Por Nayara Santos em 22.07.2016

Como bater metas até o fim do ano em 4 passos

Por Nayara Santos em 22.07.2016

Normalmente as empresas definem metas anuais e as subdividem em mensais para facilitar o controle e o atingimento delas. O problema é que em muitos casos, os primeiros meses do ano não são bons para as vendas ou, ás vezes, o gestor não conta com períodos de sazonalidade, nem com momentos de baixa demanda, o que traz a sensação de não saber como bater metas. Há ainda um terceiro grupo de gestores que propuseram metas agressivas para sua equipe, mas ainda não as atingiram nem uma só vez no ano.

Independentemente de qual seja sua situação, separamos 4 passos que vão garantir que você alcance a meta planejada até o final do ano:

Envolva sua equipe e descubra como bater metas

O principal erro na hora de definir metas é não envolver seu time de atendimento e tomar decisões meramente de cima para baixo. Afinal, se você confia que seus colaboradores estão preparados para lidar com o ativo mais importante de sua empresa, os clientes, então deve confiar que eles entendem minimamente sobre as necessidades das pessoas que atendem e que conhecem algumas estratégias de vendas que podem melhorar seus resultados.

Por isso, o primeiro passo para se descobrir como bater metas com facilidade é coletar sugestões, incentivar que os atendentes adotem boas práticas e técnicas de vendas e, até mesmo, pensar em promoções e descontos com as informações que eles passam para você. Campanhas de incentivo para o time de vendas também devem ser criadas e divulgadas com base nessas reuniões.

Outro ponto importante é manter o pé no chão, metas agressivas e impossíveis de serem alcançadas desmotivam a equipe e faz com que vendam ainda menos, estipule as metas baseando-se pelo histórico de vendas dos anos anteriores.

Incentive quem já comprou de você a continuar comprando

Os grandes e-commerces utilizam essa estratégia constantemente: eles enviam um e-mail oferecendo um cupom de desconto ou alguma condição especial para incentivar que os clientes realizem uma compra.

Se você possui uma base de clientes pequena, o ideal seria enviar promoções personalizadas, com ofertas que estejam totalmente de acordo com a necessidade que você já conhece de seus clientes. Se sua base é muito grande, vale investir em promoções segmentadas segundo o perfil de compra dos consumidores ou aquelas mais genéricas baseadas em datas especiais. Por exemplo, enviar promoções sobre roupas femininas apenas para mulheres ou sugestões de presentes para o dia das crianças para toda a base.

Invista em nichos

Nichos são pequenos grupos de pessoas ou empresas que possuem características, necessidades e desejos muito semelhantes. Investir em uma comunicação mais focada nesses pequenos grupos, estabelecer uma prioridade para prospectar e apresentar seu produto ou serviço com base em suas necessidades, é a melhor maneira de se diferenciar dos concorrentes e aumentar sua taxa de conversão de vendas.

Por exemplo, ao invés de definir que seus vendedores buscarão empresas de serviços para tentar uma venda, você será mais específico, dizendo que eles devem buscar empresas de serviços de limpeza com até 20 funcionários para oferecer determinado produto que atende x necessidades bem definidas. Ao reduzir o tamanho do mercado, certamente o foco e qualidade do atendimento de seus vendedores irá melhorar e as vendas aumentar.

Ofereça uma experiência de compra diferenciada

Não importa o método de vendas que você empregue, garantir que o cliente se sinta valorizado e que seus vendedores conheçam suas necessidades é fundamental para criar uma experiência de compra diferenciada como o marketing sensorial, investindo em entender e solucionar o problema do cliente e não em “empurrar um produto”. Isso é importante, pois segundo uma pesquisa, 70% das pessoas decidem uma compra para resolver problemas, ao mesmo tempo em que 88% dos clientes afirmam que os vendedores possuem bom conhecimento de produtos e apenas 24% dizem que eles conhecem suas necessidades de negócios ou pessoais.

Investir nos passos que garantam que sua equipe de vendas se envolva nas estratégias de definição de nichos, processo de captação, fidelização e recompra dos clientes é o melhor caminho para descobrir como bater metas com 100% de eficiência, por isso, comece já a dar esses 4 passos!

Você conhece alguém que tem dificuldades em fazer sua equipe bater metas, então compartilhe este post em suas redes sociais e marque a pessoa, com certeza ela irá te agradecer pela sugestão de leitura!

Serviço especializado no Brasil

Gostou de todos os tópicos citados acima, mas ainda não sabe como colocar em prática, principalmente o som ambiente, marketing sensorial e music branding? Então conheça agora o ListenPlay, serviço de Rádio Indoor da ListenX (pioneira no Brasil). 

Você pode testar o serviço por 10 dias grátis, não perca tempo

Compartilhe

Você também pode gostar

Como ser criativo no varejo? Confira essas 6 dicas!

Saber como ser criativo no varejo é extremamente importante para quem deseja conquistar melhores resultados. Com uma clientela que se torna cada vez mais ávida por novidades, a necessidade de buscar por inovação se torna maior — independentemente da área. Ao oferecer novas experiências aos consumidores, você não só se torna capaz de fidelizar aqueles…

Por Nayara Santos em 17.06.2020

Nome para loja de cosméticos: 35 exemplos para se inspirar

O nome de uma loja é um dos primeiros contatos que o cliente tem com o seu negócio, sendo assim, é fundamental escolher um que transmita a identidade da sua marca e seja facilmente lembrado pelo público-alvo. Para uma loja de cosméticos, essa escolha é ainda mais importante, uma vez que a indústria de beleza…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

11 textos prontos para divulgação de produtos, confira

Conhecer alguns textos prontos para divulgação de produtos poderá ser muito útil na hora de elaborar as estratégias de marketing para a sua loja. Por isso, preparamos uma lista com alguns textos para você se inspirar. E não deixe de conferir a nossa dica bônus de como arrasar na divulgação desses textos. Boa leitura! Você…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Como apresentar um produto para venda: veja o passo a passo

Você sabe como apresentar os produtos que você vende para os clientes? Já recebeu alguma pergunta que não sabia responder e ficou sem graça? A sua equipe está preparada para apresentar os seus produtos? Essas situações estão longe de serem ideais, mas mesmo assim elas fazem parte do cotidiano de muitos empreendedores. Isso acontece basicamente…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Layout de Loja: Descubra como montar o melhor

 O layout de loja é uma poderosa ferramenta para aumentar as vendas e atrair mais clientes para a sua loja. Entretanto, assim como ele é capaz de melhorar os seus resultados, ele também é capaz de comprometê-lo quando não é bem executado. Um bom layout deve ser convidativo, facilitar a locomoção do cliente pela…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

O que vai mudar no varejo pós-crise? Confira este guia!

Muitas empresas foram obrigadas a paralisar as suas atividades durante a COVID-19. Isso fez com que os funcionários ficassem sem pagamento e, consequentemente, diminuíssem o consumo em outras lojas. Além disso, diante da incerteza de quanto tempo isso duraria, os consumidores diminuíram o volume de compras e passaram a adquirir somente itens essenciais. Por outro…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Como organizar a vitrine de loja para datas festivas em 9 passos!

 A vitrine da loja é como o cartão de visitas, ou seja, a primeira impressão importa sim. Isso fica ainda mais evidente durante as datas festivas, já que a concorrência é grande e você precisa conseguir convencer o cliente a entrar na sua loja. Ou seja, você precisa de uma vitrine que se destaque…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Festa Junina no varejo: como aproveitar a data para vender mais

Com a chegada da Festa Junina no varejo, surge uma oportunidade imperdível para os empreendedores do setor. É o momento de transformar toda a energia e tradição dessa festividade em vendas para o seu negócio. Pensando nisso, preparamos este artigo repleto de dicas valiosas para ajudar você a aproveitar ao máximo este período festivo e…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

Aprenda como realizar eventos em lojas

Realizar eventos em lojas é uma das estratégias mais eficientes para atrair clientes e, inclusive, para fidelizá-los. Além de ser uma ação de marketing fundamental em inaugurações, também é possível realizar eventos em outras datas importantes, como mudança de estação, evento comemorativo, nova coleção, ou até mesmo em época de baixo fluxo de vendas. Apesar…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos