Ter uma relação próxima com seus clientes é essencial para conseguir alcançar os melhores resultados. Uma das maneiras de chegar lá é por meio da implementação de alguns tipos de ações de Marketing Promocional. Estratégias como essa buscam promover vendas e fidelizar clientes por meio da transmissão dos valores da marca em questão.
Conforme um estudo da Associação de Marketing Promocional (Ampro) com uma empresa do setor de RH, o mercado tem percebido a importância dessas ações. O setor tem crescido tanto que, 65% das empresas do ramo faturam mais de 2 milhões de reais ao ano.
Quer compreender melhor os detalhes sobre o Marketing Promocional? Então, continue lendo esse artigo e conheça as ações do setor que podem mudar a relação da sua marca com o público-alvo!
A relação entre Marketing Promocional e Merchandising
Quando o Marketing Promocional é abordado, comumente surge a dúvida: é o mesmo que Merchandising? E é normal esse questionamento, mesmo para quem já atua na área. Isso porque, pode-se dizer que ambos têm relação direta. Afinal, as duas propostas visam melhorar resultados em vendas, por meio de técnicas de atração do consumidor.
A principal diferença é que o Merchandising é focado em atrair consumidores aos produtos e vendê-los. Enquanto isso, o Marketing Promocional tem como objetivo reforçar a relação entre consumidor e marca. Por isso, ele tem maior foco em trazer melhores experiências de compra nas mais diversas etapas de funil.
Como existem muitos tipos de marketing que são bastante utilizados no varejo e que podem ser confundidos ou até substituídos pelo Promocional, é importante conhecer as características de cada um deles. Por Isso, para te auxiliar no processo de entendimento e desenvolvimento de uma estratégia, veja quais são os principais tipos de marketing:
- Marketing Direto: foca em enviar mensagens diretamente ao consumidor, sem canal intermediário;
- Marketing Indireto: utilizado de forma mais sutil, com foco em colocar a marca, pouco a pouco, na consciência do seu público;
- Marketing Social: é voltado à promoção de ideias construtivas para a sociedade;
- Endomarketing: é o marketing interno, que aproxima e esclarece os colaboradores, tornando-os, consequentemente, incentivadores e divulgadores da marca.
- Marketing de Nicho: foca em uma fatia específica de interesses do seu público-alvo;
- Marketing de Fidelização: trabalha com diversas técnicas para tornar o consumidor fiel à marca;
- Outbound Marketing ou marketing tradicional: utiliza a interrupção para chamar a atenção do consumidor;
- Inbound Marketing ou marketing de permissão: é o formato que deixa a marca disponível ao consumidor, sem interrompê-lo, mas estando a postos, quando ele precisar e buscar o produto ou temas relacionados.
Mas, porque devo aplicar o marketing promocional na minha loja?
Quando você compreende melhor a intenção dessa estratégia e tem claro que deve desenvolver uma ação de Marketing Promocional em sua empresa, deve pensar em quais ações você irá realizar.
Como já falamos anteriormente, a intenção é sem dúvida alguma promover a sua empresa, reforçar a imagem da sua marca e melhorar o relacionamento que o consumidor tem com isso. Entretanto, existem diferentes formas de se fazer isso, porém, você pode pensar de forma ainda mais específica, para atingir, também, resultados mais claros.
Pense, nesse momento, o que sua marca mais precisa nesse momento? A partir disso, defina entre alguns dos muitos objetivos de ação que você irá realizar. Veja alguns exemplos de objetivos.
Lançar novos produtos
Uma empresa pode aplicar ações de marketing promocional quando ela quer lançar um novo produto. Afinal, seu público-alvo ainda não conhece a mercadoria e é interessante uma tática promocional para despertar o interesse.
Ainda, quando a empresa lança novos produtos, acompanhando as tendências do mercado, isso mostra que ela está preocupada em oferecer sempre o melhor e mais moderno para os seus consumidores.
Atrair novos consumidores
A busca por novos clientes é algo constante no varejo, mesmo que você não acredite que a sua marca possa alcançar novos consumidores. Por isso, desenvolver estratégias de marketing promocional que sejam capazes de atrair a atenção do público é importantíssimo.
Sem dúvida alguma, uma das formas de se fazer isso é através de promoções. Essa pode até parecer uma técnica antiquada e fora de moda, mas não é à toa que ela ainda resiste por tanto tempo. Por isso, em um primeiro momento essa é sim uma forma de conseguir chamar a atenção de novos clientes.
Reposicionar a marca
As coisas mudaram com o tempo e você quer posicionar sua empresa de forma diferente ou a um público distinto? Ou ainda, você decidiu fazer o rebranding da sua marca e agora precisa desenvolver estratégias para contar aos clientes o que está diferente.
Então, essa é uma ótima oportunidade para aplicar o Marketing Promocional. Ele pode ser a porta de entrada para que a nova persona conheça seu produto ou para que o target entenda a mensagem que você quer passar.
Manter o público-alvo
Atrair novos clientes é essencial, mas você não pode esquecer de cativar aqueles clientes que já conhecem a sua empresa. Por isso, é preciso desenvolver ações de marketing promocional para manter e fidelizar seu consumidor.
Geralmente, essas ações são percebidas como uma espécie de carinho que a sua empresa tem pelos clientes. E, podemos adiantar, você não imagina o quanto podem ser encantadoras! Invista no desenvolvimento de um programa de fidelidade, em formas de realizar ofertas e promoções exclusivas para esses clientes, ou qualquer outra vantagem que o seu público-alvo julgue interessante.
Liquidar estoque
Aquele produto que não teve a saída desejada pode causar prejuízo, certo? E é por isso que ações de Marketing Promocional podem ser inteligentes e salvar a empresa desse problema. Com as devidas táticas, você consegue movimentar o estoque evitando perdas e custos desnecessários.
Movimentar Ponto de Venda
Outra possibilidade de aplicação de ações do Marketing Promocional é para evitar uma estagnação do seu PDV. Claro que as promoções bem planejadas atraem consumidores e trazem o movimento desejado para a loja, mas considere também a possibilidade de fazer sorteios, distribuição de brindes, oferecer degustação de produtos (se a sua empresa for do ramo alimentício), realização de eventos, dentre outros.
Quando você tem sempre alguma novidade acontecendo na loja a tendência é que o cliente se mantenha atento a tudo o que você faz e irá aproveitar boas oportunidades de compras.
Desafios do Marketing Promocional
Definido o objetivo, é hora de montar sua estratégia e é preciso que o profissional da área esteja preparado. Alguns desafios podem acabar com todo um trabalho construído. Portanto, é preciso considerá-los antes, para não ser surpreendido.
Por isso, a nossa primeira pergunta é: você conhece sua persona? Essa é uma das principais armadilhas em que se pode cair nesses casos. Saber que você atrai millennials, por exemplo, é genérico demais para este projeto. É preciso conhecer melhor esse consumidor, analisando seus hábitos, interesses e problemas, para compreender exatamente o que faz com que ele se sinta atraído pela sua marca. Compreendendo a persona, é possível escolher uma ação que vá solucionar as dificuldades dela, e é nesse ponto que se alimenta a relação de ambos.
Após sua estratégia ser definida, estabeleça métodos de controle sobre os resultados conquistados. Não adianta uma ação bem pensada, sem que a empresa tenha dimensão de sua eficácia. Logo, determine métricas, analise como foi o desempenho da ação e documente todos os passos de sua estratégia.
Ações eficazes de Marketing Promocional
Confira a seguir algumas dicas de ações de Marketing Promocional que você pode fazer na sua loja de varejo.
1. Programas de incentivo
Os programas de incentivo são uma das ações com maior potencial para fidelização de clientes. Uma de suas roupagens mais eficazes é o programa de pontuação, ou o programa de fidelidade. Nele, conforme o cliente realiza compras na empresa, ele vai acumulando pontos que podem ser trocados por vantagens.
Entre os principais benefícios podem estar descontos especiais, brindes, acesso a promoções exclusivas ou qualquer outro prêmio. Além disso, a estratégia pode ser combinada com outras, como condições especiais em datas comemorativas.
2. Brindes interessantes
Todo consumidor gosta de ganhar algo, exclusivamente o fato de conseguir algo sem que para isso ele tenha nenhum custo já é capaz de atrair a atenção de muitas pessoas. Logo, oferecer brindes para aqueles que compram em seu empreendimento ou têm interesse em fazê-lo, também é uma forma inteligente de se destacar.
Com o brinde você consegue fazer com que o seu cliente lembre da sua marca durante diferentes momentos do dia. Para isso, é importante que o brinde seja algo útil, que o cliente conseguirá utilizar no dia a dia. Dentre as principais escolhas de brindes estão canetas, lápis, lapiseiras, canecas, chaveiros, camisetas, blocos de notas, agendas, calendários, dentre outros.
3. Ofertas
Ofertas e descontos também estão entre as ações de sucesso do marketing promocional que você pode aplicar na sua loja. Condições especiais sempre irão chamar a atenção do seu público-alvo. Inclusive, elas podem ser o ponto-chave entre quem vai comprar e quem não o fará.
Porém, não se esqueça de que é errado menosprezar a inteligência do consumidor. Portanto, considere que ele saberá identificar uma boa oferta e não tente enganá-lo. O ideal é que você utilize ofertas para atrair mais clientes para a sua loja, mas que, ao mesmo tempo, implemente ações de marketing sensorial para conseguir tornar o ambiente da sua loja único e oferecer uma boa experiência de compras para os clientes.
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Benefícios de realizar ações de Marketing Promocional
Utilizar o Marketing Promocional pode ser muito eficaz. Com uma estratégia bem definida, aplicada e analisada, a relação da sua marca com o público-alvo sofre mudanças positivas.
Promove a marca
Um dos principais benefícios é a promoção da marca. Independente do tamanho de sua empresa, uma ação de Marketing Promocional feita corretamente a promove e auxilia na construção de um relacionamento duradouro com a persona.
Atrai e fideliza consumidores
E é nesse ponto que se salienta o quanto essas promoções atraem novos consumidores e fidelizam aqueles que já conhecem sua marca. Pois, cada ação gera uma experiência positiva para os seus consumidores, construindo boas memórias relacionadas à empresa.
Lembre-se também que, quando o cliente tem uma boa experiência com a sua empresa ou que é um cliente fiel, ele será também um grande divulgador da sua marca. Assim, sempre que alguém falar sobre a sua área de atuação, ele lembrará da sua marca e a indicará para os colegas, amigos e familiares.
Determina diferencial competitivo
Frente à concorrência, esse tipo de marketing é um trunfo. Aliar bom preço e qualidade, o coloca no topo para o consumidor. Manter esse nível é essencial para se diferenciar em um mercado tão competitivo como o atual.
Como divulgar ações de Marketing Promocional
Lembre-se de que, além de promover, é preciso divulgar. De nada adianta contar com estratégias de Marketing Promocional bem desenvolvidas quando, na verdade, elas nem sequer chegam aos ouvidos do cliente.
Há empresas que souberam publicizar suas ações e obtiveram êxito. Dentre elas estão marcas renomadas como a Pão de Açúcar, por exemplo, que desenvolveu um selo concedido ao consumidor após um valor predefinido em compras, que permitia a conquista de outros produtos. Outro bom exemplo foi do Carrefour, que decidiu dar desconto para frutas e legumes com formatos peculiares, que acabavam ficando na prateleira, apenas por questões estéticas.
Utilizar as estratégias corretas pode fazer com que o seu negócio prospere dentro de um mercado amplamente concorrido. Por conta disso, garantir que a sua marca esteja próxima ao consumidor é fundamental, exatamente o que o Marketing Promocional oferece como diferencial para a sua empresa quando aplicado corretamente.
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