Por Nayara Santos em 17.06.2020

Entenda o que é cliente estratégico no varejo e como identificá-lo

Por Nayara Santos em 17.06.2020

Você sabe como identificar o que é cliente estratégico no varejo? Realmente essa não é uma tarefa fácil, pois existem consumidores de diferentes perfis necessidades e que estão em diferentes etapas na jornada de compra. Alguns estão buscando por informações antes de adquirir algum produto. Outros já pesquisaram por soluções e estão dispostos a comprar algo.

Apesar da complexidade dessa questão, o conhecimento do conceito de quem é ou quais são os consumidores estratégicos proporcionará uma grande vantagem competitiva ao seu negócio. Isso porque, você conseguirá direcionar a comunicação, as estratégias de marketing e a oferta de produtos ou serviços com a intenção de atender as necessidades das pessoas.

Imagino que você deva estar bastante interessado em saber mais sobre assunto. Pensando nisso, neste post explicaremos detalhadamente o que é o cliente estratégico no varejo, forneceremos dicas que o ajudarão a identificá-lo e destacaremos sobre a importância de conhecer esse conceito. Acompanhe a seguir.

O que é o cliente estratégico no varejo?

Não há muitos segredos em relação ao conceito. Os consumidores com esse perfil geram valor para a marca e, consequentemente, contribuem para gerar mais receita para as organizações. Isso ocorre devido a lealdade com que as pessoas com esse perfil têm com as marcas. Por esse motivo, as companhias costumam construir estratégias separadas e personalizadas a eles.


O cliente estratégico lidera as tendências e, por isso, pode ser visto como referência pelos gestores. As preferências dos consumidores ajudam as empresas a tomarem decisões sólidas em relação ao estabelecimento de parcerias, definição de quais fornecedores priorizar e também de quais produtos comprar para serem revendidos posteriormente.

Nem sempre, os consumidores com esse perfil fazem compras em grandes quantidades ou fazem pedidos todos os meses. Apesar disso, é possível confiar no comportamento de compra dessa pessoa no momento de desenvolver uma campanha de marketing ou de lançar um novo produto, por exemplo.

Dessa maneira, podemos dizer que os clientes com esse perfil são fundamentais para o crescimento do seu negócio no mercado. Como são fiéis a sua marca, eles tendem a fazer a recompra ou a indicar a empresa para os amigos, o que contribui para o aumento do número de vendas.

Como identificar os consumidores com esse perfil?

Como pôde perceber, o cliente estratégico é muito útil para os negócios. Nesse contexto, porém, surge o seguinte desafio: como identificar as pessoas com esse perfil? Na sequência do artigo, esclarecemos os fatores pelos quais você deve se atentar para verificar quais as pessoas que se enquadram nesse conceito. Continue lendo!

Utilizar a tecnologia como aliada

A tecnologia é uma excelente aliada no momento do conhecimento de quem é o cliente estratégico da sua empresa. Existem diversas ferramentas que são utilizadas para essa finalidade. Entre elas estão os sistemas de gestão, CRM, o Google Analytics etc.

Os sistemas de gestão proporcionam que os gestores tenham conhecimento de diferentes setores da empresa, inclusive os departamentos de marketing e vendas. De forma complementar, o CRM (Customer Relationship Management) auxilia na gestão de relacionamento com os clientes. Ambas as ferramentas, portanto, ajudarão a entender sobre o comportamento das pessoas.

O Google Analytics, por sua vez, possibilita a descoberta de onde vêm os visitantes do seu site ou blog, quanto tempo permanecem na página, qual a distribuição geográfica, a faixa etária, entre outras informações.

Promover pesquisas com a sua base de clientes

Essa prática é de grande importância, pois o ajudará a identificar as características dos consumidores. Por isso é necessário perguntar às pessoas como elas usam o produto, por qual motivo e qual finalidade compram (se é, por exemplo, para consumo próprio ou um negócio), entre outras informações.

A obtenção dessas informações o ajudará a identificar padrões. Podem ser, por exemplo a faixa etária, localização geográfica, gênero etc. Todos esses elementos auxiliarão a segmentar a base de clientes e isso favorecerá no momento de estabelecer uma comunicação direcionada com a intenção de fornecer as melhores soluções ao seu público.

Interagir nas redes sociais

A interação nas redes sociais é uma das estratégias mais importantes a serem utilizadas no momento de encontrar o cliente estratégico no varejo. Isso porque, os consumidores, na era digital, estão cada vez mais presentes nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, entre outras).

Trata-se de um dos canais que as pessoas buscam por informações sobre produtos ou serviços. Nesse ambiente, os indivíduos procuram por recomendações sobre um produto que desejam ou estão interessados em comprar.

Por esse motivo, a presença e a interação nas redes sociais são fundamentais, pois é um dos principais locais nas quais será possível encontrar e conhecer o cliente. Esse conhecimento possibilita que as empresas formulem uma estratégia direcionada com a intenção de atrair mais consumidores e, consequentemente, aumentar o número de vendas.

Criar comunidades on-line

A criação de comunidades no ambiente on-line também é muito importante, pois possibilitará que a sua empresa conheça, mais precisamente, as características dos clientes. Trata-se de um local onde as pessoas trocam experiências, informações de produtos ou serviços etc. Nas comunidades, portanto, há bastante interação e isso possibilitará o conhecimento apurado do perfil do consumidor.

Qual a importância de entender o perfil do cliente estratégico no varejo?

Nem sempre é fácil conhecer o perfil do cliente estratégico no varejo. Por isso, fornecemos, anteriormente, algumas dicas que o ajudarão no conhecimento das pessoas que se enquadram nessa lógica.

As empresas que conhecem, de forma precisa, o cliente estratégico no varejo conseguem fazer campanhas mais efetivas, ou seja, tendem a obter melhores resultados ao planejá-las de acordo com os interesses das pessoas. Isso, consequentemente, contribui para o aumento do número de vendas e também da receita.

O conhecimento das características do cliente estratégico no varejo é um dos principais segredos dos negócios de sucesso. Essa prática possibilita que as empresas foquem as ações de comunicação, marketing e vendas direcionadas a esse perfil, o que tende a contribuir com o aumento do número de vendas. O uso das ferramentas tecnológicas, a promoção de pesquisas com a sua base de consumidores, a presença nas redes sociais e a criação de comunidades on-line possibilitam o conhecimento do cliente estratégico.

Este post explicando sobre o que é o cliente estratégico no varejo foi útil? Assine já a nossa newsletter e receba outros conteúdos incríveis sobre o assunto, em primeira mão, no seu e-mail.

Compartilhe

Você também pode gostar

Campanhas publicitárias de páscoa: 10 ideias de marketing para esse período

 Será que você dá a devida importância às campanhas publicitárias de Páscoa ou tem deixado a desejar? Confira o que vamos falar nesse artigo e veja se você tem feito o suficiente para conseguir aumentar as vendas da sua loja nesta importante data do varejo. As datas comemorativas costumam ser grandes oportunidades para as…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Decoração de vitrine para o Dia das Mães: veja como fazer

 Como será a decoração de vitrine para o Dia das Mães na sua loja? Vai ter flores ou corações? Quais cores você utilizará? Terão balões? Os produtos irão compor a decoração ou não? Prefere algo minimalista ou com mais detalhes? A iluminação será diferenciada para esta data? Percebeu quantos detalhes devem ser pensados e…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Posicionamento de marca: por que ele é tão importante para a estratégia?

O posicionamento de marca de uma empresa reflete na forma como ela é percebida não só pelos seus clientes, como também por fornecedores e outros stakeholders do negócio. Esse conceito envolve tanto a forma como eles veem a empresa quanto o modo como ela própria quer ser enxergada. Vale destacar que, quando bem-feito, pode ajudar…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

11 textos para propaganda de Lojas de Eletrodomésticos, confira

Assim como em diversos ramos do varejo, as lojas de eletrodomésticos precisam atrair a atenção do cliente para que ele resolva comprar algum produto. Ainda mais porque muitos itens comercializados são de grande valor, o que pode representar um problema em tempos de crise. Afinal, os consumidores estão preocupados em gastar menos. Por isso, preparar…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Frase de aniversário de loja: confira 15 exemplos

O aniversário da loja deve ser uma grande celebração. Afinal, conseguir sobreviver por mais um ano em um país com tantas barreiras para empreender é um verdadeiro desafio. Por isso, você deve pensar em como retribuir os seus clientes, principalmente aqueles mais fiéis. Claro que todo varejista quer ter a loja cheia de clientes para…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

5 estratégias de marketing para loja de material de construção

Desenvolver estratégias de marketing para a sua loja de materiais de construção é uma etapa fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal, são essas estratégias que te ajudarão a atrair clientes para a sua loja, fidelizá-los, além de tornar a sua loja conhecida no ramo. Uma estratégia de marketing bem executada envolve um planejamento…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Técnicas de marketing para aumentar as vendas: conheça as melhores

Conhecer técnicas de marketing para aumentar as vendas da sua loja poderá te trazer um grande diferencial competitivo. Com tantas opções e possibilidade de utilização, cada uma das técnicas é capaz de atingir um público-alvo específico e trazer benefícios exclusivos para você. Por isso, ao fazer o seu planejamento de marketing não considere apenas o…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Como chamar atenção dos clientes para sua loja em 4 passos

Desenvolver ações que sejam capazes de chamar a atenção dos clientes para a sua loja é algo fundamental para a longevidade da sua empresa. Afinal, se os clientes não conhecerem a sua loja, não visitarem e não comprarem com você, será necessário fechar as portas. Como você não abre um negócio pensando que vai fechar…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

6 estratégias de Marketing para o Instagram

O Instagram é uma das redes sociais de mais destaque e muitas empresas já têm contas para divulgar imagens e vídeos. Porém, não basta criar um perfil e postar um conteúdo qualquer: existem estratégias de Marketing que podem ser usadas para melhorar os resultados das postagens, tornando-as uma forma de impulsionar os lucros da empresa.…

Por Nayara Santos em 04.05.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos