Por Nayara Santos em 23.05.2018

Como Definir Estratégias de Marketing Para Lojas de Varejo

Por Nayara Santos em 23.05.2018

O marketing é uma ferramenta de extrema importância no mundo dos negócios, seja para empresas de serviços ou varejo. A atenção voltada para esse aspecto na área varejista é ainda mais indispensável, pois exige aprender a como definir estratégias de marketing que gerem valor e, principalmente, de garantir que sempre tragam novos clientes ao ponto de venda.

Acompanhe neste artigo dicas de como elaborar uma boa estratégia para seu segmento.

Atraindo clientes — Como definir estratégias de marketing

Promover e vender produtos é a função principal do marketing de varejo. Os princípios do conhecido mix de marketing, tais como produto, preço, local e promoção, são a base de como definir estratégias de marketing para atrair novos clientes para sua loja.

Essas ramificações incluem merchandising, compras e comportamento do consumidor, bem como branding sensorial e publicidade.

Para atrair clientes e iniciar um movimento contínuo, é indicado seguir ao menos alguns desses principais passos:

1. Atração visual

Nos dias atuais, a competição no meio varejista é considerável, portanto, é fundamental que, ao pensar em como definir estratégias de marketing para sua loja, invista na identidade visual do seu negócio.


Diferenciar-se da concorrência passa por transmitir aos consumidores a comunicação de valores que gerem atributos e confiança, como uma fachada bonita, limpeza e cordialidade no atendimento.

2. Anúncios e parcerias locais

Sabemos que um bom networking é essencial na definição de estratégias de marketing. Procure parcerias com negócios locais que já estejam estabelecidos a mais tempo, e possam indicar novos clientes para a sua loja. Além disso, estes parceiros podem ser usados na divulgação da marca, via panfletagem.

3. Presença digital

A decisão de compra começa, muitas vezes, em frente ao celular ou computador, por isso é importante que os varejistas se preocupem em consolidar sua presença no meio digital. Ter um site bem estruturado, uma fanpage e até quem sabe, um e-commerce, pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio.

4. Eventos in-house

Promova eventos dentro da sua loja para a divulgação do negócio. Convide potenciais novos clientes, e principalmente os consumidores já fidelizados.Trabalhar um pouco de branding é essencial em como definir estratégias de marketing para lojas de varejo.

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