Atrair e engajar clientes continua sendo um dos grandes desafios que os varejistas enfrentam. Encontrar maneiras eficazes de se destacar e alcançar seu público-alvo tornou-se uma tarefa cada vez mais complexa, mas que com a ajuda das ferramentas certas pode ser muito mais eficaz.
Neste cenário, o Retail Media surge como uma solução promissora para ajudar os varejistas a superarem esses obstáculos e impulsionarem suas estratégias de marketing. Já muito conhecido fora do Brasil, esse ramo do marketing está começando a se desenvolver no país e pode ser muito promissor.
Ficou interessado? Então continue com a gente! Neste artigo, vamos trazer mais informações sobre o que é o Retail Media e como ele pode ser uma ferramenta essencial para o seu negócio. Boa leitura!
O que é o Retail Media?
O Retail Media consiste em promover produtos ou serviços dentro do ambiente de uma loja, seja ela online ou física. Essa divulgação pode ser feita em diferentes mídias e formatos, tais como anúncios em páginas de e-commerce, banner das lojas físicas, anúncios ao longo da programação musical da rádio indoor e muito mais.
Podemos destacar como um dos principais objetivos dessa estratégia de marketing a possibilidade de alcançar os consumidores enquanto eles estão no processo de compra. Ou seja, durante um período em que eles estejam mais dispostos a comprar, e até mesmo queiram complementar o produto que estão adquirindo com o que foi anunciado.
Por que o Retail Media está se destacando?
O Retail Media surgiu no início dos anos 2000 nos Estados Unidos, quando os varejistas começaram a perceber que havia a possibilidade de aumentar a lucratividade da empresa oferecendo espaços publicitários dentro de suas lojas, tanto físicas quanto online. Com o avanço da tecnologia e o crescimento do comércio eletrônico, essa prática ganhou mais destaque e se tornou uma estratégia de marketing digital amplamente utilizada pelos varejistas.
Desde então, o Retail Media tem evoluído constantemente, adaptando-se às mudanças no comportamento do consumidor e nas tendências de mercado. Empresas como a Amazon, Walmart e Carrefour já estão utilizando essa estratégia, mas no Brasil ela ainda é uma novidade e justamente por isso, ainda é pouco utilizada.
Mas, uma das principais características do Retail Media que está fazendo com que ele seja um verdadeiro destaque, é a possibilidade de acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor. Afinal, com o crescimento do comércio eletrônico e do uso de dispositivos conectados à internet, os consumidores estão mais digitais do que nunca.
Eles podem até preferir fazer compras nas lojas físicas, mas primeiro pesquisam produtos online, comparam preços e leem avaliações antes de tomar uma decisão de compra. Nesse cenário, o Retail Media oferece uma maneira altamente direcionada de alcançar esses consumidores no momento e no lugar certo.
Qual é a importância dos anúncios de Retail Media?
Bom, você já entendeu que o Retail Media está chegando com tudo aqui no Brasil e, se não quiser ser passado para trás pela concorrência, deve ficar atento aos benefícios de implementá-la no seu negócio. Aliás, vale a pena dizer que os benefícios surgem tanto para quem fornece espaço publicitário, como para quem anuncia em outras lojas.
Quem anuncia está em busca de aumentar a visibilidade e o alcance da marca, certo? Ao encontrar uma empresa com uma audiência qualificada, você estará facilitando esse processo. Por isso, empresas que possuem essa audiência sairão na frente em termos de ter um espaço publicitário mais valioso, o que pode fazer com que elas lucrem mais.
Com a possibilidade de personalizar anúncios conforme o público-alvo e até mesmo acompanhar o desempenho das campanhas em tempo-real, você estará se aproximando do cliente e oferecendo a ele uma melhor experiência de compras. Basta imaginar que o cliente está no pet shop e vê uma propaganda de uma clínica veterinária.
Neste caso, ele poderá anotar o nome da clínica para levar o seu pet ou fazer a pesquisa sobre o estabelecimento com o smartphone enquanto ainda está no pet shop. Desta forma, tanto a clínica conseguirá atrair mais clientes, quando o pet shop poderá oferecer uma experiência de compras mais completa para os seus clientes.
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Quais mídias utilizar no Retail Media?
O Retail Media pode aproveitar uma grande variedade de mídias e formatos para promover produtos e serviços aos consumidores. No ambiente virtual podemos mencionar como principais formatos:
- Anúncios em sites: isso inclui banners no seu site, anúncios em páginas de resultados de pesquisa, anúncios de produtos patrocinados, tudo isso dentro do ambiente de lojas online;
- Anúncios em aplicativos: empresas que possuem os seus aplicativos pode incluir anúncios dentro desses aplicativos, como banners, anúncios de produtos patrocinados e notificações personalizadas;
- Email marketing: o envio de emails promocionais e newsletters com os anúncios patrocinados e das empresas parceiras diretamente na caixa de entrada dos consumidores.
Já para aqueles que forem oferecer um espaço em suas lojas físicas, poderão optar por:
- Displays digitais: altamente chamativos, eles podem exibir anúncios de produtos, promoções especiais, vídeos informativos e outras mensagens relevantes para os clientes;
- Cartazes e pôsteres: podem ser colocados em áreas com uma boa circulação de clientes, como entrada da loja, corredores principais e seções de produtos específicos;
- Rádio indoor: pode reproduzir anúncios das empresas anunciantes. Excelente forma de divulgar a empresa parceira para todos os clientes que estão no estabelecimento naquele momento.
Claro que existem muitas outras formas de veicular os anúncios, podendo ir desde pequenos banners no local em que o produto de uma determinada marca é exibido, até grandes eventos realizados na sua loja e patrocinados por eles. Tudo vai depender do orçamento disponível para a campanha e do contrato de parceria que vocês possuírem. Sem falar que mais de uma ação pode ser implementada ao mesmo tempo.
E então, pronto para começar a utilizar o Retail Media para atrair mais clientes e aumentar a visibilidade do seu negócio? Não deixe de conferir outras dicas de estratégias de marketing no nosso blog.
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