Por Nayara Santos em 23.05.2018

Como Definir Estratégias de Marketing Para Lojas de Varejo

Por Nayara Santos em 23.05.2018

O marketing é uma ferramenta de extrema importância no mundo dos negócios, seja para empresas de serviços ou varejo. A atenção voltada para esse aspecto na área varejista é ainda mais indispensável, pois exige aprender a como definir estratégias de marketing que gerem valor e, principalmente, de garantir que sempre tragam novos clientes ao ponto de venda.

Acompanhe neste artigo dicas de como elaborar uma boa estratégia para seu segmento.

Atraindo clientes — Como definir estratégias de marketing

Promover e vender produtos é a função principal do marketing de varejo. Os princípios do conhecido mix de marketing, tais como produto, preço, local e promoção, são a base de como definir estratégias de marketing para atrair novos clientes para sua loja.

Essas ramificações incluem merchandising, compras e comportamento do consumidor, bem como branding sensorial e publicidade.

Para atrair clientes e iniciar um movimento contínuo, é indicado seguir ao menos alguns desses principais passos:

1. Atração visual

Nos dias atuais, a competição no meio varejista é considerável, portanto, é fundamental que, ao pensar em como definir estratégias de marketing para sua loja, invista na identidade visual do seu negócio.


Diferenciar-se da concorrência passa por transmitir aos consumidores a comunicação de valores que gerem atributos e confiança, como uma fachada bonita, limpeza e cordialidade no atendimento.

2. Anúncios e parcerias locais

Sabemos que um bom networking é essencial na definição de estratégias de marketing. Procure parcerias com negócios locais que já estejam estabelecidos a mais tempo, e possam indicar novos clientes para a sua loja. Além disso, estes parceiros podem ser usados na divulgação da marca, via panfletagem.

3. Presença digital

A decisão de compra começa, muitas vezes, em frente ao celular ou computador, por isso é importante que os varejistas se preocupem em consolidar sua presença no meio digital. Ter um site bem estruturado, uma fanpage e até quem sabe, um e-commerce, pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio.

4. Eventos in-house

Promova eventos dentro da sua loja para a divulgação do negócio. Convide potenciais novos clientes, e principalmente os consumidores já fidelizados.Trabalhar um pouco de branding é essencial em como definir estratégias de marketing para lojas de varejo.

Gostou das nossas dicas sobre como definir estratégias de marketing para lojas de varejo? Continue acompanhando o blog do ListenPlay, e fique por dentro de mais dicas como essas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Slogan para loja de móveis: 4 dicas de como criar o seu

Um bom varejista precisa encontrar formas de conseguir se conectar com o seu público e ressaltar os diferenciais do seu negócio. Sim, isso parece ser uma tarefa bastante difícil, ou mesmo uma missão impossível para alguns. Entretanto, o slogan pode ser o que faltava para isso e nós vamos te dizer o porquê a sua…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

17 textos prontos para o Dia das Mães: se inspire

A escolha dos textos certos para as campanhas de Dia das Mães pode ser um verdadeiro trunfo para atrair clientes e aumentar as suas vendas. Isso porque, os textos certos ajudam os clientes a se manterem atualizados de tudo o que acontece na sua loja e a se conectarem com a marca.  Se conectar com…

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Como implementar Marketing Sensorial na minha loja?

O consumidor contemporâneo gosta de liberdade de escolha. Quanto mais à vontade ele estiver para realizar uma compra, maior será sua satisfação com a experiência vivenciada na loja. Nesse contexto, o desafio para os profissionais do marketing é complexo: instigar o consumidor sem ser insistente. Uma das técnicas mais utilizadas para atingir esse objetivo é…

Por Nayara Santos em 30.06.2016

Como lidar com funcionários em tempos de crise? Saiba aqui!

Saber como lidar com os funcionários em tempos de crise costuma ser um grande desafio, especialmente porque é fundamental ter empatia em momentos críticos como esse em que todos estão passando por momentos difíceis. A função que os gestores têm de motivar a suas equipes deve ser constante e não pode ser perdida inclusive durante…

Por Nayara Santos em 13.05.2020

21 textos de propaganda para a Cyber Monday, se inspire!

Já sabe quais textos de propaganda vai utilizar para atrair mais clientes para o seu site nesta Cyber Monday? Se ainda não tem ideia ou está à procura de inspiração para criar os seus textos, então a gente vai te ajudar. A Cyber Monday é a próxima segunda-feira depois da Black Friday. Ao contrário do…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

34 frases de Feliz Natal para se inspirar

Conhecer as frases certas de Feliz Natal pode te ajudar a fidelizar os clientes e até mesmo a aumentar as vendas da sua loja. Afinal esse é um momento em que as pessoas estão abertas e buscam a harmonia com os amigos, familiares e conhecidos. Por isso, pequenos gestos podem deixar uma boa impressão na…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Como Montar a Vitrine de Loja Perfeita em 4 Passos

Conhece o ditado “a primeira impressão é a que fica”? É por isso que você precisa saber como montar a vitrine de loja perfeita. Afinal de contas, é através da vitrine que o cliente tem o primeiro contato com os seus produtos. A vitrine é uma ferramenta estratégica para qualquer loja de varejo da atualidade.…

Por Nayara Santos em 25.07.2022

O que é agendamento online para Salão de Beleza?

Todos sabemos que salões de beleza trabalham com agendamentos, mas você sabe o que é o agendamento online para Salão de Beleza? Descubra a seguir o que é, como funciona e por que você deve usar um sistema de agendamento online! O que é um sistema de agendamento online para Salão de Beleza? Um sistema…

Por Nayara Santos em 18.01.2022

Decoração para inauguração de loja: 4 dicas simples e práticas

Saber como fazer a decoração da loja para a inauguração é algo que pode te ajudar a preparar o ambiente para receber os seus clientes. Por isso, esse quesito também deve fazer parte do planejamento desse importante momento no seu negócio. Lembre-se que esse pode ser o primeiro contato que as pessoas terão com a…

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos