Você, varejista, provavelmente já deve ter se perguntado qual é a melhor forma de promover seu negócio de varejo, certo? Essa dúvida é muito comum, ainda mais em um mercado que se torna cada vez mais competitivo e que está em constante evolução.
Para conseguir se destacar é fundamental encontrar formas para atrair a atenção dos clientes. Entretanto, essa não é uma tarefa tão simples assim, afinal, com tantas opções disponíveis você pode ficar perdido de qual é a melhor delas para a sua marca. Por isso resolvemos te ajudar preparando esse artigo com sugestão de como você pode promover o seu negócio. Boa leitura!
Entendendo como promover meu negócio de varejo
Foi-se o tempo em que oferecer qualidade do produto e atendimento era o suficiente para conquistar e fidelizar o consumidor. Cada vez mais bem informado, o consumidor conhece o que é vendido no mercado, faz pesquisas antes de comprar algum produto e ainda busca marcas que tenham posicionamentos e valores parecidos com os seus. Portanto, tenha isso em mente na hora de divulgar a sua empresa.
Confira as sugestões que separamos!
1. Ofereça incentivo aos clientes
Não tem como negar, descontos e brindes são incentivos que todo consumidor adora. Prove a eles que estão fazendo um bom negócio ao comprar com você através dessas iniciativas e provavelmente você terá clientes satisfeitos.
Essas são formas simples de atrair novos clientes, cultivar os existentes e ainda promover sua marca. Entretanto, é preciso prestar muita atenção à precificação dos produtos e aos critérios de distribuição de brindes. Lembre-se que o lucro é importante para manter a saúde financeira da sua empresa, ou seja, a campanha não deve comprometer o orçamento.
Além disso, quando distribuir brindes não se esqueça de escolher itens que sejam úteis no dia a dia das pessoas, como canecas, camisetas e chaveiros. Assim, elas lembrarão da sua marca em vários momentos do dia. Outro ponto importante é que você não pode deixar de estampar sua marca no brinde, caso contrário será apenas mais um item entre tantos que a pessoa já utiliza.
2. Invista em patrocínio
Por acaso você já considerou que uma das formas de promover o seu negócio de varejo é através de patrocínio de eventos? Isso mesmo, você pode patrocinar um evento local, de preferência um evento com o qual a sua marca se identifique. Assim, você consegue tornar a sua marca conhecida para uma grande quantidade de pessoas que normalmente você não teria acesso.
Por exemplo, se você possui uma loja de produtos fitness, poderá patrocinar corridas, caminhadas, e qualquer outro evento que promova a saúde e bem-estar dos participantes. Inclusive, se você tiver dinheiro o suficiente, você poderá até mesmo organizar tais eventos e convidar empresas parceiras, como academias.
3. Marque presença nas redes sociais
Outra forma de divulgar o seu negócio é marcando presença nas redes sociais. Inclusive, se isso era um diferencial há alguns anos, hoje virou algo essencial. Essa tendência ficou ainda mais evidente durante a pandemia em que, várias lojas foram fechadas e apenas os negócios que marcaram presença online conseguiram continuar vendendo.
Além disso, o Brasil é um dos países que lidera o ranking mundial de tempo gasto em redes sociais. Por isso, é imprescindível que sua empresa marque presença nessas redes, pois seus clientes estão ali. Você poderá utilizá-lo como meio de divulgação através de anúncios e banners, e ainda tem a possibilidade de segmentar corretamente o público-alvo para o qual o anúncio será exibido.
Vale a pena dizer que com as redes sociais você consegue ter um retorno imediato de tudo o que é postado. Ou seja, é possível saber se a sua estratégia está funcionando em tempo real. Outra grande sacada das redes sociais é que as pessoas estão cada vez mais em busca de marcas com as quais eles possam se identificar, e as redes proporcionam o ambiente ideal para isso.
Para conseguir ter muitos seguidores e um bom engajamento é importante que você faça publicações frequentes, levando assuntos que sejam úteis e relevantes para os clientes. Além disso, você também pode fazer promoções e dar desconto para alguns seguidores.
4. Tenha um blog corporativo
O blog corporativo pode se tornar uma ferramenta essencial enquanto estratégia de marketing para promover o seu negócio. Da mesma forma que acontece com as redes sociais, ao criar conteúdo relevante, é possível atingir benefícios diversos, como conduzir seu público alvo pela jornada de compra, ajudar sua marca a ser lembrada, tirar dúvidas e identificar as necessidades principais do seu cliente, e com isso, oferecer exatamente o que ele deseja.
Essa é uma estratégia que demanda algum tempo para fazer efeito, principalmente se você estiver apenas em busca de tráfego orgânico no seu blog. Entretanto, uma vez que ela comece a dar resultados, eles serão mais duradouros do que através de tráfego pago.
Neste caso, o mais importante é conseguir ficar entre as primeiras posições nos mecanismos de busca. Para isso, é importante que você tenha não apenas os textos, mas o site propriamente dito, otimizados com as técnicas de SEO.
Um dos maiores benefícios do blog é que a sua marca é fortalecida e pode passar a ser vista como uma referência no mercado. Ou seja, sempre que o consumidor precisar de alguma informação, ele sabe que pode consultar a sua empresa porque ela é confiável.
Se você tem uma loja de varejo e possui dúvidas de “como promover meu negócio”, continue acompanhando o nosso blog, e confira mais artigos sobre o tema!
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