Por Nayara Santos em 26.11.2021

Confira 8 dicas para salão de beleza enfrentar a crise

Por Nayara Santos em 26.11.2021

Conhecer dicas para salão de beleza enfrentar a crise é importantíssimo para garantir que o seu negócio sobreviva a tempos difíceis. Afinal de contas, os efeitos negativos da pandemia do novo coronavírus vêm atingindo todo tipo de empresa, desde pequenos negócios até grandes corporações.

Além disso, você provavelmente notou bastante diferença no comportamento dos consumidores. Isso porque não apenas eles estão tendo cuidado redobrado e respeitam o isolamento, como também vêm optando por formas diferenciadas de compras e prestação de serviços.

Em cenários como este, é importante ser criativo e não deixar que a situação difícil gere desânimo. A boa notícia é que várias práticas podem ser mudadas para prosseguir com as atividades e recuperar o ritmo aos poucos. Para ajudar, preparamos um post com dicas para salão de beleza enfrentar a crise e manter a clientela. Fique conosco e acompanhe as principais!

1. Conheça as regras da sua cidade

Ao longo da pandemia, o que mais vimos foram diferentes cidades e estados adotando diferentes medidas para restringir a transmissão do novo coronavírus. Por isso, o primeiro passo para conseguir enfrentar a crise no salão de beleza é conhecer as regras locais.

Desta forma, você garante que trabalhará dentro da lei, que o seu salão é um local seguro para os clientes, que eles poderão frequentar sem problemas. Ou seja, você evita multas e problemas legais, ao mesmo tempo em que mostra para o cliente que manter a segurança dele é importante para você.

Pesquise sobre a necessidade do uso de máscara durante a prestação de serviços, ofereça álcool gel para os frequentadores do salão, incentive os clientes a higienizarem às mãos assim que chegarem ao salão, incentive a vacinação dos funcionários, dentre outros.

2. Venda vouchers

Ainda que as regras da quarentena variem de uma região para outra, muitas cidades exigiram o fechamento do comércio. Isso fez com que donos de clínicas estéticas, salões de beleza e outros espaços tivessem que fechar as portas por um longo período.

Uma saída interessante para não perder dinheiro durante a fase de reclusão foi a venda de vouchers para que os clientes utilizem os serviços apenas depois do isolamento. Essa espécie de cupom poderia envolver descontos ou vantagens (como combos) que atraiam o interesse do público-alvo.

Dessa forma, o cliente paga pelo procedimento desejado — tratamento capilar, maquiagem, produção de unhas etc. —, mas só comparece para fazê-lo quando a situação estiver sob controle ou quando ele se sentir seguro para isso. Desta forma, tanto o cliente quanto o salão ganham e ainda evitam os riscos de uma possível exposição ao Covid-19.

Com o retorno gradual das atividades, chegou o momento de lembrar o cliente de utilizar esse voucher. Portanto, se você possui os dados desses clientes, entre em contato com eles, fale das mudanças feitas no salão para garantir a saúde e a segurança dos clientes. O mais importante é não pressionar o cliente para ir até o salão a menos que ele se sinta seguro. Caso contrário, o cliente pode acabar desistindo de utilizar o voucher.

3. Contatar clientes pelas redes sociais

Com vários espaços fechados, as pessoas passaram a ficar mais em casa e a utilizar a internet para realizar uma série de atividades. Isso inclui tanto as práticas de lazer quanto estudos e trabalhos. Nesse sentido, é crucial que as empresas aproveitem o momento para manter contato com a clientela.

Se o seu negócio ainda não tem cadastro nas principais redes sociais, esse é o momento de investir na criação de perfis profissionais. Caso já tenha, é a hora ideal para revisar alguns detalhes e caprichar na apresentação da sua marca em cada canal (com imagens e vídeos de qualidade, além de apresentar dados atualizados).

O atendimento pelas redes sociais também deve ser de qualidade para você encantar potenciais clientes e ter bons resultados mesmo durante a crise. Ao fazê-lo, procure manter uma abordagem cordial, responder todas as dúvidas enviadas e destacar seus diferenciais a cada contato realizado.

Além disso, é importante que você mantenha os seus seguidores engajados, por isso, faça postagens estimulando o cliente a compartilhar experiências, responder enquetes, dar a opinião sobre um determinado assunto.

Não podemos esquecer que as redes sociais também servem para que você aumente a autoridade da sua marca. Isso mesmo, que você mostre ao cliente porque o seu salão pode ser considerado o melhor da região. Neste caso, o ideal é que você faça publicações e compartilhe conteúdos que sejam relevantes para os seus clientes, dando dicas de como resolver problemas relacionados aos cuidados pessoais que eles possam encontrar.

Por exemplo, se o seu salão é especializado em tinturas, você poderá dar dicas de como pintar o cabelo em casa, como retirar possíveis manchas da pele, qual é o momento certo de tingir o cabelo novamente, dentre outros.

4. Renegocie com os fornecedores

Nas dicas para as lojas de varejo, é comum encontrarmos dicas para fortalecer a relação com os clientes e os fidelizar. Entretanto, pouco se fala da importância de fazer o mesmo com os fornecedores.

Ser capaz de estabelecer laços fortes com os seus parceiros é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Portanto, outra prática relevante entre as dicas para salão de beleza enfrentar a crise consiste em dialogar com os fornecedores sempre que houver alguma mudança na rotina das atividades.

A pandemia é um exemplo de situação que acarreta alterações drásticas no fluxo de trabalho e nos lucros dos salões de beleza. Isso porque, com o fechamento de todos os estabelecimentos não essenciais, os serviços ficaram estacionados ou adiados. O resultado foi que com a diminuição da demanda por determinadas mercadorias (produtos cosméticos, equipamentos e materiais), essa relação com os fornecedores pode ter ficado comprometida.

Assim, a saída para evitar compras desnecessárias é conversar com seus fornecedores e explicar o caso. É esperado que entendam, visto que todos estão sujeitos aos efeitos da crise, e aceitem renegociações. Você pode, por exemplo, alterar prazos de entrega ou ajustar condições de pagamento até que tudo volte à normalidade.

5. Reveja os custos e faça cortes

A pandemia nos mostrou o quanto a economia pode ser frágil. Como prever cenários em meio a uma crise que atinge o mundo inteiro é impossível, é preciso pensar cuidadosamente cada uma das decisões tomadas.

O ideal é que você reúna o máximo de informações e que, de preferência, que elas sejam baseadas em opiniões de especialistas de diversas áreas. Analise algumas simulações de diferentes cenários (conforme o comportamento adotado pela sociedade) e os efeitos a curto, médio e longo prazo em cada um deles.

Como não há certeza sobre o que vai acontecer no futuro, é importante que você comece a rever os custos envolvidos na prestação de serviços do salão de beleza. Procure rever desde os gastos com a parte administrativa até as despesas variáveis, como compra de produtos, taxa de máquina de cartão e pagamento de comissões.

Investimentos já previstos para o negócio também devem ser reavaliados. Apenas aqueles mais urgentes e que tragam um bom retorno financeiro devem ser levados à diante. Isso porque, o retorno financeiro esperado pode demorar a vir e você não vai querer comprometer a saúde financeira, já fragilizada, do seu salão de beleza. Então, se possível, procure adiar processos como reformas do espaço ou aquisição de novos instrumentos de trabalho.

6. Automatize tarefas simples

Se tem uma coisa que a pandemia ensinou aos empreendedores é que estar ligado ao mundo tecnologia é importantíssimo. Isso porque você consegue oferecer melhores serviços aos seus clientes, ter mais tempo para pensar e desenvolver estratégias de marketing para o seu negócio e aumentar as vendas dos produtos ou serviços oferecidos.

Por isso, automatizar tarefas simples pode ser uma saída bastante interessante para reduzir custos nesse primeiro momento. Quer um exemplo? Que tal adotar um software de gestão ou outra ferramenta que ajude a tornar os processos do salão mais eficientes?

Há muitos recursos no mercado, alguns desenvolvidos especialmente para otimizar as atividades no ramo da estética. O objetivo é organizar melhor as informações para que você possa encontrá-las e consultá-las rapidamente, aumentando a produtividade de toda a equipe.

Tanto os aplicativos quanto os complexos sistemas ERP são capazes de substituir diversas ações manuais. A parte boa é que dá para mantê-los no dia a dia da empresa após a crise, a fim de simplificar a rotina dos funcionários, melhorar a experiência do público e atrair mais clientes.

7. Divulgar promoções em vários canais

A ideia do voucher e outras iniciativas são cruciais para manter os clientes interessados em seus serviços mesmo durante a pandemia. No entanto, para que tenham o efeito esperado (aumento das compras e novas indicações), vale a pena apostar nos canais de divulgação certos.

Seu público-alvo pode estar mais presente em determinada rede social, como o Instagram ou o Facebook. Ainda assim, sempre é bom variar as opções para alcançar um maior número de pessoas. Ações que envolvam o envio de mensagem via e-mail ou apps como o WhatsApp são bons exemplos de como atrair os clientes para o salão.

Você também pode anunciar combos, descontos e brindes no site/blog da sua empresa ou em portais de compra. Nesta última opção é necessário fazer um investimento, portanto, avalie as possibilidades antes de tomar uma decisão.

Mas, antes de escolher quais canais de mídia utilizar avalie os custos, saiba onde o seu público-alvo está, qual a linguagem que deve ser utilizada nas comunicações, quais os tipos de ofertas são capazes de atraí-lo, dentre outros. Assim, você aumenta a possibilidade de sucesso e de retorno financeiro para o salão de beleza.

8. Invista na experiência do cliente

Agora que você já sabe que é capaz de oferecer toda a segurança necessária para o cliente, já elaborou campanhas de mídia que conseguem atrair a atenção deles, chegou o momento de oferecer uma experiência diferenciada para os clientes que decidirem ir até a sua loja. Isso mesmo, você pode oferecer a esse cliente uma experiência única.

Para isso, existem as estratégias de marketing sensorial. Elas são planejadas de modo que os sentidos dos clientes sejam estimulados de tal forma que o cliente perceba aquele ambiente como sendo agradável. Assim, ele irá relacionar os momentos de contato com a sua empresa como sendo bons e agradáveis, levando apenas boas lembranças.

Com isso, todas as vezes que ele ver a sua marca ou precisar se relacionar com ele, lembrará desses momentos bons. Ficando até mesmo ansioso para os próximos encontros.

Existem diferentes formas de se fazer isso, por exemplo, através de uma rádio personalizada. Com ela você consegue reproduzir uma lista de reprodução capaz de agradar aos seus clientes, enquanto reforça a identidade da sua marca. Sem falar que a rádio também pode ser utilizada para divulgar promoções para os clientes enquanto eles aguardam para serem atendidos.

Outra ação do marketing sensorial que você pode usar para enfrentar a crise no salão de beleza é a aromatização ambiente. Ainda mais no salão, que muitas vezes fica com cheiro dos produtos utilizados nos tratamentos capilares e que, nem sempre são agradáveis.

Ainda, ofereça locais agradáveis para o cliente aguardar, com sofás confortáveis, revistas atualizadas para distração, café, chá e água. Todos esses detalhes podem fazer toda a diferença na fidelização do seu cliente.

Ficou claro que estar mais próximo do cliente é fundamental em períodos de dificuldade. Nesse sentido, não deixe de seguir as dicas para salão de beleza enfrentar a crise e garantir que a sua marca permaneça visível a diversos públicos.

Se você tirou proveito do post, aproveite para seguir os nossos perfis nas redes sociais: Instagram, LinkedIn e Facebook. Essa é uma boa forma de acompanhar o nosso trabalho e acessar outros conteúdos relevantes! E não se esqueça de conferir outros artigos no nosso blog.

Compartilhe

Você também pode gostar

Qual a importância do posicionamento de marca em tempos de crise?

As atividades comerciais e a economia foram afetadas diretamente pela recente pandemia, que mudou a rotina das pessoas em todo o mundo. São tempos que exigem estratégias para manter o negócio mesmo durante a crise. Superar momentos de dificuldades é algo comum para o mundo dos negócios, para tanto, o posicionamento de marca é essencial.…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

3 dicas de como vender mais em loja de carros, confira!

Procurando dicas de como vender mais na sua loja de carros? Então você veio ao lugar certo, aqui nós vamos te dar algumas dicas práticas e infalíveis para conseguir ter o faturamento desejado, mesmo em tempos de crise. Vale a pena ressaltar que vender mais também implica ter uma boa estratégia para a divulgação da…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Saiba como utilizar o geomarketing no varejo da melhor forma

A tecnologia é uma grande aliada do varejo, já que cada vez mais surgem novidades atrativas que são capazes de trazer sucesso à sua loja. Uma dessas inovações é o geomarketing. Você já ouviu falar nele? Também chamado de marketing por geolocalização, ele consiste em veicular campanhas digitais com foco em impactar pessoas de determinados…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Processo de compra: conheça as etapas da jornada do consumidor

Muitos acreditam que o segredo do sucesso para uma empresa é investir massivamente em publicidade, enquanto outros dizem que é a equipe de vendas. Ainda tem quem afirma que o atendimento é o diferencial. No final das contas, todos tem uma parcela de razão, entretanto, o processo de compra é um pouco mais complexo. Há…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Descubra como definir a cultura organizacional da empresa!

Toda organização possui uma história e a cultura organizacional é, ao mesmo tempo, agente realizador e consequência dela. Esse conceito é muito importante para compreender o contexto de uma empresa e, inclusive, o seu desempenho. Ele é sinônimo de identidade: é como o negócio se identifica e se posiciona no mercado. Uma das dúvidas mais…

Por Nayara Santos em 30.01.2020

Ebook Estratégias de marketing indispensáveis para o varejo

Todo empresário do ramo varejista sabe que é preciso muito esforço para se destacar no mercado e vender cada vez mais, mas poucos conhecem estratégias de marketing, por isso disponibilizamos o Ebook Estratégias de marketing. Principalmente em tempos de crise, as empresas de varejo têm observado a necessidade de investir nas mais diversas estratégias de marketing para conseguir…

Por Nayara Santos em 30.05.2016

31 textos de propaganda de Natal para lojas, se inspire!

Preparar as propagandas de Natal da sua loja com os textos certos e mais atrativos é fundamental para conseguir aumentar o movimento da loja e vender mais. Mas, isso pode ser um grande desafio, considerando que todas as lojas estarão fazendo o mesmo em uma das datas mais importantes do varejo. Entretanto, por mais que…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Millennials: entenda como é o consumo dos jovens atualmente

Jovens, descolados, curiosos, hiperconectados… Os millennials ou geração Y têm despertado cada vez mais a atenção de empresas devido à fatia que eles representam da população. Só para se ter uma ideia, cerca de um quarto da população nos Estados Unidos já é representada por essa geração. Além do alto número de pessoas que compõe…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Que cuidados tomar ao criar anúncios para rádio do seu negócio?

Que cuidados tomar ao criar anúncios para rádio do seu negócio? Essa é uma estratégia bastante utilizada por empresas de diversos segmentos no mundo todo,  e você também pode começar a ter resultados com ela. Porém, existem alguns pontos que precisam de atenção para garantir uma comunicação assertiva e que completa a experiência que você…

Por Nayara Santos em 11.11.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos