Por Nayara Santos em 30.11.2023

Música para loja de shopping: destaque-se da concorrência

Por Nayara Santos em 30.11.2023

O uso da música em ambientes públicos passa longe de ser uma novidade. Antigamente, os elevadores utilizavam melodias e arranjos suaves para embalar o trajeto e deixar as pessoas mais calmas. Com o passar do tempo, as chamadas “músicas de elevador” passaram a ser sinônimo de algo antiquado e fora de moda. 

Entretanto, engana-se quem pensa que músicas em ambientes públicos precisam ter sempre esse nível de energia, ou que elas servem apenas para isso. Muito pelo contrário, a música pode ser uma grande aliada de lojistas e centros de compras, como os shoppings.

Por isso, atualmente não é incomum que você vá a um shopping e perceba que não apenas as lojas estão reproduzindo música ambiente, mas o estabelecimento em si também. Tudo isso é feito com o intuito de oferecer aos clientes que visitam o local um ambiente mais agradável e uma melhor experiência.

Entretanto, esse cenário mostra o quanto pode ser difícil conseguir se destacar em meio a tantas lojas e marcas, cada uma com a sua trilha sonora. Mas, isso não significa que você deva desistir da música ambiente, pelo contrário, o melhor mesmo é caprichar nessa estratégia para conseguir atrair mais consumidores para a sua loja.

Ao longo deste artigo falaremos mais sobre as vantagens de ter música na sua loja e como escolher a playlist certa para se destacar. Confira!

Como se destacar em meio a tanta concorrência?

O shopping center é, sem dúvida alguma, uma excelente localização para quem quer ter uma loja. Afinal, por mais que ela não fique em um local de maior movimentação, a exposição ainda é grande e muitas pessoas podem entrar no estabelecimento mesmo que não tenham ido ao shopping para isso.

Entretanto, se a exposição é grande, a concorrência também é. Ou seja, é fundamental encontrar formas de conseguir se destacar. Afinal, quantas lojas de roupas femininas o consumidor encontrará? Ou então lojas de produtos infantis? Lojas de calçados masculinos?

Sem o devido cuidado, o consumidor pode muito bem entrar na loja, olhar os produtos e desistir da compra. Assim, você precisa encontrar formas de conseguir causar uma boa primeira impressão, convencer o consumidor a ficar mais tempo no estabelecimento. Pelo menos em um primeiro momento, até que ele possa conferir os produtos com mais detalhes ou conversar com um vendedor.

Neste caso existem diferentes elementos que você poderá utilizar e, claro, a música está entre eles. Isso porque ela é uma excelente ferramenta para te ajudar a deixar uma boa impressão no cliente rapidamente. Outras formas de fazer isso são:

  • Organização da loja: mantenha o ambiente limpo, organizado e sem problemas para circular no estabelecimento. Corredores apertados, nos quais o cliente mal consegue circular fazem com que ele deixa a loja rapidamente;
  • Iluminação adequada: a menos que a proposta da marca seja realmente oferecer um ambiente mais escuro, a nossa recomendação é caprichar na iluminação. O consumidor quer ver os produtos, analisar as características e decidir se vale a pena ou não comprar o item, e isso não pode ser feito com uma iluminação ruim;
  • Capriche na vitrine: a vitrine da loja é o cartão de visitas do estabelecimento. A escolha da decoração, das peças que serão expostas, das cores, e outros elementos deve ser feita de maneira cautelosa e bem pensada;
  • Treine a sua equipe de vendas: outro ponto importantíssimo para fazer com que o cliente se sinta à vontade para ficar mais tempo na loja é a sua equipe de vendas. Vendedores mais agressivos, que ficam em cima do cliente, podem deixá-los desconfortáveis e fazer com que eles decidam ir embora.

Como você deve ter percebido, esse é um assunto complexo e que exige bastante planejamento. Por isso, não deixe de conferir o nosso guia completo Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

Quais são as vantagens de ter música na loja do shopping?

Já deu para entender a importância de se destacar da concorrência, e algumas formas de fazer isso. Mas, agora vamos falar da música, que é o principal objetivo deste artigo e para te mostrar que trabalhar com a sonorização ambiente pode ser mais fácil e te trazer mais benefícios do que você imagina.

Ajuda a causar uma boa primeira impressão

Já parou para pensar quanto tempo leva para o cliente formar uma opinião a respeito da sua loja? Em um estudo publicado nos anos 2000 mostraram que o varejista tem 15 segundos para convencer o cliente de entrar no estabelecimento ou ficar mais tempo na loja.


Entretanto, estudos mais recentes mostraram que esse tempo é de 8 segundos. Não, você não leu errado e esse não é um erro de digitação. Você tem apenas 8 segundos para causar uma boa impressão no consumidor. 

Isso mostra o quanto é importante ter ferramentas capazes de captar a atenção do cliente rapidamente e a música é a aliada que você precisava. A trilha sonora certa ajuda o consumidor que está passeando pelo shopping a se identificar com a marca e com o nível de energia oferecido no estabelecimento.

Desta forma, você consegue, ao menos, despertar a curiosidade do consumidor que se conectar com a sua marca pela música. Ou seja, em meio a tantas distrações e diante de um cliente cada vez mais impaciente, a sua loja poderá se destacar da concorrência.

Melhora a experiência do cliente

Agora que você já convenceu o cliente a olhar para a sua loja e a entrar para conferir os produtos oferecidos, chegou o momento de pensar em como melhorar a experiência dele. E, a música continua sendo uma aliada neste momento.

Como falamos anteriormente, ela não é a única ferramenta para isso, mas sem dúvida alguma ajuda a melhorar e muito a experiência do cliente. Isso acontece porque a música ajuda a integrar todas as outras estratégias de marketing que você implementou na loja, deixando o universo da loja diferenciado.

Provavelmente você já observou algum consumidor olhando os produtos e balbuciando a letra da música, ou balançando a cabeça no ritmo da melodia. Esse cliente foi impactado pela trilha sonora reproduzida e claramente está vivenciando um momento agradável.

Neste caso, há grandes chances desse cliente ter passado mais tempo no estabelecimento porque a música era boa, de se lembrar da sua loja futuramente, voltando para novas compras. Mas, para isso é preciso ter a trilha sonora certa. Se você não sabe como fazer isso, continue com a gente que falaremos mais sobre isso adiante.

Melhora a percepção do cliente com relação à marca

Provavelmente você já se encantou pela trilha sonora de um filme, certo? Ou mesmo ficou emotivo ou apreensivo diante de uma cena que assistiu nos cinemas. Isso acontece porque cada melodia utilizada tem a intenção de despertar emoções em quem assiste ao filme.

A sonorização ambiente em uma loja de shopping não é muito diferente disso. Isso significa que ela deve ser pensada de modo a criar a narrativa da sua marca. Ou seja, qual é a mensagem que você quer passar para o cliente ou sentimento que você quer despertar nele?

Assim como acontece com os filmes, a música no varejo ajuda a integrar e elevar a um outro nível todas as outras estratégias de marketing visual e promocional que você implementou no estabelecimento. Desta forma, você consegue ter uma atmosfera envolvente, construindo uma experiência de marca coesa e memorável.

Com tudo isso é possível aprimorar a percepção do cliente, diferenciar sua marca e criar uma experiência de compra única que permanece gravada na mente dos visitantes do shopping. Incrível, não é mesmo?

Ferramenta indispensável na padronização da loja

Varejistas que possuem mais de uma loja, sejam todas elas em shoppings ou não, precisam se preocupar com a padronização do ambiente. Isso significa manter a identidade da marca em todas essas lojas, de modo que o cliente nem nota que está em outra unidade.

Claro que a decoração do ambiente, o logo, e os produtos são necessárias para isso, mas você não deve se esquecer do papel da música nessa padronização. Ao adotar uma trilha sonora consistente, você estará estabelecendo não apenas um padrão auditivo, mas uma identidade sonora para a sua loja. 

Essa padronização sonora não apenas reforça a mensagem da marca, mas também cria uma experiência familiar para os clientes, independentemente de qual unidade eles visitem. A música, nesse contexto, não é apenas uma escolha estética; é um elo sonoro que une todas as lojas, consolidando a presença e a identidade da marca de maneira inconfundível.

Como escolher as melhores músicas para loja de shopping?

Como vimos, uma loja de shopping que investe em música é capaz de usufruir de grandes vantagens. Dessa maneira, para ajudá-lo a colher esses benefícios em seu negócio, vamos apresentar, a seguir, como escolher as melhores músicas para o seu estabelecimento!

Entenda o seu público

O primeiro passo para criar a trilha sonora da sua loja de shopping, é se sintonizar com o seu público. Isso significa que você precisa conhecer os gostos musicais, preferências e comportamentos de compra dos seus clientes.

Neste caso, o ponto de partida é realizar pesquisas, análise de dados de vendas e, sempre que possível, envolver diretamente os clientes para compreender suas preferências musicais. Desta forma, ficará mais fácil escolher uma trilha sonora que facilite a criação de uma conexão emocional com os seus clientes

Não abra mão da identidade da sua marca

Precisamos falar seriamente sobre a importância de se manter fiel à identidade da sua marca na hora de escolher a trilha sonora para a sua loja. Claro que agradar aos consumidores é primordial para o sucesso de qualquer empresa, mas isso não significa que você deva mudar quem a sua marca para agradar a todos os perfis de clientes.

Muito pelo contrário, se você está agradando a todos provavelmente está fazendo alguma coisa errada. Tenha em mente que você atua em um ramo específico, em um nicho específico, que precisa ter algo que o ajude a se destacar da concorrência.

Ter uma postura mais firme para reforçar a sua marca pode significar perder alguns clientes que não estiveram tão alinhados à sua marca. Por outro lado, isso também significa que você conquistará novos consumidores que admiram esse posicionamento e se identificam mais com ele.

Portanto, jamais abdique da identidade da sua marca apenas para conseguir conquistar o maior número de consumidores com os mais diferentes perfis. Primeiro, porque isso é praticamente impossível. Segundo, porque os clientes que se identificarem com você provavelmente serão muito mais fiéis. 

Ficou interessado em como ter uma identidade sonora? Então confira o nosso Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa.

Conheça as tendências

Não basta a trilha sonora estar adequada ao seu público se ela se torna repetitiva e cansativa. Isso geralmente acontece quando você não atualiza a playlist, deixando as músicas mais tocadas de cinco anos atrás sendo reproduzidas na sua loja.

Isso não significa que você precisa atualizar a playlist a cada lista de músicas mais tocadas que é publicada, mas é essencial ficar de olho nas tendências e mantê-la sempre atualizada. Ouvir sempre as mesmas músicas pode acabar irritando os clientes que, consequentemente, associarão esse sentimento à marca.

Já do ponto de vista da sua equipe de vendas, esse pode ser um grande problema. Por mais que incomode o cliente, eles ficam apenas alguns minutos na loja. Já os vendedores passarão o dia escutando as mesmas músicas.

Lembre-se, fica bem mais difícil para uma equipe desmotivada e entediada oferecer um bom atendimento ao cliente. E, se o cliente não receber um bom atendimento, sem dúvida alguma ele sairá da sua loja e entrará na loja do concorrente.

Jamais foque no seu gosto pessoal

Um erro bastante comum é preparar a playlist da loja apenas com as músicas que você gosta. Afinal, o nível de energia da trilha sonora e as músicas podem desagradar aos consumidores e fazer com que eles deixem a loja sem comprar nada. Sem falar que essas músicas provavelmente não representam a sua marca.

O que deve prevalecer são as preferências dos consumidores e a identidade da sua marca. Lembre-se, o principal objetivo da sua loja é fazer com que os consumidores permaneçam por mais tempo no estabelecimento a fim de consumir mais. Portanto, resista à tentação de focar apenas no seu gosto pessoal ou de deixar a escolha das músicas sob responsabilidade da sua equipe de vendas. 

Não utilize rádios convencionais

Outro erro que comumente percebemos quando o assunto é música para loja, seja ela de shopping ou não, é a utilização de rádios convencionais ou streamings para a sonorização ambiente. Essa estratégia passa longe de ser a ideal por diversos motivos.

O primeiro deles é que uma estação de rádio comum possui uma sequência de músicas aleatórias, que não necessariamente condizem com o tipo de ambiente ou de energia que você precise naquele momento. Ou seja, ela pode acelerar o ritmo de compras, quando na verdade você quer diminuí-lo, e vice-versa.

Além disso, já pensou se durante a programação musical a rádio reproduzir o anúncio de um concorrente seu? Pior do que isso, esse concorrente tem uma loja no mesmo shopping? Sim, isso mesmo, há grandes chances do cliente deixar a sua loja e ir visitar a concorrência.

Portanto, não arrisque! A seguir falaremos sobre como você pode ter a playlist certa na sua loja de shopping, sem se preocupar com anúncios indesejados.

Escolha músicas relacionadas ao seu produto

Como vimos, a playlist adequada é capaz de reforçar a identidade de uma marca e gerar a sensação de bem-estar nos clientes durante a compra. Mas, para deixar o ambiente ainda mais especial, que tal relacionar a trilha sonora com o produto que você vende?

Um excelente exemplo dessa utilização da música é a LIVE!, loja de roupas fitness e moda praia. A cada nova coleção que é lançada, a playlist é atualizada de modo que ela combine com a proposta daqueles produtos. Assim, é possível integrar a música com o ambiente e os produtos. 

Ficou curioso sobre como a LIVE! conseguiu fazer isso e todos os benefícios dessa estratégia? Então confira este case de sucesso clicando aqui.

Cuidado com o volume das músicas

Como você já deve ter percebido, é fundamental contar com uma trilha sonora para melhorar a experiência de compra e torná-la mais confortável. Mas, para garantir o sucesso dessa estratégia é preciso tomar cuidado com o volume da música para que a comunicação dentro da loja não seja afetada.

É essencial que os vendedores consigam manter contato com os clientes e uma música com volume muito alto é capaz de atrapalhar essa interação. Assim, após montar a playlist ideal é preciso ter cuidado para não se empolgar em excesso e aumentar demais o volume!

O contrário também pode ser prejudicial, afinal, se o cliente não consegue escutar a música porque o volume está muito baixo, como você irá influenciá-lo? Portanto, moderação é a palavra-chave e, se necessário, consulta uma empresa especializada neste assunto para garantir um volume adequado para cada ambiente da loja.

Não perca tempo, conte com quem entende de música para negócios

A Listenx atua há mais de 20 anos no mercado de música para negócios e durante todo esse tempo ela já ajudou mais de 11 mil clientes a terem uma identidade sonora, aumentar as vendas e conquistar clientes.

Ela conta com uma equipe de especialistas para criar cada playlist. Portanto, você precisará apenas escolher qual melhor se adequa à sua marca, aos seus clientes e ao momento do dia. Com alguns cliques você terá música de qualidade sendo reproduzida na sua loja, sem precisar se preocupar mais com isso.

Mas, as vantagens não param por aí. Que tal ainda incluir alguns anúncios ao longo da programação musical? Isso mesmo, você pode preparar anúncios personalizados, reproduzi-los a qualquer momento e melhorar a comunicação com os seus clientes, influenciando-os em um dos momentos mais decisivos da jornada de compras.

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Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

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