Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como promover meu negócio de varejo em 4 Passos

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Você, varejista, provavelmente já deve ter se perguntado qual é a melhor forma de promover seu negócio de varejo, certo? Essa dúvida é muito comum, ainda mais em um mercado que se torna cada vez mais competitivo e que está em constante evolução. 

Para conseguir se destacar é fundamental encontrar formas para atrair a atenção dos clientes. Entretanto, essa não é uma tarefa tão simples assim, afinal, com tantas opções disponíveis você pode ficar perdido de qual é a melhor delas para a sua marca. Por isso resolvemos te ajudar preparando esse artigo com sugestão de como você pode promover o seu negócio. Boa leitura!

Entendendo como promover meu negócio de varejo

Foi-se o tempo em que oferecer qualidade do produto e atendimento era o suficiente para conquistar e fidelizar o consumidor. Cada vez mais bem informado, o consumidor conhece o que é vendido no mercado, faz pesquisas antes de comprar algum produto e ainda busca marcas que tenham posicionamentos e valores parecidos com os seus. Portanto, tenha isso em mente na hora de divulgar a sua empresa. 

Confira as sugestões que separamos!

1. Ofereça incentivo aos clientes

Não tem como negar, descontos e brindes são incentivos que todo consumidor adora. Prove a eles que estão fazendo um bom negócio ao comprar com você através dessas iniciativas e provavelmente você terá clientes satisfeitos.

Essas são formas simples de atrair novos clientes, cultivar os existentes e ainda promover sua marca. Entretanto, é preciso prestar muita atenção à precificação dos produtos e aos critérios de distribuição de brindes. Lembre-se que o lucro é importante para manter a saúde financeira da sua empresa, ou seja, a campanha não deve comprometer o orçamento. 

Além disso, quando distribuir brindes não se esqueça de escolher itens que sejam úteis no dia a dia das pessoas, como canecas, camisetas e chaveiros. Assim, elas lembrarão da sua marca em vários momentos do dia. Outro ponto importante é que você não pode deixar de estampar sua marca no brinde, caso contrário será apenas mais um item entre tantos que a pessoa já utiliza.

2. Invista em patrocínio

Por acaso você já considerou que uma das formas de promover o seu negócio de varejo é através de patrocínio de eventos? Isso mesmo, você pode patrocinar um evento local, de preferência um evento com o qual a sua marca se identifique. Assim, você consegue tornar a sua marca conhecida para uma grande quantidade de pessoas que normalmente você não teria acesso.


Por exemplo, se você possui uma loja de produtos fitness, poderá patrocinar corridas, caminhadas, e qualquer outro evento que promova a saúde e bem-estar dos participantes. Inclusive, se você tiver dinheiro o suficiente, você poderá até mesmo organizar tais eventos e convidar empresas parceiras, como academias.

3. Marque presença nas redes sociais

Outra forma de divulgar o seu negócio é marcando presença nas redes sociais. Inclusive, se isso era um diferencial há alguns anos, hoje virou algo essencial. Essa tendência ficou ainda mais evidente durante a pandemia em que, várias lojas foram fechadas e apenas os negócios que marcaram presença online conseguiram continuar vendendo.

Além disso, o Brasil é um dos países que lidera o ranking mundial de tempo gasto em redes sociais. Por isso, é imprescindível que sua empresa marque presença nessas redes, pois seus clientes estão ali. Você poderá utilizá-lo como meio de divulgação através de anúncios e banners, e ainda tem a possibilidade de segmentar corretamente o público-alvo para o qual o anúncio será exibido.

Vale a pena dizer que com as redes sociais você consegue ter um retorno imediato de tudo o que é postado. Ou seja, é possível saber se a sua estratégia está funcionando em tempo real. Outra grande sacada das redes sociais é que as pessoas estão cada vez mais em busca de marcas com as quais eles possam se identificar, e as redes proporcionam o ambiente ideal para isso.

Para conseguir ter muitos seguidores e um bom engajamento é importante que você faça publicações frequentes, levando assuntos que sejam úteis e relevantes para os clientes. Além disso, você também pode fazer promoções e dar desconto para alguns seguidores.

4. Tenha um blog corporativo

O blog corporativo pode se tornar uma ferramenta essencial enquanto estratégia de marketing para promover o seu negócio. Da mesma forma que acontece com as redes sociais, ao criar conteúdo relevante, é possível atingir benefícios diversos, como conduzir seu público alvo pela jornada de compra, ajudar sua marca a ser lembrada, tirar dúvidas e identificar as necessidades principais do seu cliente, e com isso, oferecer exatamente o que ele deseja.

Essa é uma estratégia que demanda algum tempo para fazer efeito, principalmente se você estiver apenas em busca de tráfego orgânico no seu blog. Entretanto, uma vez que ela comece a dar resultados, eles serão mais duradouros do que através de tráfego pago.

Neste caso, o mais importante é conseguir ficar entre as primeiras posições nos mecanismos de busca. Para isso, é importante que você tenha não apenas os textos, mas o site propriamente dito, otimizados com as técnicas de SEO.

Um dos maiores benefícios do blog é que a sua marca é fortalecida e pode passar a ser vista como uma referência no mercado. Ou seja, sempre que o consumidor precisar de alguma informação, ele sabe que pode consultar a sua empresa porque ela é confiável.

Se você tem uma loja de varejo e possui dúvidas de “como promover meu negócio”, continue acompanhando o nosso blog, e confira mais artigos sobre o tema!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

9 ideias para comemorar o Dia do Cliente: aumente as vendas nessa data

O Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro, é uma data importantíssima para o setor varejista. Isso porque esse é o momento de agradecer a confiança e preferência do cliente. Afinal de contas, sem isso o seu negócio não seria o mesmo. Além de demonstrar gratidão aos seus clientes, essa comemoração pode ser uma…

Por Nayara Santos em 04.07.2024

Confira 9 dicas de como aumentar as vendas online e se destacar

É importante que os proprietários ou gestores de estabelecimentos comerciais saibam como aumentar as vendas online no negócio. Isso se justifica pelo fato de esse tipo de comercialização ser cada vez mais popular e ter demanda no mercado. A recente pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus, é um exemplo disso. Para evitar a proliferação…

Por Nayara Santos em 22.04.2020

Como vender mais no Dia das Crianças: 13 dicas para encher a loja

Se você quer vender mais no Dia das Crianças, mas está sem ideia de quais ações pode fazer na sua loja, não precisa se preocupar, estamos aqui para te ajudar. E, uma coisa precisa ser dita, essas dicas podem ser aplicadas em qualquer loja que venda produtos para crianças, mesmo que não seja especializada nesse…

Por Nayara Santos em 30.07.2024

14 técnicas de vendas no varejo: As mais eficientes

Se você tem ou dirige um estabelecimento comercial, precisa saber que conhecer e saber aplicar as técnicas de venda no varejo pode ser um grande diferencial. Afinal, esse estabelecimento pode ter uma grande vantagem na hora de persuadir o cliente a comprar e até mesmo fidelizá-lo. Ou seja, você aumenta as vendas e ainda faz…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

30 textos de propaganda para a Black Friday, aumente suas vendas!

 Conhecer os textos certos para preparar as propagandas para a Black Friday pode ser sinônimo de loja cheia e aumento nas vendas. Entretanto, nem sempre é fácil ser criativo e encontrar inspiração, não é mesmo?  A Black Friday é, sem dúvida, uma das principais datas no calendário do varejo. Afinal, esse é o momento…

Por Nayara Santos em 27.09.2024

O que significa Trade Marketing? Descubra o conceito aqui

Se você acompanha nosso blog, já deve ter visto que falamos que 70% das decisões de compra acontecem dentro do PDV (Ponto de Vendas). Isso é um fato identificado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (Point of Purchase Advertising Institute). É por causa desse comportamento do consumidor que a área de Trade Marketing vem crescendo cada vez…

Por Nayara Santos em 29.07.2020

Como criar um planejamento de campanha para 2024? Veja aqui!

Você não vai querer esperar o ano novo começar a planejar as estratégias para a sua loja. Afinal, quanto mais tarde você começar, menor tempo terá para se planejar, principalmente para as datas do início do ano, que devem ser planejadas no final do ano anterior. Com a antecedência necessária, você será capaz de se…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Ideias de ações para fazer na sua loja na Semana do Consumidor

A Semana do Consumidor é uma excelente oportunidade para preparar ações especiais e atrair consumidores para a sua loja. Celebrada na semana do dia 15 de março, o Dia do Consumidor, essa data tem recebido uma atenção considerável dos varejistas por manter o comércio aquecido. Entretanto, a concorrência também está se planejando e preparando para…

Por Nayara Santos em 20.02.2025

30 frases para atrair clientes para salão de beleza

Preparar boas frases pode te ajudar a atrair clientes para o salão de beleza. Não apenas porque a concorrência é grande, mas as frases certas ajudam a tornar o seu negócio conhecido e a melhorar a impressão que os clientes têm dele. Entretanto, criar as melhores frases nem sempre é fácil. Ainda mais para quem…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos