acontece porque, apesar de se tratar de uma das maiores lojas de fast fashion, a marca não realiza publicidade digital e nem off-line, tendo como destaque apenas os seus pontos de venda.

Assim, para conseguir ganhar maior visibilidade e atrair os consumidores, a Zara apostou na escolha da localização das lojas. Ou seja, você vai encontrar lojas Zara em redor do mundo, sempre nos principais shoppings das cidades.

Além disso, a sua estrutura interna também é um grande diferencial. Ao entrar na loja você percebe que todas as lojas são amplas, contam com boa iluminação, exposição de produtos de maneira adequada e decoração minimalista — itens que traduzem o conceito da Zara!

6. C&A

A C&A também apostou no visual merchandising e modificou as lojas de sua rede. Para tanto, algumas de suas unidades, como a loja do Shopping Iguatemi São Paulo, foram transformadas em flagships (loja conceito).

As lojas mais antigas da rede, que não tinham conceito de design e exposição, foram modernizadas para se igualarem as unidades mais novas. Essas lojas mais novas, por sua vez, são conhecidas como New Concept e são mais modernas, amplas e com conceitos de exposição e visual merchandising mais elaborados. Com a combinação desses fatores, a marca conseguiu proporcionar uma melhor experiência de compra ao consumidor.

Essas mudanças ocorreram principalmente porque a C&A percebeu que quando o cliente via determinado produto em uma loja mais antiga da rede e depois o via em uma loja New Concept, ele acha que o produto era completamente diferente – sendo que, na realidade, se trata do mesmo artigo!

Ou seja, pode ser que o cliente optasse pela compra do produto se o encontrasse na loja New Concept, enquanto que se ele estivesse comprando nas lojas antigas, o produto continuaria na prateleira. Isso mostra a importância de se combinar elementos e conceitos no visual merchandising para conseguir atrair a atenção do cliente e aumentar as suas vendas.

Porque o visual merchandising deve ser planejado e como fazer isso?

Como vimos, o visual merchandising impacta diretamente na experiência de compra do cliente. Dito isso, é evidente que ele deve ser planejado da melhor maneira possível a fim de colher os resultados esperados com as mudanças.

Assim, para gerar impactos positivos na relação da marca com o seu público demanda atenção a alguns pontos durante o planejamento. Somente desta forma é possível fazer com que a marca apresente melhores resultados em razão do seu aumento das vendas e devido à fidelização de clientes. A seguir falaremos como fazer esse planejamento.

Exposição de produtos

Para ter um dos melhores visual merchandising, você deve ficar atento à forma como os produtos são expostos nas lojas. Isso porque, essa é uma forma de conseguir dar um maior destaque para itens que sejam mais interessantes para a sua marca e para o seu público. 

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas femininas e o carro chefe da sua marca são os casacos, então são eles que devem ter um maior destaque na hora de planejar a vitrine e a decoração da loja. Na vitrine, ele vai convencer os clientes a entrarem na loja e dentro da loja, ele vai convencer os clientes a conhecer os modelos de perto e a conferir outras peças que combinem com eles.

Identidade da marca

Outro ponto relevante é a identidade da marca, pois o visual merchandising deve traduzir o DNA da empresa a fim de atingir o público-alvo. É preciso lembrar-se a todo o momento que se trata de uma estratégia de marketing que está atrelada a identidade da empresa, se tornando uma parte essencial e inseparável de seus valores e conceitos.

Trabalhe as datas comemorativas

As datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, dentre tantas outras, são excelentes oportunidades de negócio para a sua loja. Por isso, é preciso que você saiba trabalhar bem elas.

Em primeiro lugar, isso significa decorar a loja e a vitrine para receber os clientes. Assim, eles já entram na loja sabendo que ali eles vão encontrar itens especiais para presentes que eles quiserem na data. 

Além disso, você também pode preparar ofertas, sorteios, promoções ou distribuição de brindes. Essas são ótimas formas de conseguir atrair a atenção do cliente para a sua loja e fazer com que eles considerem comprar algo, ou fiquem curiosos para saber o que você tem a oferecer.

Prepare um ambiente especial para receber o cliente

Sabe quando você limpa, organiza e decora a sua casa para receber amigos? Com a sua loja deve acontecer a mesma coisa, você deve prepará-la da melhor forma possível para receber os seus clientes. 

Lembre-se que o consumidor moderno procura formas de conseguir se conectar com as marcas. Isso significa que eles querem ir além de simplesmente comprar um produto de uma determinada marca e não pensar mais nisso. Muito pelo contrário, eles estão em busca de conseguir realmente se relacionar com uma determinada marca.

Neste caso, a nossa sugestão é apostar em estratégias de marketing sensorial, que são aquelas que estimulam e despertam os sentidos humanos. Para isso, é possível apostar na aromatização da loja, escolhendo uma fragrância que deixe os clientes mais confortáveis e que combine com a identidade da sua marca.

Você também pode implementar uma rádio personalizada, tocando uma playlist exclusiva que ajuda a reforçar a mensagem que você quer transmitir aos clientes. Ao mesmo tempo que oferece aos clientes um ambiente mais confortável para as compras. 

Por falar nisso, você sabia que, quando a música certa é reproduzida na sua loja, cerca de 35% dos clientes tendem a passar mais tempo comprando? Por outro lado, se a trilha sonora for a errada, cerca de 44% dos clientes vão embora sem comprar absolutamente nada. Quer saber como ter a playlist ideal? É só fazer o download do nosso guia completo clicando aqui.

Ainda, você pode apostar em uma iluminação diferenciada. Além de ajudar a dar um maior destaque para determinados produtos, ela ainda permite que você ofereça um ambiente mais aconchegante, com luzes amarelas e indiretas, ou um ambiente mais dinâmico, com luzes brancas e diretas.

Distribua os produtos de modo inteligente

Sabe quando você vai comprar um produto e por um milagre você encontra um item complementar logo nas prateleiras ao lado? Esse é o chamado cross merchandising e você pode planejar o seu visual merchandising pensando nele.

Ou seja, planejar o layout da loja de modo que o cliente encontre os cintos próximo às calças, as meias próximas aos sapatos, os aperitivos próximos às bebidas, e assim por diante. Para acertar, faça uma análise do seu mix de produtos e veja quais itens podem ser comprados juntos. 

Também é possível analisar os itens que os clientes mais compram e preparar o layout da loja de modo que esses itens ficam estrategicamente posicionados na loja. Isso é muito utilizado pelos supermercados que, geralmente, deixam os itens mais procurados distante das portas. Isso faz com que o cliente precise andar mais pela loja e acabe adquirindo mais itens do que o inicialmente planejado.

Agora que você já conhece alguns dos melhores cases de visual merchandising, utilize as marcas que apresentamos como inspiração e aproveite as nossas dicas para adotar essa importante estratégia de marketing em sua empresa. Desta forma, você conseguirá uma melhor satisfação de seus clientes, gerar mais reconhecimento a marca, criar uma identidade bem definida e, consequentemente, aumentar as suas vendas!

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A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

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