Por Nayara Santos em 13.07.2023

9 dicas para vender mais no Dia dos Pais!

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Procurar por dicas para vender mais no Dia dos Pais é realmente algo que todo gestor do varejo deve fazer. Afinal de contas, com datas como essa não dá para simplesmente esperar o cliente decidir entrar na sua loja, é preciso tomar um papel ativo e ir em busca de novos clientes.

As campanhas de datas como essa devem ser preparadas com antecedência. Assim, você não esquece de nenhum detalhe e garante um bom atendimento para os clientes. Sem falar que, isso também te ajuda a não ter nenhuma dor de cabeça neste momento e focar apenas nas suas vendas.

Portanto, se você quiser conhecer as nossas dicas para vender mais no Dia dos Pais, basta conferir esse texto que preparamos para você. Inclusive, além de turbinar as vendas neste dia, você ainda vai manter bons resultados o ano todo. Confira!

Dicas para vender mais no Dia dos Pais

Encontrar as ações e estratégias de marketing certas para utilizar na sua loja pode parecer algo complicado. Entretanto, com conhecimento e estudo (que é o que você está fazendo aqui), ficará bem mais fácil. Por isso, confira a seguir as nossas dicas para vender mais no Dia dos Pais e no ano todo.

1. Prepare as melhores ofertas

O primeiro passo para conseguir atrair os clientes para a sua loja é preparar ofertas que sejam realmente atrativas. Para isso, é fundamental que você conheça o histórico de vendas da sua loja. 

Desta forma, você saberá quais são os itens mais procurados pelos clientes, bem como quais os itens que geralmente eles compraram junto, bem como quais os produtos que merecem destaque nas campanhas do Dia dos Pais. Isso fará com que mais clientes sejam atraídos pelos anúncios e queiram conferir o que a sua loja tem para oferecer.

Já com relação aos produtos adquiridos junto, imagine que você tem uma loja de roupas fitness e que, durante o Dia dos Pais, os clientes que compram bermudas compram também camisetas regatas. Ou seja, você poderia criar promoções com oferta para os clientes que comprarem os dois produtos.

2. Não se esqueça quem é o público-alvo da sua campanha

Sim, esse é o Dia dos Pais, entretanto, o público-alvo da sua campanha não é necessariamente o masculino. Pelo contrário, a maior parte dos presentes são comprados pelas esposas, pelos filhos e filhas e até mesmo por amigos.

Por isso, certifique-se de que a sua campanha para vender mais no Dia dos Pais esteja focada no público certo. Errar esse ponto ao preparar a sua campanha poderá comprometer não apenas as suas vendas, mas também a imagem da sua marca no mercado.

Ainda, se a sua loja oferece produtos para pais de diferentes perfis, certifique-se de mostrar isso na sua campanha. Assim, quem comprar o presente, saberá que está acertando no presente e não precisará se preocupar com trocar, por exemplo.

3. Capriche na divulgação da loja

Provavelmente você já deve ter ouvido que “divulgação é a alma do negócio”, e nós garantimos, é mesmo! Afinal, se os clientes não souberem o que a sua loja tem para oferecer, não tem como eles se interessarem, certo?

Para conseguir fazer a divulgação de forma eficiente é importante que você saiba o seu público-alvo está. Neste caso, o público-alvo podem ser jovens entre 20 e 30 anos (já que eles é que vão comprar presente para os pais). Dito isso, é evidente que as redes sociais merecem um papel de destaque na sua campanha. 


Mas, você não precisa ficar preso apenas a ela, você pode investir também na divulgação utilizando estratégias de marketing digital. Aproveite a possibilidade de separar o público por nichos e você conseguirá ter uma campanha mais bem sucedida, já que consegue direcionar esforços para usuários que tenham um maior potencial de ser um bom lead.

4. Influencie o cliente através da música ambiente

Se você ainda não utiliza a estratégia de marketing sensorial de ter som ambiente na loja, o Dia dos Pais pode ser o momento ideal para você implementá-la. Já possui? Não tem problema, então você pode aproveitar para fazer uma análise para certificar-se de que a estratégia realmente está sendo utilizada de forma correta.

Por exemplo, o ideal é que você tenha uma trilha sonora com músicas que o cliente goste de ouvir. Assim, quando ele entra na sua loja e escuta aquela música que ele tanto gosta, ele provavelmente vai se sentir mais à vontade e vai querer ficar na loja por mais tempo e isso pode resultar em aumento das vendas. 

Além disso, a música também te ajuda a fortalecer a identidade da sua marca. Para isso é preciso que, dentre os estilos musicais e cantores que os seus clientes gostem, que você escolha quais músicas mais combinam com a identidade da sua marca e a mensagem que ela quer passar.

Quer conhecer mais sobre como a música pode influenciar a sua loja? Então confira o material gratuito exclusivo clicando aqui. Para saber como escolher a trilha sonora certa para a sua loja, temos um guia completo com tudo o que você precisa conhecer sobre o assunto.

5. Não se esqueça da vitrine da loja

A nossa última dica para vender mais no Dia dos Pais é com relação à vitrine da loja. Ela deve ser bem pensada de modo que consiga atrair os consumidores que estão interessados em presentear os seus pais.

Lembre-se que a vitrine precisa refletir a identidade visual da sua loja, afinal, cores muito fortes quando a sua marca possui um tom mais sério e sóbrio não combinam. Esse também é o local ideal para dar o devido destaque aos produtos que mencionamos na primeira dica. 

Assim, ao olhar a vitrine da loja, o consumidor encontrará algo do seu interesse e entrará na loja para conferir o item de perto. Para dar o devido destaque você pode utilizar a iluminação ou mesmo os elementos da própria decoração.

6. Disponha os produtos de forma inteligente na loja

A disposição inteligente dos produtos em sua loja é de extrema importância para atrair os consumidores que passam na frente do estabelecimento, bem como para aumentar as suas vendas. Primeiramente porque uma boa organização facilita as compras, tornando a experiência muito melhor. 

Segundo, porque ao organizar cuidadosamente os itens disponíveis, é possível otimizar o espaço e melhorar a visibilidade dos produtos. Além disso, com a distribuição correta dos produtos na loja, você pode aumentar as suas vendas de forma bastante natural. Confira como fazer isso:

  • Segmente os produtos: fazer uma separação dos produtos de acordo com categorias e setores, agrupando itens semelhantes em áreas específicas facilita a busca dos clientes e agiliza o processo de compra;
  • Considere o fluxo de circulação do cliente: o ideal é que a disposição dos produtos guie os consumidores pela loja. É fundamental criar corredores amplos e desobstruídos, evitando obstáculos que possam atrapalhar a movimentação dos consumidores. 
  • Destaque os produtos mais interessantes: expor os produtos mais procurados ou que tenham uma margem de lucro maior em pontos estratégicos, como áreas de destaque ou no final dos corredores, também ajuda a chamar a atenção dos clientes;
  • Não deixe todos os produtos na entrada da loja: colocar alguns desses produtos que mais vendem na entrada da loja é um chamariz interessante e uma forma de convencer o cliente a entrar no estabelecimento. Entretanto, você deve deixar algumas dessas peças no fundo da loja, ou mesmo distribuí-las pelo ambiente. Assim, o cliente precisará andar mais pela loja, ficando exposto a mais produtos.

7. Melhore o atendimento na sua loja

Oferecer um bom atendimento em uma loja de varejo durante o Dia dos Pais é de suma importância para criar uma experiência de compras agradável e até mesmo fidelizar o seu cliente. Durante essa data especial, os consumidores buscam por presentes significativos e desejam sentir-se valorizados e assistidos em suas escolhas.

Por isso, você precisa ter em mente que um atendimento de qualidade vai além de simplesmente auxiliar o cliente na busca por produtos. Os vendedores devem ser empáticos, prestativos e estar disponíveis para tirar dúvidas, fornecer orientações e oferecer sugestões personalizadas. 

A experiência de compra durante o Dia dos Pais deve ser marcada pela cordialidade, paciência e disponibilidade em atender às necessidades individuais de cada cliente. Ao se sentir bem acolhido e satisfeito com o atendimento recebido, o consumidor tende a voltar à loja no futuro e também a recomendá-la a amigos e familiares. 

Com um atendimento atencioso, é possível criar uma conexão emocional com o cliente, gerando confiança e lealdade. Investir em um bom atendimento durante o Dia dos Pais não apenas impulsiona as vendas nessa data específica, mas também contribui para a construção de um relacionamento duradouro com os clientes.

8. Crie campanhas focadas no UGC

Já ouviu falar em User-Generated Content (UGC, ou conteúdo gerado pelo usuário na tradução para o português) pode ser uma estratégia eficaz para impulsionar a divulgação e as vendas da sua loja no Dia dos Pais. O UGC consiste no conteúdo gerado pelos próprios clientes, como avaliações, fotos, vídeos e depoimentos, que demonstram experiências positivas com os produtos ou serviços da marca.

Uma dica importante para implementar essa estratégia é incentivar os clientes a compartilharem suas histórias e experiências relacionadas ao Dia dos Pais. Isso pode ser feito por meio de concursos, hashtags personalizadas ou desafios criativos nas redes sociais. Os clientes podem ser encorajados a compartilhar fotos ou depoimentos usando os produtos adquiridos na loja, destacando como eles foram presentes especiais para seus pais.

Além disso, é fundamental acompanhar e interagir com o UGC gerado pelos clientes, seja nos comentários das postagens ou em avaliações e depoimentos publicados em plataformas online. Uma forma bastante comum é repostar aquilo que o cliente publicou e marcou a sua loja. Demonstrar interesse e gratidão pelos clientes que compartilham suas experiências positivas ajuda a fortalecer o vínculo entre a marca e o consumidor.

Ao utilizar o UGC como parte da estratégia de marketing para o Dia dos Pais, as lojas de varejo podem aproveitar a confiança e a influência dos próprios clientes para promover seus produtos. A autenticidade e a voz dos consumidores têm um impacto significativo na decisão de compra de outros clientes em potencial, tornando-se um poderoso aliado para impulsionar as vendas nessa data comemorativa.

9. Complemente os presentes

Muitos consumidores podem ser fidelizados quando você oferece tudo o que eles precisam para o presente do Dia dos Pais. Ou seja, ele poderá entrar na sua loja e encontrar tudo o que precisa, como embalagens para presente ou cartões de felicitações, sem precisar se preocupar em ir a outro estabelecimento para comprar tais itens.

Afinal, quando os clientes encontram tudo o que precisam em um único local, seja o presente principal, acessórios ou itens adicionais, eles economizam tempo e esforço na busca por diferentes lojas ou plataformas. Essa conveniência é valorizada pelos consumidores, pois torna o processo de compra mais eficiente e prazeroso.

Mas, você pode apostar em outros complementos para o presente, como brindes que remetem à sua loja, ou mesmo itens de menor valor, ou tamanho, que possam ser colocados com o presente principal. Por exemplo, se o consumidor tem um pai que gosta de produtos tecnológicos, então você pode oferecer algumas opções de gadget tecnológicos para complementar o presente.

Gostou das nossas dicas de como vender mais no Dia dos Pais? Então você precisa conferir os outros artigos do nosso blog, com muitas informações sobre como fazer uma melhor gestão da sua loja.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

18 frases para divulgar um produto no Instagram, confira

As redes sociais podem ser um ambiente extremamente competitivo, por isso, é preciso ter cuidado na hora de escolher as frases para divulgar um produto no Instagram. Isso significa encontrar frases que sejam capazes de se comunicar com os clientes, de modo que eles se identifiquem e se sintam atraídos em ir até a sua…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Divulgação de eventos nas redes sociais: confira como fazer

Fazer uma boa divulgação do evento da sua loja nas redes sociais pode ser a chave para o seu sucesso. Isso porque, as redes permitem que você fique próximo tanto dos clientes que já conhecem a sua marca, como pode atrair potenciais consumidores com um bom conteúdo. Mas, para isso, é preciso saber como trabalhar…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Como Definir Estratégias de Marketing Para Lojas de Varejo

O marketing é uma ferramenta de extrema importância no mundo dos negócios, seja para empresas de serviços ou varejo. A atenção voltada para esse aspecto na área varejista é ainda mais indispensável, pois exige aprender a como definir estratégias de marketing que gerem valor e, principalmente, de garantir que sempre tragam novos clientes ao ponto…

Por Nayara Santos em 23.05.2018

Marketing para varejo: Bom ambiente de compra

Existem diferentes estratégias de marketing para varejo que podem ser desenvolvidas para proporcionar um bom ambiente de compras para os clientes. Quando você consegue ser bem-sucedido nessas estratégias, você terá clientes fiéis, aumentará a retenção de clientes e ainda conseguirá atrair novos consumidores para a sua loja. Para desenvolver essas estratégias é preciso ter planejamento…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Vitrine de Festa Junina: 5 ideias para fazer na sua loja

Lembre-se sempre de que a vitrine é o cartão de visitas da sua loja, e uma decoração criativa e chamativa pode fazer toda a diferença na hora de convencer os clientes a entrarem e comprarem. Afinal, quem resiste a uma vitrine bem decorada e cheia de energia, não é mesmo? Neste artigo, vamos mergulhar no…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

Como vender mais na crise: 10 estratégias infalíveis

Desenvolver estratégias para de como vender mais na crise pode ser o grande diferencial entre a sobrevivência e o fechamento das portas do seu negócio. Isso ficou bastante evidente durante a pandemia, uma vez que o lockdown implementados em muitas cidades fez com que os varejistas tivessem grandes prejuízos. Inclusive, tiveram que decretar falência. Para…

Por Nayara Santos em 30.11.2021

31 textos prontos para vender mais no Dia dos Pais, se inspire!

É papel do gestor do varejo conseguir aproveitar cada oportunidade para vender mais, e o Dia dos Pais é uma delas. E, o primeiro passo para conseguir é encontrar formas atrativas para fazer o cliente ir até a sua loja, como utilizando textos persuasivos e criativos. Assim, com as campanhas e os textos certos, você…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Como divulgar um produto: aprenda em 5 passos

Parte do trabalho dos gestores do varejo é encontrar formas de como divulgar um produto para os seus clientes, seja ele lançamento ou algo que já é vendido na loja. Afinal, sem que os clientes conheçam quais produtos eles encontrarão na sua loja, é praticamente impossível atrair a atenção e aumentar as vendas. Como nem…

Por Nayara Santos em 16.02.2022

Decoração de Natal para vitrine de loja: Saiba como montar a sua

O Natal é uma época muito esperada pelos varejistas, já que neste período fica um pouco mais fácil conseguir aumentar o faturamento. Entretanto, você já pensou na importância da decoração de Natal para a vitrine da sua loja? Uma decoração bem feita e criativa, que seja capaz de chamar a atenção dos seus clientes pode…

Por Nayara Santos em 28.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos