Por Nayara Santos em 15.05.2020

Conheça o marketing de comunidade e o seu impacto

Por Nayara Santos em 15.05.2020

A manifestação da própria individualidade tem sido uma das grandes tendências no comportamento humano nos últimos tempos. As pessoas se preocupam muito em comunicar seus valores, seus gostos e os traços de suas personalidades que julgam mais interessantes.

Paradoxalmente, em muitos casos, isso se faz a partir do agrupamento em comunidades. As comunidades funcionam como emblemas ou símbolos, que traduzem uma série de valores que a pessoa pretende transmitir e que ela consegue comunicar por meio da demonstração da sua participação em um grupo.

Isso criou uma oportunidade comercial, que você pode aplicar no seu negócio com o marketing de comunidade. Neste texto você aprenderá mais sobre essa importante ferramenta para o desenvolvimento da sua empresa. Então, continue a leitura e melhore seus resultados!

O que é o Marketing de Comunidade

O marketing de comunidade consiste em uma estratégia que busca explorar o vínculo dos consumidores com um determinado produto. Isso pode acontecer a partir do desenvolvimento de um produto para uma comunidade que já exista ou, no caminho inverso, com a criação de uma comunidade ao redor de um determinado produto ou marca.

Não importa o quão diferente as pessoas sejam, sempre é possível encontrar algo em comum. Essa coisa em comum pode ser, justamente, a preferência pelo seu produto ou sua marca. Conseguir construir uma relação assim cria uma vantagem competitiva incomparável.

Para quais nichos o marketing de comunidade é indicado

O mundo está mudando e, consequentemente, a forma como as pessoas consomem também. Além do preço e da qualidade dos produtos elas passaram a considerar como critério de escolha outros aspectos das marcas e dos produtos. Para conseguir fidelizar clientes e manter o desenvolvimento do negócio é preciso se adaptar a essa realidade.

E isso vale para todos os tipos de empresas e nichos de mercado. Não há contraindicação para a aplicação do marketing de comunidade, desde que a estratégia de implementação seja coerente com os valores e com as características específicas daquilo que se pretende vender.

Confira 7 vantagens que ele traz para a empresa

Nesse contexto, de transformação e necessidade de adaptação, aderir às formas de comunicação e marketing mais eficientes e alinhadas ao momento não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade. E é também uma oportunidade para aumentar o faturamento, a satisfação e a retenção dos clientes.

Implementar estratégias assim requer disciplina, estudo e comprometimento. Mas, a retribuição é certa! Vejamos algumas das principais vantagens que o marketing de comunidade oferece para que você tenha a certeza de que vale a pena utilizar essa ferramenta!

1. Permite a melhor identificação das necessidades dos clientes

Conhecer com profundidade e de forma abrangente as necessidades e desejos dos clientes é fundamental para que uma empresa consiga atender as expectativas deles e encontrar oportunidades de vendas. Para isso é preciso que haja um certo nível de engajamento.

E não há maior engajamento do que o sentimento de comunidade. Os clientes que se sentem unidos ao redor da sua marca ou produto tendem a fornecer um feedback mais sincero e completo, com maior frequência e de forma espontânea. Aumentando a eficiência de ações, como as campanhas de marketing de relacionamento.

2. Melhora os processos

A melhor forma de medir a eficiência e a qualidade dos processos de uma empresa é a partir da perspectiva dos clientes. Afinal, o que importa é a satisfação deles e só haverá sucesso em qualquer ação se ela se traduzir em uma percepção positiva por parte deles.


A compreensão abrangente sobre as necessidades e as expectativas dos clientes possibilita que os processos sejam desenhados de uma forma mais assertiva. Ações localizadas e fundamentadas em dados com um alto grau de precisão aumentam muito a qualidade dos processos, e o retorno contínuo provido pela comunidade possibilita correções pontuais e mais ágeis.

3. Melhora a comunicação com o público

O maior desafio de uma empresa não é aumentar seu volume de vendas, mas sim a retenção de clientes. E o primeiro passo para isso é melhorar a comunicação com o público. Após uma experiência, seja ela boa ou ruim, é importante que haja espaço para que o consumidor expresse suas impressões.

Além disso, o desenvolvimento das ações de publicidade e marketing, de novos produtos e o direcionamento da gestão de marca, dependem diretamente do volume e da qualidade da comunicação com o público. Os dados compartilhados por uma comunidade possuem mais confiabilidade e podem ser mais completos do que aqueles adquiridos de forma esparsa.

4. Acrescenta valor à marca

O trade marketing é o conjunto de ações que objetiva a criação de um vínculo entre pessoas e uma marca. Ações realizadas por esse ramo tendem a ter bons resultados para aumentar a fidelização de clientes, assim como o marketing de comunidade.

Um grande volume de clientes fiéis tem um valor econômico que pode ser medido. Mas não é apenas a isso que nos referimos quando dizemos que a existência de uma comunidade, e do marketing voltado para ela, acrescenta valor ao negócio.

Seja por inspiração dos valores percebidos entre os membros da comunidade, ou pelos valores que uma empresa estabelece e constrói para criar um grupo de clientes fiéis, a simples existência de um conceito complexo assim associado à marca faz com que haja um grande aumento na percepção de valor por parte dos clientes e, consequentemente, no valor real da empresa.

5. Aumenta o engajamento dos colaboradores

Criar uma forte conexão entre clientes e empresas depende dramaticamente da capacidade, empenho e treinamento da sua equipe. Mas, ainda que ela possua todas essas qualidades, sem engajamento é pouco provável que qualquer estratégia obtenha sucesso.

Esse ramo é especializado em conectar os consumidores aos produtos e está diretamente associado ao marketing de comunidade. É por meio dos colaboradores que a empresa se manifesta aos clientes e a interação deles será determinante para a reputação e o sucesso que o negócio terá.

6. Reduz o turnover

É necessário um certo amadurecimento para que uma equipe atinja o nível em que pode oferecer o melhor para os clientes. Fica muito difícil alcançar isso quando os funcionários são trocados com muita frequência, seja por decisão deles ou da empresa.

O marketing de comunidade cria um envolvimento entre os colaboradores e os clientes que faz com que o turnover seja reduzido. Isso porque aumenta a confiança da equipe, melhora os processos e também porque eles são contagiados pelo sentimento de pertencimento de uma forma muito natural, fazendo com que prefiram se manter no trabalho e se dediquem mais às suas funções.

7. Estimula o marketing boca a boca

Em primeiro lugar, para que você consiga seguir crescendo e desenvolvendo o negócio, é preciso fazer com que novas pessoas conheçam a sua marca e comprem os seus produtos. Aumentar o número de clientes e manter os que conquista é a única forma de se consolidar.

E nenhuma ferramenta de marketing é mais efetiva para isso do que a comunicação que é feita de pessoa para pessoa, ou como se diz, de boca a boca. A sensação de pertencimento que o marketing de comunidade cria faz com que, de forma espontânea, as pessoas indiquem os seus produtos de uma forma muito entusiasmada, o que inspira confiança e cria interesse.

Saiba como implementá-lo com essas 6 dicas

Agora que você já sabe o que é o marketing de comunidade e como ele impacta positivamente o seu negócio, é hora de implementá-lo. Para isso é preciso que você siga algumas dicas essenciais que te ajudarão a ter sucesso no engajamento dos clientes.

A efetividade das ações dependerão do seu comprometimento. Então, veja nossa lista com algumas das principais medidas que precisam ser implementadas para que sua empresa consiga formar uma comunidade em torno da sua marca ou produto, que mudará definitivamente o seu relacionamento com os clientes.

1. Ofereça conteúdo relevante

O conteúdo é a parte mais importante para a formação de uma comunidade. É por meio dele que você informará os clientes sobre os diferenciais, princípios e qualidades específicas que destacam aquilo que você pretende vender, em relação aos concorrentes.

Procure oferecer à sua comunidade conteúdos que sejam informativos e que realmente possam atrair o interesse deles. Esteja sempre atento ao feedback e faça mudanças sempre que for preciso. Forneça meios, estimule e esteja sempre atento aos comentários no ambiente da comunidade, e tire proveito de todas as informações e números que eles apresentarem.

2. Conheça bem a sua persona

Para produzir conteúdo relevante, e para todas as ações de marketing que você pretenda aplicar, é preciso que você conheça muito bem a persona. A persona é a representação da média daqueles que se interessam pelos seus produtos. Estimar corretamente esse ente é fundamental!

Para isso faça uma pesquisa abrangente, de preferência com informações fornecidas pela sua própria clientela, análise de mercado, históricos de compras e números de redes sociais. Assim você conseguirá criar diversas formas de engajamento e de experiência positiva para sua comunidade, como o uso de marketing sensorial.

3. Faça questionários

Exatamente para conseguir ter informações completas e de qualidade, e para manter a assertividade das ações ao longo do tempo, é preciso que você também crie questionários com frequência. Ou seja, antes durante e depois de qualquer iniciativa você deve oportunizar à manifestação dos clientes.

Os questionários devem ser concisos, com questões bastante objetivas e que, ao mesmo tempo, não direcionem os membros da comunidade para respostas específicas. Crie campos em que eles possam se manifestar livremente e campos em que o próprio questionário seja avaliado, para que você também saiba o que pode melhorar neles.

4. Aposte no pós-venda

O pós-venda é um dos momentos mais importantes no relacionamento com os clientes. É o momento em que você pode desfazer alguma má impressão, reparar equívocos e resgatar a confiança e a satisfação dos clientes no caso de uma experiência insatisfatória.

Faça contato com os clientes depois de suas compras e procure entender como eles se sentiram em relação ao produto adquirido, o atendimento prestado e como perceberam a sua marca e os seus produtos. Poucas empresas se dedicam à essa fase como deveriam e você pode ter certeza de que isso fará com que sua empresa seja muito bem vista em relação aos concorrentes.

5. Desenvolva seus colaboradores

Para que sua equipe esteja apta à implementar ações de qualidade é preciso que ela esteja engajada. Mas também é fundamental que eles tenham recebido o treinamento, a instrução e as informações necessárias para a execução delas.

Quando eles têm consciência da importância e do impacto sobre a vida profissional deles, que as inciativas implementadas podem ter, é possível que eles sejam muito mais efetivos em suas atividades e que você aumente a eficiência do seu marketing de relacionamento. Eles são a interface e a cara da sua empresa para o cliente, então se dedique a ter uma equipe excepcional.

6. Monte um time específico

Para que a criação e manutenção da comunidade em torno da sua marca ou produto é preciso que todos os envolvidos estejam engajados. Mas, também é preciso que hajam algumas pessoas que sejam diretamente responsáveis pela implementação, alimentação e monitoramento dela.

Isso não significa que você precisará fazer contratações ou grandes investimentos. Essas pessoas podem formar um time multidisciplinar que represente às diversas fazes do seu atendimento aos clientes. E os profissionais escolhidos podem acumular, pelo menos a princípio, essas atividades e aquelas essenciais às suas funções primárias.

O marketing de comunidade é uma ferramenta extremamente poderosa e cria uma conexão única entre clientes e empresas. Quando é implementado da maneira correta e alcança os resultados pretendidos ele cria laços que vão além da relação comercial e que perduram por um longo tempo.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha te ajudado a compreender a importância dessas ações e as formas de aplicá-las no seu negócio. Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e marque os colaboradores que você acha que podem participar ativamente da implementação ou ampliação do marketing de comunidade na sua empresa!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Promoções criativas para lojas de roupas, conheça exemplos

 Fazer promoções criativas na sua loja de roupas é algo mais do que importante, é extremamente necessário para aumentar o movimento da loja, atrair novos clientes e se destacar da concorrência. Além disso, essa também é uma boa estratégia para liberar espaço em um estoque que está abarrotado de peças, ou então quando suas…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Técnicas de Vendas: O Guia Definitivo do Treinamento ao Pós-Vendas

Nem todo gestor do varejo dá a devida atenção para os treinamentos em técnicas de vendas. Isso porque, é natural que muitas pessoas pensem que vender é simplesmente oferecer produtos para os clientes que entram na loja. Entretanto, um bom vendedor consegue ir muito além disso, influenciando diretamente na experiência de compras do cliente. Ainda,…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Automação de marketing: confira 7 dicas para fazer na sua empresa

A automação de marketing é um processo fundamental para as empresas que desejam se destacar no mercado. De fato, ao conhecer melhor o seu público com a ajuda de diversas ferramentas, a retenção dentro do serviço oferecido se torna muito maior. O grande diferencial está em usar esses recursos para criar estratégias personalizadas que ajudam…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

O que influencia o cliente na sua decisão de compra?

A decisão de compra é o processo de tomada de decisão do consumidor que se estende desde o reconhecimento de um problema até a aquisição de um bem ou serviço e sua posterior avaliação. Essa jornada pode durar minutos ou anos dependendo da complexidade do produto e do perfil do cliente de cada empreendimento e,…

Por Nayara Santos em 30.10.2019

Meios de divulgação de produtos: conheça as opções

O mundo atual oferece uma grande variedade de meios de divulgação de produtos que eram impensáveis há alguns anos. Sem falar que, com a tecnologia foi possível não apenas divulgar produtos de forma mais rápida e para um grande número de pessoas, mas também ter um retorno quase que imediato das ações realizadas. Escolher um…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

14 exemplos de textos de promoção de loja, se inspire

Nem sempre é fácil escolher os textos de promoção de loja, por isso, é fundamental conhecer alguns exemplos para conseguir se inspirar. A escolha dos textos é algo que deve ser feito de maneira bastante cuidadosa, afinal, eles podem tanto atrair os clientes certos para o seu estabelecimento, como fazer com que o cliente evite…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

30 textos prontos para vender mais no Carnaval, se inspire!

Parte do sucesso das campanhas do varejo se deve aos textos utilizados. Por isso, conhecer textos prontos para vender mais no Carnaval pode te ajudar a se inspirar e preparar campanhas mais atrativas para os seus clientes. Mas, esse é apenas um dos passos que precisam ser tomados para obter o sucesso desejado. Afinal, em…

Por Nayara Santos em 07.02.2025

26 textos prontos para vender mais no Dia das Crianças, se inspire!

Se preparando para divulgar a sua loja e vender mais no Dia das Crianças? Já adiantamos, você está certo, quanto anos o planejamento iniciar, menores as chances de dar algo errado. E, para conseguir atrair os clientes para sua loja, é importante usar os textos certos nas suas campanhas. Por isso, preparamos esse artigo com…

Por Nayara Santos em 30.07.2024

14 famosos que são empreendedores e você ainda não sabia!

Nem todo mundo conhece os famosos empreendedores. Afinal de contas, quando falamos em empreendedorismo, logo nos vêm à cabeça nomes como Steve Jobs, Luiza Trajano, Mark Zuckerberg, Bill Gates, entre tantos outros. É claro que temos muito o que aprender com eles, mas não podemos deixar de lado as lições a serem aprendidas com famosos…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos