Por Nayara Santos em 06.10.2023

Confira as tendências no varejo para 2024!

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Ficar de olho nas principais tendências no varejo para 2024 é fundamental se você não quiser ficar para trás na grande corrida da inovação que ganhou o mercado nos últimos anos. Como o ritmo das transformações é intenso e cada vez mais recursos estão acessíveis para os gestores e empreendedores que estão antenados nas novidades.

Diferentemente do que muitos empreendedores e entusiastas acreditam, não é necessariamente a tecnologia que promete mudar os processos e as relações no varejo. Pelo contrário, o que vai ditar o ritmo de como essas mudanças serão implementadas é justamente o comportamento do consumidor diante da popularização dos dispositivos e ferramentas digitais.

Isso é, sem dúvida alguma, um reflexo da chamada Transformação Digital, um movimento global que já deixava claro que a digitalização do comércio e da indústria era só a ponta do iceberg. O que realmente deve ser observado é que as marcas e os consumidores nunca estiveram tão próximos.

Para conhecer mais quais serão as tendências para o varejo que já estão mudando o mercado hoje e o que esperar para o próximo ano é só continuar a leitura. Vem com a gente e não perca a oportunidade de revolucionar a sua empresa!

Tendências no varejo para 2024

Confira a seguir quais serão as tendências para 2024 e não perca tempo para se adequar, aumentar o movimento da sua loja e vender mais.

Inteligência artificial, uma poderosa aliada

Não importa se você atua no mercado varejista há muito ou pouco tempo, provavelmente já deve ter percebido que a tecnologia é a sua melhor aliada. Afinal, ela te ajuda a manter o estoque organizado e a controlar o fluxo de caixa de forma mais rápida e precisa. Mas, o avanço tecnológico está batendo à sua porta e mostrando que muitas outras ferramentas estão disponíveis para facilitar a sua rotina e trazer melhores resultados para a sua empresa.

Quando pensamos em inteligência artificial, geralmente a primeira coisa que vem à nossa mente são aqueles humanoides dos filmes de ficção científica, com máquinas tomando o controle da humanidade. Ainda estamos muito longe disso acontecer, mas uma coisa é fato, a inteligência artificial pode ser uma aliada poderosíssima para a sua empresa.

Isso porque, ela consegue identificar padrões que poderiam passar despercebidos pelas análises convencionais. Sem falar que, essas análises são feitas muito mais rapidamente do que se fosse realizada por membros da sua equipe, por exemplo. Portanto, você ganha em precisão e em agilidade, perfeito, não é mesmo?

Lembre-se que estamos vivendo na era dos dados, em que quem controla a informação controla o mercado e consegue sair na frente. E, com a inteligência artificial, você consegue analisar todas essas informações de padrões de compra, preferências dos clientes, mudanças no comportamento do consumidor, dentre outros.

Uma vez que você tenha as informações certas em mãos, ficará mais fácil tomar decisões gerenciais, planejar campanhas de marketing, fazer promoções que sejam realmente atrativas e desenvolver estratégias mais certeiras para conquistar o consumidor.

Economia circular

A preocupação com o meio ambiente vêm crescendo nos últimos anos e ficar de fora dessa onda pode fazer com que você perca clientes. Não é à toa que muitas empresas do varejo já estão investindo em oferecer ao consumidor sacolas reutilizáveis, pontos de coleta de materiais recicláveis, revendo as suas práticas para diminuir o impacto das atividades do meio ambiente.


Ainda, é preciso somar a essa equação o fato de que os consumidores estão cada vez mais antenados com as práticas das empresas. Essa preocupação vem da mudança de comportamento dos clientes, que querem se relacionar com empresas que tenham os mesmos valores e posicionamentos que eles (falaremos mais disso adiante no texto).

Por isso, não basta apenas dizer que você se preocupa com o meio ambiente, mas não implementar nenhuma ação efetiva neste sentido. E, se a sua empresa tiver essa preocupação, então ações de economia circular podem ser uma boa opção.

Esse é um conceito em que o desenvolvimento econômico está ligado a um melhor aproveitamento dos recursos naturais disponíveis. Assim, os modelos de negócio que utilizam esse conceito, procuram ter processos otimizados para a fabricação de produtos, dando prioridade a itens duráveis, renováveis e recicláveis. 

Inclusive, algumas empresas no ramo da moda já estão testando ações de economia circular. Como é o caso da Zara, que começou a oferecer o serviço de reparo, revenda e doação de roupas no seu e-commerce no Reino Unido. E, sem dúvida alguma, se o projeto der certo, será implementado em outros países.

Portanto, se o seu ramo de atuação permite que algo semelhante seja feito, aposte nessa ideia que você conseguirá atrair um público que tenha essa preocupação e valorize a sua atitude.

Vendas pelas redes sociais

A próxima tendência no varejo para 2024 são as vendas pelas redes sociais. Sim, você já deve saber o quanto o uso das redes é importante no Brasil, principalmente se você já vem apostando no marketing digital. Entretanto, a cada ano que passa, uma novidade relacionada às redes aparece.

Mas, é preciso dizer que nenhuma das tendências anteriores ficou desatualizada. Muito pelo contrário, a produção de conteúdo de qualidade, fazer publicações frequentes, utilizar temas atuais para atrair a atenção dos usuários ainda continuam sendo essenciais para conseguir se destacar.

Em 2024, a tendência no varejo será realizar compras pelas redes. Inclusive, é bem provável que você já tenha feito alguma compra pelas suas redes sociais. Cada vez mais os influenciadores digitais estão lançando produtos e fazer lives continua sendo uma estratégia importantíssima nos lançamentos de diferentes produtos.

Assim, o dono do produto faz a live, convida profissionais especializados em determinadas áreas e ao final oferece o produto que está vendendo, seja ele digital ou físico. E, para deixar tudo ainda mais interessante, os usuários que estavam acompanhando geralmente conseguem algum desconto.

Entretanto, essa é apenas uma das formas de se vender pelas redes, você também pode estar constantemente anunciando promoções e novidades na sua loja e deixar o link para o e-commerce na bio do perfil. Assim, os seguidores interessados em adquirir o produto ou aproveitar a oportunidade, conseguirão facilmente chegar até a sua loja virtual.

Apenas não se esqueça de traçar estratégia divulgando o link para a sua loja. Isso pode ser mais facilmente feito nos stories, mas também menciona a possibilidade de chegar até a sua loja nas publicações e reels do Instagram.

Digitalização e automatização de processos

Como comentamos, a tecnologia já deixou de ser tratada como uma inovação para se tornar um elemento obrigatório nas empresas. Essa realidade é ainda mais presente no varejo, seja ele físico ou eletrônico.

Uma coisa é fato, as plataformas virtuais e as campanhas de marketing digital já são bem conhecidas entre as grandes companhias. Entretanto, o que temos visto com cada vez mais frequência são os pequenos negócios também entrarem nessa grande onda de inovação.

O objetivo agora é otimizar processos por meio da digitalização e automatização. Na prática, isso se traduz na utilização de softwares de gestão, controle de estoque, comunicação e relacionamento que, entre outras funções, auxiliam as empresas a reunir e mapear as informações de todas as etapas do empreendimento e ainda reduzir custos.

Até mesmo estratégias de marketing, como o envio de emails e atendimento ao cliente estão sendo automatizadas. Permitindo aos gestores e seus funcionários terem mais tempo livre para realizarem outras tarefas que são importantes para o crescimento da empresa.

Novos recursos de interação, relacionamento e atendimento ao usuário

Ainda dentro das ferramentas digitais, não podemos deixar de falar das soluções voltadas ao público externo das empresas que também são tendências no varejo para 2024.

Os já conhecidos e amplamente utilizados fóruns, chatbots e aplicativos continuam em alta. Além disso, novas soluções como o voice commerce (pedidos realizados com alguma ação por voz), pesquisas por imagem e outros recursos prometem ganhar destaque com a popularização das assistentes virtuais como a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon.

É importante ressaltar que essas tecnologias, além da inteligência artificial, também se beneficiam de aplicações em Big Data para entender o comportamento de consumo dos seus usuários. É preciso apenas ficar atento para cumprir todas as regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), permitindo ao cliente escolher como e quando os seus dados serão utilizados.

Experiência do cliente personalizada

Também relacionado à coleta, uso e tratamento de dados pessoais por empresas, uma tendência no varejo que deve continuar fazendo sucesso e entregar ainda mais resultados com a evolução das ferramentas e plataformas de gerenciamento de informação, é a personalização da experiência do cliente, o customer experience.

Inclusive, se quiser saber mais sobre esse tema, temos um material exclusivo e gratuito para você Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

Já se foi o tempo em que as empresas se limitavam a falar genericamente com grandes massas. As velhas definições de público-alvo perdem cada vez mais espaço para descrições mais específicas do consumidor como as buyer personas.

Com a ascensão das redes sociais e do uso de blogs, sites e aplicativos, as marcas estão se aproximando dos seus clientes de uma forma mais pessoal, dando mais valor às suas características exclusivas em detrimento de padrões globais.

Por meio do monitoramento de plataformas digitais e da análise constante de feedbacks, as empresas conseguem mapear perfis muito esclarecidos dentro da sua audiência e ajustar campanhas e ofertas de acordo com cada um deles.

Além de estimular a aproximação do consumidor com a marca, essa abordagem aumenta substancialmente as chances de venda e ainda reduz custos com publicidade e relacionamento, uma vez que as ações de comunicação podem ser otimizadas de ponta a ponta.

Ambiente de compras diferenciado

Outra tendência do varejo para 2024 é oferecer um ambiente de compras diferenciado para os seus clientes. E, isso é válido tanto para o ambiente online quanto para o offline.

No ambiente online, você consegue proporcionar uma boa experiência de compras oferecendo um site que seja responsivo, que tenha boa navegabilidade, mecanismos de buscas eficientes, fotos que realmente mostre as características dos produtos, guia de medida (se você tiver uma loja de roupas, por exemplo), descrição detalhada dos produtos, dentre outros.

Já no ambiente offline, você tem à sua disposição as diversas ferramentas do marketing sensorial. Elas têm o objetivo de estimular os sentidos, deixando o ambiente mais agradável e o cliente mais confortável durante as compras. As principais ferramentas são:

  • Rádio personalizada: com a reprodução de uma playlist exclusiva da sua loja, você consegue conversar com o cliente, reforçando a mensagem da sua marca. Quando a música é agradável o cliente vai lembrar da sua loja, vai passar mais tempo comprando e, consequentemente, comprar mais. Quer saber como escolher as músicas certas? Confira nosso e-book gratuito Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio;
  • Iluminação: utilizando uma luz indireta e amarela, você consegue criar um ambiente intimista, mais tranquilo. Já se a sua loja está focada na modernidade e em moda urbana, por exemplo, luzes diretas e frias podem ser a melhor solução. Você também pode brincar com a iluminação para atrair a atenção do cliente para determinados produtos;
  • Aromatização ambiente: através dos cheiros é possível influenciar o comportamento do consumidor, deixando-o mais tranquilo e receptivo aos produtos que estão expostos. Além disso, algumas essências, ainda tem o poder de estimular o cérebro, para que o cliente fique mais alerta e prestando atenção a tudo ao seu redor;
  • Organização da loja: prateleiras e ilhas de produtos organizados são ideias para o cliente encontrar aquilo que ele procura sem precisar perder muito tempo. Sem falar que um ambiente organizado é muito mais convidativo do que um lugar onde caixas estão espalhadas pelos corredores e os produtos estão bagunçados.

Busca por produtos exclusivos

A padronização também está perdendo fama nas vitrines, até mesmo no varejo que, tradicionalmente, é associado ao comércio de itens de massa. O fato é que o público está mais informado e entrosado com marcas exclusivas e já há um crescimento expressivo de eventos regionais que apostam na venda de produtos voltados para públicos mais restritos.

Um ótimo exemplo são os festivais de food truck e cerveja artesanal que estão ganhando o país, assim como a expansão das franquias especializadas em mercadorias gourmet. Ainda que o mercado de massa continue apresentando resultados sólidos, é inegável que há um movimento ascendente de consumidores que prezam por qualidade e experiências exclusivas.

No varejo, esse fenômeno é perceptível em lojas e supermercados que levantam cada vez mais prateleiras com artigos de maior qualidade e público limitado. Muitas marcas de e-commerces também estão apostando em sub nichos de mercado em vez de brigarem com grandes varejistas nacionais que oferecem uma grande diversidade de produtos.

Se você quiser entrar nessa tendência do varejo é fundamental fazer uma pesquisa de mercado, e até mesmo entre os seus clientes mais fiéis para entender qual seria a aceitação deles. Lembre-se que mudar completamente a marca poderá gerar estranhamento e ao invés de atrair clientes, você irá afastá-los.

Além disso, você não precisa abrir mão daquilo que a sua loja já faz, pode simplesmente incluir esses produtos exclusivos para uma única linha. Por exemplo, através de produtos temáticos com edição limitada.

Marketing focado nas diferentes gerações

Em resposta ao aumento significativo da expectativa de vida, nunca tantas gerações distintas conviveram e compartilharam tantas experiências como hoje. O desafio para os empresários e profissionais de comunicação é que cada uma delas traz uma bagagem cultural própria e uma maneira única de interpretar suas marcas e seu comportamento de consumo.

Entre os mais jovens, em que os principais representantes são as gerações Y e Z (nascidos a partir de 1981), é perceptível uma busca maior por experiências em detrimento de bens materiais. E essa é uma característica completamente oposta aos integrantes das gerações anteriores, também conhecida como geração X (nascidos entre 1965 e 1980) e os baby boomers (nascidos entre 1945 e 1964), que geralmente valorizam mais as posses.

Nesse mercado em constante mudança, o que mais vem chamando a atenção dos varejistas é justamente a terceira idade. Isso porque essas pessoas estão celebrando uma nova gama de oportunidades de empreendimento para diferentes setores. Sem falar que, com o aumento da expectativa de vida e melhora na qualidade de vida da população, as pessoas estão vivendo mais e envelhecendo com mais disposição.

Há alguns anos era impensado que a sua avó marcasse presença nas redes sociais. Entretanto, isso é uma realidade nos dias atuais com essas pessoas interagindo não apenas com familiares, mas fazendo amigos, seguindo marcas e influenciados digitais e até mesmo fazendo compras online.

Por mais que essas pessoas estejam cada vez mais antenadas, é preciso dizer que elas ainda possuem uma certa dificuldade de lidar com algumas ferramentas tecnológicas. Por isso, as empresas precisam pensar em formas de conversar com esse público também. Seja facilitando processos de cadastro de cliente, de compra ou mesmo da forma como entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor.

Se a sua empresa se dedicar a tornar a jornada de compras dessas pessoas mais fácil, ela irá conquistar muitos clientes fiéis.

Consciência política e ambiental

Não é de hoje que as marcas se preocupam em demonstrar preocupação com temas sociais e ambientais relevantes e que façam parte das discussões atuais. A diferença é que agora não basta fazer um discurso bonito e que agrade às pessoas. 

Como o acesso à informação aumentou muito, as pessoas fazem pesquisas detalhadas sobre as empresas e, se o discurso delas for diferente das ações, então a reputação da empresa poderá ser manchada. Além disso, os consumidores também estão de olho em todas as promessas feitas.

Os portais de reclamações, fóruns de discussão e influenciadores renomados estão repletos de denúncias e críticas relacionadas a organizações que não entregam exatamente o que prometem em seus anúncios. Some isso aos mecanismos de avaliação públicos que se espalham nas redes sociais e nos buscadores, em especial o Google.

 A transparência, portanto, é um valor que vem ganhando destaque em um público que se revela cada dia mais crítico e antenado. Isso tem feito com que muitas empresas se mobilizassem e começassem a trabalhar com total transparência, deixando suas portas abertas em comerciais e em seus perfis sociais para deixar claro que suas atitudes são autênticas.

Para quem está acompanhando todas essas novidades e deseja aplicá-las o quanto antes em seu empreendimento, a boa notícia é que muitas ferramentas robustas já estão disponíveis no mercado por valores acessíveis. Só não vale parar por aí.

O novo foco do comércio é a proximidade com o público, portanto, se há uma tendência do varejo que realmente deve ser perseguida é essa. Pela primeira vez na história, marcas e clientes estão conversando como amigos e são as empresas que conseguem se envolver de maneira inteligente no universo do público que mais se destacarão nos próximos anos.

Omnichannel: integrando online com offline

Investir em Omnichannel têm sido uma das tendências dos últimos anos, e em 2024 ela continuará sendo um bom negócio. Afinal de contas, os clientes continuam em busca de bons preços e produtos de qualidade, mas sem deixar de lado a comodidade e facilidade que o e-commerce pode proporcionar.

Ainda, as pessoas estão à procura de formas diferentes de se relacionar com as suas marcas favoritas. E, quando elas podem escolher a forma como fazem as compras e como recebem a mercadoria, você passa o controle desse processo para o cliente. E, já vamos adiantar, muitas pessoas passam a preferir as marcas que oferecem esse tipo de possibilidade.

Vale a pena dizer que oferecer uma experiência Omnichannel para os clientes não implica necessariamente que eles vão abandonar a sua loja física. Pelo contrário, você pode desenvolver estratégias de marketing para movimentar a sua loja e as compras pelo site. Isso pode ser facilmente feito através da distribuição de cupons de desconto que podem ser utilizados em apenas em um dos canais. Além disso, você também pode oferecer frete gratuito e entrega mais rápida para o cliente que optar por retirar a mercadoria na loja.

Comportamento do consumidor: tendências para 2024

Não basta apenas ficar de olho nas novidades do setor varejista, você também precisa entender quais são as tendências para o comportamento do consumidor. Esse é um passo fundamental para os varejistas, já que quando há mudanças nesse comportamento, o padrão de consumo também muda.

De modo geral, ao compreender essas mudanças e tendências, o varejista poderá tomar decisões estratégias mais assertivas, já que você saberá porque o cliente escolhe comprar algo. Além disso, as campanhas também podem ser melhor planejadas com foco em atrair os consumidores que estão aderindo a essas mudanças.

E, claro, não poderíamos deixar de falar sobre o atendimento ao cliente. Isso porque, certas mudanças de comportamento exigem adaptações dos vendedores e atendentes. Seja pela forma como o cliente quer ser chamado, ou mesmo pelo tipo de vocabulário utilizado durante o atendimento. 

Se antecipar a essas mudanças te ajudará a se conectar com o cliente mais rapidamente, enquanto a concorrência ainda estará tentando entender o que aconteceu. Confira a seguir quais são essas tendências.

Sentimentos do consumidor

Quando falamos em sentimentos queremos dizer qualquer coisa que possa levar o cliente a comprar, ou deixar de adquirir algum produto. Saber o que leva o cliente a tomar certas decisões pode ser decisivo na hora de planejar campanhas e ativar certos gatilhos.

De modo geral, em 2024 os sentimentos que mais poderão afetar os consumidores serão:

  • Choque com o futuro: o avanço tecnológico é algo que não bate mais à nossa porta, ele já entrou em casa e está sentado no sofá enquanto brinca com o cachorro. Essas mudanças rápidas nem sempre dão às pessoas tempo suficiente para se acostumarem com algo. Desta forma, as pessoas ficam cada vez mais apreensivas com o que está acontecendo. Um bom exemplo são os avanços alcançados com a inteligência artificial;
  • Esgotamento: há alguns anos a velocidade com que a informação chegava até as pessoas era muito menor do que hoje. Atualmente, podemos ver praticamente tudo o que acontece no mundo em tempo real. Isso sem falar que todas as informações que você precisa estão ao alcance das mãos com o uso dos smartphones. O fato de estarmos sempre conectados acaba trazendo uma certa sobrecarga emocional, que pode se refletir na forma como as pessoas interagem com as marca e fazem compras;
  • Otimismo realista: a positividade tóxica será substituída pelo otimismo realista, capaz de reconhecer os desafios e as dificuldades que a vida apresenta, a fim de buscar soluções realistas para eles. Desta forma, os consumidores estarão em busca de algo que traga que tenha um propósito claro, portanto, o varejista precisará entender como o seu produto ou solução oferecida podem ajudar a resolver esses desafios;
  • Encantamento: sabe aquela sensação que você tem quando se depara com algo totalmente novo, inesperado e até mesmo poderoso? Esse é o encantamento. Provavelmente parte desse sentimento se deu após a pandemia, com as pessoas impossibilitadas de fazer muitas coisas. Com o retorno à normalidade, agora as pessoas passaram a dar um valor maior a muitas coisas que antes eram sem importância.

Tendências de perfis de consumidores para 2024

Não basta conhecer os sentimentos que você deverá despertar ou amenizar no consumidor. Também é preciso conhecer quais são as tendências de perfis que esses consumidores terão. Isso significa entender se os seus clientes estarão mais ligados em soluções tecnológicas ou preferem algo mais analógico, por exemplo.

As tendências de perfis que os varejistas verão em 2024 são:

  • Reguladores: são os clientes que não querem mudança, buscando a regularidade e o controle, seja na vida pessoal, profissional ou na hora de fazer as compras. Para esses consumidores comprar online e retirar na loja pode ser uma opção. Outra característica para conquistar os consumidores reguladores é tornar todo o processo de compra ágil e prática;
  • Conectores: com o avanço do home office nos últimos anos as pessoas deixaram de ter “tempo livre”, afinal, o trabalho está, muitas vezes, na sala de casa, ao lado da televisão. Isso fez com que um grande número de pessoas experimentassem a exaustão emocional, incluindo o burnout. Isso fez com que muitos consumidores passassem a buscar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, dando um foco maior à saúde mental. Um bom exemplo disso foi o aumento da procura por aplicativos de compartilhamento de carros;
  • Construtores de memórias: são aquelas pessoas que estão focadas no presente e buscam transformar as suas vidas. Preocupações como envelhecer bem começam a fazer parte do dia a dia de muitos consumidores que passaram a buscar novos hobbies, passar mais tempo com a família, cuidar de si, descansar. Portanto, os produtos que os auxilie nesta busca estarão em alta;
  • Neo-sensorialistas: esse é o consumidor que abraça a tecnologia e a usa para aproveitar as experiências e momentos no mundo real. Desta forma, empresas que conseguirem conectar o mundo virtual com o físico tem tudo para ganhar esses consumidores. Investir em diferentes formas de pagamento, oferecer recompensas digitais e possibilitar ao consumidor se envolver com a marca de maneira mais tecnológica será capaz de fidelizá-lo.

Em 2024, invista na experiência do cliente

Diante das mudanças no perfil do consumidor que mencionamos, você provavelmente deve estar se perguntando como conseguir atrair esses clientes para a sua loja e fidelizá-los. Uma forma bastante efetiva para isso é investindo na experiência do cliente. Ou seja, proporcionando um ambiente de compras no qual ele se sente bem e quer voltar.

As ações de marketing sensorial são essenciais para isso, já que eles estimulam, de maneira bastante sutil, os sentidos das pessoas. Isso ajuda a tornar o ambiente de compras imersivo, transportando o consumidor para o universo da marca e permitindo que ele se conecte com ela.

Invista na aromatização da loja, no visual merchandising, no tom de voz utilizado nos diferentes canais de atendimento ao cliente e na música ambiente. Eles poderão fazer milagres pela experiência do cliente e ajudar a sua loja a se destacar da concorrência.

Está esperando o quê? Confira o Guia completo sobre marketing sensorial no varejo, e se surpreenda.

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