Em meio a uma grande quantidade de possíveis clientes, é fácil compreender que cada um deles está mais ou menos preparado para adquirir o produto ou serviço que você tem a oferecer. A caminhada que o consumidor faz pelos estágios de uma aquisição é o que chamamos de Jornada de Compra, uma ferramenta que pode ajudar muito a compreender melhor o seu cliente e aumentar suas vendas!
O que é a Jornada de Compra?
O produto ou serviço que você oferece visa resolver algum tipo de problema do comprador, não é mesmo? Antes de um consumidor se tornar um cliente de sua marca, ele passa por quatro estágios diferentes e isto é o que conhecemos como Jornada de Compra. Conheça mais sobre cada uma das etapas:
- aprendizado — no primeiro estágio, o cliente ainda não sabe que tem um problema, muitos menos que há a necessidade de algum produto ou serviço para resolvê-lo. Neste momento, a busca é por informações que ajudem a identificar a existência do problema;
- reconhecimento do problema — neste ponto ele já sabe que tem um problema, porém não entende como pode ser resolvido;
- consideração — aqui ele está em busca de soluções que possam resolver o problema da melhor maneira possível;
- decisão de compra — depois de analisar tudo que o mercado tem a oferecer, o consumidor opta por um determinado produto ou serviço. É preciso convencê-lo de que sua marca é a escolha certa!
Como pode ajudar em meu negócio?
Quanto mais você compreende quem é o seu cliente, mais fácil é vender para ele. Nos dias de hoje, o consumidor quer entender mais sobre as marcas, os produtos e serviços do mercado, mas sem falar com um vendedor ou visitar uma loja física. Portanto, o segredo para concretizar este tipo de negócio é oferecer conteúdo de qualidade.
Os conteúdos vão alimentar seus clientes em potencial e os guiarão pelas etapas da Jornada de Compra. É preciso, porém, ter paciência para esperar o resultado de suas ações aparecer.
Investir em estratégias de Inbound Marketing é o primeiro passo a ser tomado! Crie um blog em seu site, ofereça artigos que interessem aos seus possíveis clientes, aposte em e-mail marketing e desenvolva outros materiais ricos que possam ajudá-los em sua decisão de compra.
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