Por Nayara Santos em 18.10.2021

Tendências e inovações no varejo brasileiro: fique por dentro

Por Nayara Santos em 18.10.2021

Conhecer as tendências e inovações no varejo brasileiro é importante para que você saia na frente da concorrência e possa oferecer sempre o melhor para os seus clientes. Entretanto, manter-se atualizado não é uma tarefa fácil, já que você precisará gastar horas e encontrar fontes confiáveis de informação. Isso somado ao tempo necessário para fazer a gestão da sua empresa.

Se esse for o seu caso, não precisa se preocupar porque preparamos esse artigo com as principais tendências para o mercado nacional. Confira agora mesmo e faça o seu negócio se destacar!

Tendências e inovações no varejo brasileiro

1. Experiência do cliente importa

Se o foco na experiência do cliente já era importante, agora ele ficou ainda mais. Inclusive, essa é a primeira tendência e inovação no varejo que vamos falar. Existem diferentes formas de melhorar a experiência do cliente e para conseguir acertar é preciso pensar em todas as etapas da jornada de compras que ele passará.

Assim, ter um site para que o cliente consiga encontrar informações sobre a sua loja é essencial. Disponibilizar um local para estacionamento, ou parceria com algum estabelecimento desse tipo, é fundamental. Ainda, é preciso ter vendedores bem treinados e prontos para ajudar o cliente sempre que for necessário. 

Vale a pena mencionar que, enquanto o cliente está na sua loja é preciso proporcionar um bom ambiente de compras. Isso pode ser feito utilizando-se diferentes ferramentas do marketing sensorial. Entretanto, uma delas se destaca, que é a rádio personalizada

Com ela você pode não apenas tocar a música certa para os seus clientes e que reforce a identidade da sua marca, mas também fazer anúncios personalizados para divulgar ofertas e convidar o cliente para fazer parte do programa de fidelidade da loja. Além disso, ela também pode auxiliar na gestão da loja, informando horário de funcionamento, potenciais problemas com formas de pagamento, dentre outros.

Gostou da ideia? Não perca a oportunidade de fazer um teste gratuito por 10 dias. E continue acompanhando o nosso artigo para conhecer outras tendências do varejo brasileiro.

2. Frete gratuito

Não importa se o cliente efetuou a compra pelo site ou se foi até a loja e pediu que os produtos fossem entregues em um determinado endereço. O fato é que oferecer frete gratuito tem se tornado cada vez mais importante no varejo. Isso porque, quando o cliente precisa decidir entre duas lojas, a tendência é que ele escolha aquela que tenha frete gratuito, mesmo que o produto custe um pouco mais.


Por isso, chegou o momento de você revisar a sua política de fretes e implementar esse diferencial na sua loja. Claro que você pode criar uma política de preço mínimo para frete gratuito. Para saber qual valor, veja o valor do ticket médio dos clientes. Por exemplo, se em média os clientes compram R$ 100, então o frete gratuito pode ser oferecido a partir desse valor. 

É importante dizer que essa pode ser, inclusive, uma forma de aumentar as vendas da sua loja. No nosso exemplo acima, você pode oferecer o frete gratuito a partir de R$ 120 em compras. Assim, aquele cliente que quer ter a comodidade de receber o produto em casa, provavelmente vai comprar um item a mais para conseguir o frete gratuito.

3. Lockers facilitam a logística de entrega

Os lockers não são exatamente uma novidade, eles já existem em diversos outros países, entretanto, eles estão chegando no Brasil agora e têm ganhado cada vez mais formas. 

Os lockers facilitam a logística para a entrega dos produtos. Ao fazer a compra, o cliente escolhe o locker que for mais conveniente para ele. A empresa de entrega precisa apenas colocar as caixas ou pacotes neles. O cliente é informado, por e-mail ou mensagem eletrônica, que o produto já está disponível para retirada. Ele também recebe um código que deverá ser digitado para ter acesso ao produto. 

O melhor dessa tendência e inovação no varejo brasileiro é que a retirada pode ser feita a qualquer horário, bem como o depósito dos itens nos compartimentos. Perfeito, não é mesmo?

4. Atendimento personalizado

Clientes estão sempre buscando novidades e formas de serem melhor atendidos pelas lojas. Por isso, a próxima tendência para o varejo brasileiro que vamos tratar é oferecer atendimento personalizado.

Esse atendimento pode ser realizado de diferentes formas. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, você poderá permitir que o cliente faça agendamento com um determinado vendedor. Esse vendedor deverá conhecer as preferências daquele cliente e durante o atendimento, dar atenção apenas para ele.

Outra opção é criar um banco de dados dos clientes e enviar presentes em datas importantes, como aniversário. Ainda, os clientes que fizerem parte desse banco de dados, poderão ter direito a acesso em primeira mão aos lançamentos da loja. Se a sua loja permitir, oferece a possibilidade de criar produtos personalizados.

5. Pagamentos instantâneos

Encontrar formas de facilitar a rotina de compras do cliente poderá ser um grande diferencial da sua loja. Isso pode ser feito através da implementação de pagamentos instantâneos, como é o caso do PIX. Além de oferecer ao cliente mais comodidade, você ainda tem a vantagem de conseguir receber o pagamento imediatamente, sem precisar esperar pelos cartões e bancos para enviar o dinheiro para a sua conta.

Outra forma de fazer isso é disponibilizar o pagamento através de transferência bancária. Assim, você poderá receber o dinheiro do cliente sem precisar pagar para nenhum intermediário. Essa estratégia é ainda mais importante se a sua loja possuir contas bancárias em mais de um estabelecimento.

Essa pequena mudança na forma de efetuar pagamento poderá atrair muitos clientes, inclusive os mais jovens, que estão sempre em busca de formas tecnológicas de realizar as tarefas do dia-a-dia. Para conseguir atrair esses clientes, abuse da divulgação da novidade nas suas redes sociais e anúncios na rádio personalizada.

Conhecer as tendências e as inovações no varejo brasileiro pode te dar uma grande vantagem estratégica sobre os concorrentes. Para saber mais como fazer o seu negócio se destacar e obter bons resultados, navegue pelo nosso blog.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

Compartilhe

Você também pode gostar

5 dicas de divulgação de produtos: impulsione suas vendas

Se você chegou até aqui é porque está em busca de dicas de como fazer a divulgação de produtos da sua loja. Isso inclui saber como atrair a atenção dos clientes, despertar a curiosidade dos consumidores, fazer com que eles visitem a loja e finalmente levem o produto para casa. Por isso, neste artigo vamos…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

10 dicas para vender mais no Dia do Consumidor!

Você sabia que o Dia do Consumidor é um dos que mais movimenta o mundo do e-commerce no Brasil? Celebrado no dia 15 de março, ele perde apenas para a Black Friday, ou seja, você não pode perder essa oportunidade de aumentar as vendas, não é mesmo? Entretanto, com tamanha importância, você não será o…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Vale a pena ter serviços terceirizados na empresa? Confira os principais benefícios

A possibilidade de trabalhar com serviços terceirizados em uma organização é encarada como uma maneira eficiente de reduzir custos, aumentar a produtividade e permitir que a empresa foque em seu core business, ou seja, naquilo que realmente importa. Contudo, é preciso saber onde esse conceito se aplica adequadamente. Se o negócio não fizer a lição…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

Como divulgar produtos no Facebook em 7 passos

As redes sociais são ótimas para você divulgar a sua marca e produtos. Entretanto, cada uma das redes apresenta as suas características e melhores formas de se fazer isso. Por isso, nesse artigo você vai aprender como divulgar produtos no Facebook para conseguir melhorar as suas vendas. Vem com a gente e aprenda mais essa…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Como Funciona Mídia Indoor Para Vender Mais em Loja de Varejo?

Entender como funciona mídia indoor e saber como aplicá-la corretamente em sua loja de varejo é um ótimo artifício para impulsionar o seu empreendimento. Nos dias de hoje é preciso prestar cada vez mais atenção na maneira com que chamamos a atenção de nossos clientes, visto que estão cada vez mais exigentes. Comunicar, impulsionar, diferenciar…

Por Nayara Santos em 11.01.2018

11 textos prontos para divulgação de produtos, confira

Conhecer alguns textos prontos para divulgação de produtos poderá ser muito útil na hora de elaborar as estratégias de marketing para a sua loja. Por isso, preparamos uma lista com alguns textos para você se inspirar. E não deixe de conferir a nossa dica bônus de como arrasar na divulgação desses textos. Boa leitura! Você…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

25 ideias de nomes para açougue, confira

Se você está abrindo um açougue e não tem ideia de qual nome seria melhor para o empreendimento ou mesmo como fazer para escolhê-lo, então este artigo é para você! Sempre que um novo empreendimento é iniciado, inúmeras decisões devem ser tomadas, incluindo a escolha do nome. É através dele que você poderá tornar o…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Estratégia de divulgação de produtos: conheça as melhores

Desenvolver boas estratégias para a divulgação de produtos é uma importante tarefa de todo gestor do varejo. Afinal, se os clientes não souberem o que acontece na sua loja, o que você está vendendo e quais as vantagens de adquirir esses produtos, você dificilmente terá uma empresa de sucesso. Pensando em como te ajudar, nós…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

5 passos para implementar uma cultura customer centric na empresa

A transformação digital modificou a forma como as empresas se relacionam com os seus públicos, tornando o mercado ainda mais competitivo. É por conta disso que muitas empresas estão aderindo à estratégia conhecida como cultura customer centric. O assunto está bastante em alta e vem sendo bastante discutido por lojistas, gerentes de estabelecimentos comerciais e…

Por Nayara Santos em 20.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos