Por Nayara Santos em 20.10.2023

Conheça quais são as empresas que adotaram o varejo 4.0

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Já ouviu falar em varejo 4.0? Sabe como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência e ter mais sucesso? Ou então, conhece exemplos de empresas que adotaram o varejo 4.0? 

Se você está aqui, provavelmente está em busca de mais informações a respeito dessa nova era do varejo. Inclusive, é bem provável que você já aplique alguma estratégia relacionada a ele e nem sabia qual era o nome.

Em linhas gerais, o varejo 4.0 consiste em um modo de venda e relacionamento ao cliente que está diretamente ligado à indústria 4.0, que são aquelas que têm como principais fundamentos as novas tecnologias, a automação e a análise de dados. Ou seja, empresas que buscam oferecer aos consumidores uma experiência de compra que atenda a pessoas altamente conectadas, informadas, ansiosas e exigentes.

Portanto, conhecer mais sobre o assunto te ajudará a entender se esse é o momento de investir no varejo 4.0. A seguir explicaremos mais sobre ele e ainda daremos alguns exemplos de empresas que adotaram essa estratégia e são vistas como referência no assunto. Boa leitura!

O que é varejo 4.0?

Antes do exemplo, é fundamental que você entenda o que é o varejo 4.0 e quais as vantagens que você poderá obter ao apostar nele. 

Portanto, varejo 4.0 é o nome utilizado para se referir a uma nova era do varejo. Neste caso, as empresas buscam formas de conciliar as tendências que a internet trás, com o mundo real, de modo que a experiência de compras do cliente e o relacionamento que a empresa tem com ele sejam aprimorados.

Esse modelo de negócio ajuda as empresas a aumentarem o valor agregado do seu negócio e ainda garantir um diferencial competitivo perante a concorrência. Isso é feito mediante o uso de tecnologias que ajudam a coletar informações do público-alvo, permitindo uma melhor compreensão dos seus hábitos de compras.

Dentre os principais benefícios de se utilizar o varejo 4.0 podemos citar:

  • Atendimento ao cliente: uma vez que você conheça quem é o seu cliente, você poderá oferecer um atendimento mais personalizado;
  • Relacionamento com o cliente: não apenas o atendimento personalizado te ajuda a melhorar o relacionamento com o cliente, mas também a implementar outras estratégias que melhorem a experiência de compras e o modo como ele vê a sua empresa;
  • Agilidade e praticidade: oferecer soluções que permitam ao consumidor maior independência, agilidade e praticidade durante a jornada de compras pode ser bastante interessante;
  • Integração do físico com o digital: como os limites entre o físico e o digital não são mais tão visíveis, você pode oferecer aos consumidores uma experiência omnichannel.

Varejo 4.0 motivado pelas mudanças no comportamento do cliente

É absolutamente natural que o comportamento de compras dos clientes mude ao longo do tempo. Inclusive, é até esperado que isso aconteça, portanto, é essencial ficar de olho nas pequenas mudanças que acontecem. Assim, você conseguirá se adaptar mais rapidamente e oferecer aquilo que os clientes buscam enquanto a concorrência ainda está se adaptando.


E o varejo 4.0 te ajuda com isso. Afinal, a implementação de tecnologias que facilitem entender as nuances e mudanças no comportamento do consumidor são fundamentais nesse processo.

Mas, precisamos falar sobre o que os consumidores estão buscando. Sim, bons preços e produtos de qualidade ainda são importantes, mas eles querem mais do que isso. Esse processo começa antes mesmo do cliente decidir comprar algo, ainda no período de busca por informações sobre o item desejado.

Para isso, ele usará a internet, fazendo pesquisas em diferentes sites, nas redes sociais e buscando comentários e recomendações de pessoas que já utilizaram os produtos. Uma vez tomada a decisão de compras, ao entrar em uma loja eles querem ver o produto, tocar nele, sentir as texturas e o peso, experimentar se possível, comparar com outras opções.

E, uma vez concluída a compra e quando o produto for utilizado por algum tempo, os consumidores ainda querem ter espaço para dar a sua opinião e fazer as recomendações. Geralmente isso é feito também no mundo virtual, seja no site da sua loja, no perfil do consumidor ou da marca nas redes sociais, dentre outros.

Entendeu como o mundo real e o virtual podem se misturar? Provavelmente você já oferece aos seus clientes um modelo de negócios 4.0 e nem sabia. Mas, quais serão os desafios que ele trás e como superá-los? Falaremos sobre isso a seguir.

Superando os desafios que o varejo 4.0 oferece

Assim como qualquer outro modelo de varejo, o 4.0 também oferece os seus desafios que precisam ser superados pelos gestores do setor. A primeira delas é aceitar que novas tecnologias surgiram (e muitas ainda virão) e elas vieram para ficar.

Portanto, por mais que o jeito antigo de fazer as coisas funcionem, você precisa entender que novas ferramentas estão disponíveis e elas tornarão a sua rotina administrativa ainda mais fácil. Deixe a negação, aceite que essa é uma área que você não domina e busque informação.

Mas, a tecnologia não é a única protagonista, você também precisa conseguir coletar informações sobre o comportamento dos consumidores. A tecnologia te ajudará a oferecer aos consumidores uma melhor experiência de uso de produtos, interação, estratégias para preparar períodos promocionais que podem ser personalizados.

Falando do lado comportamental, você precisará entender quais são as maiores causas e questões nas quais os seus consumidores estão preocupados, tais como questões ambientais e sociais. Aliás, a comunicação é fundamental para conseguir ter um bom relacionamento com os seus clientes. 

Portanto, não deixe de conferir o nosso e-book gratuito Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa.

O que é preciso para aplicar o varejo 4.0 na sua loja?

Você já sabe quais são os principais desafios para adotar o varejo 4.0 na sua empresa. Mas, o que não pode faltar? Essa é uma pergunta bastante difícil de responder, afinal, cada empresa terá as suas peculiaridades que podem requerer ferramentas específicas.

Entretanto, algumas delas podem ser essenciais e é sobre isso que falaremos agora. Lembre-se de que você precisa integrar online com offline, e ainda coletar informações dos consumidores para conseguir oferecer aquilo que eles esperam da sua loja.

Aqui estão algumas estratégias que podem ser aplicadas no seu negócio para facilitar a coleta de dados:

  • Wifi gratuito com cadastro: oferecer acesso gratuito à rede wifi da sua loja em troca de um cadastro é uma maneira inteligente de envolver os clientes. Esse cadastro pode servir como base para a criação de programas de fidelidade, envio de ofertas personalizadas e promoções direcionadas. Além disso, o cliente vê como um mimo que você está oferecendo a ele;
  • Beacons: essa é uma tecnologia que permite o envio de informações via bluetooth para os smartphones cadastrados. Desta forma, você poderá rastrear as ações dos clientes dentro da loja, tais como o tempo gasto em cada área e os produtos comprados;
  • Aplicativos de geolocalização: isso pode ser incluído no desenvolvimento do seu aplicativo. Desta forma, sempre que a geolocalização do celular estiver ligada e o cliente entrar na sua loja ou se aproximar de alguma ele poderá receber notificações no celular;
  • Câmeras com sensor de calor: com a tecnologia dessas câmeras você poderá identificar as chamadas hot zones da sua loja, já que elas são capazes de mapear o percurso das pessoas dentro da loja. Essa análise pode te ajudar no planejamento do layout da loja.

Mas, não basta apenas focar na tecnologia, é igualmente importante criar um ambiente de compras acolhedor e interessante. Afinal, essas características podem desempenhar um papel significativo na experiência do cliente, influenciando o tempo que eles passam no estabelecimento e as decisões de compra.

Uma maneira bastante interessante de se fazer isso é com uma rádio indoor. Primeiramente porque ela permite que você prepare os seus próprios anúncios e imediatamente veicule-os na sua rádio. Desta forma, você melhora a experiência do cliente e influencia as decisões de compras deles.

Segundo, porque é possível reproduzir playlists com diferentes níveis de energia, ritmos e estilos musicais. Ainda, se você quiser, é possível ter uma playlist feita exclusivamente para a sua marca. Ficou interessado? Então vá até o final deste artigo e confira como!

Exemplos de empresas que adotaram o varejo 4.0

Magazine Luiza

Começamos com o Magazine Luiza porque é praticamente impossível pensar em varejo 4.0 sem lembrar da marca. Há alguns anos, mal posicionada no mercado e sem muitas perspectivas, a varejista se reinventou com foco no rumo certo: a tecnologia. 

Mas, mais do que automatizar os seus processos, a empresa buscou aliar a sua plataforma digital com o calor humano e pontos físicos. Hoje em dia, o setor responsável por todas essas transformações tecnológicas é o LuizaLabs: uma área de inovação e tecnologia com cerca de 500 profissionais dedicados a testar novas soluções, rapidamente. 

É como uma startup dentro da própria empresa, que trabalha sem burocracias e com muita criatividade, a fim de encontrar as melhores soluções para o atendimento digital ao cliente. Entre as grandes “invenções” desse time, merecem destaque:

  • Mobile vendas: uma loja digital, que funciona a partir de um app, onde o vendedor anota as preferências do cliente, recebe sugestões de produtos e os apresenta ao comprador; em seguida, o pagamento é feito ali mesmo, no smartphone. Uma compra que costumava demorar 40 minutos, por meio do app, leva apenas 4. Atualmente, 95% das vendas são feitas assim;
  • Mobile montador: que facilita o trabalho de montagem, otimizando as rotas dos profissionais;
  • Mobile estoquista: ajuda os colaboradores a encontrarem os produtos no estoque, agilizando o processo de entrega;
  • Loja digital: a loja on-line tem um canal de vendas diretas que conta a integração das redes sociais, fortalecendo o processo.

O resultado de tanto investimento em inovação e tecnologia pode ser comprovado nos números: a marca se valorizou mais de 1.000% em quatro anos.

Pão de Açúcar

A primeira estratégia do grupo Pão de Açúcar para transformá-lo em um exemplo de varejo 4.0 uniu a experiência física e a digital, a fim de comprovar o que funciona ou não.

Dois supermercados na zona sul de São Paulo, capital, foram transformados em verdadeiros laboratórios fixos de inovação: ali, são testadas as novidades e percebidas se elas devem ser descontinuadas, aprimoradas ou implantadas nas demais lojas da rede.

Outro cuidado da empresa é fazer essas avaliações separadas por gerações. Isso porque os gestores já perceberam que os clientes de diferentes idades recebem as tecnologias de forma distintas — o que funciona para uns, não é tão bom para todos.

Entre as grandes transformações pelas quais o grupo passou, inovando em seu atendimento e oferta de produtos, estão:

  • Produtos que atendam às novas necessidades do consumidor, como itens sem glúten, lactose, veganos etc.;
  • Serviços que agilizam o atendimento e pagamento, como a máquina de autopagamento, o scan dos produtos ainda na fila, caixa express (com horário marcado pelo app) e o shop and go (um serviço onde o cliente deixa o carrinho no mercado e recebe os produtos em casa);
  • Opções de delivery e compra on-line com retirada na loja.

Os resultados positivos das ações do grupo Pão de Açúcar são expressivos, com crescimento na receita e a satisfação garantida de seus exigentes consumidores, que são constantemente surpreendidos de maneira positiva todas as vezes que entram em uma das lojas.

Riachuelo

Quem é cliente da Riachuelo por todo o Brasil já pode perceber, na prática, a presença da marca no universo digital. A empresa aposta nas redes sociais como fortes canais de relacionamento e tem um ótimo serviço de compra on-line — que foi ampliada recentemente para os moldes de “compre no site e retire na loja com frete grátis”.

Mas o que realmente surpreende é a sua loja conceito, inaugurada no final de 2019 no shopping Morumbi. Ali, estão todas as inovações, ideias e experiências que o varejo 4.0 deve oferecer para a melhor experiência do cliente. Conheça algumas delas:

  • Totens para pagamento espalhados por vários pontos da loja;
  • Serviço Clique e Retire com lockers, ou seja, armários que possibilitam que o consumidor pegue as suas compras feitas on-line sem filas ou, nem mesmo, contato com os atendentes;
  • Provador inteligente, onde o cliente interage com o espelho do provador, podendo consultar, ali mesmo, outras cores e tamanhos disponíveis das peças. Para completar, é possível alterar a intensidade da luz da cabine, vendo como a roupa vai ficar durante a noite ou em uma festa;
  • Espaço Riachuelo Mais, que ajuda os consumidores a customizarem as suas peças com estampas impressas na hora e patches, além de oferecer uma costureira para arrumar as peças antigas compradas na Riachuelo. O espaço também será utilizado para eventos, como workshops.

Por fim, uma inovação que pode não ser vista diretamente pelos olhos do consumidor final, mas que tem trazido ótimos resultados para a varejista é o seu modelo integrado e alinhado de negócios, especialmente no que se refere às atividades financeiras.

O resultado dessas ações em conjunto, é um plano de expansão que já segue com 318 lojas e um lucro duplicado no ano de 2018.

Essas são apenas algumas das empresas que adotaram o varejo 4.0 e que têm obtido o esperado sucesso, afinal, mais do que nunca, é preciso estar aberto para ouvir o que o seu cliente tem a falar — ou a digitar. Esperamos que elas possam servir de exemplo para o seu próprio negócio. Independentemente do tamanho da sua empresa, é tão possível quanto necessário reinventar-se para ampliar as suas vendas e se destacar no mercado.

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