Jovens, descolados, curiosos, hiperconectados… Os millennials ou geração Y têm despertado cada vez mais a atenção de empresas devido à fatia que eles representam da população. Só para se ter uma ideia, cerca de um quarto da população nos Estados Unidos já é representada por essa geração. Além do alto número de pessoas que compõe esse grupo, a maneira como ele consome tem ditado as regras do mercado.
O consumo dos jovens tem grande representatividade, justamente pela ruptura que eles propõem na antiga forma de comprar/vender um produto ou serviço. Pensando nisso, a ideia deste artigo é explicar o que são os millennials e quais as principais características do seu perfil de consumo, bem como os benefícios de entender as suas atitudes para efetuar vendas melhores. Continue a leitura e descubra!
Millennials: nasce a geração Y
Os estudiosos diferem sobre as datas exatas de idade dessa população jovem, mas é estimado que a geração Y, como também são conhecidos os millennials, represente uma população nascida entre os anos 1980 e início dos anos 2000.
As pessoas que fazem parte do grupo se desenvolveram em um período da humanidade marcado por grande mudanças e avanços tanto no campo tecnológico quanto econômico, além de uma das maiores revoluções da história: a internet.
Mas por que tanto alarde, se gerações anteriores como os baby boomers e a geração X também vivenciaram tal revolução? Simples, os millennials são nativos da web, praticamente nasceram com ela, o que fez com que houvesse uma profunda mudança na maneira como a sociedade está organizada.
Além disso, eles foram superexpostos a informações, mas também sobrecarregados de prêmios, estimulados a fazer múltiplas tarefas e obter resultados com maior facilidade. Claro, que tudo isso teve impacto direto no mercado, afinal, trata-se de uma fatia considerável da população que está nessa faixa etária.
O perfil de consumo da geração Y: o comportamento de compra e seu impacto
Como já destacamos, os millennials participaram de uma revolução profunda, que foi o advento da internet e todos os aspectos que vieram com ela. O principal impacto disso foi justamente no comportamento de compra. A seguir, você entenderá mais sobre os aspectos que passaram a ser determinantes para a aquisição!
Busca por informações
O processo de decisão de compra moderno começa na obtenção de informações a respeito daquilo que se anseia adquirir. A pessoa pode até não saber exatamente qual tipo de produto ou serviço ela precisa, mas a partir da sua “dor” ela coletará os dados necessários para entender toda aquela situação.
Portanto, antes da tomada de decisão, ele vai em busca de toda informação possível. Não por acaso, as reviews de produtos e serviços, bem como o marketing de conteúdo, que visa educar esse indivíduo se desenvolveram e passaram a ter um papel crucial nas organizações.
Uma pesquisa da Mastercard apontou que no cenário brasileiro, 74% das pessoas que pertencem ao grupo dos millennials pesquisam o produto online antes de efetivar a compra. O dado só reforça o fato de que as empresas que desejam conquistar clientes precisam estar presentes online e também prover a eles dados consistentes, que sejam capazes de divulgar a marca.
Valorização da autenticidade
Em um mundo onde somos expostos a uma série de novidades, que parecem ser mais do mesmo, ser autêntico é uma forma das empresas se diferenciarem e passarem credibilidade aos millennials. O grupo valoriza o ser autêntico em suas relações de consumo.
Isso faz com que ele sinta a necessidade de confiar na marca e se conectar com ela antes de comprar o que ela tem a oferecer. E o que isso quer dizer? A busca por empresas com propósitos que se assemelham ao que as pessoas valorizam na vida é capaz de incentivar a compra.
Por exemplo, hoje, os millennials têm uma preocupação com a responsabilidade social e ambiental das marcas com as quais eles se relacionam. Além disso, almejam aquela pessoalidade ou seja maior contato com ela, a fim de entender as suas propostas e no que isso impacta em suas vidas.
Relacionamento com as marcas
Falando ainda sobre relacionamento, os millennials querem que as marcas estejam mais próximas deles. Consequentemente, eles procuram meios distintos de se conectarem a elas, seja por meio de redes sociais, grupos ou outros.
Portanto, a marca que quer conquistar o jovem precisa “conversar” com ele, falar a mesma língua, mostrar a ele que o seu produto/serviço se destaca entre os demais. Aliás, podemos associar isso, por exemplo, ao crescimento da presença de digital influencers que fazem o papel de divulgadores.
Além da divulgação, tais figuras ajudam na aproximação, a dar um tom mais pessoal, a inserir o indivíduo naquele mundo. Vale lembrar que a geração Y valoriza a experiência, logo, nada melhor que outras pessoas mostrando como usar e os benefícios que tal produto/serviço oferece.
Os benefícios de entender o consumo dos jovens: a otimização de vendas
A empresa que se preocupa em estudar e entender o comportamento de consumo dos jovens tem muito a ganhar. Primeiro, pois ela sabe exatamente o que os agrada e faz com que eles tomem uma decisão de compra. Mas não é só isso.
Compreender as atitudes dessa geração ajuda os negócios a se tornarem mais críticos e exigentes antes de lançar ou mesmo divulgar um produto ou serviço. Afinal, é preciso investir corretamente em ações pontuais que conquistem o público.
Ao estabelecer essa conexão de valores, até mesmo a abordagem dos vendedores flui melhor e evita-se as objeções, afinal, você mostra ao potencial cliente que você tem interesse em ajudá-lo. Consequentemente, temos redução de custos na jornada de compra, pois as ações de esforço já são implementadas antes mesmo da aquisição.
O consumo do jovem é pautado na experiência e esse deve ser o foco das empresas. A partir do momento que os negócios sabem como abordar e o que abordar fica mais fácil conquistar o cliente certo. A geração millennials tem muito a ensinar sobre a melhor forma de atuar no mercado, portanto, vale a pena ficar atento como ela tem agido.
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