O franchising é uma opção de empreendimento popular em diversos segmentos. Quando funciona, costuma funcionar muito bem. Isso porque, com o conhecimento certo, é possível investir na expansão de franquias ao longo do tempo, elevando sua rentabilidade e reconhecimento no mercado.
O sucesso desse modelo não é segredo para ninguém. Ter o próprio negócio é um plano cada vez mais difícil de concretizar hoje em dia, mesmo para alguém que tenha habilidades de administração de empresas. Diante disso, o franchising tem se tornado uma ótima alternativa para quem deseja empreender, mas não quer passar pelas mesmas dificuldades de montar um novo negócio.
Todos os lados ganham nessa equação. A empresa ganha a chance de crescer e conquistar novos públicos e você já começa a trabalhar com a força de uma marca estabelecida. Além do mais, os investimentos são bem menores em comparação com a criação de um negócio totalmente do zero.
A questão que resta é: como fazer com que uma franquia dê certo? Mais do que isso, como fazer para que ela dê tão certo que precise de mais pontos para atender a demanda? Vamos ajudar com isso. Separamos algumas explicações e passos simples para que você entenda a expansão de franquias e saiba como colocá-la em prática. Acompanhe.
O que caracteriza uma expansão de franquias bem-sucedida
Vamos recapitular e contextualizar um pouco para aqueles que não conhecem o modelo de franquia. Ele consiste em um investidor (franqueado) que abre uma filial de uma empresa (franqueadora) em sua área. A partir do seu investimento, ele ganha o direito de usar a imagem, os produtos e os sistemas da empresa para fazer negócio, pagando uma porcentagem de seus lucros em retorno todo mês.
Esse método apresenta várias vantagens para o investidor. Ele não tem que lidar com o estresse de construir uma marca e também tem procedimentos preestabelecidos. Sendo assim, seu único trabalho será o de manter a filial funcionando, gerenciando todos os processos e equipes envolvidas.
Se tudo der certo, com o tempo, o franqueado consegue expandir seu negócio, ampliando sua loja ou mesmo abrindo uma nova filial em seu nome. É uma ótima ideia para quem deseja continuar crescendo dentro da área. Os lucros aumentam naturalmente e a posição do profissional com a empresa matriz se torna cada vez mais expressiva.
Cada caminho será único, visto que cada tipo de loja requer abordagens diferentes, mas alguns pontos em comum podem ser aplicados a todas as franquias. Se você tem como objetivo ser esse franqueado que se destaca e conquista fatias cada vez maiores do mercado, é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo.
Pode ser um pouco difícil encontrar o caminho certo para alcançar essas expectativas, mas, com os passos a seguir, você terá um método claro para seguir e se tornar eficiente. Continue lendo!
Os passos para a expansão de franquias
1. Defina uma meta
O começo de toda e qualquer expansão de negócios é pensar nas metas que você pretende alcançar com cada investimento. “Maior rentabilidade” pode parecer a resposta óbvia, mas ela nem sempre é o que realmente está em primeiro plano. Afinal, cada empreendedor conduz seu negócio de uma forma diferente.
Se você busca mais estabilidade para sua renda, sua expansão provavelmente seguirá um caminho diferente de quem deseja um crescimento rápido nos lucros. Além do mais, objetivos devem ser mais precisos e detalhados, justamente para evitar que algo tão amplo impeça uma visão estratégica. Ter isso em mente vai ajudar a tomar várias outras decisões importantes.
2. Avalie o potencial do mercado
Depois de definir aonde você quer chegar, o próximo passo na expansão de franquias é descobrir se o mercado atual dá suporte para os seus investimentos. Mesmo que você coloque todos os recursos em uma área, ela ainda precisa ter o potencial necessário para trazer algum retorno.
Isso normalmente não é problema quando você faz pequenos adicionais à sua loja. Porém, a situação muda quando falamos em algo mais drástico, como uma grande reforma ou uma nova filial. É necessário que haja demanda próxima ao local, ou o negócio não irá se pagar. Não se preocupe: toda essa análise será feita no seu planejamento e você poderá definir quais são as melhores opções.
3. Analise a viabilidade financeira
Então você já tem suas metas e acredita que o mercado tem potencial. O que falta agora? Saber se você está financeiramente preparado para arcar com toda a expansão, bem como se terá fundos para se manter nos primeiros meses, caso ainda leve um tempo para que o público se acostume.
É interessante sonhar com o que sua empresa pode se tornar, mas você precisa pensar com cuidado antes de fazer algum comprometimento. Se a sua franquia não tem recursos atualmente para concluir a expansão, então não é hora de colocar seu plano em prática. Na verdade, se você se encontrar nessa situação, foque primeiro no seu planejamento financeiro. Veja como é possível economizar e cortar despesas desnecessárias, para depois dar início à sua ideia.
4. Estude o lado jurídico
Diversos instrumentos jurídicos estabelecem os limites da relação entre franqueadora e franqueado, inclusive no que diz respeito à expansões. O primeiro que você deve providenciar é o Circular de Oferta de Franquia (COF), que apresenta todas as informações essenciais sobre o projeto, inclusive econômicas e operacionais.
Depois, há ainda um pré-contrato provisório que pode ser usado para acelerar o processo até que o contrato completo esteja pronto. Você provavelmente se lembra dos documentos que precisou assinar quando começou a atuar no franchising, mas é bom relembrar agora que você estará do “outro lado” da moeda.
5. Capacite a equipe
Se você quer crescer, precisa que sua equipe cresça junto com você. Isso envolve, principalmente, a promoção de treinamentos e maior capacitação da sua equipe. Pode-se incluir melhores formas de atender seus clientes, preparação para um fluxo de caixa mais intenso, manejar produtos especiais, entre outras coisas.
Seja qual for a natureza da expansão, você precisa de uma equipe capaz de acompanhar esse novo ritmo. Além disso, um time melhor preparado sempre é mais rentável e produtivo no dia a dia. Se você começar a investir nesse quesito agora, pode ver alguns resultados em pouco tempo.
6. Transmita conhecimento
Assim como você precisou receber todas as informações sobre a marca quando começou a trabalhar, os novos gestores locais terão que fazer o mesmo. A diferença é que, dessa vez, quem está transmitindo o conhecimento não é a franqueadora — é você. E nem sempre ensinar é tão simples quanto aprender.
Portanto, além de pensar na capacitação da equipe, procure capacitar a si mesmo para fornecer a melhor transmissão de know-how possível. Trabalhe nas suas expressões, explicações e paciência. Junte também todo o material de apoio que conseguir, para dar aos novos profissionais algo além de você como referência (enquanto lembra a eles que você sempre está disponível para resolver dúvidas).
7. Apoie-se na franqueadora
Uma das grandes vantagens de se tornar um franqueado é contar com o apoio da empresa principal durante seu desenvolvimento. É isso que permite a muitas pessoas terem um bom índice de sucesso, mesmo que ainda não tenham muita experiência como gestores de empresas.
Esse apoio também se estende durante uma expansão, pois o crescimento do franqueado também traz aumento no rendimento da franqueadora. Entre em contato com a sua e veja como ela pode te ajudar e orientar nessa trajetória, mesmo que a responsabilidade principal seja sua. Considerando a maior experiência dos profissionais de lá, porém, será bem mais fácil evitar erros enquanto você tiver esse apoio.
8. Atenção para o regionalismo
Se você está pensando em expandir os negócios para outra cidade ou estado, não deixe de ficar atento para o regionalismo dos procedimentos. Se até mesmo diferentes bairros trazem novas demandas, imagine o quão diferente pode ser uma região totalmente desconhecida?
Talvez você até conheça os arredores pessoalmente, mas a análise empresarial é outra. Você precisa descobrir como o público local age, o que pensam e o que desejam, além da bagagem cultural que carregam. Essas informações podem mudar tudo na forma como o atendimento é levado, desde a forma como os vendedores abordam o cliente até a música tocada no ambiente.
9. Estude a internacionalização
Se seus planos vão além das fronteiras nacionais, você deve levar em conta a dica anterior com mais afinco ainda, além de outros fatores que só esse tipo de expansão de franquias carrega. O principal ponto é a análise socioeconômica tanto do Brasil quanto do país de destino, incluindo um estudo financeiro sobre as moedas e o que pode valorizá-las ou desvalorizá-las futuramente.
Esse não é um caminho tão fácil no momento, mas não deixa de ser uma opção, ainda que arriscada. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) apoia frequentemente participações em eventos no exterior. Segundo o Sebrae, mais de 130 marcas brasileiras exportavam seus serviços para 60 países ao redor do mundo em 2015. É possível.
10. Faça um planejamento de marketing
Seja para aumentar sua loja atual, abrir uma nova ou ampliar seus produtos e serviços, você precisa de uma boa campanha de marketing se quiser que o investimento vingue. Afinal, se o público não souber sobre os novos serviços ou sobre a nova loja, podem nunca ir aproveitá-los.
Há várias formas de fazer essa divulgação. Por exemplo, você pode reproduzir mensagens sonoras dentro do seu negócio mencionando novos produtos e promoções, o que ajuda a guiar seus clientes atuais. Outros métodos, como o marketing digital, costumam aproximar um público externo maior.
11. Inclua profissionais capacitados no processo
Além de capacitar os profissionais que você já escolheu para a empreitada, você vai precisar de novas contratações. Expandir sua lista de serviços exige profissionais mais especializados, enquanto uma nova loja precisa ter todas as suas bases cobertas para que tudo funcione normalmente. Em todo caso, você terá que expandir seu time.
Isso é uma boa oportunidade para encontrar novos talentos, preencher algumas vagas importantes e pensar em promoções internas. Afinal, nunca se sabe qual membro da sua equipe está adquirindo novos conhecimentos e está pronto para assumir mais responsabilidades dentro da sua franquia.
12. Acompanhe as unidades
Depois de um tempo em que as coisas pareçam estar correndo bem e você tenha com quem confiar a nova unidade, está tudo bem parar de checá-la? Não! É claro que não será o mesmo sem a correria de colocar tudo para funcionar, mas você ainda deve se manter de olho em todas as unidades que estão sob seu comando.
Os gestores ainda podem ter dúvidas, imprevistos podem acontecer e funcionários podem entrar e sair. Não se limite às visitas: faça pesquisas com a equipe e com o público, faça auditorias, testes, enfim, o que fizer sentido para o seu segmento. Só não deixe de acompanhar tudo de perto, de tempos em tempos.
O sucesso no franchising
Um dos maiores exemplos de sucesso no mundo das franquias é, certamente, o McDonald’s. Com início nos Estados Unidos da década de 1930, o restaurante se destacou por inventar o conceito de fast food, com um cardápio limitado e um processo rígido de produção para atender clientes com a maior velocidade possível.
De lá para cá, a rede investiu fortemente no marketing de franquias para convencer mais e mais pessoas ao redor do mundo a apostar no sucesso da lanchonete. Quanto mais funcionava, mais pessoas se interessavam. Logo, os franqueados também começaram a ter mais iniciativa.
Acreditamos que, com esse passo a passo, você já entenda melhor como funciona a expansão de franquias. Sendo assim, já é hora de usar esse conhecimento para ampliar seus negócios e conquistar mais clientes.
Lembre-se que a expansão de franquias não precisa ser o seu foco no momento se você achar que não é necessário. Sempre haverão novas oportunidades para aproveitar em algum momento. Quando for a hora, volte neste artigo e comece a planejar de acordo com as dicas que passamos!
E se você quer mais conhecimento para se manter preparado, assine nossa newsletter e receba nossos melhores conteúdos em primeira mão.
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!