Por Nayara Santos em 07.02.2020

Como manter playlists para loja atualizadas? Descubra agora e atraia mais clientes!

Por Nayara Santos em 07.02.2020

A música exerce grande influência no comportamento do consumidor, sendo uma das corresponsáveis pela decisão de compras, sobretudo, quando o cliente está inspirado por um som agradável e acolhedor.

Por isso, manter as playlists para loja atualizadas pode causar grande impacto positivo e oferecer uma experiência bastante enriquecedora dentro da loja, além de fortalecer o vínculo e o relacionamento entre ambas as partes.

O objetivo deste post é mostrar a importância de manter as playlists da sua loja atualizadas para transformar a jornada de compras e harmonizar o ambiente no momento decisivo sobre adquirir ou não um produto. Continue a leitura e entenda melhor sobre o assunto!

Como a música influencia no comportamento do consumidor?

O que fazer para que o consumidor permaneça mais tempo na loja e tome a decisão de adquirir um produto? Não é de hoje que os empreendedores estão investindo em música ambiente para atrair e reter a clientela por um período mais longo dentro da loja.

Dependendo do horário e do estado de espírito de um consumidor, a música funciona como uma terapia e pode interferir, inclusive, na forma como ele percebe o ambiente, os produtos e o atendimento da sua equipe.


Embora uma compra envolva planejamento e dinheiro, é pela emoção que muitos consumidores decidem sobre uma compra e isso faz com que os sentimentos aflorem e se conectem a um objeto — são esses gatilhos mentais que justificam uma playlist personalizada.

Quais os benefícios de manter uma playlist atualizada?

Antes de montar uma playlist, será importante conhecer o público consumidor da sua loja, pois dessa forma, todas as estratégias estarão voltadas para um perfil específico, o que colabora para a seleção de músicas que correspondam ao comportamento desse público, trazendo benefícios para o negócio.

Gera conexão com os clientes

A música gera conexão e para aquele consumidor auditivo, que se inspira com a música, certamente, o ambiente da sua loja será um lugar de harmonia, onde ele pode se deixar levar pelo som, enquanto decide suas compras.

Mostra atualização da marca

Uma marca moderna e engajada está sempre disposta a inovar e nada melhor que uma playlist atualizada para mostrar o quanto a empresa se interessa pelas tendências e se preocupa em agradar o seu público.

Constrói uma narrativa

Se a ideia é reter o seu público na loja o máximo de tempo possível, monte uma playlist com narrativa, ou seja, com uma sequência que faça o consumidor entrar no ambiente e não ter pressa de ir embora — que ele se sinta embalado pelo som ao ponto de perder a noção do tempo.

Como manter a sua playlist atualizada?

Ter uma playlist comercial não significa agrupar um grande volume de músicas de forma aleatória. É essencial pensar em alguns aspectos e considerar todas as variáveis, para o caso de ter que mudar de estratégia no meio do caminho.

A atração de clientes é um desafio constante em um mercado tão competitivo, sobretudo, o do varejo. Em diversas lojas sempre haverá um diferencial e você deve oferecer algo melhor ainda.

Se você deseja montar uma playlist e mantê-la atualizada, tome nota dessas dicas:

Pesquisa das mais tocadas no momento

Por mais que você analise o comportamento e as preferências do consumidor, vá ao mercado e pesquise também as músicas mais tocadas na atualidade. O consumidor moderno é antenado, mas pode ser que você o surpreenda com algo novo, ainda não ouvido, e que ele goste disso.

Contratação de um serviço especializado

Montar uma playlist e colocar para rodar não é tão simples o quanto parece, pois não basta apenas salvar uma infinidade de músicas em um pendrive e tocar no ambiente de trabalho.

A ListenX, por exemplo, possui uma vasta experiência na construção de trilhas sonoras de negócios, com um serviço especializado de music branding para ajudar empresas como a sua a conquistar e fidelizar cada vez mais clientes e ver crescer o faturamento utilizando o marketing sensorial.

São diversos segmentos beneficiados pela ambientação musical e sonorização conforme o levantamento prévio de preferências, nas impressões relatadas pelos consumidores.

Conhecendo o público

Sempre que falamos do público, nos referimos ao seu comportamento, suas preferências e o interesse que ele demonstra pela sua marca. Com esse conjunto de fatores é possível traçar um perfil de conhecimento do seu público e chegar ao ideal para o tipo de cliente que a sua loja precisa.

O público é determinante e conhecê-lo possibilita manter uma playlist sempre atualizada e interessante, pois a música tem o poder sensorial de converter uma pretensão em decisão, trazendo o consumidor para mais perto da loja até que ele seja finalmente, fidelizado.

O varejo é oscilante e em alguns momentos pode se tornar cansativo, gerando fadiga e mal-estar em quem entra na loja em busca de algo. Se a loja estiver cheia, pode ser que o seu potencial cliente dê meia volta por não estar disposto a enfrentar uma longa espera.

Por outro lado, o consumidor que gosta de música e se sente confortável, ouvindo um som, terá uma disposição diferente — quanto mais completa e personalizada uma playlist, mais chance de esse cliente aguardar pacientemente a sua vez de ser atendido, embalado pela música preferida.

Voltamos à pergunta do título deste post: como manter playlists para loja atualizadas? Indicamos a você a ListenPlay, que é uma das melhores opções de music branding, dentro de uma estratégia de marketing sensorial.

Trata-se de um serviço de rádio indoor que utiliza músicas para negócios disponibilizadas em playlists criadas por uma equipe de especialistas no intuito de encantar e fidelizar os clientes durante as suas compras.

Manter as playlists para loja atualizadas é traduzir e conservar o DNA da marca, representado por uma voz de programação musical personalizada, cuidadosamente montada para surpreender e encantar os seus clientes — uma forma agradável e melódica de dizer ao cliente “seja sempre bem-vindo”.

Se você gostou deste post e deseja criar uma playlist totalmente personalizada, com base no perfil e preferências dos seus clientes, acesse já o nosso site e experimente grátis os serviços da ListenPlay.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Por que utilizar música para atrair clientes? Confira 5 motivos!

Se você não está usando música para atrair mais clientes para a sua loja, não faz ideia de quantas oportunidades pode estar perdendo. Acredite, o som ambiente em uma loja pode fazer uma grande diferença na forma como a sua marca é percebida pelo cliente, na experiência de compras que ele tem e, claro, no…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Por que contratar um software para rádio indoor?

Quer encontrar a trilha sonora perfeita para embalar seus clientes em seu estabelecimento comercial? Confira essa opção de software para rádio indoor!

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Serviço de music branding no Brasil: conheça a Listenx e seus diferenciais

Investir em music branding pode fazer toda a diferença na forma como os consumidores enxergam o seu estabelecimento. Isso acontece porque a audição é um dos mais importantes sentidos do ser humano, capaz de despertar emoções, criar conexão e, o mais importante, fazer o consumidor comprar mais. Isso fez com que os serviços de music…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

O que é curadoria musical e como isso afeta o posicionamento da marca?

 Você sabe o que é a curadoria musical? Sabe o que isso representa quando estamos falando de sonorização ambiente de uma loja? Entende como ela pode afetar a conexão e o relacionamento com os seus clientes? Se você respondeu não para algumas dessas perguntas, então esse artigo vai te ajudar. A curadoria musical influencia…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Música afeta a produtividade no trabalho?

Quem tem o costume de trabalhar ouvindo alguma música pode dizer que ela é capaz de afetar a produtividade no trabalho. Afinal, com ela conseguimos nos concentrar mais em alguma tarefa, estimular a nossa criatividade, reduzir ou aumentar o ritmo no qual fazemos algo. Isso ocorre porque a música tem o poder de ativar uma…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Entenda mais sobre playlists temáticas para lojas

A música é parte imprescindível do marketing de experiência para seus clientes. O que toca faz muita diferença nas tomadas de decisão dentro da sua loja. Além disso, a música pode ser uma ferramenta importantíssima para integrar outras ações de marketing, tornando o ambiente mais coeso. Isso mostra que a música pode ser uma ferramenta…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

7 boas razões para ter música ambiente em sua loja!

A música ambiente na loja é uma forma interessante de proporcionar ao cliente um bom ambiente de compras. Entretanto, colocar qualquer coisa para tocar ou deixar os vendedores escolherem a música de acordo com o seu gosto musical pode ser um erro gravíssimo. Inclusive, a música deixou de ser usada apenas por algumas marcas ou…

Por Nayara Santos em 07.07.2023

Confira as melhores músicas para cada época do ano

É importante considerar as músicas para cada época do ano, afinal, até mesmo o nosso estado de espírito muda de acordo com o clima e com os acontecimentos de cada período, não é mesmo? No mesmo sentido, é comum que o nosso gosto musical também se altere e que a gente tenha vontade de escutar…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

Vale a pena usar plataformas de streaming como som ambiente de loja?

Ter som ambiente na loja pode mudar completamente a forma como o cliente compra e como ele se relaciona com a sua marca. Isso acontece devido a capacidade da música de despertar emoções e sentimentos, o que deixa o cliente mais receptivo e melhora a experiência de compras dele. Como você bem sabe, manter o…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos