Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como promover meu negócio de varejo em 4 Passos

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Você, varejista, provavelmente já deve ter se perguntado qual é a melhor forma de promover seu negócio de varejo, certo? Essa dúvida é muito comum, ainda mais em um mercado que se torna cada vez mais competitivo e que está em constante evolução. 

Para conseguir se destacar é fundamental encontrar formas para atrair a atenção dos clientes. Entretanto, essa não é uma tarefa tão simples assim, afinal, com tantas opções disponíveis você pode ficar perdido de qual é a melhor delas para a sua marca. Por isso resolvemos te ajudar preparando esse artigo com sugestão de como você pode promover o seu negócio. Boa leitura!

Entendendo como promover meu negócio de varejo

Foi-se o tempo em que oferecer qualidade do produto e atendimento era o suficiente para conquistar e fidelizar o consumidor. Cada vez mais bem informado, o consumidor conhece o que é vendido no mercado, faz pesquisas antes de comprar algum produto e ainda busca marcas que tenham posicionamentos e valores parecidos com os seus. Portanto, tenha isso em mente na hora de divulgar a sua empresa. 

Confira as sugestões que separamos!

1. Ofereça incentivo aos clientes

Não tem como negar, descontos e brindes são incentivos que todo consumidor adora. Prove a eles que estão fazendo um bom negócio ao comprar com você através dessas iniciativas e provavelmente você terá clientes satisfeitos.

Essas são formas simples de atrair novos clientes, cultivar os existentes e ainda promover sua marca. Entretanto, é preciso prestar muita atenção à precificação dos produtos e aos critérios de distribuição de brindes. Lembre-se que o lucro é importante para manter a saúde financeira da sua empresa, ou seja, a campanha não deve comprometer o orçamento. 

Além disso, quando distribuir brindes não se esqueça de escolher itens que sejam úteis no dia a dia das pessoas, como canecas, camisetas e chaveiros. Assim, elas lembrarão da sua marca em vários momentos do dia. Outro ponto importante é que você não pode deixar de estampar sua marca no brinde, caso contrário será apenas mais um item entre tantos que a pessoa já utiliza.

2. Invista em patrocínio

Por acaso você já considerou que uma das formas de promover o seu negócio de varejo é através de patrocínio de eventos? Isso mesmo, você pode patrocinar um evento local, de preferência um evento com o qual a sua marca se identifique. Assim, você consegue tornar a sua marca conhecida para uma grande quantidade de pessoas que normalmente você não teria acesso.


Por exemplo, se você possui uma loja de produtos fitness, poderá patrocinar corridas, caminhadas, e qualquer outro evento que promova a saúde e bem-estar dos participantes. Inclusive, se você tiver dinheiro o suficiente, você poderá até mesmo organizar tais eventos e convidar empresas parceiras, como academias.

3. Marque presença nas redes sociais

Outra forma de divulgar o seu negócio é marcando presença nas redes sociais. Inclusive, se isso era um diferencial há alguns anos, hoje virou algo essencial. Essa tendência ficou ainda mais evidente durante a pandemia em que, várias lojas foram fechadas e apenas os negócios que marcaram presença online conseguiram continuar vendendo.

Além disso, o Brasil é um dos países que lidera o ranking mundial de tempo gasto em redes sociais. Por isso, é imprescindível que sua empresa marque presença nessas redes, pois seus clientes estão ali. Você poderá utilizá-lo como meio de divulgação através de anúncios e banners, e ainda tem a possibilidade de segmentar corretamente o público-alvo para o qual o anúncio será exibido.

Vale a pena dizer que com as redes sociais você consegue ter um retorno imediato de tudo o que é postado. Ou seja, é possível saber se a sua estratégia está funcionando em tempo real. Outra grande sacada das redes sociais é que as pessoas estão cada vez mais em busca de marcas com as quais eles possam se identificar, e as redes proporcionam o ambiente ideal para isso.

Para conseguir ter muitos seguidores e um bom engajamento é importante que você faça publicações frequentes, levando assuntos que sejam úteis e relevantes para os clientes. Além disso, você também pode fazer promoções e dar desconto para alguns seguidores.

4. Tenha um blog corporativo

O blog corporativo pode se tornar uma ferramenta essencial enquanto estratégia de marketing para promover o seu negócio. Da mesma forma que acontece com as redes sociais, ao criar conteúdo relevante, é possível atingir benefícios diversos, como conduzir seu público alvo pela jornada de compra, ajudar sua marca a ser lembrada, tirar dúvidas e identificar as necessidades principais do seu cliente, e com isso, oferecer exatamente o que ele deseja.

Essa é uma estratégia que demanda algum tempo para fazer efeito, principalmente se você estiver apenas em busca de tráfego orgânico no seu blog. Entretanto, uma vez que ela comece a dar resultados, eles serão mais duradouros do que através de tráfego pago.

Neste caso, o mais importante é conseguir ficar entre as primeiras posições nos mecanismos de busca. Para isso, é importante que você tenha não apenas os textos, mas o site propriamente dito, otimizados com as técnicas de SEO.

Um dos maiores benefícios do blog é que a sua marca é fortalecida e pode passar a ser vista como uma referência no mercado. Ou seja, sempre que o consumidor precisar de alguma informação, ele sabe que pode consultar a sua empresa porque ela é confiável.

Se você tem uma loja de varejo e possui dúvidas de “como promover meu negócio”, continue acompanhando o nosso blog, e confira mais artigos sobre o tema!

Compartilhe

Você também pode gostar

20 textos prontos para vender mais no Dia do Consumidor, inspire-se!

O Dia do Consumidor é mais uma daquelas datas em que o varejista precisa encontrar formas de se destacar se ele quiser vender mais. Uma das maneiras de fazer isso é caprichar nas campanhas de divulgação da loja, das promoções e dos diferenciais que só você tem. Conhecer alguns textos prontos para se inspirar e…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

9 dicas para vender mais no Dia dos Pais!

Procurar por dicas para vender mais no Dia dos Pais é realmente algo que todo gestor do varejo deve fazer. Afinal de contas, com datas como essa não dá para simplesmente esperar o cliente decidir entrar na sua loja, é preciso tomar um papel ativo e ir em busca de novos clientes. As campanhas de…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Cashback: saiba o que é, suas vantagens e como implementar!

Políticas de benefícios são algumas das melhores ferramentas para fidelizar clientes e aumentar a movimentação da sua loja. Afinal, se cada compra traz um benefício além do próprio produto, então você tem mais chances de retornar. Um método que se destaca bastante hoje em dia é o cashback, o qual você pode aplicar em seu…

Por Nayara Santos em 05.12.2019

Marketing de Varejo: O Guia Completo de Estratégias

Confira neste artigo as melhores estratégias de marketing para varejo e impulsione o seu empreendimento!

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Automação de marketing: confira 7 dicas para fazer na sua empresa

A automação de marketing é um processo fundamental para as empresas que desejam se destacar no mercado. De fato, ao conhecer melhor o seu público com a ajuda de diversas ferramentas, a retenção dentro do serviço oferecido se torna muito maior. O grande diferencial está em usar esses recursos para criar estratégias personalizadas que ajudam…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

29 textos para propaganda de lojas de informática, confira

Para ter sucesso em ramos tão concorridos do varejo, como em lojas de informática, é fundamental encontrar formas de se destacar. Primeiramente, porque em algum momento as pessoas comprarão um computador ou tablet, por isso, é essencial mostrar que a sua loja tem os melhores produtos e o melhor atendimento. Além disso, saber proporcionar um…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

14 famosos que são empreendedores e você ainda não sabia!

Nem todo mundo conhece os famosos empreendedores. Afinal de contas, quando falamos em empreendedorismo, logo nos vêm à cabeça nomes como Steve Jobs, Luiza Trajano, Mark Zuckerberg, Bill Gates, entre tantos outros. É claro que temos muito o que aprender com eles, mas não podemos deixar de lado as lições a serem aprendidas com famosos…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Como Manter Clientes Fidelizados com Ações de Marketing

Como manter clientes fidelizados é um dos questionamentos mais realizados por empreendedores nos dias de hoje. Oferecer um produto ou serviço de excelência não vale de nada se a experiência não for atrativa, por exemplo. Desenvolver ações de marketing interessantes é uma das estratégias mais funcionais para quem procura a fidelização. Porém, nem sempre escolher…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como aumentar as vendas de material de construção: 4 dicas

Encontrar formas de conseguir aumentar as vendas da sua loja de material de construção é fundamental para manter o seu negócio competitivo. Assim, você terá mais chances de ter a loja cheia o ano todo, além de clientes fiéis que sempre retornarão à sua loja quando precisarem  de algum item. Por isso, a seguir traremos…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos