O comércio varejista conta com um grande fluxo de vendas o que exige dos gestores um bom planejamento para evitar possíveis contratempos. Nesse contexto, ter um bom gerenciamento é essencial para a imagem da empresa.
Um dos principais problemas que podem ocorrer é a ruptura de estoque, que tem grande capacidade de influenciar negativamente e comprometer a experiência de compra dos clientes, causando danos a imagem do comércio.
Você sabe o que é a ruptura de estoque? E o que pode causá-la? Neste post vai saber de tudo sobre o assunto, além de conferir dicas incríveis para ajudar a evitá-la e manter o negócio em uma trajetória de sucesso!
O que é a ruptura de estoque?
Sabe aquele momento desagradável em que o cliente vai em busca de um determinado produto e não o encontra nas prateleiras? Isso é denominado ruptura de estoque, que consiste exatamente na falta de um produto para venda.
Esse problema pode trazer prejuízos para a empresa, já que frustra as expectativas dos clientes, transmitindo uma imagem negativa, além de comprometer as vendas deixando um cenário de difícil reversão.
Quais os motivos que podem levar a ruptura de estoque?
A falta de planejamento e alinhamento entre a gestão de compras e de estoque está entre os principais motivos da ruptura de estoque. São problemas causados por pequenas falhas ao longo do tempo que geram um prejuízo maior, às vezes silencioso.
Isso acontece principalmente em estabelecimentos com grande fluxo e variedade de produtos vendidos, que necessitam de uma gestão mais próxima e cuidados para evitar esse problema.
As consequências da ruptura de estoque são sérias e comprometem os resultados da empresa de uma forma que pode ser definitiva, sabendo que o marketing negativo se espalha com uma velocidade assustadora. Os efeitos causados são.
- insatisfação dos clientes;
- quebra da expectativa de compra;
- péssima experiência de compra dos clientes;
- fortalece os concorrentes;
- compromete a fidelidade dos clientes;
- compromete a imagem do negócio.
Dicas incríveis para evitar a ruptura de estoque
Se você deseja ter uma gestão eficiente que elimine qualquer possibilidade de ruptura de estoque, deve ter um planejamento e comunicação perfeito com a equipe, para que tenha disponível a quantidade suficiente para suprir a demanda dos clientes. Veja 5 dicas que vão ajudar bastante nesse objetivo!
Faça um estudo mais preciso sobre o consumidor
Conhecer o comportamento do público alvo e suas preferências de compra é a base para definir uma gestão perfeita e garantir que não haverá ruptura de estoque. Portanto, faça um estudo detalhado sobre o consumidor e quais produtos saem com mais frequência.
Assim você vai ter informações relevantes para identificar tudo que tem maior giro e certificar que sempre haverá quantidade disponível em estoque, para repor nas prateleiras e não deixar faltar para os clientes.
Controle o estoque por meio de dados
Qualquer controle de fluxo ou armazenamento de produtos deve ser referenciado em dados reais, para ter maior embasamento na tomada de decisões. No estoque não é diferente, pois deve ser gerenciado de forma estratégica com base nas vendas.
O estoque é um setor que deve estar alinhado com o de vendas e fornecer dados precisos para as compras de reposição, evitando assim que produtos que saem pouco sejam adquiridos em excesso ou que falte algum item que vende bastante.
Realize programas de colaboração entre indústria e varejo
O bom relacionamento com os fornecedores é essencial para contar com apoio quando mais precisar e manter um cronograma de trabalho pontual e preventivo. Essa colaboração é importante para ter a certeza de que sempre vai ter disponível os produtos que mais vende no tempo que precisa.
Trabalhe alinhado com os fornecedores e tenha uma gestão participativa que os envolva, já que são peça chave para evitar a quebra de estoque. Faça negociações precisas com prazo de entrega planejados, evitando que falte algo no estoque e nas prateleiras.
Invista em um bom controle de estoque
O estoque deve ser controlado sistematicamente e ter toda a atenção, pois é o primeiro lugar que os funcionários vão buscar algo que falta na loja. Uma gestão eficiente é indispensável para evitar a ruptura de estoque.
Por isso, invista em um controle de estoque perfeito, acompanhado diariamente e definindo compras de reposição estratégicas, dando preferência para o que sai mais para garantir que não faltem produtos essenciais.
Invista na tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada no mundo dos negócios, tanto para proporcionar uma ótima experiência de compra para os clientes, quanto para facilitar a gestão e prevenir erros.
Se você lida com muitas informações, invista em softwares e processos mais tecnológicos para ter mais controle do estoque e garantir uma comunicação interna perfeita entre o setor de vendas, compras e o estoque.
Vantagens de ter uma boa gestão e evitar a ruptura de estoque
As dificuldades são comuns para quem faz o controle de estoque, pois é um setor que não deve atuar isoladamente. As consequências da falta de gerenciamento é a ruptura de estoque, que vai causar a insatisfação dos clientes e a queda nas vendas.
Se você deseja evitar esses prejuízos o caminho ideal é investir em uma gestão planejada e adotar as dicas supracitadas, evitando a ruptura de estoque e prejuízos imensuráveis ao longo do tempo.
Contar com um bom controle de estoque, que permita ter à disposição em quantidade suficiente todos os produtos mais solicitados e aqueles que são diferencias, traz vantagens importantes para o posicionamento de marca e para alavancar as vendas. Por exemplo:
- melhora a experiência dos clientes;
- transmite uma imagem positiva;
- facilita o marketing;
- garante a satisfação dos clientes;
- facilita a gestão interna;
- auxilia na definição de estratégias;
- fornece dados realistas para prospectar novas tendências de produtos;
- diferencial competitivo sobre a concorrência.
São benefícios que impulsionam o negócio e proporcionam maior solidez para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, repleto de influências econômicas e políticas.
Como você pode perceber, evitar a ruptura de estoque é imprescindível para manter o negócio ativo, com bom fluxo de vendas e garantindo a satisfação dos clientes e funcionários, ou seja, com tudo para alcançar os objetivos e ter sucesso.
Quer saber mais informações relevantes? Se você curtiu o post e deseja se informar em tudo sobre o assunto, não deixe de ler sobre empresas que adotaram o varejo 4.0 e veja exemplos de sucesso para se inspirar e buscar a excelência!