Por Nayara Santos em 24.09.2019

Millennials: entenda como é o consumo dos jovens atualmente

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Jovens, descolados, curiosos, hiperconectados… Os millennials ou geração Y têm despertado cada vez mais a atenção de empresas devido à fatia que eles representam da população. Só para se ter uma ideia, cerca de um quarto da população nos Estados Unidos já é representada por essa geração. Além do alto número de pessoas que compõe esse grupo, a maneira como ele consome tem ditado as regras do mercado.

O consumo dos jovens tem grande representatividade, justamente pela ruptura que eles propõem na antiga forma de comprar/vender um produto ou serviço. Pensando nisso, a ideia deste artigo é explicar o que são os millennials e quais as principais características do seu perfil de consumo, bem como os benefícios de entender as suas atitudes para efetuar vendas melhores. Continue a leitura e descubra!

Millennials: nasce a geração Y

Os estudiosos diferem sobre as datas exatas de idade dessa população jovem, mas é estimado que a geração Y, como também são conhecidos os millennials, represente uma população nascida entre os anos 1980 e início dos anos 2000.

As pessoas que fazem parte do grupo se desenvolveram em um período da humanidade marcado por grande mudanças e avanços tanto no campo tecnológico quanto econômico, além de uma das maiores revoluções da história: a internet.

Mas por que tanto alarde, se gerações anteriores como os baby boomers e a geração X também vivenciaram tal revolução? Simples, os millennials são nativos da web, praticamente nasceram com ela, o que fez com que houvesse uma profunda mudança na maneira como a sociedade está organizada.

Além disso, eles foram superexpostos a informações, mas também sobrecarregados de prêmios, estimulados a fazer múltiplas tarefas e obter resultados com maior facilidade. Claro, que tudo isso teve impacto direto no mercado, afinal, trata-se de uma fatia considerável da população que está nessa faixa etária.

O perfil de consumo da geração Y: o comportamento de compra e seu impacto

Como já destacamos, os millennials participaram de uma revolução profunda, que foi o advento da internet e todos os aspectos que vieram com ela. O principal impacto disso foi justamente no comportamento de compra. A seguir, você entenderá mais sobre os aspectos que passaram a ser determinantes para a aquisição!

Busca por informações

O processo de decisão de compra moderno começa na obtenção de informações a respeito daquilo que se anseia adquirir. A pessoa pode até não saber exatamente qual tipo de produto ou serviço ela precisa, mas a partir da sua “dor” ela coletará os dados necessários para entender toda aquela situação.


Portanto, antes da tomada de decisão, ele vai em busca de toda informação possível. Não por acaso, as reviews de produtos e serviços, bem como o marketing de conteúdo, que visa educar esse indivíduo se desenvolveram e passaram a ter um papel crucial nas organizações.

Uma pesquisa da Mastercard apontou que no cenário brasileiro, 74% das pessoas que pertencem ao grupo dos millennials pesquisam o produto online antes de efetivar a compra. O dado só reforça o fato de que as empresas que desejam conquistar clientes precisam estar presentes online e também prover a eles dados consistentes, que sejam capazes de divulgar a marca.

Valorização da autenticidade

Em um mundo onde somos expostos a uma série de novidades, que parecem ser mais do mesmo, ser autêntico é uma forma das empresas se diferenciarem e passarem credibilidade aos millennials. O grupo valoriza o ser autêntico em suas relações de consumo.

Isso faz com que ele sinta a necessidade de confiar na marca e se conectar com ela antes de comprar o que ela tem a oferecer. E o que isso quer dizer? A busca por empresas com propósitos que se assemelham ao que as pessoas valorizam na vida é capaz de incentivar a compra.

Por exemplo, hoje, os millennials têm uma preocupação com a responsabilidade social e ambiental das marcas com as quais eles se relacionam. Além disso, almejam aquela pessoalidade ou seja maior contato com ela, a fim de entender as suas propostas e no que isso impacta em suas vidas.

Relacionamento com as marcas

Falando ainda sobre relacionamento, os millennials querem que as marcas estejam mais próximas deles. Consequentemente, eles procuram meios distintos de se conectarem a elas, seja por meio de redes sociais, grupos ou outros.

Portanto, a marca que quer conquistar o jovem precisa “conversar” com ele, falar a mesma língua, mostrar a ele que o seu produto/serviço se destaca entre os demais. Aliás, podemos associar isso, por exemplo, ao crescimento da presença de digital influencers que fazem o papel de divulgadores.

Além da divulgação, tais figuras ajudam na aproximação, a dar um tom mais pessoal, a inserir o indivíduo naquele mundo. Vale lembrar que a geração Y valoriza a experiência, logo, nada melhor que outras pessoas mostrando como usar e os benefícios que tal produto/serviço oferece.

Os benefícios de entender o consumo dos jovens: a otimização de vendas

A empresa que se preocupa em estudar e entender o comportamento de consumo dos jovens tem muito a ganhar. Primeiro, pois ela sabe exatamente o que os agrada e faz com que eles tomem uma decisão de compra. Mas não é só isso.

Compreender as atitudes dessa geração ajuda os negócios a se tornarem mais críticos e exigentes antes de lançar ou mesmo divulgar um produto ou serviço. Afinal, é preciso investir corretamente em ações pontuais que conquistem o público.

Ao estabelecer essa conexão de valores, até mesmo a abordagem dos vendedores flui melhor e evita-se as objeções, afinal, você mostra ao potencial cliente que você tem interesse em ajudá-lo. Consequentemente, temos redução de custos na jornada de compra, pois as ações de esforço já são implementadas antes mesmo da aquisição.

O consumo do jovem é pautado na experiência e esse deve ser o foco das empresas. A partir do momento que os negócios sabem como abordar e o que abordar fica mais fácil conquistar o cliente certo. A geração millennials tem muito a ensinar sobre a melhor forma de atuar no mercado, portanto, vale a pena ficar atento como ela tem agido.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como apresentar um produto para venda: veja o passo a passo

Você sabe como apresentar os produtos que você vende para os clientes? Já recebeu alguma pergunta que não sabia responder e ficou sem graça? A sua equipe está preparada para apresentar os seus produtos? Essas situações estão longe de serem ideais, mas mesmo assim elas fazem parte do cotidiano de muitos empreendedores. Isso acontece basicamente…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Aprenda a importância dos programas de fidelidade para sua empresa

A sua empresa possui um programa de fidelidade? Os clientes estão satisfeitos com ele? Esse programa tem sido capaz de aumentar as suas vendas e de fidelizar os clientes? Ainda não entende qual é a importância de ter um programa de fidelidade? Neste artigo vamos tirar essas e muitas outras dúvidas sobre esse assunto. Vivemos…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Marketing para loja de carros: 5 ações essenciais

Ter boas estratégias de marketing para loja de carros é importantíssimo para conseguir atrair clientes, fazer com que eles passem mais tempo na loja e até mesmo influenciá-los no momento da compra. Entretanto, planejar essas estratégias pode ser um grande desafio para os gestores desse ramo. Isso porque, nem sempre eles possuem os conhecimentos necessários…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Como atrair clientes para a minha loja? Confira 8 passos

Invista em ações de relacionamento Atualize as estratégias de captação Melhore a experiência de compra Faça campanhas virais Invista no marketing de influência Crie programas de fidelização Capriche na decoração da vitrine Para se manter ou crescer no mercado, todo lojista deve saber tanto como atrair clientes novos, quanto os que já conhecem a sua…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

O que são mídias interativas e como podem auxiliar na minha loja de varejo?

Você já analisou o que são e como funcionam as mídias interativas no varejo? Tratam-se de serviços ou produtos digitais que respondem ao usuário de acordo com as ações tomadas por ele ali dentro. É sobre interação e personalização, usuário e máquina. E tem sido cada vez mais utilizado em diversos segmentos! Na verdade, atualmente,…

Por Nayara Santos em 29.05.2020

Veja os benefícios de usar o endomarketing como estratégia de gestão!

Em um tempo que se fala muito em customer centricity e sucesso do cliente, acabamos esquecendo de olhar para dentro da empresa. Para que as suas estratégias sejam efetivas, é preciso ter colaboradores capacitados e motivados a fazerem isso acontecer. Há diversas formas de gerar esse engajamento. A maior parte das ações realizadas pela liderança…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Marketing Sensorial: Entenda o que ele pode fazer pelo seu negócio.

Marketing Sensorial  Você já deve ter ouvido falar desse tal de Marketing Sensorial, estou certa? Mas com certeza ele pode fazer muito mais para o seu negócio do que você imagina. Afinal o que é isso? O marketing sensorial consiste no uso dos cinco sentidos do cliente para envolvê-lo na experiência de compra. Ele usa…

Por Nayara Santos em 10.11.2016

Modelos de venda: saiba como escolher o ideal para seu negócio

Conhecer sobre os diferentes modelos de venda é um boa prática para quem gerencia o setor de marketing de lojas do comércio varejista. Afinal, a forma como os clientes são abordados pode influenciar muito em eles finalizarem as compras ou não. É por isso que, antes de escolher qual modelo de venda adotar na loja,…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Aprenda a definir o seu orçamento de marketing de forma eficiente!

De acordo com o último relatório Highlights & Insights (2019) disponibilizado pela CMO Survey, o orçamento de marketing das empresas deve crescer 8,7% no próximo ano, um aumento de 6,3% em relação ao ano anterior. Outro dado importante é que as companhias de serviços esperam investir mais do que as empresas de produtos, e aquelas…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos