Atender com rapidez é um diferencial que pode não só melhorar a experiência do cliente, mas criar um vínculo emocional que estimule a fidelização. A entrega expressa é uma tendência de frete e grande aposta de empresas que desejam oferecer um serviço de qualidade.
O comportamento do consumidor mudou, com isso, surgiu a necessidade de proporcionar melhores condições de compra e entrega. Para atender a um estado de urgência e vencer a concorrência, quanto mais rápido uma mercadoria for entregue, maior a possibilidade da recompra.
Neste post você vai saber o que é a entrega expressa, por que é importante para os negócios e como pensar nessa modalidade para a sua empresa — você vai descobrir uma interessante estratégia de vendas!
O que é entrega expressa?
É uma modalidade de frete que garante que o cliente receba sua mercadoria em um prazo rápido que compreende 24h e 48h ou mesmo retiradas nas lojas ou centros de distribuição.
Todo o processo é parecido com os tradicionais de entrega, com a diferença de que a escolha da entrega expressa faz com que o pedido entre na lista de prioridades, ou seja, para ser entregue mais rápido.
É importante observar que o prazo para atender a uma entrega expressa dependerá da distância entre o endereço do cliente e o do local onde estiverem armazenadas as mercadorias.
Qual a importância desse tipo de frete para os negócios?
Vamos imaginar uma empresa que ofereça os mesmos produtos ou serviços que a sua, com características bem aproximadas no modo de atender o cliente e processar suas vendas. Qual será o seu diferencial competitivo?
Foi a Amazon que surgiu com a oferta de entrega expressa para ganhar o mercado e oferecer um serviço diferente das concorrentes. Um dos serviços garante que o cliente receba sua mercadoria em até dois dias, caso ele seja assinante.
A varejista online americana disponibiliza outro serviço também interessante. No site, uma lista de produtos é disponibilizada para clientes prime com entrega super expressa.
Ela vale para entregas nas regiões metropolitanas dos Estados Unidos e funcionam da seguinte forma: os produtos da lista selecionados e pagos antes do meio dia têm entrega garantida até às 21h e as compras realizadas após esse horário serão entregues no dia seguinte.
Com isso, a Amazon gera uma expectativa positiva no cliente e ganha uma fatia grande do mercado consumidor, que tem mais urgência em receber seus produtos e não se importa em pagar uma anuidade justa para ter esse privilégio.
No rastro favorável da Amazon, diversas outras empresas estão aderindo a essa tendência e ofertando bem mais que apenas produtos de qualidade a seus consumidores — o serviço de entrega expressa agrega valor ao produto e aumenta a visibilidade da marca.
O que considerar para aderir a essa modalidade de entrega?
Você pode se perguntar quais são as vantagens ou motivos para implementar um serviço de entrega expressa. Alguns aspectos têm total relevância para o negócio e estimulam não só o aumento da produtividade, como um movimento crescente da rentabilidade.
Veja como pensar nessa modalidade, se ela se encaixa na proposta da sua empresa e como ela pode impactar o seu negócio!
Comportamento do consumidor
Como dissemos no início deste post, o consumidor da atualidade tem pressa. Com diversos recursos e internet disponível 24 horas por dia e a possibilidade de realizar compras por qualquer dispositivo, inclusive smartphones, ele correrá para o fornecedor que entregar mais rápido.
O estado de urgência que se instaurou no mundo é hoje uma das características mais marcantes do comportamento de consumidor que você não deve negligenciar ou ficará de fora na corrida pela preferência de compra do cliente.
Quando dizemos que o cliente tem razão, não estamos mais falando sobre as reclamações de um produto ou serviço, mas toda a capacidade que ele tem de decidir sobre o que deseja e partir em busca de quem ofereça melhores condições em todos os sentidos.
Diferencial competitivo
A inovação tecnológica e o uso da internet para vender produtos e serviços fez com que diversos tipos de empresas, migrassem para as vendas online. O volume de negócios que comercializam em um ambiente virtual cresceu exponencialmente.
Esse cenário é cada vez mais promissor, mas requer atenção e comprometimento de todos que desejam manter seus negócios ativos. Por isso, a entrega expressa se mostra como um diferencial competitivo de peso.
Se você deseja estar no grupo das empresas diferenciadas, oferecer um serviço de entrega rápida é umas das estratégias de maior impacto na atualidade. Tanto as grandes, quanto médias e pequenas empresas já estão atuando dessa forma e não incorporar essa modalidade pode afetar seu volume de vendas.
Redução de custos
Os custos de operação são onerosos e buscar caminhos para minimização sem afetar o negócio é um desafio que gestores e empreendedores enfrentam todos os dias. Com a possibilidade de mapear os endereços e unificar a rota de entrega, as despesas com frete serão reduzidas.
Os valores gastos com serviços terceirizados de entrega podem ser recalculados conforme o prazo, a distância e quantidade de entregas. Dessa forma, o poder de negociação será maior e permitirá que os custos sejam baixados.
É importante salientar que um serviço de entrega expressa não deve ser implementado sem que antes seja elaborado um planejamento de viabilização. Atender ao cliente com excelência é fundamental, desde que não acarrete prejuízos financeiros para a empresa.
Tenha o cuidado de verificar todos os prós e contras, calcular o custo das possíveis entregas, mapear as distâncias e principalmente o processo interno de vendas, gestão de estoque, logística de separação e entrega.
Só depois de realizar todas as verificações é que será possível considerar a entrega expressa como um serviço adequado à sua empresa. Faça o que é possível e terá boas chances de despertar no cliente um encantamento natural e irreversível.
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