Por Nayara Santos em 04.05.2022

O que é Memória Olfativa? Descubra como usar no marketing

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Memória olfativa é aquele cheiro que te faz lembrar de algum momento vivido, lugar ou pessoal. Isso acontece porque o ser humano tem uma capacidade incrível de associar cheiros e gerar memória no cérebro, em uma área chamada de sistema límbico. É justamente dessa região que as nossas emoções são geradas, portanto os cheiros têm o poder de interferir no comportamento humano e no seu emocional.

Por mais que muitas pessoas considerem a visão e a audição como os principais sentidos, o olfato também desempenha um importante papel para o ser humano. Por mais que ele não seja tão desenvolvido quanto o de alguns animais (como a capacidade olfativa dos cães, por exemplo), ele contribui para tornar a vida do ser humano mais agradável.

Afinal, é possível sentir o cheiro de flores, de um perfume, da floresta, da praia e muitos outros. Além disso, ele também atua na percepção do meio ambiente nos alertando contra possíveis perigos, como o cheiro de esgotos, de matéria em decomposição ou de incêndios.

No mundo dos negócios, o olfato também pode ser explorado para fazer com que o seu cliente tenha uma boa experiência quando entrar na loja e se lembrar da sua marca. Ou seja, ele pode te ajudar a captar mais clientes e a melhorar o posicionamento da marca no mercado. Saiba mais sobre memória olfativa e sua importância para o marketing!

Mas, porque a memória olfativa é tão poderosa?

O córtex olfativo está integrado ao sistema límbico, chamado de cérebro emocional. Nesse sistema, ficam registradas nossas memórias emotivas — e é por isso que aromas, emoções e memórias se relacionam entre si.

Por exemplo, você passa em uma rua e sente, vindo de uma casa, um gostoso cheirinho de café no fogo. Imediatamente, vem uma lembrança da sua infância na casa de sua mãe ou avó. A partir dessa lembrança, muitas outras podem surgir, fazendo com que você reviva mentalmente alguns episódios dos tempos passados. A memória pode ser tão boa que faz com que você até se sinta com vontade de parar em algum café.

O que queremos realçar é que o olfato está muito associado aos mecanismos emocionais, ao contrário dos outros sentidos, que percorrem um caminho mais longo para alcançar a região do cérebro responsável pelas emoções e memórias.

Resumindo, a memória olfativa é a capacidade que o olfato tem de fazer a pessoa se recordar com rapidez e intensidade de algum evento. Pode ser sabiamente explorada como um elemento de marketing e de aumento de vendas em qualquer tipo de negócio.

Como o marketing usa a memória olfativa para posicionar sua marca?

Uma das mais efetivas estratégias de posicionamento de marca é o marketing sensorial. Sua caraterística principal é recorrer aos sentidos para despertar no consumidor algumas experiências sensoriais. Assim, é possível conquistar a fidelização dos consumidores e captar novos clientes.


As empresas podem utilizar o cheiro para desenvolverem uma personalidade para a marca, colocando-a à frente da concorrência. Um cheiro agradável pode impactar positivamente no humor dos consumidores. A marca Melissa, por exemplo, tem sandálias cujo cheiro recorda a infância e, nesse sentido, a memória olfativa ajuda a empresa a atrair clientes e cativá-los. 

Aliás, se você já usou algum produto da marca provavelmente deve ter se lembrado do cheiro apenas ao mencionarmos o seu nome. Entendeu agora a importância que a memória olfativa pode ter para o posicionamento da sua marca?

O uso de fragrâncias pode ser aplicado conforme o perfil da empresa. Uma marca de óculos de sol pode investir no aroma de coco em sua loja, que lembra férias, praias e, consequentemente, óculos de sol.

O marketing olfativo deve valorizar da melhor maneira possível a experiência do consumidor com a marca, utilizando aromas que produzem determinado efeito com valor diferenciado. Lembre-se que a marca é avaliada no PDV (ponto de venda), de forma a transmitir ideias e causar reações positivas nos consumidores assim que eles entram na loja. 

Alguns dados interessantes sobre a memória olfativa

Por isso, utilizar técnicas de estímulo que se propõe a reviver lembranças e despertar emoções vividas pode ser um importante diferencial da sua marca. Estudos da Universidade Rockefeller, em Nova York, comprovaram que as pessoas lembram mais de 35% do que cheiram, mas lembram apenas 5% do que veem, por exemplo. 

Inclusive, a memória humana pode recordar mais de 10 mil aromas diferentes contra o reconhecimento de somente 200 cores. Entendeu agora porque é importante estimular esse sentido nos seus clientes?

Vale lembrar que o aroma não deve se limitar ao ponto de venda, mas pode ser aplicado ao ambiente de trabalho com o intuito de criar um espaço que otimize o desempenho dos profissionais. A produtividade tende a aumentar 15% e os erros dos funcionários diminuem em 20% em um ambiente aromatizado.

Como usar o marketing olfativo em sua empresa?

Os Estados Unidos e o Japão são países que recorrem à memória olfativa para gerar mais vendas. Cada negócio pode apostar em um aroma ou conjunto de aromas conforme a atividade desenvolvida. Concessionárias, por exemplo, costumam aproveitar o famoso cheiro de carro novo.

Os aromas amadeirados, por outro lado, podem ser usados em lojas de roupas masculina. Já os odores cítricos combinam bem com lojas que atendem um público mais jovem, pois passam uma sensação de liberdade e relaxamento. Lojas muito elegantes podem recorrer aos aromas mais doces. O cheirinho de talco é ideal para lojas que vendem produtos para bebês.

O marketing olfativo pode impactar o cliente em outros momentos na jornada de compras e em diferentes canais. Por exemplo, através da produção de embalagens perfumadas. Assim, mesmo que o cliente compre o produto online, você ainda vai conseguir impactá-lo.

A aromatização das embalagens é uma estratégia que costuma agradar bastante aos clientes, que acabam criando um vínculo emocional com o produto. A finalidade é levar a marca por meio de fragrâncias ao dia a dia dos consumidores. Os perfumes de frutas — como melancia, maçã verde, manga, pêssego, morango — são ótimos para as embalagens. O aroma de chocolate também tende a agradar às pessoas!

Para empresas que trabalham com alimentos preparados na hora, como pão e carnes assadas, o cheiro desses produtos certamente é um convite para qualquer pessoa. Quem nunca se sentiu tentado a comprar pão, tomar um cafezinho ou levar um frango assado para casa somente porque sentiu seu cheiro?

Quer conhecer alguns aromas especiais?

Já falamos de diferentes tipos de aromas que podem ser usados para estimular a memória olfativa do consumidor. Também sugerimos algumas formas de como você pode aplicar esses aromas na sua empresa para ter melhores resultados e maior produtividade.

Entretanto, esses não são os únicos odores que podem estimular a memória olfativa do cliente. Há muitos outros odores especiais que você pode aproveitar para o PDV da sua loja, independentemente do segmento em que a sua empresa atue. Isso porque eles produzem no ser humano sensações de bem-estar e são benéficos à saúde. Veja alguns deles:

  • Sândalo: facilita a meditação e a introspecção, desenvolvendo o altruísmo e a paciência. Pode ser uma ótima pedida para deixar os funcionários mais tranquilos;
  • Tangerina: o aroma desta fruta transmite alegria, pode ser antidepressivo e motivador, servindo para equilibrar a ansiedade e o medo;
  • Abeto: utilizado para equilibrar as glândulas suprarrenais e reduzir o estresse. De modo geral ele traz à lembrança a natureza, as florestas e as árvores de Natal, podendo ser usado com eficácia nessa época do ano, deixando a decoração da sua loja ainda mais especial;
  • Capim-limão: ajuda a diminuir a preocupação, reduzindo os níveis de estresse e de tensão. Ou seja, ideal para proporcionar aquele momento tranquilo e longe das preocupações do dia a dia enquanto o cliente faz as compras;
  • Cipreste: ótimo para melhorar a concentração, estimular o desapego e reduzir o estresse;
  • Hortelã: excelente aromatização para ajudar a clarear a mente;
  • Jasmim: ajuda a relaxar e a meditar, ideal para equilibrar a hipófise, além de ser afrodisíaco;
  • Lavanda: é uma essência que é utilizada principalmente para acalmar estados de agitação, combater o estresse e a insônia. Por ser um calmante, ajuda a criar a sensação de paz e tranquilidade;
  • Limão: pode ser utilizado para melhorar o humor. No caso, se a sua loja tiver uma cara mais descontraída, então essa pode ser uma ótima essência;
  • Mirra: ajuda na meditação;
  • Pinheiro silvestre: ajuda na liberação de cortisona pelas glândulas adrenais e diminui os hormônios de estresse.

Cuidados na hora de estimular a memória olfativa

Falando assim de memória olfativa, essa pode até parecer uma estratégia bastante simples de ser implementada, não é mesmo? Entretanto, é importante prestar atenção em duas coisas. 

A primeira delas é para não deixar o cheiro muito forte na loja. Por mais que as essenciais estimulem determinados comportamentos, o cheiro muito marcante pode acabar espantando o cliente.

O outro cuidado que você deve ter é para não misturar essências. Caso contrário você corre o risco de ter um cheiro estranho na loja que desagrade não apenas aos consumidores como também aos funcionários. Por isso, o recomendado é que você escolha apenas uma das fragrâncias e trabalhe com ela apenas.

Conheça outras ferramentas para ficar na memória do cliente

Ao longo desse artigo você conheceu como a memória olfativa pode desempenhar um papel importante para o sucesso da sua loja. Depois das nossas dicas você, com certeza, já sabe como utilizar essa estratégia para oferecer um melhor ambiente de compras para os seus clientes.

Entretanto, como você deve ter percebido, nós falamos dos outros sentidos e que, que eles também podem ser utilizados para despertar a memória afetiva nos clientes, auxiliando na criação de um vínculo entre marca e consumidor. 

Como criar um ambiente diferenciado na sua loja está relacionado com detalhes, é importante que você conheça outras formas de se fazer isso. Por isso, a seguir trouxemos outras duas opções de ações que podem ser implementadas e que também despertam os sentidos dos clientes.

Música ambiente

A primeira delas é ter música ambiente na sua loja. Você até deve pensar que já faz esse tipo de ação, entretanto, se você utiliza uma rádio convencional, escolhe as músicas você mesmo ou deixa a playlist à cargo dos seus vendedores, então você está fazendo isso errado.

Primeiramente porque ao optar pela rádio convencional você estará utilizando momentos importantes do relacionamento da sua marca com o cliente com propagandas de outras marcas, inclusive da concorrência. Isso pode ser muito ruim para a sua marca e inclusive fazer com que o cliente simplesmente desista da compra.

Segundo, porque o seu gosto musical ou do seus vendedores não necessariamente reflete o gosto musical dos clientes, ou a identidade da sua marca. Ou seja, você está perdendo uma grande oportunidade de conquistar o cliente através do gosto musical e de reforçar a mensagem e a identidade da sua marca.

Dito isso, é evidente que, assim como você se preocupa em manter a loja organizada e limpa, você também deve se preocupar com a música que os seus clientes escutam enquanto eles fazem as compras. Inclusive, se você quiser conhecer todos os benefícios de ter música, temos um material exclusivo e gratuito para você, é só clicar aqui.

Ainda, se quiser conferir de perto tudo o que a música pode fazer por você, então é só solicitar um teste gratuito com a gente. A Listenx é uma empresa pioneira em music branding no Brasil. No final desse artigo você descobre como solicitar o seu teste!

Iluminação

Outra estratégia que você pode implementar na sua loja além do marketing olfativo, é caprichar na iluminação. Essa é uma ferramenta bastante interessante para deixar a sua loja mais aconchegante, ou dar um ar mais moderno e dinâmico. Tudo vai depender de qual ambiente de compras você vai querer oferecer para os seus clientes.

Por exemplo, colocar luzes com cores mais amareladas e com iluminação indireta proporcionam um ambiente mais tranquilo e aconchegante. Por outro lado, se você quiser deixar a loja mais moderna, então opte pela iluminação direta e, de preferência, branca. 

Ainda, você pode utilizar a iluminação para destacar determinadas seções da loja ou produtos. Assim, você consegue guiar o olhar do cliente para determinados itens que são mais interessantes (maior margem de lucro, por exemplo), do que outros.

Só não se esqueça de que na área do caixa a iluminação deve ser boa o suficiente para que o cliente consiga ver os produtos adquiridos, mexer na carteira para efetuar o pagamento e facilitar o trabalho dos operadores de caixa.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

Compartilhe

Você também pode gostar

Como divulgar um produto no stories do Instagram: aprenda em 7 passos

Se você está aqui então quer saber como divulgar um produto nos stories do Instagram, certo? Este é, sem dúvida alguma, um passo importantíssimo para o sucesso do seu negócio. Afinal, o Instagram é a rede social que mais vem crescendo no país e que vêm se mostrando como uma ferramenta muito útil no mundo…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

8 ideias para comemorar o Dia do Cliente: aumente as vendas nessa data

O Dia Nacional do Cliente, celebrado em 15 de setembro, é uma data importantíssima para o setor varejista. Isso porque esse é o momento de agradecer a confiança e preferência do cliente. Afinal de contas, sem isso o seu negócio não seria o mesmo. Por isso, é preciso planejar como você irá comemorar o Dia…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Brindes para clientes de loja de roupas: Veja 14 ideias e se inspire!

Você já parou para pensar em como pode ser interessante oferecer brindes para clientes de loja de roupas? Esse tipo de estratégia é muito útil para fidelizar consumidores e aumentar consideravelmente o potencial de ganhos em vendas do seu estabelecimento. Ao investir em ações como essa, você também consegue aumentar a vantagem competitiva do seu…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Guia completo para entender mais sobre o comportamento do consumidor

Já se foi o tempo em que o Marketing era centrado no produto e as empresas não se preocupavam com as preferências e o comportamento do consumidor. Henry Ford não poderia ter sido mais incisivo quando disse que “seus clientes poderiam ter o carro da cor que desejassem, contanto que fosse preto”. Um comentário como…

Por Nayara Santos em 26.09.2019

Confira as tendências no varejo para 2024!

Ficar de olho nas principais tendências no varejo para 2024 é fundamental se você não quiser ficar para trás na grande corrida da inovação que ganhou o mercado nos últimos anos. Como o ritmo das transformações é intenso e cada vez mais recursos estão acessíveis para os gestores e empreendedores que estão antenados nas novidades.…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Conheça quais são as empresas que adotaram o varejo 4.0

Já ouviu falar em varejo 4.0? Sabe como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência e ter mais sucesso? Ou então, conhece exemplos de empresas que adotaram o varejo 4.0?  Se você está aqui, provavelmente está em busca de mais informações a respeito dessa nova era do varejo. Inclusive, é bem…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

5 ações de marketing para aumentar as vendas online

Sempre reforçamos a importância de estar no ambiente virtual, já que sites, plataformas e redes sociais se tornaram verdadeiras vitrines. No entanto, é necessário trabalhar ações de marketing para aumentar as vendas online, pois esse é um espaço ainda mais competitivo e com suas particularidades. Você precisa desenvolver processos específicos e pontuais para o universo…

Por Nayara Santos em 22.04.2020

Opção de retirar na loja: quais as vantagens dessa nova tendência?

Hoje ficou muito mais fácil para o cliente fazer compras on-line. Afinal, além da comodidade de receber o produto no conforto de sua casa, ele também tem a opção de retirar na loja, sem o custo de frete. Contar com essa modalidade, que virou uma tendência e contribui para melhorar de forma considerável a experiência…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

Como chamar atenção dos clientes no Instagram, confira

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil que tem ajudado muitas empresas a se destacarem e conquistar clientes. Para isso, é essencial que você consiga chamar a atenção dos clientes, mas nem sempre isso é fácil, certo? Aproveite a exposição que as redes podem te proporcionar para criar uma conexão com…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos