Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como implementar o marketing promocional em sua loja

Por Nayara Santos em 12.01.2022

É natural que os gestores do varejo procurem formas de como implementar o marketing promocional, afinal, ela está presente há muito tempo e ainda dá bons resultados. É preciso dizer também que ela pode ser uma excelente pedida na hora de ajudar sua empresa a se destacar no mercado. 

Mesmo assim, é comum que ainda haja dificuldades de fazer o marketing promocional funcionar bem. Isso se deve ao fato de que nem sempre essa estratégia é implementada da forma que deveria. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber para fazer o marketing promocional funcionar na sua loja e melhorar os resultados do seu negócio. Então fique ligado e boa leitura!

Mas afinal, o que é o marketing promocional?

O marketing promocional é um conceito um pouco mais amplo do que as pessoas geralmente pensam. Ele consiste em um conjunto de ações que são implementadas pela empresa que visam incentivar a interação entre a marca e o consumidor. Dentre os principais objetivos, podemos citar o fortalecimento da marca, atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem a sua loja.

Portanto, o marketing promocional não está ligado somente a realização de promoções que oferecem descontos ou itens grátis ao consumidor. Entender esse conceito será essencial para que você consiga planejar como ele será implementado na sua loja. As estratégias podem variar bastante, mas o objetivo é sempre o de construir uma marca forte e atrair novas vendas e fidelização.

Como implementar o marketing promocional na sua empresa?

Antes de colocar em prática qualquer estratégia de marketing, é preciso fazer um planejamento. Veja a seguir o passo a passo para fazer isso.

Defina os objetivos

Como em qualquer outra estratégia de marketing, o primeiro passo é traçar objetivos, ou seja, saber exatamente o que você vai querer alcançar. Para ter objetivos que façam a sua marca crescer e se destacar é fundamental conhecer as necessidades da empresa.

Por exemplo, se você perceber que o número de clientes está diminuindo na loja, então é preciso encontrar formas para atrair novos clientes. Ao mesmo tempo, também é preciso trazer os consumidores mais antigos de volta para a loja.

Lembre-se, quanto mais você conhecer a sua empresa e os resultados obtidos, melhor será para planejar ações de marketing. Sem falar que isso também irá te ajudar a se manter dentro do orçamento e a não comprometer a saúde financeira da sua empresa.

Conheça o seu público-alvo

Você até pode implementar uma estratégia única e excepcional de marketing promocional na sua loja, entretanto, se ela não conseguir impactar o seu público-alvo, ela será um fracasso. É duro, nós sabemos, mas essa é a realidade.


Para evitar que isso aconteça é importantíssimo que você conheça o seu público-alvo. Isso inclui muito mais do que saber se o seu público é do sexo masculino e tem entre 20 e 45 anos. Você precisa entender quais as dores que esse público tem, quais os problemas que você consegue resolver para ele, porque ele procura a sua loja, dentre outros.

O ideal é que você faça todo um trabalho de brand persona para conhecer a fundo o seu público e conseguir se comunicar com ele utilizando a linguagem adequada e as mídias certas. 

Use a música para fortalecer sua marca

Essa é a nossa primeira dica de ação de marketing promocional. Anteriormente nós falamos que um dos objetivos desse tipo de marketing é o fortalecimento da marca, certo? E, para isso, a música pode ser uma ferramenta excelente para se diferenciar dos concorrentes e cativar clientes.

Pode parecer difícil de acreditar, mas uma boa seleção musical na sua loja traz muitos benefícios. Basta selecionar a música que seja a cara do seu cliente e não exagerar no volume, que ela pode fazer com que os consumidores fiquem mais tempo na sua loja e consumam mais! Além disso, a música afeta positivamente a experiência dos clientes enquanto estão na sua loja, fortalecendo ainda mais sua marca e conquistando um bom diferencial competitivo.

Confira o nosso guia completo Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio e comece a encantar os seus clientes!

Vale a pena dizer que a música pode não apenas fazer com que o seu cliente fique mais tempo na loja e compre mais, mas também te auxiliar a criar um ambiente de compras único. Ainda, ela também reforça a identidade da sua marca, permitindo uma maior empatia por parte dos clientes.

Para conseguir ter a playlist certa para a sua marca você pode contar com a ajuda da Listenx, empresa de music branding pioneira no Brasil. Com ela você terá a sua trilha sonora planejada por especialistas e feita sob medida para a sua marca e para os seus clientes.

Além disso, você ainda terá acesso a anúncios gravados que podem ser veiculados a qualquer momento durante a programação musical. Precisa de anúncios para divulgar as promoções? Não tem problema, você pode ter anúncios personalizados para serem reproduzidos imediatamente.

Não perca mais tempo e venha fazer um teste gratuito por 10 dias!

Apresente novos produtos e serviços

Oferecer novos produtos e serviços também é outra ação muito importante do marketing promocional. Quando uma empresa lança novos produtos ela mostra que está antenada com o que está acontecendo no mercado e sempre procura oferecer novidades para os seus clientes.

Sem falar que a campanha em volta do lançamento dos novos produtos pode deixar os clientes muito curiosos. Para isso, divulgue partes da sua nova coleção nas redes sociais, vá criança um ambiente de mistério ao redor desse lançamento. Assim, o cliente ficará antenado para saber o que você está planejando.

Oferecer brindes

Quem não gosta de ganhar brindes, não é verdade? Justamente por isso, essa é uma ação que vai agradar aos consumidores e ainda poderá ajudá-lo a lembrar sempre de você! Para que ela funcione o ideal é que você dê produtos que sejam realmente úteis e que tenham a sua marca. Os mais comuns são chaveiros, canetas, canecas, blocos de papel, agendas, camisetas, squeeze, dentre outros.

Dar um agrado como esse cria um vínculo emocional com o seu público e faz com que ele sempre se lembre da sua marca quando utilizar o brinde que você deu. O mais importante aqui é deixar claro quais são as regras para receber o tal brinde, caso contrário, o cliente poderá ficar frustrado e descontente com a marca.

E então, viu como o marketing promocional pode ajudar sua marca a se fortalecer de diversas formas diferentes? Basta realizar um planejamento caprichado e colocar em prática as estratégias que mais tenham a ver com o seu negócio e colher os benefícios!

Se quiser mais dicas de como fazer a sua loja se destacar, confira o nosso blog.

Compartilhe

Você também pode gostar

Tendências e inovações no varejo brasileiro: fique por dentro

Conhecer as tendências e inovações no varejo brasileiro é importante para que você saia na frente da concorrência e possa oferecer sempre o melhor para os seus clientes. Entretanto, manter-se atualizado não é uma tarefa fácil, já que você precisará gastar horas e encontrar fontes confiáveis de informação. Isso somado ao tempo necessário para fazer…

Por Nayara Santos em 18.10.2021

5 ações de marketing para aumentar as vendas online

Sempre reforçamos a importância de estar no ambiente virtual, já que sites, plataformas e redes sociais se tornaram verdadeiras vitrines. No entanto, é necessário trabalhar ações de marketing para aumentar as vendas online, pois esse é um espaço ainda mais competitivo e com suas particularidades. Você precisa desenvolver processos específicos e pontuais para o universo…

Por Nayara Santos em 22.04.2020

Como promover a capacitação pode otimizar vendas no varejo?

Boa parte do setor do varejo já entendeu que a experiência do consumidor é um dos fatores que podem, realmente, otimizar vendas, mas, será que eles estão conseguindo traduzir esse entendimento em estratégias envolventes e engajadoras? É aquela velha história, uma coisa é a teoria, e a outra, a prática. Não basta concordar com o…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Como organizar uma loja de roupas e evitar erros graves

 Se para algumas pessoas, manter um guarda-roupa arrumado é complicado, imagine então como deve ser organizar uma loja de roupas. Com clientes indo e vindo, olhando as araras e experimentando diversas peças, a bagunça pode ser constante. A desordem, porém, pode afastar muitos consumidores e definitivamente não deve acontecer. Esse é apenas um exemplo…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Confira 7 dicas de Marketing para o Dia dos Namorados

E então, já decidiu quais estratégias de marketing você irá utilizar no Dia dos Namorados? Conforme nos aproximamos de Junho, o clima de muitas lojas se torna mais romântico. E, se você quiser aproveitar o período e aumentar as vendas, é melhor ficar atento a isso. Todo período sazonal no varejo requer abordagens diferenciadas para…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

24 textos prontos para vender mais na Semana do Brasil, se inspire!

Você já ouviu falar na Semana do Brasil? Já pensou em estratégia para vender mais em mais essa data no calendário do varejo? Quer dicas de textos prontos para conseguir se inspirar e aproveitar esse momento para ter mais lucro? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, então esse artigo é para você. Assim…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?

Ter um cliente fiel e satisfeito com a sua loja é um sinal de que você tem conseguido atender a demanda às necessidades desse cliente e que ele confia na sua loja. Entretanto, para conseguir alcançar esse objetivo, você precisa ter estratégias certeiras que foquem em oferecer uma melhor experiência de compras aos seus consumidores.…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

O que é o marketing de utilidade e como apostar nessa estratégia?

Conseguir levar informação útil e que possa ser levada para o dia a dia do cliente é uma das definições de marketing de utilidade. Portanto, se sua empresa ainda não possui esse tipo de estratégia, chegou o momento de mudar isso e nós vamos te ajudar. De modo geral, existem diferentes tipos de ações de…

Por Nayara Santos em 12.07.2022

Como promover meu negócio de varejo em 4 Passos

Você, varejista, provavelmente já deve ter se perguntado qual é a melhor forma de promover seu negócio de varejo, certo? Essa dúvida é muito comum, ainda mais em um mercado que se torna cada vez mais competitivo e que está em constante evolução.  Para conseguir se destacar é fundamental encontrar formas para atrair a atenção…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos