Por Nayara Santos em 05.09.2023

14 famosos que são empreendedores e você ainda não sabia!

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Nem todo mundo conhece os famosos empreendedores. Afinal de contas, quando falamos em empreendedorismo, logo nos vêm à cabeça nomes como Steve Jobs, Luiza Trajano, Mark Zuckerberg, Bill Gates, entre tantos outros. É claro que temos muito o que aprender com eles, mas não podemos deixar de lado as lições a serem aprendidas com famosos que também empreendem.

A lista de atores, cantores, apresentadores de TV e outros artistas que, mesmo tendo uma carreira consolidada e ganharem muito dinheiro em suas áreas de atuação, resolveram se aventurar e empreender. Em muitos casos, os famosos empreendedores fazem isso por terem consciência de que a fama pode ser passageira e que para manter o mesmo padrão de vida é preciso diversificar.

Logo, investir em um negócio próprio é uma alternativa para garantir uma boa renda no futuro, caso os trabalhos que fazem atualmente deixem de render frutos. Por isso, vamos apresentar algumas histórias inspiradoras. Boa leitura!

Por que conhecer famosos empreendedores?

Conhecer pessoas que nos motivam e nos inspiram é sempre algo positivo. Isso porque, cada pessoa tem a sua história de conquistas, superações e dificuldades. Conhecer essas histórias nos mostra que mesmo diante de muitas adversidades é possível empreender e obter bons resultados.

Quando falamos de pessoas famosas, elas costumam ser admiradas porque se destacam naquilo que fazem. Por exemplo, os atores são muito conhecidos pelas novelas, filmes e séries em que atuaram. Ou então os apresentadores de programas, porque estão ali na televisão praticamente todos os dias.

Mas, assim como acontece na vida real, com quem não é famoso, a vida dessas pessoas é muito mais do que a pequena parcela que vemos na televisão. Elas também possuem outros sonhos, objetivos e desejam construir algo para si, para a família e para ajudar a sociedade. Por isso, conhecer essas histórias pode te ajudar a se manter motivado diante dos desafios da vida de empreendedor.

14 famosos empreendedores para você se inspirar

Confira a seguir alguns famosos empreendedores que você nem sequer imagina que poderiam atuar em tantos ramos diferentes.

1. Felipe Neto

O youtuber Felipe Neto é dono de um dos maiores canais do YouTube no Brasil e conta com milhões de inscritos — além de um número grandioso de seguidores nas redes sociais. A ascensão meteórica do jovem como digital influencer fez com que ele ganhasse muito dinheiro.

Pensando no futuro, ele resolveu investir e abrir uma franquia de coxinhas. Junto com o seu irmão, o também youtuber Luccas Neto, surgiu a Neto’s. A franquia já contava com quiosques espalhados por várias cidades brasileiras e vinha obtendo uma boa lucratividade.

Isso mesmo, contava, no passado! O youtuber decidiu fechar a rede, como mostra uma matéria publicada no jornal Estadão. A justificativa dada por Felipe é que ele se tornou vegetariano e que seria hipocrisia vender um alimento que leva carne na composição.

Por isso, a rede de coxinhas foi fechada! Isso mostra que, para empreender é preciso buscar desenvolver um negócio com uma cultura organizacional alinhada com o perfil, ideologias e estilos de vida de seus proprietários.

2. Ashton Kutcher

O ator Ashton Kutcher é famoso mundialmente por protagonizar as séries “That’70s Show” e “Two And a Half Man”, além de outros diversos papéis no cinema, na TV e nas plataformas de streaming.


O que pouca gente sabe é que ele integra a lista de famosos empreendedores. Em 2018, ele se tornou sócio de uma startup que compra imóveis usados, os reforma e os revende, obtendo lucro. A cidade de São Paulo foi escolhida por Kutcher e seus sócios para ser a sede das operações do negócio.

Além disso, Kutcher também investe em startups que, segundo ele, resolvem problemas que ele mesmo encontrou como empreendedor. Ele busca investir em empresas que tenham uma visão clara do futuro, com gestores que demonstram boa liderança e capacidade de comunicação

3. Rihanna

Desde 2007, quando emplacou o hit “Umbrella” nas rádios de todo o mundo, a cantora Rihanna se tornou uma grande celebridade e já coleciona dezenas de músicas de sucesso. Hoje, é considerada a cantora mais rica do mundo, superando grandes nomes como Beyoncé e Madonna.

 

Hoje Rihanna possui uma impressionante fortuna de mais de US$ 600 milhões, conquistada com muito trabalho e marketing pessoal. Entretanto, essa fortuna não é fruto apenas de seu sucesso como cantora, mas também como empreendedora. 

Em 2014, Rihanna foi convidada para ser diretora criativa de uma coleção de roupas esportivas, nascendo assim a Fenty x Puma. Com esse projeto, a cantora se mostrou como um grande nome do empreendedorismo, abraçou as suas origens e mostrou para outras marcas como fazer roupas esportivas femininas de sucesso.

Em 2017, a cantora fez outra parceria que vem rendendo muito frutos, desta vez com a empresa de cosméticos Sephora. Dessa união surgiu a linha de cosméticos Fenty Beauty, focada em produzir produtos para os mais variados tons de pele. Atualmente a linha traz opções para mais de 40 tonalidades de pele. A ideia, segundo Rihanna, é que todas as mulheres possam se sentir únicas e parte de um mesmo universo.

4. Juliana Paes

O próximo nome da lista de famosos empreendedores é a atriz Juliana Paes. Ela é muito conhecida pelo público brasileiro, protagonizando diversas novelas na Rede Globo, tais como “Caminho das Índias”, “A Força do Querer” e “A Dona do Pedaço”. Em 2008, no entanto, ela resolveu ir além da carreira de atriz e abrir o seu próprio negócio.

O seu primeiro passo como empreendedora surgiu através de uma parceria com a sua mãe e a sua irmã. Foi assim que nasceu o “Espaço Juliana Paes”! O negócio da atriz é um salão de beleza que desenvolve técnicas próprias e tem o intuito de atender mulheres de todas as idades, despertando a beleza existente em cada uma delas.

Por mais que o carisma da atriz tenha ajudado o sucesso da marca, a qualidade dos serviços prestados fez com que a marca conquistasse o seu espaço no mercado. Hoje em dia, é possível se tornar um franqueado do “Espaço Juliana Paes” e a marca já conta com unidades em diferentes cidades dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Quer saber como tornar a sua marca uma autoridade no seu ramo de atuação? Então confira o nosso guia completo Guia para montar uma estratégia de branding impecável. 

5. Marcos Palmeira

Marcos Palmeira é o nosso próximo famoso empreendedor. Ele se tornou conhecido depois de protagonizar dezenas novelas, séries e filmes no Brasil. Apesar disso, nos últimos anos, o ator também vem se destacando pelo ativismo em causas ligadas ao meio ambiente.

O que pouca gente sabe é que em 1997 o ator iniciou o projeto “Vale das Palmeiras” em sua própria fazenda. A princípio a ideia do projeto era apenas a produção de leite. Entretanto, com o passar dos anos essa atuação foi ampliada para a produção de hortaliças e hoje atua na recuperação ambiental e produção de derivados do leite e outros produtos orgânicos, tais como queijo minas, mel, iogurte, café e até mesmo chocolate.

Essa ampliação de produtos comercializados se deu através de parcerias com pequenos produtores de cacau na Bahia. Como o principal foco do “Vale das Palmeiras” é o desenvolvimento sustentável, ele sempre buscou parceiros que além de oferecer produtos de qualidade, ainda possuam uma filosofia compatível com a do projeto.

6. Giovanna Antonelli

Giovanna Antonelli, outra atriz brasileira na lista dos famosos empreendedores, também é muito conhecida pelos inúmeros papéis vividos em novelas da TV: a Capitu, de “Laços de Família”; a Jade, de “O Clone”; a delegada Heloísa, de “Salve Jorge”; entre tantos outros papéis notórios.

Depois de aprofundar seus conhecimentos em relação aos benefícios e as facilidades que a depilação a laser traz para as mulheres. Por isso, a atriz resolveu empreender e criar uma rede que oferece esse serviço.

Em sociedade com a cirurgiã-dentista Carla Sarni, dona da rede Sorridents, em 2013 foi possível inaugurar a primeira unidade da Giolaser. Graças à qualidade dos serviços prestados e a experiência de empreendedorismo da Dr. Sarni e da Giovanna, a parceria foi um verdadeiro sucesso. 

Atualmente, diversas cidades brasileiras já contam com unidades da marca de clínicas de estética, que é franqueada e sempre leva a imagem da atriz em seus materiais publicitários. Entretanto, as duas empreendedoras possuem uma meta bastante ambiciosa, ter mais de 500 unidades pelo país todo. Giovanna se diz muito feliz com o sucesso da marca e mais ainda por poder gerar empregos pelo país.

7. Eliana

Não podemos falar em famosos empreendedores sem citar a apresentadora Eliana. Isso porque ela sempre levou o empreendedorismo lado a lado com a sua carreira artística, valendo da sua popularidade para divulgar os produtos que levavam o seu nome e aumentar os seus ganhos.

Eliana iniciou a carreira como cantora no grupo musical “A Patotinha”. Em uma apresentação no programa de Silvio Santos, ela chamou a atenção do empresário, que a convidou para comandar um programa infantil no SBT. De lá para cá, ela não parou mais e o empreendedorismo sempre esteve presente na sua vida.

Quando era apresentadora infantil, Eliana tinha diversos brinquedos e produtos infantis licenciados com a sua marca, como bonecas, jogos, sorveteiras e, até mesmo, uma revista voltada ao público infantil. Os anos passaram, o público cresceu e Eliana é uma das apresentadoras mais populares e queridas da TV brasileira atualmente. A transição do público infantil para o adulto também fez com que o lado empreendedor mudasse de direcionamento.

Hoje, Eliana foi dona da MasterBooks, uma editora especializada em publicar biografias e livros artísticos. Entretanto, em 2019 ela se viu obrigada a fechar a empresa por causa da crise. Além disso, ela também tem perfumes, esmaltes e uma linha de maquiagem que levam o seu nome.

Criar um novo negócio não significa abandonar outras fontes de trabalho para focar apenas no novo empreendimento. Ser multifacetado é comum na sociedade contemporânea e, assim como os famosos empreendedores, você também pode se destacar criando ou promovendo novos negócios.

8. Giovanna Ewbanck e Bruno Gagliasso

Vamos agora falar de um casal famoso empreendedor, a Giovanna Ewbank e o Bruno Gagliasso. Apesar do sucesso na TV, o casal tem investido nos mais variados ramos no varejo. Giovanna possui um canal no Youtube com quase 5 milhões de inscritos, em que entrevista diversos convidados, além de constantemente compartilhar informações sobre a sua família.

Entretanto, diversidade é a palavra-chave quando o assunto é investimento. O casal é dono do restaurante “Le Manjue”, possui diversas franquias da hamburgueria “Burger Joint”, comanda o salão de beleza “Espaço Gioh”. Conta ainda com sociedade em três espaços de crossfit e possui um evento de MMA, o “Fight 2 Night”. Por fim, eles ainda são donos da pousada “Maria Bonita” em Fernando de Noronha. 

9. Xuxa Meneghel

A eterna rainha dos baixinhos fez muito sucesso nos anos 80 no país como apresentadora de programas infantis, arriscando até mesmo alguns papéis como protagonista no cinema. Hoje, Xuxa se dedica ao mundo dos empreendedores.

Essa famosa empreendedora possui duas redes de franquias. Uma delas é o buffet “Casa X” e a clínica de depilação a laser “Espaçolaser”. Xuxa ainda admite que, por mais que tenha pessoas mais qualificadas na área administrativa dessas empresas, ela acompanha de perto tudo que é feito e constantemente dá a sua opinião.

10. Ana Hickmann

Ana Hickmann é outro importante nome da lista de famosos empreendedores. A ex-modelo e apresentadora de TV parece incansável quando o assunto é empreendedorismo. Longe de querer separar a sua imagem pessoal e nome, tudo o que ela faz leva o seu nome.

A sua carreira como empreendedora iniciou em 2002, quando teve os primeiros produtos licenciados no seu nome, uma linha de sapatos. Em busca de ter maior influência sobre os produtos que levavam o seu nome, em 2016 Anna decidiu criar uma marca de roupa, a “Ana Hickmann Collection”.

Atualmente, é possível encontrar os mais variados produtos com o seu nome, tais como óculos, esmaltes, bolsas, sapatos, jeans, dentre outros. Ana ainda afirma que não tem medo de errar e que quando acredita em algo, ela vai até o fim. Segundo ela, mais importante do que vender produtos é vender histórias.

11. Danilo Gentili

Muitas pessoas conhecem o Danilo Gentili entrevistador do CQC e apresentador de talk show em diferentes emissoras de televisão. Ele também é muito conhecido pelas suas posições políticas, gerando muita controvérsia e discussões nas redes sociais.

Mas, o que quase ninguém sabe é que ele também é um empreendedor de sucesso. Atualmente ele é dono de um comedy club em São Paulo, voltado para stand up comedy, com o intuito de dar suporte para quem está começando na carreira. Além disso, o foco desta empresa é manter a cena do stand up comedy aberta no Brasil. Inclusive, esse é o segundo comedy club do qual ele é dono, sendo que o primeiro foi obrigado a fechar devido à pandemia.

O apresentador, com outros dois comediantes, também criou uma marca de vinhos em parceria com uma vinícola portuguesa. A ideia era justamente vender um produto de qualidade, mas a um preço acessível no Brasil. O vinho fez tanto sucesso que já teve o seu estoque zerado por conta da alta demanda.

Outra aposta de Danilo foi com a venda de charutos. Ele decidiu entrar nesse empreendimento por gostar de charutos e entender que o consumidor brasileiro também poderia se interessar e começar a apreciar o produto. Mas, esse é um empreendimento que está apenas no início.

12. Marina Ruy Barbosa

Você provavelmente já assistiu alguma novela com a Marina Ruy Barbosa como atriz principal. Mas, você sabia que além de famosa, ela também é uma empreendedora de sucesso no ramo da moda?

Esse ano a sua marca, Shop Ginger, fez dois anos e apesar de nova, têm se mostrado um verdadeiro sucesso. Para comemorar o aniversário, a Shop Ginger lançou uma nova linha inspirada no “mundo das motocicletas”. Além disso, Ale Brito acaba de se juntar à empresa como diretor criativo.

Mesmo com o sucesso, Mariana afirma que ser empreendedor no mundo da moda tem sido um verdadeiro desafio. Afinal de contas, a cadeia de produção é enorme e os cuidados com todas as etapas são fundamentais para conseguir obter um produto final de qualidade.

Dentre as principais propostas da marca estão a utilização de matéria-prima nacional, incentivo a um consumo mais inteligente e até mesmo um calendário de lançamento de coleções diferente do realizado pelo mercado. Tudo isso contribui para tornar a marca única e diferenciá-la da concorrência.

13. Gisele Bünchen

A Gisele Bünchen modelo todo mundo conhece, afinal de contas, ela é mundialmente famosa por desfilar nas passarelas das marcas mais importantes do mundo. Sendo, inclusive, eleita a modelo mais bem paga pela revista Forbes por oito anos consecutivos.

Entretanto, Gisele sempre foi muito focada e determinada com seus objetivos. Depois de fazer inúmeras campanhas publicitárias de sucesso e assinar contratos milionários, ela começou a empreender em 2010. Na ocasião, ela estava fotografando para a marca de lingerie Hope, quando comentou com a diretora de marketing que ela sempre sonhou em ter uma linha de lingeries. Pronto, um ano depois era lançada a sua coleção.

Depois desse, muitos outros contratos foram assinados, mas o grande diferencial da Gisele é como a sua família trabalha unida para fazer tudo dar certo. A inspiração vem de seu pai, alemão, administrador de empresas, que migrou para o Brasil e criou todas as suas filhas para entender sobre empreendedorismo. 

Assim, toda a família está envolvida em diferentes áreas da carreira de Gisele, ajudando desde a formação de contratos, até cuidados das relações públicas da modelo. Lembrando que, a palavra final é sempre da Gisele. Podemos também adicionar à lista de diferenciais: planejamento estratégico, boa rede de relacionamentos, trabalho duro e profissionalismo, atenção aos clientes, equipe de confiança, e cuidado com a marca.

14. Sabrina Sato

Desde pequena Sabrina Sato brincava de montar lojas e entrevistava os amiguinhos para serem vendedores. Ficou conhecida em 2003, durante o BBB3, e assim que deixou o programa entrou de cabeça no mundo empresarial.

Atualmente ela é sócia da holding Sato Rahal, negócio de família com as suas irmãs. Ainda, ela também tem o licenciamento de diversas marcas, que incluem lingerie, maquiagem e óculos. Mas, o lado empreendedor desta famosa não pára por aí, Sabrina também é sócia de franquias no ramo alimentício, tratamento dentário, energia solar e de uma fazenda produtora de café. Isso é o que chamamos de diversificação.

O seu negócio mais recente inclui o lançamento de uma marca de roupas infantis, a Sato Kid. As lojas vendem produtos focados no público infantil, crianças de até 10 anos de idade. Por enquanto, a marca conta apenas com uma loja online.

Dicas para ser um empreendedor de sucesso

Você não precisa ser famoso para conseguir ser um empreendedor de sucesso. Claro que eles têm uma certa vantagem, afinal, por serem conhecidos, eles conseguem alcançar mais pessoas logo que o seu negócio é lançado.

Entretanto, alguns desafios são comuns a todos os empreendedores de sucesso, e é justamente sobre isso que vamos falar agora. Conhecer quais são eles te permitirá se preparar para enfrentá-los e, consequentemente, melhorar o seu desempenho e aumentar as suas chances de sucesso.

Confira a seguir quais são eles e se prepare para começar o seu empreendimento!

Não tenha medo de errar

Errar é humano. Você com certeza já ouviu essa frase alguma vez na vida. Ela é verdade e com um pouco de experiência de vida você sabe que isso é verdade. Mesmo assim, as pessoas ainda têm medo de errar, principalmente no mundo dos negócios, onde um erro pode comprometer a sobrevivência da sua empresa.

Mas, você pode perguntar para qualquer empreendedor sobre os erros deles, e com certeza eles poderão citar alguns. Sejam eles erros pequenos de gestão de pessoas, ou erros maiores que tiveram um custo mais alto. Não importa qual seja o caso, o fato aqui é mostrar que os erros vão acontecer e você precisa estar preparado para lidar com eles.

Para diminuir as chances de errar na hora de empreender é fundamental contar com sócios e funcionários que tenham a mesma paixão e desejo de sucesso que você. Se eles tiverem mais experiência na área de atuação, isso poderá te ajudar e até mesmo te ensinar muito sobre como lidar com diferentes situações.

Portanto, o erro vai acontecer, mais cedo ou mais tarde, mas como você lida com ele é que vai fazer a diferença. E isso é especialmente válido para quem lida com o cliente, afinal, nem sempre você conseguirá agradar ao cliente. Entretanto, com profissionalismo e dedicação, você poderá reverter uma experiência ruim em boa e conquistar o cliente.

Para alcançar o topo você precisa começar na base

Os famosos empreendedores podem ter algumas vantagens, mas isso não significa que eles não tiveram que começar pelo início. Por mais óbvio que isso pareça, quem quer empreender nem sempre enxerga as coisas dessa forma. 

Ou você acha que o Marcos Palmeira já nasceu sabendo como criar gado ou ser agricultor? Ou que a Sabrina Sato já sabia como ser uma empreendedora e gerenciar empresas? Tanto eles quanto outros empreendedores precisaram aprender sobre os diferentes aspectos de gerenciamento de empresas, de pessoas, sobre os concorrentes do mercado, como o mercado em que desejam atuar funciona, e muito mais. 

Por mais que eles tenham tido ajuda de quem tinha mais experiência, eles precisaram aprender para conseguir tomar decisões mais acertadas. Isso faz parte do jogo do empreendedorismo, onde a dedicação e o estudo devem estar presentes na rotina diária de quem quer seguir esse caminho.

Por falar nisso, quer saber como melhorar a produtividade no dia a dia? Então confira o nosso material exclusivo 5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho.

Resumidamente, se você está começando a empreender em algum ramo, procure conhecer tudo sobre ele. Aproveite que a internet tem muito material gratuito de qualidade e estude, seja com vídeos no YouTube ou escutando podcasts sobre o assunto. Dedique tempo para o seu aperfeiçoamento.

Nem sempre o trabalho duro será remunerado imediatamente

Geralmente quem fala em abrir um negócio está em busca de independência (aquela velha frase “quero ser chefe de mim mesmo”). Mas, precisamos falar sobre uma das maiores dificuldades do empreendimento que nem sempre os jovens marinheiros conhecem, que é trabalho x remuneração.

Quem acha que se tornando empreendedor terá mais tempo livre, ou conseguirá desfrutar mais a vida, pode se decepcionar bastante rápido. O trabalho duro é uma constante para todos que decidem seguir esse caminho, principalmente no início, em que a empresa ainda está engatinhando e você aprendendo como gerenciar o seu negócio.

Sem falar que, para começar a empresa, você também precisou investir dinheiro e o retorno nunca é imediato. Pode ser que nos primeiros meses você ainda fique no vermelho, ou que o dinheiro recebido dê apenas para manter a empresa funcionando. Portanto, o ganho de capital leva algum tempo para acontecer, e isso é absolutamente normal e esperado.

Network, a palavra-chave de quem quer ter sucesso

Se existe uma coisa que é importante que todo profissional de sucesso faça é networking. Essa palavra significa conhecer pessoas de diferentes áreas de atuação e com diferentes especializações. Assim, além de você saber que existem pessoas que podem te ajudar no futuro, elas também saberão da existência da sua empresa e poderão recorrer a você.

Sem falar que isso também te permitirá estar entre um círculo de pessoas que empreendem, que possuem diferentes visões de mundo e que podem te ensinar muito com a experiência delas. Portanto, não hesite em conversar com profissionais que você admira, participe de eventos como feiras da área, procure saber o máximo sobre outras empresas que possam ser parceiros da sua.

Você não irá se arrepender disso. Muito pelo contrário, até mesmo novas ideias, empreendimentos e amizades podem surgir desses encontros. Afinal, a gente nunca sabe quem vai mudar a nossa vida!

Por falar nisso, quer saber como conseguir melhorar a experiência que o cliente tem na sua loja? Afinal, se ele for bem atendido e encontrar um ambiente de compras agradável, ele terá boas memórias da sua marca e poderá voltar para fazer novas compras. Então confira a seguir como fazer isso.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

Uma das coisas que todos esses famosos empreendedores têm em comum é a entrega de muito mais do que produtos. O sucesso desses empreendimentos pode até ter sido impulsionado pelo nome por trás deles, entretanto, sem ter produtos e serviços de qualidade e oferecer ao cliente uma boa experiência, eles não teriam chegado tão longe.

Dito isso, encontrar formas de oferecer ao cliente um momento agradável quando ele estiver se relacionando com a sua marca é essencial. Existem diferentes formas de fazer isso, e uma delas é através da música. Quando a música certa é reproduzida, ela tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Por isso, deixar a escolha da playlist nas mãos de funcionários pode ser um grande erro. Afinal de contas, o gosto musical deles pode ser totalmente diferente do seu público-alvo e da imagem que você quer passar com a sua marca. Assim, para não errar, você pode contratar empresas especializadas em music branding para criar a playlist ideal para o seu negócio, como é o caso da Listenx

Ela possui diferentes produtos, voltados para os mais variados ramos do varejo. Além disso, com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas, sem falar que você também pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

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