Por Nayara Santos em 23.12.2019

Entrega expressa: Por que você deveria apostar nessa tendência

Por Nayara Santos em 23.12.2019

Atender com rapidez é um diferencial que pode não só melhorar a experiência do cliente, mas criar um vínculo emocional que estimule a fidelização. A entrega expressa é uma tendência de frete e grande aposta de empresas que desejam oferecer um serviço de qualidade.

O comportamento do consumidor mudou, com isso, surgiu a necessidade de proporcionar melhores condições de compra e entrega. Para atender a um estado de urgência e vencer a concorrência, quanto mais rápido uma mercadoria for entregue, maior a possibilidade da recompra.

Neste post você vai saber o que é a entrega expressa, por que é importante para os negócios e como pensar nessa modalidade para a sua empresa — você vai descobrir uma interessante estratégia de vendas!

O que é entrega expressa?

É uma modalidade de frete que garante que o cliente receba sua mercadoria em um prazo rápido que compreende 24h e 48h ou mesmo retiradas nas lojas ou centros de distribuição.

Todo o processo é parecido com os tradicionais de entrega, com a diferença de que a escolha da entrega expressa faz com que o pedido entre na lista de prioridades, ou seja, para ser entregue mais rápido.

É importante observar que o prazo para atender a uma entrega expressa dependerá da distância entre o endereço do cliente e o do local onde estiverem armazenadas as mercadorias.

Qual a importância desse tipo de frete para os negócios?

Vamos imaginar uma empresa que ofereça os mesmos produtos ou serviços que a sua, com características bem aproximadas no modo de atender o cliente e processar suas vendas. Qual será o seu diferencial competitivo?

Foi a Amazon que surgiu com a oferta de entrega expressa para ganhar o mercado e oferecer um serviço diferente das concorrentes. Um dos serviços garante que o cliente receba sua mercadoria em até dois dias, caso ele seja assinante.

A varejista online americana disponibiliza outro serviço também interessante. No site, uma lista de produtos é disponibilizada para clientes prime com entrega super expressa.

Ela vale para entregas nas regiões metropolitanas dos Estados Unidos e funcionam da seguinte forma: os produtos da lista selecionados e pagos antes do meio dia têm entrega garantida até às 21h e as compras realizadas após esse horário serão entregues no dia seguinte.


Com isso, a Amazon gera uma expectativa positiva no cliente e ganha uma fatia grande do mercado consumidor, que tem mais urgência em receber seus produtos e não se importa em pagar uma anuidade justa para ter esse privilégio.

No rastro favorável da Amazon, diversas outras empresas estão aderindo a essa tendência e ofertando bem mais que apenas produtos de qualidade a seus consumidores — o serviço de entrega expressa agrega valor ao produto e aumenta a visibilidade da marca.

O que considerar para aderir a essa modalidade de entrega?

Você pode se perguntar quais são as vantagens ou motivos para implementar um serviço de entrega expressa. Alguns aspectos têm total relevância para o negócio e estimulam não só o aumento da produtividade, como um movimento crescente da rentabilidade.

Veja como pensar nessa modalidade, se ela se encaixa na proposta da sua empresa e como ela pode impactar o seu negócio!

Comportamento do consumidor

Como dissemos no início deste post, o consumidor da atualidade tem pressa. Com diversos recursos e internet disponível 24 horas por dia e a possibilidade de realizar compras por qualquer dispositivo, inclusive smartphones, ele correrá para o fornecedor que entregar mais rápido.

O estado de urgência que se instaurou no mundo é hoje uma das características mais marcantes do comportamento de consumidor que você não deve negligenciar ou ficará de fora na corrida pela preferência de compra do cliente.

Quando dizemos que o cliente tem razão, não estamos mais falando sobre as reclamações de um produto ou serviço, mas toda a capacidade que ele tem de decidir sobre o que deseja e partir em busca de quem ofereça melhores condições em todos os sentidos.

Diferencial competitivo

A inovação tecnológica e o uso da internet para vender produtos e serviços fez com que diversos tipos de empresas, migrassem para as vendas online. O volume de negócios que comercializam em um ambiente virtual cresceu exponencialmente.

Esse cenário é cada vez mais promissor, mas requer atenção e comprometimento de todos que desejam manter seus negócios ativos. Por isso, a entrega expressa se mostra como um diferencial competitivo de peso.

Se você deseja estar no grupo das empresas diferenciadas, oferecer um serviço de entrega rápida é umas das estratégias de maior impacto na atualidade. Tanto as grandes, quanto médias e pequenas empresas já estão atuando dessa forma e não incorporar essa modalidade pode afetar seu volume de vendas.

Redução de custos

Os custos de operação são onerosos e buscar caminhos para minimização sem afetar o negócio é um desafio que gestores e empreendedores enfrentam todos os dias. Com a possibilidade de mapear os endereços e unificar a rota de entrega, as despesas com frete serão reduzidas.

Os valores gastos com serviços terceirizados de entrega podem ser recalculados conforme o prazo, a distância e quantidade de entregas. Dessa forma, o poder de negociação será maior e permitirá que os custos sejam baixados.

É importante salientar que um serviço de entrega expressa não deve ser implementado sem que antes seja elaborado um planejamento de viabilização. Atender ao cliente com excelência é fundamental, desde que não acarrete prejuízos financeiros para a empresa.

Tenha o cuidado de verificar todos os prós e contras, calcular o custo das possíveis entregas, mapear as distâncias e principalmente o processo interno de vendas, gestão de estoque, logística de separação e entrega.

Só depois de realizar todas as verificações é que será possível considerar a entrega expressa como um serviço adequado à sua empresa. Faça o que é possível e terá boas chances de despertar no cliente um encantamento natural e irreversível.

Se você gostou deste post, que tal seguir a gente nas redes sociais e acompanhar todas as nossas postagens e interações? Estamos no Facebook e no Instagram com o conteúdos e dicas dinâmicos sobre diversos assuntos!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

5 razões pelas quais o Marketing Sensorial funciona

Marketing Sensorial O marketing sensorial é uma técnica muito efetiva usada para aguçar os sentidos do consumidor, seja por meio da visão, do toque, do cheiro, da audição ou mesmo do gosto. As estratégias para captar os 5 sentidos são as mais variadas e têm excelentes resultados, mas por que isso acontece? É isso que…

Por Nayara Santos em 18.05.2016

5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho

Conhecer os hacks certos para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho é uma forma bastante interessante de conseguir obter bons resultados. Esse conhecimento pode ser útil tanto para o gestor de uma empresa, como para ser aplicado para os funcionários. Por isso, se você quiser melhorar a sua produtividade, é só conferir o texto…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

5 ideias para divulgação de eventos, confira

Procurar ideias para fazer a divulgação do evento da sua loja faz parte do planejamento, sendo, inclusive, uma etapa crucial para garantir o sucesso da ação e atrair um grande público. Mas, com tantas formas diferentes de divulgação, pode ser complicado saber qual delas é a melhor para a sua loja. Por isso, você deve…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Por que você precisa usar a Análise SWOT em sua empresa?

Não é à toa que a análise SWOT é um dos modelos analíticos mais conhecidos no mundo empresarial. Sua aplicação ajuda a gestão a compreender tudo o que envolve o negócio, desde seus pontos fortes até as ameaças externas. Com tais informações, fica mais fácil tomar decisões eficientes. A gestão de um empreendimento envolve diversas…

Por Nayara Santos em 03.03.2020

Treinamento de vendas no varejo: Descubra como fazer

Confira como fazer um treinamento de vendedores no varejo e veja as vantagens em aplicar um!

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Marketing digital para varejo: um guia completo sobre o tema

Quando você sai à rua, já parou para contabilizar a quantidade de pessoas com os celulares em mãos? E já pensou quantas famílias têm computadores em casa? O meio digital vem apresentando acelerado e expressivo crescimento nos últimos anos e, com isso, o marketing digital para varejo se tornou a ferramenta para lidar com esse…

Por Nayara Santos em 23.06.2020

Como Captar Clientes Fiéis para a Minha Loja de Varejo?

Um dos maiores desafios dos varejistas está em como captar clientes e fidelizá-los. Muitas vezes capricha-se na estrutura e ofertas, mas existem alguns detalhes que fazem a diferença. O diferencial que você estava buscando para o seu negócio pode estar em pequenas mudanças da rotina da loja. Seja no atendimento ou no relacionamento com o…

Por Nayara Santos em 28.12.2018

Ebook Estratégias de marketing indispensáveis para o varejo

Todo empresário do ramo varejista sabe que é preciso muito esforço para se destacar no mercado e vender cada vez mais, mas poucos conhecem estratégias de marketing, por isso disponibilizamos o Ebook Estratégias de marketing. Principalmente em tempos de crise, as empresas de varejo têm observado a necessidade de investir nas mais diversas estratégias de marketing para conseguir…

Por Nayara Santos em 30.05.2016

10 Novidades no comércio varejista para 2024

Ficar por dentro das novidades no comércio varejista para 2024 pode ser o que faltava para que você tenha sucesso com o seu negócio no próximo ano. Afinal de contas, você estará pronto para atender às novas demandas e às mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores. Sem falar que não será passado para trás…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos