Por Nayara Santos em 14.02.2024

Importância de ter um sistema de som para lojas, confira

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Já parou para pensar na importância de ter um bom sistema de som na sua loja? Negligenciar esse ponto ao preparar a sua estratégia de comunicação interna na loja pode trazer muitos prejuízos para o seu negócio.

Aliás, quando falamos em comunicação interna é normal pensar nas etiquetas de preços, cartazes de ofertas, ou como levar a informação de que aqueles produtos são lançados. Não tem problema algum se preocupar com isso, entretanto, você pode conseguir impulsionar as vendas e os seus resultados com um sistema de som no estabelecimento.

Com ele você terá mais um canal para conversar com o cliente, deixando-o por dentro de todas as novidades e ações planejadas. Mas também conseguirá melhorar a experiência de compras e se destacar da concorrência.

Quer saber como? Então continue com a gente e confira porque investir em um sistema de som pode fazer a sua empresa se tornar uma referência no mercado. Boa leitura!

Qual a importância do sistema de som para lojas?

Se você pensou em melhorar a comunicação com o seu cliente, acertou! Aliás, o sistema de som faz parte de uma ferramenta versátil que te ajuda a criar uma estratégia de marketing focada na experiência do cliente.

Ele consiste basicamente em ter uma rádio indoor personalizada no estabelecimento que te permite escolher a trilha sonora, o nível de energia na loja em diferentes momentos do dia e a divulgar promoções e novidades da loja. Desta forma, é possível influenciar o comportamento do cliente com a música e despertar gatilhos mentais. 

Continue com a gente para descobrir mais sobre essa ferramenta, como utilizá-la e quais os benefícios que ela pode trazer para o seu estabelecimento.

Reprodução de anúncios na loja

Sem dúvida alguma, um dos principais motivos que tornam a rádio indoor tão atrativa é a possibilidade de criar e reproduzir anúncios. Mas, mais do que isso, ela permite que você consiga se comunicar com o cliente que está na loja, portanto, mais propenso a comprar.

Como 70% das decisões de compras são tomadas enquanto o cliente está no estabelecimento. Ser capaz de se comunicar com ele de forma clara e objetiva neste momento pode ser decisivo para aumentar as suas vendas. Isso porque, ao convidar o cliente para conferir promoções, avisar sobre eventos da sua marca ou mesmo reproduzir o seu slogan você estará facilitando a jornada de compras dele e ainda promovendo a sua marca.

Lembre-se, nem todo cliente que está na loja conhece todas as promoções, ou está por dentro das ações realizadas durante datas comemorativas. Portanto, ao deixar de fazer anúncios você estará perdendo grandes oportunidades de vendas e fidelização.

Quer saber mais sobre como se melhorar a comunicação com os consumidores? Então faça o download gratuito do nosso guia Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa.

Você no controle da programação musical

As vantagens de ter um sistema de som para lojas vai muito além dos anúncios, afinal, não tem como falar de som ambiente sem falar de música. A vantagem aqui é que quando você está no controle da programação musical, fica mais fácil escolher canções que representem a sua marca e reforcem a sua identidade.


Isso sem falar na autonomia para modificar o nível de energia da playlist, ter uma trilha sonora sazonal ou até mesmo ter uma seleção de músicas exclusivas para a sua marca. Assim você consegue criar uma atmosfera única no estabelecimento, que o cliente não vai encontrar em nenhum outro lugar.

Vale a pena mencionar que a música também é um ponto de conexão entre a marca e o cliente. Ou seja, você estará aumentando as chances de conquistar o consumidor, afinal, vocês terão algo em comum e esse pode ser apenas o início de uma relação duradoura.

Além disso, para as empresas que possuem diversas unidades, é possível incluir a música como mais um elemento de padronização da loja. Desta forma, o consumidor que entrar em qualquer uma das unidades perceberá sempre o mesmo ambiente e será como se ele estivesse comprando na unidade que ele sempre frequenta.

Para acertar com essa estratégia, não basta escolher uma playlist qualquer em um streaming, ou sintonizar em uma rádio convencional. É preciso escolher uma playlist que seja capaz de transmitir as emoções, despertar os sentimentos e provocar as reações de modo intencional.

Isso significa que você precisa saber como escolher a playlist certa, e para isso temos um e-book completo, e gratuito, sobre o assunto. Trilha Sonora para Negócios: Aprenda como escolher a música ideal.

Equipe de vendas mais produtiva

Outra grande vantagem de ter um sistema de som na sua loja é que além de influenciar o comportamento dos clientes, você também consegue influenciar a produtividade da sua equipe de vendas. Melhor impossível, não é mesmo?

Isso acontece porque a música consegue transformar o ambiente, influenciando a todos que estão nele. Assim, da mesma forma que os seus clientes ficam mais tranquilos, os seus funcionários também ficarão. Ou seja, as tarefas serão realizadas com maior concentração e, consequentemente, com menos erros.

Além disso, as playlists temáticas ainda ajudam a deixar os vendedores no clima da comemoração e conquistar os clientes com ele. E, uma coisa é certa, nada te ajuda a fidelizar mais o cliente do que um bom atendimento.

Som de qualidade na sua loja

Uma das principais funções do sistema de som da loja é reproduzir a sua playlist. Entretanto, não basta ter uma playlist perfeita, você precisa garantir que ela será reproduzida em um sistema de som eficiente. Ou seja, que os clientes conseguirão ouvir as músicas em todas as partes da loja e, principalmente, sem haver distorções ou diferenças no volume.

Não consegue entender a importância da qualidade do som, então imagine entrar em uma loja com o som alto, cheio de distorções. Provavelmente você se sentirá irritado e não vai querer passar muito tempo na loja. Ou ainda que a música é mais alta nos provadores da loja do que no restante, fazendo com que você não se sinta encorajado a provar nada.

Sem um som de qualidade, a sua estratégia de utilizar a rádio personalizada para a sua loja simplesmente não vai funcionar. Aliás, ela ainda pode trazer alguns prejuízos já que um som ambiente ruim pode fazer com que os clientes deixem a loja sem comprar nada.

Som ambiente uniforme em toda a loja

Outro ponto crucial para oferecer uma boa experiência de compras aos seus clientes é ter um som ambiente uniforme em toda a sua loja. Assim, desde o momento que o cliente entrar na loja, enquanto estiver olhando os produtos até o momento do pagamento no caixa, a experiência será a mesma. 

Portanto, na hora de escolher um sistema de som é fundamental falar com profissionais e garantir que haverá uma distribuição uniforme do som na loja. Pontos em que a música fique mais alta podem fazer com que o cliente simplesmente desista de visitar aquela seção ou corredor. E, acredite, você verá a diferença nos seus relatórios de vendas.

Por outro lado, se o volume for muito baixo em algum ponto, o cliente não conseguirá ouvir a música e a sua estratégia também não vai funcionar. Por isso, na hora de preparar a sua estratégia de sonorização ambiente considere também a qualidade dos equipamentos adquiridos.

Listenx: há mais de 20 anos levando música e comunicação para negócios 

Bom, você já entendeu a importância de ter um sistema de som na sua loja. Mas, isso não significa que você deva fazer isso sozinho. Muito pelo contrário, você pode contar com a ajuda da Listenx, pioneira em música e comunicação para negócios no país.

Nós temos uma equipe de especialistas em music branding que te ajudam a escolher as playlists certas para o seu negócio, de modo que agrade aos seus consumidores e ainda transmita a mensagem da sua marca corretamente. Com mais de 20 anos de experiência nesse ramo, ela já ajudou milhares de clientes a terem a sua identidade sonora e a fidelizar consumidores.

Além disso, na nossa plataforma você consegue preparar a programação musical e os anúncios que serão reproduzidos com antecedência. Assim, você terá mais tempo para cuidar da sua loja, treinar vendedores e desenvolver outras estratégias para conquistar os consumidores.

Aproveite também a possibilidade de criar anúncios rapidamente, com o auxílio dos nossos locutores virtuais. Com apenas alguns cliques e em poucos minutos você terá um anúncio pronto para ser reproduzido, te dando autonomia e rapidez na hora de criar promoções e se comunicar com o cliente.

Não perca mais tempo, solicite o seu teste gratuito agora mesmo e confira de perto tudo o que a rádio indoor da Listenx pode fazer pelo seu negócio.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

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