Por Nayara Santos em 18.10.2021

Vinheta para loja: 10 exemplos perfeitos para sua marca

Por Nayara Santos em 18.10.2021

A vinheta para loja funciona como uma espécie de assinatura da sua marca. É ela que vai permitir que o cliente lembre mais facilmente da sua loja na hora de fazer as compras. Além disso, ela também faz com que o slogan da sua loja seja reproduzido, tornando-o conhecido do seu público.

A vinheta é uma excelente peça publicitária que pode ser constantemente reproduzida na rádio personalizada da sua loja. Isso mesmo, além de reproduzir uma trilha sonora adequada para os seus clientes, você ainda reforça o seu slogan e faz com que eles se lembrem dele, mesmo depois de sair da loja.

Para te ajudar a criar uma vinheta perfeita para a sua marca, nós preparamos esse artigo com exemplos para você se inspirar. Confira!

Como devo utilizar a vinheta?

A vinheta é qualquer vídeo, imagem, texto ou música de curta duração que iniciam e encerram um programa, seja ele de televisão ou rádio. Ou seja, é a introdução do programa. Quer um exemplo prático? Aquela musiquinha do plantão da Globo. Todo mundo conhece a tal da vinheta e já sabe que o pronunciamento a seguir é importante.

O ideal é que a vinheta seja curta, se for grande, poderá fazer com que os ouvintes percam a atenção e não ouçam a mensagem que vem a seguir. Muitas vezes, uma vinheta de 5-10 segundos pode ser mais que suficiente.

A vinheta pode ser utilizada nos spots para rádio que você preparar. Assim, você divulga as promoções da loja e ainda reforça a sua marca com a vinheta e o slogan. A vinheta também pode ser utilizada na sua rádio personalizada, sendo reproduzida antes de algum anúncio. Por exemplo, se você for convidar o cliente para fazer parte do programa de fidelidade da loja, a música é interrompida com a vinheta, que é seguida pelo anúncio.


Inclusive, a música é uma importante peça na hora de proporcionar um bom ambiente de compras para os clientes que visitarem a sua loja. Se quiser saber mais confira o nosso infográfico Influência que a música tem na sua loja.

Cuidados na hora de fazer a sua vinheta

Como você deve ter percebido, as vinhetas são importantíssimas para conseguir atrair a atenção do cliente e fazer com que ele preste atenção ao que você tem a dizer. Justamente por isso, você pode incluir o slogan da sua loja nelas. Entretanto, para que elas funcionem, é preciso ter alguns cuidados. São eles:

  • Inclua música e efeitos sonoros: desta forma, fica mais fácil para o cliente conseguir memorizar e lembrar da vinheta;
  • Alinhada com a marca: a vinheta precisa conversar com a sua marca e ajudar a reforçá-la. Por exemplo, se você tem uma loja que venda modernidade, a vinheta não deve conter itens clássicos;
  • Duração: a vinheta precisa ser algo curto e que apenas atraia a atenção do cliente para o que você tem a dizer. Se for muito longa, você vai acabar perdendo a atenção do cliente novamente;
  • Momento certo de reprodução: é preciso saber exatamente quando a vinheta será reproduzida. Isso pode acontecer antes do anúncio dos produtos ou então ao final para indicar que o anúncio acabou. Ainda, é possível criar vinhetas diferentes para início e fim do anúncio;
  • Locução: a escolha do locutor certo também é importantíssima para que a vinheta da sua loja funcione bem. Inclusive, o mais recomendado é que a vinheta seja gravada por um locutor profissional, isso aumenta a qualidade dela e passa a sensação de maior profissionalismo.

Exemplos de vinhetas para loja

Veja agora alguns exemplos de vinhetas para a sua loja.

1 – (nome da loja), a melhor loja de roupa infantil do seu bairro.

2 – (nome da loja) o melhor da moda, pertinho de você.

3 – Decoração de interiores é na (nome da loja). Deixe a sua casa nova em folha!

4 – Essa é a rádio interna da (nome da loja). Onde você conhece todas as nossas promoções!

5 – Presentes sem graça nunca mais. (nome da loja), o seu presente, do seu jeito que você quiser.

6 – O melhor da decoração, pelo menor preço. Só na (nome da loja).

7 – (nome da loja) sempre a última moda para você arrasar!

8 – Traga mais cor para a sua vida. Floricultura (nome da loja), colorindo a sua vida!

9 – Cama, mesa e banho é na (nome da loja). A última moda para a sua casa.

10 – Tecnologia ultrapassada nunca mais. (nome da loja) sempre o último modelo para você.

Rádio personalizada: excelente para reproduzir a vinheta da loja

Escolher o canal certo para a reprodução da vinheta é tão importante quanto produzir uma vinheta de qualidade. Essa é mais uma das ações de divulgação da sua marca e, por isso, deve ser bem planejada para que seja feita de forma assertiva. Pelo seu formato, a vinheta é ideal para ser utilizada em rádio, seja ela aberta ou interna.

Vale a pena mencionar que ao optar por uma rádio interna personalizada você é capaz de controlar toda a programação. Ou seja, nada mais de música que não combine que a sua marca ou que desagrade os consumidores. Muito pelo contrário, é possível montar playlists exclusivas, criar unicamente para reformar a sua marca, e conversar diretamente com os seus clientes. 

As lojas que optam por uma rádio personalizada saem na frente da concorrência, já que elas conseguem proporcionar uma melhor experiência de compras para os clientes. Esses, por sua vez, quando estão comprando em um ambiente mais agradável, passam mais tempo na loja e, consequentemente, gastam mais. Ou seja, fidelização e aumento nas vendas, quer combinação melhor do que essa?

A Listenx é uma empresa especializada em music branding e oferece uma rádio exclusiva para lojas do varejo, a Listenplay. Com ela você consegue gravar as suas vinhetas e reproduzi-las a qualquer momento durante a programação musical. Não perca a oportunidade de fazer o teste gratuitamente por 10 dias. E, para mais artigos sobre gestão de loja, acesse o navegue pelo nosso blog.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

Compartilhe

Você também pode gostar

4 ideias para loja de moda íntima, confira!

Ter boas ideias para a sua loja de moda íntima pode te ajudar a encantar clientes e conquistá-los de uma vez por todas. Essa não é exatamente uma tarefa muito fácil, afinal muitos gestores acreditam que as ações realizadas na sua loja devem ser algo inédito para fazer sucesso. Se você é um desses gestores,…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Aprenda de uma vez o que é internet das coisas

Conforme a tecnologia evolui, novas possibilidades se colocam ao alcance do marketing e das vendas para trazer resultados cada vez melhores às suas estratégias. Um dos últimos exemplos disso é a internet das coisas (ou “internet of things”, IoT). No passado, cada aparelho digital se restringia às suas próprias capacidades e raramente conseguia se conectar…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Como manter o cliente por mais tempo em minha loja

O mercado varejista está sentindo na pele os efeitos da crise econômica do país. Por isso, é fundamental que os empresários que realmente querem crescer invistam em ações diferenciadas para conseguir driblar os problemas que esse momento está causando para o mercado e a dúvida frequente: como manter o cliente por mais tempo em minha…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Plano de marketing para salão de beleza: como criar o ideal?

Se você chegou até aqui então está em busca de informações sobre como preparar um bom plano de marketing para salão de beleza, não é mesmo? Esse é um passo essencial para se sobressair no setor de estética e bem-estar, já que ele está entre os que mais crescem no Brasil.  Com tanta concorrência, conhecer…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Confira as 7 características das franquias de sucesso

Começar a própria empresa é um sonho para muitas pessoas, mas é também um objetivo bem difícil de alcançar. Seja uma consultoria, varejo ou qualquer outra área, conquistar seu espaço em um mercado cada vez mais concorrido pode estar além do que muitos esperam cumprir. Felizmente, já vêm surgindo novos caminhos para aqueles que desejam…

Por Nayara Santos em 13.11.2019

Como chamar atenção dos clientes para sua loja em 4 passos

Desenvolver ações que sejam capazes de chamar a atenção dos clientes para a sua loja é algo fundamental para a longevidade da sua empresa. Afinal, se os clientes não conhecerem a sua loja, não visitarem e não comprarem com você, será necessário fechar as portas. Como você não abre um negócio pensando que vai fechar…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

27 frases para propaganda de farmácia: se inspire em nossas ideias

As frases para propaganda de farmácia é que vão te ajudar a atrair a atenção do cliente e fazer com que ele tenha curiosidade de ir até a sua loja. Portanto, é preciso pensar em quais frases serão utilizadas, afinal de contas, nem todas vão funcionar para todos os públicos ou despertar a vontade de…

Por Nayara Santos em 08.02.2023

O que são mídias interativas e como podem auxiliar na minha loja de varejo?

Você já analisou o que são e como funcionam as mídias interativas no varejo? Tratam-se de serviços ou produtos digitais que respondem ao usuário de acordo com as ações tomadas por ele ali dentro. É sobre interação e personalização, usuário e máquina. E tem sido cada vez mais utilizado em diversos segmentos! Na verdade, atualmente,…

Por Nayara Santos em 29.05.2020

Fast Fashion: Saiba aqui o que é e suas principais vantagens e desvantagens

Você, dono de uma loja de roupas, já ouviu falar em fast fashion? Sabe se o seu negócio se encaixa nessa classificação é o que isso pode representar para a sua marca? Se respondeu não para uma dessas perguntas, então você veio ao lugar certo. Não é nenhuma novidade que o mercado da moda é…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos