Por Nayara Santos em 13.07.2023

Como vender mais no dia dos pais? Aumente suas vendas

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Está chegando uma das datas mais esperadas para os varejistas: o Dia dos Pais. Logo atrás do Natal e do Dia das Mães, essa data tem grande potencial para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar as vendas. Mas, no mundo do varejo, nada é tão simples assim.

Afinal, a sua loja não será a única que estará tentando atrair a atenção do consumidor. Portanto, você precisa pensar no que fazer para conseguir se destacar da concorrência, caso contrário, a sua loja será apenas mais uma dentre tantas que os consumidores não comprarão ou não retornarão.

Para conseguir obter todos os resultados desejados é importante que você planeje todas as ações que serão realizadas e como elas serão divulgadas. Por isso, nesse artigo, vamos te dar todas as dicas de como vender mais no Dia dos Pais. Vem com a gente e garanta os seus lucros!

Dicas para vender mais no Dia dos Pais

Antes de darmos as dicas úteis para você conseguir aumentar as vendas no Dia dos Pais, precisamos te lembrar de um ponto importante: todo o contato que o consumidor tem com a loja, deve ser encarado como uma oportunidade de fidelização. Ou seja, esse é o momento de implementar ações que mostrem ao cliente que no seu estabelecimento ele é prioridade.

Invista em boas vitrines no Dia dos Pais

Uma das primeiras coisas que chamam a atenção do cliente e faz com que ele entre na loja é a vitrine. Portanto, preparar vitrines temáticas, com produtos interessantes, boa iluminação, divulgando as promoções, e destacando os diferenciais da sua loja é essencial.

Na hoa de planejar sua vitrine é importante tomar cuidado para que ela não seja carregada com muitos itens e nem que tenha adesivos que atrapalhem a visualização dos produtos. Além disso, dê preferência para os produtos mais procurados, ou ainda aposte em diferentes estilos de pais, como: esportista, executivo, criativo, descontraído, dentre outros. Fazer isso, pode deixar a vitrine mais atrativa para um público maior.

Confira o nosso artigo Vitrine para o Dia dos Pais: aprenda a montar a ideal.

Anuncie presentes criativos e personalizados

Cada vez mais presentes de caráter exclusivo fazem grande sucesso. Isso porque eles contam uma história, ou podem remeter a momentos importantes, o que deixará o Dia dos Pais e os momentos ainda mais especiais.

Por isso, na hora de escolher quais itens colocar em promoção, aposte nos presentes personalizados — que podem ir de uma simples caneta até um pendrive com as músicas que ele mais gosta. Sem dúvida alguma os consumidores se sentirão muito atraídos por essa ideia.

A nossa dica aqui é que você valorize os produtos com um toque mais criativo que a sua loja possui. Além deles serem um grande diferencial, eles também fazem com que as vendas sejam cada vez mais impulsionadas a partir da ideia de exclusividade. Inclusive, muitas pessoas já começam a busca pelo presente do Dia dos Pais procurando por presentes personalizados e exclusivos.

E, além do presente em si, você pode caprichar nas embalagens para presente. Assim, o cliente poderá escolher aquele que mais lhe agrada e que melhor representa o seu pai.

Proporcione um ambiente agradável

A nossa próxima dica para vender mais no Dia dos Pais é oferecer um ambiente de compras agradável para os clientes que entrarem na sua loja. Afinal, quando o cliente se sente à vontade, ele não vai querer ir embora da loja rapidamente. Muito pelo contrário, a tendência é que ele aumente o tempo de permanência no estabelecimento.


O marketing sensorial possui uma grande diversidade de ações que podem ser implementadas nas lojas do varejo para se alcançar esse objetivo. Por exemplo, você pode apostar em uma trilha musical personalizada, com volume agradável. Isso traz sensação de conforto, e o consumidor tende a ficar mais tempo comprando.

Não sabe qual é o gosto musical do seu cliente? Que tal apostar em uma caixa de sugestões de músicas para conhecer o gosto musical de seus clientes? Utilizar músicas que combinem com as características da sua marca e da sua campanha do Dia dos Pais também são uma ótima pedida. 

Outros detalhes também importam como deixar a loja com razoável espaço de circulação, arejada e sempre limpa; vendedores com uniformes; aromatização do ambiente; iluminação caprichada para destacar produtos e deixar o ambiente mais aconchegante. Ficou interessado? Então não perca tempo e faça o download gratuito do nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Estenda inteligentemente o horário de atendimento

Se tem uma coisa que pode ajudar a vender mais no Dia dos Pais, e em outras datas comemorativas do varejo, é estender o horário de atendimento. Isso porque, muitas pessoas deixam as compras para a última hora, ou seja, a véspera de datas comemorativas são períodos de muito trabalho. 

Nesse caso, você pode alongar o atendimento da sua loja e, inclusive, realizar promoções do tipo “ofertas relâmpago” ao final do dia. Esse pode ser um importante atrativo da sua loja, sem falar que aqueles clientes que deixaram os presentes para última hora, ou ficaram trabalhando até tarde, podem comprar o presente ideal com você. 

Essas medidas podem fazer com que o seu negócio seja visto com mais credibilidade pelos consumidores. Sem falar que também aumenta as chances de criar um elo de fidelidade e de que ele retorne a fazer negócios com você noutros dias do ano.

Vale a pena reforçar que isso não significa que você deva estender o horário de funcionamento um mês antes do Dia dos Pais, mas um ou dois dias antes. Afinal, você precisa lembrar que essa ação também acarretará o pagamento de hora extra para a sua equipe. Portanto, faça as contas para se certificar que essa é uma opção válida para o seu negócio.

Proporcione vale-presentes e vendas de itens combinados

Todos nós gostamos de um bom brinde, não é mesmo? Combinar os diferentes objetos, da mesma família ou de área semelhante por um preço ótimo, é bom para o lojista e para o cliente. As “vendas combo” vêm atraindo cada vez mais o interesse da clientela, e saber realizar uma boa venda é garantia de sucesso.

Outra grande sacada são os vale-presentes. Isso porque eles ajudam quem tem o receio de errar na escolha do presente, o cliente tem a opção de um cartão no valor da compra com que deseja presentear seu pai. Depois, o pai poderá levar seu vale e pedir ajuda de um vendedor para fazer a escolha do item que ele quiser.

Neste caso, você pode apostar em um visual diferenciado do vale presente, ou mesmo embalagens exclusivas e criativas para deixar o item mais interessante. Lembre-se que esses detalhes podem fazer toda a diferença na decisão de compras do cliente.

E, claro, não se esqueça de preparar vale-presentes de diferentes valores. Já que assim você conseguirá atender a uma clientela maior

Utilize as redes sociais

Você provavelmente já ouviu falar que “propaganda é a arma do negócio”, não é mesmo? E essa frase não poderia estar mais certa. Afinal, sem a divulgação adequada é quase impossível aumentar as vendas no Dia dos Pais (e em qualquer outra ação preparada pela sua loja). 

Afinal, se o cliente não sabe o que está acontecendo na sua loja ele não tem como aproveitar, não é mesmo? E as redes sociais podem ser uma excelente ferramenta de divulgação para o Dia dos Pais e para reforçar a autoridade da sua marca.

Por isso, não perca mais tempo e crie um perfil para a sua loja nas redes sociais em que acha que seu público está mais ativo. Caso isso já seja uma realidade, faça uso adequado de posts para que os clientes fiquem cientes das promoções e de suas “vendas combo” para o Dia dos Pais. Fazer publicações frequentes e saber como usar todas as ferramentas disponibilizadas pelas redes poderá fazer toda a diferença.

Com essa estratégia, além de grande visibilidade, você ainda vai conquistar mais clientes-alvo para a loja. Faça sorteios online, utilizando Facebook ou Twitter, por exemplo.

Aproveite o Dia dos Pais para fazer lançamentos

Uma forma de conseguir aumentar as vendas no Dia dos Pais é com lançamentos de produtos. Essa estratégia desperta o interesse dos consumidores e cria um senso de urgência, estimulando as compras. Os clientes em busca do presente perfeito para seus pais serão atraídos pelas novidades e pela sensação de exclusividade que os lançamentos proporcionam.

Além disso, essa ação demonstra o cuidado e a atenção da sua loja em oferecer opções diferenciadas para essa data especial. Isso fortalece a imagem do seu negócio, transmitindo a mensagem de que você entende as necessidades e desejos dos clientes, e está empenhado em proporcionar uma experiência única de compra.

Inclusive, essa estratégia é ainda mais importante para determinados setores, como aqueles que vendem produtos exclusivamente masculinos. Um bom exemplo são as marcas de cosméticos para homens, ou então perfumes. Mas, é claro que ela não se limita a isso, já que lançamentos sempre deixam os consumidores curiosos.

Agregue valor à sua marca

Quando você agrega valor à sua marca, o cliente passa a vê-la como diferenciada no mercado e opta por pagar mais apenas por causa disso. Em datas como o Dia dos Pais, essa estratégia se torna ainda mais relevante, pois é um momento em que os consumidores buscam presentes especiais e significativos. 

Uma forma de agregar valor é oferecer produtos de qualidade e com um diferencial. Busque parcerias com marcas reconhecidas, desenvolva produtos exclusivos e invista em materiais e acabamentos de excelência. Isso transmite confiança aos consumidores e os fará perceber que estão adquirindo algo especial e duradouro para presentear seus pais.

Outra maneira de agregar valor é criar uma experiência de compra excepcional. Invista em um atendimento personalizado, ofereça serviços extras, como embalagens especiais ou cartões personalizados, e crie um ambiente acolhedor em sua loja. 

Além disso, aproveite as plataformas digitais para criar conteúdos relevantes, como dicas de presentes ou histórias inspiradoras relacionadas ao Dia dos Pais. Isso irá engajar os consumidores e fortalecer a conexão emocional com a sua marca.

Prepare a decoração da loja

Não importa qual a comemoração, uma boa decoração de loja pode ser um grande diferencial na hora de atrair os consumidores e aumentar as vendas. A atmosfera e o ambiente em que os clientes são recebidos influencia diretamente na forma como eles perceberão o estabelecimento e na decisão de compra.

Portanto, ao investir em uma decoração temática e atrativa, você cria um espaço acolhedor e envolvente, que desperta o interesse dos consumidores e estimula a compra de presentes para o Dia dos Pais. Claro que você não precisa utilizar apenas elementos decorativos relacionados à paternidade, mas eles podem ser uma opção se for essa a sensação que você quiser despertar nos clientes.

Por outro lado, uma decoração mais descolada, focada em aventura, jogos e esportes pode deixar o ambiente mais convidativo para os consumidores. O mais importante é conhecer o seu público-alvo e saber o que irá atrair a atenção deles. Já que isso permitirá que você crie ações e campanhas feitas sob medida para eles.

Inclua anúncios na sua rádio personalizada

Uma boa comunicação com o consumidor é essencial para que você consiga aumentar as vendas e tornar a jornada de compras do consumidor mais fácil. E, se você já tem uma rádio indoor personalizada, ou está pensando em investir em uma, aproveite e inclua anúncios ao longo da programação musical. 

Desta forma, você poderá influenciar o cliente enquanto ele está na loja. Vale a pena lembrar que esse é o momento em que 70% das decisões de compras são tomadas. Portanto, qualquer empurrãozinho pode tornar o seu negócio e os seus produtos mais interessantes.

Além disso, o consumidor pode ter sido atraído para a sua loja pela vitrine, mas não saber todas as promoções e lançamentos que você preparou para o Dia dos Pais. Justamente por esse motivo que os anúncios na rádio indoor são fundamentais, já que eles podem ficar curiosos e decidirem conferir os itens anunciados.

Pronto para ter uma rádio indoor na sua loja? Então confira a seguir como solicitar o serviço!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

Compartilhe

Você também pode gostar

4 ideias para loja de carros, se inspire

Em mercados competitivos, como as lojas de carros, é fundamental ter boas ideias para conseguir atrair clientes e, porque não, fidelizá-los. Afinal, mesmo que as pessoas não comprem ou troquem de carro com muita frequência, quando elas encontram uma loja confiável, elas irão voltar no futuro e ainda indicar para amigos e familiares. Entretanto, com…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

4 dicas de como vender um produto, confira!

Conhecer algumas dicas de como vender um produto pode te ajudar a aumentar o lucro da sua loja e a ter uma equipe mais bem treinada. Sem falar que com isso mais pessoas terão a oportunidade de conhecer o seu estabelecimento e se tornarem clientes fiéis. Entretanto, diante de tanta concorrência, muitas empresas encontram dificuldades…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

25 textos para propaganda de Lojas de Calçados, confira

Assim como outras áreas do varejo, o ramo de calçados é um dos mais competitivos. Com tantos players no mercado, escolher os textos certos para as propagandas é o que vai fazer o diferencial na hora de atrair clientes para a sua loja e influenciá-los a comprar mais. Portanto, se você tem uma loja de…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Vitrine de Inverno: 11 dicas para montar a melhor e vender mais

Já pensou no impacto que a vitrine tem na hora de impulsionar as vendas da sua loja? Quando relacionada à época do ano, os resultados podem ser ainda mais expressivos. Uma vitrine de inverno bonita, atrativa e organizada, por exemplo, é capaz de atrair clientes e estimular as compras. O esforço aplicado nesse momento pode…

Por Nayara Santos em 23.01.2023

Design no varejo: entenda sua importância!

Vários elementos entram em jogo na hora de criar uma experiência positiva para os clientes, o customer experience, e um ambiente agradável, em que se sintam confortáveis. Uma delas, da qual falaremos mais especificamente neste post, é o design no varejo. Veja a seguir a importância do bom uso do design no varejo, tanto nos…

Por Nayara Santos em 30.03.2020

30 nomes criativos para loja de moda íntima, confira!

O nome da loja é fundamental para conseguir transmitir os atributos da marca para os clientes assim que eles o escutam. Quando falamos em moda íntima, é essencial que o nome da loja possa transmitir sensualidade, confiança e romantismo. Apesar disso, a escolha do nome é um passo importantíssimo e é uma tarefa que pode…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

11 textos para propaganda de lojas de decoração, confira

Atrair os clientes para a sua loja de decoração envolve escolher e utilizar os textos certos para a propaganda. Afinal, dependendo do que você disser, vai atrair pessoas que já conhecem a sua loja, ou aqueles que nunca nem entraram nela. Entretanto, se escolher errado, você acabará afugentando a clientela. Por isso, é essencial ficar…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

O que é gestão de estoque? Descubra tudo aqui!

A gestão de estoque é o coração de todo negócio que lida com a venda de produtos. Se há desequilíbrio faltando mercadoria, você perde venda, se há itens demais, eles podem sair de linha e ficar sem giro. Alguns gestores tem essa reserva e fazem um acompanhamento simples, mas não sabem a fundo o que…

Por Nayara Santos em 17.07.2020

Tendências e inovações no varejo brasileiro: fique por dentro

Conhecer as tendências e inovações no varejo brasileiro é importante para que você saia na frente da concorrência e possa oferecer sempre o melhor para os seus clientes. Entretanto, manter-se atualizado não é uma tarefa fácil, já que você precisará gastar horas e encontrar fontes confiáveis de informação. Isso somado ao tempo necessário para fazer…

Por Nayara Santos em 18.10.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos