Por Nayara Santos em 15.05.2024

Conheça a nova queridinha do varejo: a inteligência artificial

Por Nayara Santos em 15.05.2024

A Inteligência Artificial (IA) está pronta para influenciar significativamente o futuro do varejo, e se você não se adaptar acabará sendo passado para trás pela concorrência. Com a IA você terá à sua disposição uma variedade de recursos inovadores que facilitarão a sua rotina e te ajudarão a obter melhores resultados.

Isso vai desde anúncios personalizados na loja até chatbots, displays de realidade aumentada e preços dinâmicos que se ajustam conforme a demanda. Isso sem falar que os consumidores estão cada vez mais dispostos a investir em experiências personalizadas. Isso deixa evidente que você precisa compreender sua base de clientes e atender suas expectativas (que são elevadas).

Nesse contexto, a IA surge como uma ferramenta essencial, proporcionando aos varejistas diversas maneiras de atender às crescentes expectativas e demandas dos clientes. Ficou curioso em saber como a inteligência artificial poderá se tornar uma das suas principais aliadas, na busca por satisfação e fidelização dos clientes? Então vem com a gente conhecer mais sobre essa nova queridinha do varejo. Boa leitura!

Uma nova forma de fazer compras

 Não, esse não é um exagero, a inteligência artificial pode proporcionar aos consumidores uma forma totalmente nova de fazer compras, cada vez mais interativa e personalizada. Isso sem falar na possibilidade de oferecer mais segurança e ajudar o varejista a evitar fraudes.

Podemos citar como exemplo a empresa americana Kroger. pioneira na implementação de IA para auxiliar no self-checkout de suas lojas. Os seus servidores estão conectados a câmeras de alta resolução e um aplicativo de inteligência artificial monitora os clientes enquanto eles fazem o check-out, tudo isso sendo executado em servidores de ponta que funcionam em tempo real.

Caso os servidores detectem algum erro (que pode ser desde não escaneamentos até troca de adesivos para escanear itens caros como se fossem mais baratos) o sistema reage imediatamente. Neste momento, o cliente é informado em tempo real do erro e um vídeo com instruções é apresentado para ele. Se o cliente não responder, um assistente da loja é notificado.

Mas, esse é apenas um exemplo dentre de outros tantos que passarão a fazer parte do dia a dia tanto do consumidor, quanto do varejista. A seguir falaremos mais sobre como a inteligência artificial estará presente na jornada de compras dos consumidores.

Todo o potencial da inteligência artificial no varejo

Você provavelmente possui um sistema de câmera na sua loja. O principal intuito desse sistema é capturar imagens e armazená-las servindo apenas como prova em caso de incidentes. 

No entanto, um sistema de vigilância integrado com a inteligência artificial, pode transformar rapidamente essas filmagens em um valioso recurso comercial e uma poderosa fonte de informação. Desta forma, ele conseguirá fazer uma análise precisa do comportamento dos clientes que frequentam a loja. 

Desta forma, os varejistas podem planejar melhor o layout da loja, onde colocar cada produto, fazer promoções em tempo real e até mesmo implementar um sistema de preços dinâmicos. Tudo isso, certamente contribuirá para impulsionar as vendas e aumentar a receita.


Além disso, a inteligência artificial também pode ser uma aliada poderosa na integração dos diferentes pontos de contato com o cliente, criando uma abordagem omnichannel mais eficaz. Ao vincular os dados do comércio eletrônico com os dados de varejo, é possível criar uma visão completa do cliente, proporcionando experiências mais personalizadas e uma jornada de compras mais atrativa. 

Outro ponto importante, os chatbots utilizados no seu site, quanto integrados com a inteligência artificial podem desempenhar um papel fundamental nesse processo. Já que eles auxiliam nas interações dentro e fora da loja, eliminando as barreiras entre o varejo físico e o online e para um atendimento mais humanizado.

Precisamos falar também em como a inteligência artificial poderá te ajudar a entender o comportamento da sua equipe de vendas. Não, isso não é espionagem, muito pelo contrário, com essa análise você poderá otimizar os horários da sua equipe, melhorando o desempenho deles e aumentando a produtividade.

E, claro, não poderíamos deixar de falar da gestão do estoque da sua loja utilizando a inteligência artificial. Com a facilidade e a rapidez no processamento de dados, fica muito mais fácil controlar o que tem no estoque em tempo real, e fazer previsões de consumo com base no comportamento do cliente. 

Essa capacidade é essencial na hora de preparar campanhas para diferentes datas comemorativas, ou períodos sazonais em que a procura por determinados itens aumenta consideravelmente.

Inteligência artificial, o futuro do varejo

Com a ajuda da inteligência artificial e da tecnologia avançada, os gestores do varejo podem oferecer uma experiência personalizada aos clientes, aproveitando ao máximo os dados e a análise em tempo real. Além disso, ainda é possível aprimorar as operações diárias, tornando a rotina mais assertiva e agilizando processos.

Embora a IA ainda esteja em constante evolução, é essencial que os varejistas abracem essa tecnologia poderosa agora para se manterem competitivos e impulsionarem seu crescimento no mercado. Então, que tal começar a utilizar a inteligência artificial para te ajudar a aumentar as suas vendas?

Se você é um gestor antenado nas novidades e busca formas de aumentar as vendas, provavelmente já deve ter uma rádio indoor funcionando na sua loja. Afinal, essa é uma forma de conseguir deixar o ambiente de compras mais atrativo e agradável para os clientes.

Algumas rádios ainda oferecem a possibilidade de criar anúncios e veiculá-los ao longo da programação musical. Mas, e se nós te contarmos que agora a inteligência artificial também pode te ajudar a criar anúncios personalizados para o seu negócio?

Sim, isso é possível! Essa é mais uma exclusividade da rádio indoor da Listenx, a Listenplay. Com a nossa assistente de inteligência artificial você precisará apenas fornecer algumas informações que o nosso sistema criará diferentes opções de anúncios.

Você escolhe aquela que mais te agradar, ou pode retornar e pedir para a nossa assistente te ajudar a criar novos anúncios. Tudo muito fácil, simples e rápido. Em pouquíssimo tempo você terá o seu anúncio sendo veiculado na programação e influenciando as decisões de compras dos consumidores.

Quer mais dicas para deixar a experiência do cliente ainda melhor na sua loja? Então confira o nosso guia completo: Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

Não perca mais tempo. Comece a utilizar a inteligência artificial, a nova queridinha do varejo, na sua loja agora mesmo. Confira a seguir como solicitar o seu teste gratuito da Listenplay e comece a se surpreender agora!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

 A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.

 Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Qual a importância do pós-venda no salão de beleza? Saiba aqui!

Sabia que o pós-venda no salão de beleza ajuda a fidelizar a clientela? Em todas as etapas do atendimento, desde o contato inicial até o relacionamento — por e-mail, redes sociais, SAC etc. — a experiência do cliente é essencial para ganhar confiança e construir uma imagem positiva. Mais do que uma forma de resolver…

Por Nayara Santos em 26.05.2020

Como a inteligência artificial ajuda a fidelizar clientes, descubra agora

Ser capaz de fidelizar os clientes é essencial para o sucesso de qualquer negócio, ao mesmo tempo em que representa um grande desafio para os varejistas. Felizmente, a inteligência artificial pode ser implementada com diferentes finalidades ajudando os varejistas a alcançar esse objetivo de forma mais rápida e eficaz.  Além de ajudar com a análise…

Por Nayara Santos em 15.05.2024

Vinheta para loja: 10 exemplos perfeitos para sua marca

A vinheta para loja funciona como uma espécie de assinatura da sua marca. É ela que vai permitir que o cliente lembre mais facilmente da sua loja na hora de fazer as compras. Além disso, ela também faz com que o slogan da sua loja seja reproduzido, tornando-o conhecido do seu público. A vinheta é…

Por Nayara Santos em 18.10.2021

Como administrar uma rede de lojas? Confira 10 dicas!

Vários impasses permeiam o caminho de quem está atrás de saber como administrar uma rede de lojas. As dúvidas não são poucas e muitas delas acabam sendo comuns para a maioria dos segmentos do varejo. Entretanto, um dos principais problemas para os varejistas acaba sendo como conseguir fazer uma administração inteligente, segura e com possibilidade…

Por Nayara Santos em 15.06.2021

Como promover meu negócio de varejo em 4 Passos

Você, varejista, provavelmente já deve ter se perguntado qual é a melhor forma de promover seu negócio de varejo, certo? Essa dúvida é muito comum, ainda mais em um mercado que se torna cada vez mais competitivo e que está em constante evolução.  Para conseguir se destacar é fundamental encontrar formas para atrair a atenção…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

15 textos para propaganda de Lojas de Móveis, confira

Se você chegou até aqui é porque está procurando ideias de textos para propaganda de lojas de móveis, não é mesmo? Apenas um bom gestor sabe o quanto é imprescindível buscar formas de atrair clientes para a loja e aplicar estratégias para aumentar as vendas. Ainda mais em mercados cada vez mais competitivos, como é…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Conheça o marketing de comunidade e o seu impacto

A manifestação da própria individualidade tem sido uma das grandes tendências no comportamento humano nos últimos tempos. As pessoas se preocupam muito em comunicar seus valores, seus gostos e os traços de suas personalidades que julgam mais interessantes. Paradoxalmente, em muitos casos, isso se faz a partir do agrupamento em comunidades. As comunidades funcionam como…

Por Nayara Santos em 15.05.2020

27 textos prontos para vender mais no Dia do Cliente, se inspire!

Chegou o momento de você retribuir a quem faz a diferença no seu comércio, os clientes. Por isso, se preparar, conferir dicas de textos prontos, preparar campanhas atrativas e caprichar na experiência do cliente vai fazer você vender mais. Para preparar campanhas que consigam convencer o consumidor a ir até uma de suas lojas pode…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Aprenda como realizar eventos em lojas

Realizar eventos em lojas é uma das estratégias mais eficientes para atrair clientes e, inclusive, para fidelizá-los. Além de ser uma ação de marketing fundamental em inaugurações, também é possível realizar eventos em outras datas importantes, como mudança de estação, evento comemorativo, nova coleção, ou até mesmo em época de baixo fluxo de vendas. Apesar…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos