Por Nayara Santos em 13.03.2024

8 dicas para vender mais no Dia das Mães!

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Se você chegou até aqui é porque está interessado em conhecer algumas dicas para vender mais no Dia das Mães. Ela é uma das datas mais importantes do varejo, portanto, não pode passar batido. 

Isso significa que a maioria dos consumidores comprará algo, nem que seja uma lembrancinha. Não é à toa que o varejo investe pesado nas campanhas voltadas para essa data e você não pode ficar de fora se quiser aproveitar a data para vender mais.

Mas, para fazer sucesso no Dia das Mães é importante fazer com que a sua loja e a sua marca se destaquem em meio a tanta concorrência, o que é um verdadeiro desafio. A boa notícia é que ele passa longe de ser impossível, muito pelo contrário, com as estratégias e ações certas você conseguirá não apenas vender mais, mas também fidelizar clientes.

Portanto, como você está aqui em busca de dicas para vender mais no Dia das Mães, nós vamos te ajudar. A seguir falaremos sobre estratégias que você pode utilizar na sua loja para turbinar as vendas, não apenas no Dia das Mães, mas que podem ser aplicadas ao longo do ano para ter bons resultados. Confira!

Dicas para vender mais no Dia das Mães

O Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, é uma das datas que mais geram movimento e vendas no varejo. Por isso, é preciso se preparar adequadamente, verificando estoque, preparando a decoração da loja, informando aos clientes o que está acontecendo e fazendo promoções irresistíveis. Confira a seguir as nossas dicas para fazer isso.

1. Prepare a campanha de divulgação da loja

O primeiro passo para conseguir vender mais no Dia das Mães é preparar a campanha da loja. Isso inclui definir qual será o foco da campanha, quais produtos terão maior destaque, quais os itens que serão colocados em ofertas e quais promoções serão realizadas.

Além disso, você também precisará se certificar de que terá estoque suficiente para atender à demanda que será gerada. Afinal, de nada adianta anunciar um produto se você tem poucos itens em estoque e não vai conseguir atender a todos os clientes que quiserem comprar o item. Isso apenas deixará o cliente frustrado e insatisfeito com a sua marca. Portanto, cuidado!

Você também precisará escolher quais mídias serão utilizadas para a divulgação da campanha. Lembre-se que você precisa estar onde o seu público-alvo está. Mas, de modo geral, isso pode ser feito por anúncios pagos nas redes sociais, no perfil da sua marca nessas redes, anúncios pagos no Google, anúncios em jornais e revistas locais, e até mesmo em rádios convencionais.

Neste caso, o mais importante é saber onde o seu cliente está. Caso contrário, você corre o risco de investir pesado na divulgação para o Dia das Mães, mas não conseguir atrair o seu público-alvo para a loja.

Vale a pena dizer que quando falamos em atrair clientes para a loja estamos nos referindo a novos consumidores, além aqueles que já conhecem a sua loja, mas não compram com frequência e os que visitam o estabelecimento com regularidade. As estratégias para atrair cada um desses consumidores é diferente e deve ser bem planejada para trazer os resultados esperados.

2. Capriche na decoração da loja no Dia das Mães

A nossa próxima dica é com relação à decoração da loja. Esse é um elemento importantíssimo nas datas do calendário do varejo, afinal, a decoração ajuda o cliente a entrar no clima da comemoração e a atrair a atenção para a sua loja.

Além disso, a decoração também te ajuda a destacar os produtos mais importantes para a data. Por exemplo, no Dia das Mães podem ser roupas, sapatos, flores, maquiagens, jóias, ou qualquer outro item que a sua loja venda. Para as lojas que não possuem tanta variedade de produtos, exponha na vitrine os itens mais procurados.

Outro ponto importante na hora de preparar a decoração para o Dia das Mães é a escolha das cores, podemos dizer que a mais utilizada é o vermelho, apenas tome cuidado para não ficar muito parecido com o Dia dos Namorados. Essa mudança no foco pode ser feita através da escolha dos elementos que irão compor a decoração, geralmente flores ajudam a mostrar isso.

Ainda, para conseguir se destacar, você pode fazer toda a decoração com base na paleta de cores da sua marca. Assim, além de conseguir reforçá-la, você ainda consegue fugir do lugar comum e do que outras marcas estão fazendo. Ou seja, já conseguirá ganhar um destaque maior em meio a tantas outras lojas.

3. Ofereça um bom atendimento aos seus clientes

Uma coisa não tem como negar, para aumentar as vendas você precisa avaliar como anda o atendimento ao cliente. Ou seja, você precisa garantir que os seus vendedores conseguem ouvir o que o cliente tem a dizer, que eles procuram encontrar formas para resolver o problema do cliente e tudo isso sempre com muita cordialidade.


Ainda, para certificar-se de que a sua equipe é bem treinada, você poderá criar um cronograma de treinamentos ou mesmo incentivar que os vendedores os façam por conta própria. O importante é mantê-los sempre atualizados com novas técnicas de vendas e explicando em detalhes os novos produtos da loja.

Vale a pena mencionar também que os vendedores são os representantes da sua loja, ou seja, se o cliente tem uma boa experiência a sua marca ganha pontos positivos. Por outro lado, se ele tiver qualquer tipo de problema com o vendedor, a imagem da sua marca ficará manchada.

E, claro, não se esqueça dos demais canais de atendimento, como Serviço de Atendimento ao Consumidor, centrais telefônicas, WhatsApp, Chatbot ou qualquer outra forma que você disponibilize para o cliente contatar a sua empresa. Trabalhe para garantir uma padronização na forma que o cliente é atendido, independente do canal escolhido para comunicação.

Desta forma, não haverá estranhamento do cliente porque o atendimento é muito diferente. Ele apenas irá escolher aquele que é mais conveniente para ele. Lembre-se que cada contato que o cliente tem com a sua marca é uma oportunidade de fidelização.

4. Invista em uma rádio indoor personalizada

Mais uma dica que fará toda a diferença para vender mais no Dia das Mães é ter uma rádio personalizada na sua loja. Ao optar por uma rádio que é sua, você ficará responsável não apenas pela escolha da trilha sonora, mas de tudo o que é reproduzido na loja. 

Desta forma, você poderá tocar músicas que combinem com o seu público e que agradem aos clientes que entram na sua loja. Mais do que isso, você também poderá usar a rádio para reforçar a identidade da sua marca. Isso pode ser feito escolhendo-se músicas que combinem com a mensagem que sua marca quer passar para o cliente. 

Os benefícios são inúmeros e você pode descobrir como a música influencia a sua loja clicando aqui. Para você ter uma ideia, cerca de 35% dos clientes que fazem compras ouvindo uma música agradável ficam na loja por mais tempo, e 14% compram mais.

Outra grande vantagem de ter uma rádio personalizada é a possibilidade de criar anúncios e reproduzi-los ao longo da programação musical. Lembre-se que um dos principais momentos para influenciar o cliente é enquanto ele está na loja, já que 70% das decisões de compras são tomadas diante das prateleiras.

Portanto, com a rádio você consegue tornar a experiência de compras do cliente melhor, fazendo com que ele fique mais tempo na loja. Ao mesmo tempo, você também consegue informar o cliente sobre promoções e grandes oportunidades enquanto ele está fazendo as compras.

5. Aplique outras estratégias de marketing sensorial

A rádio indoor personalizada, que mencionamos anteriormente, é uma estratégia que pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Confira o que as grandes marcas que usam essa estratégia tem a dizer a respeito dela.

Por mais que ela seja bastante versátil e muito útil para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas. Você ainda poderá criar um universo único para a sua marca combinando outras estratégias de marketing sensorial.

As ações desse ramo do marketing visam despertar os cinco sentidos, geralmente de maneira bastante sutil. Assim, quando o consumidor está na loja, ele sente que aquele ambiente é agradável, confortável, familiar e, muitas vezes, não sabe nem dizer o porquê.

Além da música ambiente, que falamos em detalhes anteriormente, outras ações de marketing sensorial que você pode aplicar na sua loja estão ligadas aos seguintes pontos:

  • Iluminação: ajudam a criar um ambiente mais tranquilo e relaxante, ou então a dar um clima mais moderno para a loja. Tudo dependerá de qual tipo de ambiente você quer oferecer aos seus clientes. Além disso, ela também pode ser utilizada para destacar alguns itens;
  • Organização da loja: uma coisa é fato, ninguém gosta de ficar em um local bagunçado. Por isso, não deixe a sua loja bagunçada, o ideal é manter prateleiras e ilhas de produtos sempre em ordem. E não se esqueça de identificar onde ficam os caixas, provadores (dependendo do ramo de atuação), setor de trocas, dentre outros;
  • Estimule o paladar: por mais que você pense que essa é uma tarefa apenas para as empresas do ramo alimentício, você não poderia estar mais enganado. Oferecer água, balas, bombons, café ou chá para os clientes já é uma forma de fazer isso;
  • Aromatização da loja: outra estratégia muito utilizada no varejo para criar uma identidade mais marcante para a sua marca é apostar em uma fragrância exclusiva para a sua marca.

Quer saber como implementar uma estratégia de marketing sensorial na sua loja? Então confira o nosso Guia completo de marketing sensorial no varejo. Lá você vai encontrar tudo o que precisa saber para vender mais no Dia das Mães e conquistar os clientes de uma vez por todas.

6. Aposte na personalização

Encontrar formas de se destacar na concorrência é uma tarefa cada vez mais difícil no varejo. Afinal, com tantos players no mercado, nem sempre é fácil fazer algo novo, diferente, e que seja realmente interessante para os consumidores.

Mas, uma forma bastante simples de fazer isso pode ser oferecer a possibilidade de personalização de presentes. Assim, você consegue aproveitar não apenas o Dia das Mães para vender mais, mas também outras datas comemorativas. Sem falar que pode ser uma grande oportunidade para atrair consumidores que querem presentear alguém de forma exclusiva.

Se optar por este caminho, o mais importante é entender quais produtos podem ser personalizados, qual tipo de personalização pode ser feita, e o tempo que levará para isso. Assim, você conseguirá passar todas as informações necessárias para os seus consumidores interessados neste tipo de produto. 

Vale a pena destacar que você pode limitar a escolha do cliente sem prejudicar a personalização. Por exemplo, se a sua loja vende camisetas, você pode dar ao cliente a opção de escolher algumas frases, imagens e cores. 

Assim, o consumidor ainda terá a sensação de estar dando algo personalizado, mas sem prejudicar a rotina da sua loja. 

7. Combine o offline com o online

A nossa próxima dica para vender mais no Dia das Mães está relacionada com uma das tendências do varejo, que é combinar o offline com o online. Mas, o que isso significa? Bastante simples e a gente te explica.

Por exemplo, você pode fazer vendas online e o cliente retirar na loja física. Ou então oferecer cupons de desconto para usar no seu e-commerce para os clientes que fizerem compras na loja física. Simples, não é mesmo?

Pensando no Dia das Mães, você pode lançar uma campanha que inclua esses exemplos que demos anteriormente. Mas, você também pode aproveitar essa data para começar a oferecer a chamada experiência omnichannel. Nela, é o cliente que escolhe como ele quer se relacionar com a loja a cada etapa da jornada de compras.

Outra forma de combinar esses dois universos para conseguir vender mais no Dia das Mães, é a distribuição de cupons de desconto que possam ser utilizados apenas neste ou naquele universo. Assim, se o cliente fizer compras online, ele ganha um cupom que pode ser utilizado somente na loja física e vice-versa.

Ou ainda, oferecer descontos em apenas um desses locais. Quem está acostumado com as compras online sabe que os preços muitas vezes são menores, já que o custo operacional é menor. Essas estratégias são bastante eficazes para atrair clientes e fechar vendas. 

Quer mais dicas de como turbinar as suas vendas online? Então não deixe de conferir o nosso e-book Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.

8. Ofereça um bom pós-venda

Períodos de grandes vendas, como o Dia das Mães, podem resultar em períodos de grande volume de trocas. Isso é absolutamente normal, afinal, nem todos acertam nos presentes, ou no tamanho das roupas e sapatos. Por isso, você precisa estar preparado para ter um bom pós-venda.

Esse ponto pode ser ainda mais importante quando falamos de compras online. Já que a política de troca da sua loja pode ser um diferencial e ajudar o consumidor a preferir a sua loja ao invés da concorrência.

Por isso, deixe essas políticas claras sempre que possível. Uma ideia é deixar algumas informações (as mais importantes) em uma pequena placa no caixa. Ou então pedir para o cliente concordar com a política ao fazer as compras online.

E, claro, assim como o atendimento ao cliente durante as compras precisa ser bom, é necessário manter o mesmo nível durante as trocas. Mesmo porque, no varejo, mais importante do que evitar problemas com o cliente, é saber como resolvê-los rapidamente e de maneira satisfatória quando eles ocorrerem.

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