Por Nayara Santos em 18.10.2019

Mercado de cosméticos: quais as particularidades?

Por Nayara Santos em 18.10.2019

Você conhece alguém que não queira retardar o envelhecimento e parecer mais jovem? Ou então que faz de tudo para manter os cabelos e a pele sempre bonitos e bem hidratados? É raro uma pessoa que não goste de ter cuidados pessoais para se sentir melhor consigo mesma, não é mesmo? É por isso que o mercado de cosméticos sempre gera lucratividade.

As pessoas gostam de se cuidar, usando cremes, protetores solares, maquiagens, shampoos especiais e outros produtos do tipo. Porém, para se dar bem nessa área, é necessário conhecer algumas particularidades do segmento, que vão além da rotina administrativa tradicional.

E, pensando em ajudá-lo a entender tais características, respondemos as principais perguntas que empresários ou gestores de marketing da área se fazem sobre o assunto. Confira, a seguir!

Como o mercado de cosméticos se desenvolve no Brasil e quais são as suas particularidades?

O mercado de cosméticos está em alta no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, em matéria publicada pela revista Exame, o setor teve um crescimento de 2,77% em 2018, em relação ao mesmo período em 2017.

Todos sabem que nossa país se recupera de uma crise econômica e política, que trouxe grandes prejuízos para diversas áreas da indústria e do comércio. O mercado de cosméticos, no entanto, sobrevive e se destaca, apresentando crescimento, mesmo em meio a um cenário não tão prometedor.

Ainda de acordo com a Exame, não são apenas as mulheres que contribuem para o crescimento do mercado de cosméticos. A venda de produtos destinados para o público masculino cresceu cerca de 30% nos últimos 5 anos, o que indica que os homens estão cada vez mais se tornando consumidores desse tipo de produto.

Como se destacar em meio a tantos nomes que são referência?

Todos sabemos que existem grandes marcas de cosméticos, que são referências em nosso país. São muitas as empresas especialistas em vender produtos de beleza em lojas franqueadas, pela internet ou pelos catálogos impressos, por meio de consultores.

Porém, existem alguns pontos que, se bem trabalhados, podem fazer a diferença para se destacar e vender mais no mercado de cosméticos. Em lojas físicas, por exemplo, o bom atendimento é fundamental. É preciso que todos que trabalham no estabelecimento saibam receber muito bem a todas as pessoas que chegarem até o local.


Além disso, como estamos nos referindo a um produto que mexe com cuidados e com a autoestima das pessoas, é preciso criar um ambiente aconchegante, acolhedor e propício para compras.

O marketing sensorial é uma estratégia que se destaca nesse sentido. Uma franquia de cosméticos pode desenvolver um aromatizador de ambientes próprio, para que todas as suas lojas tenham o mesma cheiro.

Além disso, podem ser criadas playlists personalizadas, gerando também uma experiência auditiva agradável para quem circula pelas lojas. Pode não parecer, mas todos esses cuidados fazem a diferença.

Como acompanhar as tendências do mercado?

Existem alguns produtos de beleza que são vendidos sempre, como cremes hidratantes, shampoos para diferentes tipos de cabelo, entre outros. Porém, há tendências que são ditadas pela mídia e pela moda atual.

Se uma atriz famosa está usando determinada cor de cabelo em uma novela muito assistida, é bem provável que muitas pessoas queiram copiar o look e as vendas da tintura disparem.

O mesmo acontece quando uma blogueira de moda com muitos seguidores mostra um determinado produto em seus canais, influenciando as pessoas que a acompanham a comprar determinados itens, por exemplo.

Por isso, para acompanhar as tendências do mercado de cosméticos, é interessante ficar de olho no universo da moda, da TV, da internet e de outras mídias que influenciam o comportamento das pessoas.

Que ideias estrangeiras podem ser colocadas em prática no Brasil?

Para se destacar no mercado de cosméticos e aumentar as vendas, existem algumas boas práticas feitas por marcas estrangeiras e que podem ser desenvolvidas no Brasil. Veja alguns exemplos!

Crie conteúdo para os produtos

Tente se concentrar nas histórias por trás dos seus produtos, e não nos próprios produtos. Se os seus fãs e clientes já conhecem o seu novo creme hidratante pelas mídias tradicionais, use as suas redes sociais como plataforma para conteúdo especial.

A Dior, por exemplo, decidiu premiar os seus fãs mais leais por meio de um site. O Dior Makeup é um portal no qual os clientes podem ver bastidores da moda, obter dicas de como usar os itens vendidos pela marca etc. Além disso, eventualmente, os clientes participam de sorteios e promoções exclusivas.

Preste um bom atendimento on-line e off-line

Os clientes das marcas de beleza são bastante exigentes e curiosos. Eles querem saber que cores de maquiagem complementam umas às outras, qual a tonalidade é a mais adequada para o seu tipo de pele etc.

Essas informações devem ser disponibilizadas tanto no ambiente off-line, com atendentes de loja prestando um atendimento personalizado, quanto nos meios digitais, com informações e dicas publicadas no Facebook, no Instagram, no YouTube e outras redes sociais.

As marcas estrangeiras estão cada vez mais focadas em um atendimento omnichannel, ou seja, que se inicia em um canal, mas pode ter continuidade em outro. É importante estar atento a isso para se destacar.

Aposte nos depoimentos de clientes

Os depoimentos de clientes são uma ferramenta muito poderosa na criação de uma comunidade baseada na confiança. Um cliente satisfeito sempre compartilhará experiências positivas com os amigos e a indústria deve adotar isso incentivando os fãs a postarem sobre isso.

A L’Oréal Paris é um exemplo de marca que faz isso. A gigante dos cosméticos tem uma rede de blogueiros dedicados à sua marca. Isso faz com que os fãs sejam envolvidos ao máximo e cada vez mais conteúdos sejam produzidos de forma espontânea.

O mercado de cosméticos tem muitas particularidades e é indicado que você esteja atento a todas elas para conseguir se destacar e conquistar mais resultados positivos.

Entre as estratégias que destacamos para vender mais, está o marketing sensorial. Saiba mais sobre o tema lendo o nosso artigo que fala sobre isso.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

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