Por Nayara Santos em 12.04.2022

Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Ter um cliente fiel e satisfeito com a sua loja é um sinal de que você tem conseguido atender a demanda às necessidades desse cliente e que ele confia na sua loja. Entretanto, para conseguir alcançar esse objetivo, você precisa ter estratégias certeiras que foquem em oferecer uma melhor experiência de compras aos seus consumidores.

A seguir falaremos um pouco sobre a importância de ter clientes satisfeitos e fidelizados, bem como sobre quais estratégias que podem ser adotadas. Boa leitura!

Por que ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?

Ter um cliente fiel significa que ele não vai abrir mão de comprar na sua loja e passar a frequentar a loja do concorrente. Pelo contrário, ele não vai sequer pensar na concorrência. Ou seja, quando você consegue fidelizar um cliente, você sabe que ele sempre vai voltar para comprar mais.


Sem falar que, um cliente satisfeito tende a fazer propaganda gratuitamente da sua marca e a indicar a sua loja para clientes e amigos. Portanto, você não apenas está garantindo parte das suas vendas, como também estará aumentando ganhando um aliado na divulgação da sua marca.

Como ter um cliente fiel e satisfeito?

Para conseguir conquistar os clientes e fidelizá-los, é importante que você fique atento a alguns pontos. O primeiro deles é a empatia, ou seja, estar realmente interessado na necessidade do cliente e em como resolver o problema dele.

Além disso, também é fundamental conhecer bem o seu público, para saber o que ele busca e em quais produtos ele está mais interessado. Assim, você conseguirá caprichar na promoção desses itens, bem como preparar promoções e ações voltadas para esses clientes.

Melhores estratégias de fidelização do cliente

As ações que melhor promovem a fidelização e a satisfação dos clientes são as de marketing sensorial. Isso acontece porque elas são implementadas na loja de modo a tornar o ambiente de compras mais agradável e, consequentemente, melhorar a experiência do cliente. 

Assim, detalhes como a música ambiente, o cheiro que o cliente sente ao entrar na loja, a possibilidade de tocar nos produtos e ver de perto aquilo que ele vai comprar, uma loja organizada e com bom layout, tornam uma simples ida à sua loja uma experiência totalmente diferenciada.

Entretanto, dentre essas estratégias, provavelmente a que merece um maior destaque é a rádio personalizada. Isso se deve ao fato de que essa é uma ferramenta bastante versátil e que permite não apenas a escolha da playlist para a sua loja, como também a reprodução de anúncios. 

E claro, não poderíamos deixar de falar sobre o atendimento ao cliente. Por isso é importante ter uma equipe de vendas bem treinada e motivada. Fazer com que o cliente se sinta especial poderá ser um divisor de águas para o sucesso do seu negócio.

Quer conhecer todos os detalhes sobre a importância de ter clientes fiéis e satisfeitos, bem como sobre as estratégias que você pode adotar na sua loja? Então é só fazer o download gratuito do nosso e-book!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Conheça os principais benefícios das vendas por aplicativo

As vendas por aplicativo já se tornaram uma estratégia para uma considerável parcela do mercado varejista, e isso não é para menos. Para que tenha uma ideia, 78% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras online via aplicativo, de acordo com o relatório global realizado pela Worldpay. Essa larga preferência se dá por diversos motivos, entre…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

Como Manter Clientes Fidelizados com Ações de Marketing

Como manter clientes fidelizados é um dos questionamentos mais realizados por empreendedores nos dias de hoje. Oferecer um produto ou serviço de excelência não vale de nada se a experiência não for atrativa, por exemplo. Desenvolver ações de marketing interessantes é uma das estratégias mais funcionais para quem procura a fidelização. Porém, nem sempre escolher…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como criar um planejamento de campanha para 2024? Veja aqui!

Você não vai querer esperar o ano novo começar a planejar as estratégias para a sua loja. Afinal, quanto mais tarde você começar, menor tempo terá para se planejar, principalmente para as datas do início do ano, que devem ser planejadas no final do ano anterior. Com a antecedência necessária, você será capaz de se…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Decoração para inauguração de loja: 4 dicas simples e práticas

Saber como fazer a decoração da loja para a inauguração é algo que pode te ajudar a preparar o ambiente para receber os seus clientes. Por isso, esse quesito também deve fazer parte do planejamento desse importante momento no seu negócio. Lembre-se que esse pode ser o primeiro contato que as pessoas terão com a…

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Como chamar atenção dos clientes para sua loja em 4 passos

Desenvolver ações que sejam capazes de chamar a atenção dos clientes para a sua loja é algo fundamental para a longevidade da sua empresa. Afinal, se os clientes não conhecerem a sua loja, não visitarem e não comprarem com você, será necessário fechar as portas. Como você não abre um negócio pensando que vai fechar…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Divulgação da marca: como divulgá-la em um novo ambiente?

A fase mais difícil da divulgação da marca é o início, período em que você ainda não tem tanto conhecimento e experiência nesse assunto. No entanto, isso não é motivo para deixar esse cuidado de lado, já que ele é crucial para a saúde do seu negócio.  Muito pelo contrário, esse é justamente o momento…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Como criar um briefing de anúncio?

Muito do sucesso da sua empresa de varejo depende da capacidade de fazer anúncios. Por isso, saber como criar um briefing é uma das etapas que podem interferir nos resultados que você. Afinal, é a partir dele que a campanha será criada. Ou seja, para conseguir ter anúncios bons, dentro do prazo desejado e sem…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como divulgar um produto no Instagram: 5 dicas essenciais

Se você chegou até aqui é porque está em busca de informações sobre como divulgar um produto no Instagram, não é mesmo? E você não poderia estar mais certo. Afinal, essa é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelos varejistas. Essa rede social permite não apenas a divulgação de produtos, mas também a proximidade do…

Por Nayara Santos em 16.02.2022

25 ideias de nomes para açougue, confira

Se você está abrindo um açougue e não tem ideia de qual nome seria melhor para o empreendimento ou mesmo como fazer para escolhê-lo, então este artigo é para você! Sempre que um novo empreendimento é iniciado, inúmeras decisões devem ser tomadas, incluindo a escolha do nome. É através dele que você poderá tornar o…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos