Por Nayara Santos em 26.11.2021

Marketing Promocional: Usando para aumentar as vendas

Por Nayara Santos em 26.11.2021

É muito comum que, ao falarmos de marketing promocional, as pessoas pensem que isso se trate apenas da elaboração de campanhas oferecendo descontos ou prêmios. Elas não poderiam estar mais enganadas. O marketing promocional tem como objetivo melhorar a experiência do cliente todas as vezes que ele entrar em contato com a sua marca. Assim, você fortalece a marca e conquista o cliente.

Como esse é um braço do marketing que poderá te ajudar, e muito, a melhorar suas vendas, preparamos um artigo com todas as informações sobre marketing promocional e como você poderá aplicar na sua empresa. Boa leitura!

O que é, afinal, o marketing promocional?

Segundo a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), o  marketing promocional é definido como uma atividade de comunicação onde se incluem todas as ações, campanhas ou eventos que proporcionem experiência de marca e interação para, de forma estratégica, se atingir resultados e soluções de comunicação para marcas produtos e serviços

De modo geral, o marketing promocional é aquele capaz de incentivar a interação entre cliente e marca, de modo que a marca se fortaleça, novos clientes sejam atraídos e fidelizados. Portanto, esse braço do marketing envolve muito mais do que simplesmente informar os consumidores sobre artigos em promoção.

Veja a seguir algumas ações de marketing promocional que podem ser realizadas pela sua loja do varejo.

Apresentação de um produto ou serviço

Uma das tarefas do marketing promocional é fazer a apresentação de produto ou serviço, seja ele novo ou não, em uma empresa. Nessa ação caberá a ele apresentar o produto, descrever todas as características, mostrar aos consumidores as vantagens que ele trará e quais problemas ele irá resolver.


Resumidamente, é uma forma de convencer o consumidor de que aquele produto ou serviço que a sua empresa oferece são bons. Um exemplo do que pode ser realizado nesta ação são as exibições técnicas, demonstrações, empresas que possuem um show room, degustação para quem trabalha com alimentos e bebidas.

Descontos e liquidações

As ofertas monetárias, ou seja, oferecer um produto mais barato também fazem parte do marketing promocional. Neste caso, as ações são capazes de entregar vantagens financeiras para o consumidor, que escolhe comprar um item ou contratar um serviço por ter um bom valor, ou o menor preço.

Essa é uma estratégia comumente adotada no varejo quando a intenção é atrair cliente para a loja, ou mesmo para movimentar o estoque. E, vale dizer que ela é muito válida. Não é à toa que esta estratégia ainda é amplamente utilizada.

Entretanto, é fundamental que o varejista fique atento à precificação dos produtos e serviços para não comprometer a saúde financeira da empresa. Isso porque, quando o varejista consegue oferecer um produto mais barato isso ocorre geralmente por dois motivos. Primeiro, ele conseguiu negociar com o fornecedor e o custo de aquisição do produto foi menor, por isso ele conseguiu reduzir o preço. Segundo, porque ele está reduzindo a sua margem de lucro. 

Dito isso, fazer os cálculos corretamente e entender como a precificação dos produtos é feita faz toda a diferença na hora de adotar essa estratégia no marketing promocional.

Benefícios ao comprar um produto

Outra forma de atrair os clientes para a sua loja, que é de responsabilidade do marketing promocional, é oferecer benefícios que não sejam necessariamente monetários. Isso significa que o consumidor terá uma vantagem ao realizar as compras, mas ela não é um desconto propriamente dito. Por exemplo, o cliente compra uma garrafa de água de 500ml, mas paga apenas 300ml; ou então você prepara pacotes de produtos, ou embalagens promocionais. 

Ainda, a realização de sorteios, concursos culturais, a distribuição de brindes e as premiações instantâneas também fazem parte dessa estratégia. Com essas ações você consegue não apenas atrair a atenção do cliente, mas também fazer com que as suas vendas aumentem. Para isso, é necessário associar a entrega de brindes, cupons para sorteio e premiações ao valor de compras. Ou seja, a cada X reais gastos na loja (ou em uma determinada linha de produtos) o cliente ganha o tal brinde ou o cupom.

Vale a pena lembrar que, as regras para a participação em tais eventos deve ser clara e objetiva. Além disso, o cliente deve conseguir consultar as regras facilmente através do site, aplicativo ou na própria loja. Isso evitará frustrações e fará com que o cliente entenda exatamente o que ele precisa fazer para concorrer aos prêmios.

Por último, mas não menos importante, a distribuição de brindes é uma excelente forma de desbancar a concorrência. Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada pela PiniOn, 57% dos usuários afirmaram que comprariam do concorrente caso o brinde distribuído fosse atrativo. Desta forma, descubra o que o seu cliente gosta e não perca tempo.

Realização de eventos promocionais

A ideia da realização de eventos promocionais para o lançamento de produtos, comemorar patrocínios, ou mesmo inaugurar lojas, é outra estratégia do marketing promocional. Por exemplo, você pode fazer um desfile de modas para lançar a coleção nova de outono/inverno da sua loja. Assim, você chama fornecedores, clientes e potenciais investidores, sendo essa uma excelente oportunidade para estreitar laços entre a sua marca e essas pessoas.

Além disso, ao realizar eventos você também pode passar a ser visto como uma referência no mercado, já que essa é uma forma de mostrar a autoridade da marca. Ou seja, você mostra que a sua empresa entende do assunto, e que está ditando o que acontece no mercado.

Combine online e offline

Em um mundo cada vez mais conectado, separar o online do offline é a receita para o fracasso. Por isso, se a sua empresa possui um e-commerce, você poderá aumentar as vendas da sua loja física e vice-versa. Além de ser uma forma de fazer o marketing promocional, essa é também uma das formas de fazer com que você ofereça uma experiência omnichannel para os seus clientes.

Assim, a cada compra realizada no e-commerce, você poderá oferecer cupons de descontos que podem ser utilizados somente nas lojas físicas. O contrário também pode ser feito. Ainda, você poderá oferecer frete gratuito se o cliente optar por retirar o produto na loja física. Desta forma, o cliente poderá conhecer a loja, gostar do ambiente e ficar curioso para voltar para comprar mais algum item.

Divulgando as ações do marketing promocional

Não importa se a sua ação de marketing promocional é bem elaborada ou não, se o cliente não ficar sabendo o que está acontecendo na sua loja, não será possível atraí-lo. Por isso, independente da ação planejada, você também precisa focar na forma como elas serão divulgadas.

Atualmente é possível contar com inúmeras mídias para divulgar as suas ações. O mais importante é escolher aquela mais que mais se adequa ao perfil da sua empresa e ao perfil do seu público-alvo. 

Por exemplo, se o seu público são as pessoas de terceira idade que geralmente não têm acesso à internet, investir em anúncios pagos em sites e nos mecanismos de busca talvez não seja a melhor opção. Por outro lado, se a intenção for atrair a atenção de jovens, que estão conectados o tempo todo, investir em perfis nas redes sociais, sem dúvida alguma será a melhor forma de conversar com eles.

Rádio indoor, mais do que divulgação do marketing promocional

Vale a pena mencionar que você também pode fazer a divulgação das ações do marketing promocional utilizando uma rádio indoor. Inclusive, essa é uma forma de combinar diferentes estratégias de marketing para obter melhores resultados.

A rádio é uma das estratégias do marketing sensorial, que tem como objetivo melhorar a experiência de compras do cliente através da estimulação dos sentidos, neste caso, a música. Com a playlist certa você tornará a sua loja um local agradável para o consumidor, que se sentirá mais confortável e associará os momentos em que esteve em contato com a sua marca, como momentos bons. 

Veja o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Assim, sempre que ele lembrar da sua loja, terá lembranças boas e ficará com vontade de retornar. Além disso, a rádio também permite que você faça anúncios personalizados ao longo da programação musical. Sendo esse o momento perfeito para tocar jingles promocionais, o slogan da loja, anunciar sorteios, promoções e regras para a distribuição de brindes.

Ficou interessado? Não perca a oportunidade de fazer um teste gratuito por 10 dias e conferir os resultados de perto.

E, para ficar por dentro de outras estratégias de marketing, confira o nosso blog.

Compartilhe

Você também pode gostar

24 frases para divulgação de eventos, se inspire

A realização de eventos pode ser uma estratégia interessante para divulgar a sua loja. Mas, para que o evento te ajude a alcançar o sucesso desejado, você precisa ter boas frases para divulgá-lo.  Ter uma comunicação eficiente e assertiva com o seu cliente é um dos melhores caminhos para promover a sua empresa e atrair…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

O Que é Plano de Negócio e Como Posso Aplicar na Minha Loja?

Saber o que é plano de negócio é importante para todos os empreendedores, e isso inclui os lojistas. É esse instrumento que reúne informações relevantes sobre o nicho do comércio e é ele também que direciona muitas decisões, sejam elas administrativas, de marketing ou operacionais. Mas, afinal, o que é plano de negócio? Esse plano…

Por Nayara Santos em 14.03.2018

O que é agendamento online para Salão de Beleza?

Todos sabemos que salões de beleza trabalham com agendamentos, mas você sabe o que é o agendamento online para Salão de Beleza? Descubra a seguir o que é, como funciona e por que você deve usar um sistema de agendamento online! O que é um sistema de agendamento online para Salão de Beleza? Um sistema…

Por Nayara Santos em 18.01.2022

Texto pronto para inauguração de loja virtual: 11 exemplos para se inspirar

Preparar textos para divulgar a inauguração da sua loja virtual é fundamental para que o primeiro passo da sua empresa seja feito com firmeza. Afinal, esse é o momento de atrair clientes para a nova loja, ou mostrar a nova plataforma de compra para os clientes que já se relacionam com a sua marca. Como…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

18 frases para loja virtual feminina, se inspire

Que propaganda é a alma do negócio, você já deve saber. Mas, ter as frases certas para atrair clientes e divulgar a sua loja virtual feminina é outra história. Afinal, nem sempre é fácil conquistar a atenção do cliente rapidamente e despertar a sua curiosidade. Se no ambiente offline esse já é um grande desafio…

Por Nayara Santos em 12.04.2023

13 dicas para aumentar as vendas no início do ano

 O início do ano pode ter um movimento menor nas lojas, por isso, é fundamental encontrar formas para aumentar as vendas nesse período. Assim, é preciso elaborar formas de atrair mais clientes para a loja entre os meses de janeiro e março. Esse movimento menor também faz com que diversos produtos fiquem encalhados no…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Guia completo da automação de serviços — otimize sua empresa

O conceito de varejo 4.0 já é uma realidade, tanto que é comum encontrarmos multilojas e comércios que atuam com atacado e varejo em vez de unidades específicas para um segmento. Nesse momento de ascensão e preparação para o futuro, surge um termo que não pode ser ignorado: a automação de serviços. Esse é um…

Por Nayara Santos em 22.01.2020

Posicionamento de marca: por que ele é tão importante para a estratégia?

O posicionamento de marca de uma empresa reflete na forma como ela é percebida não só pelos seus clientes, como também por fornecedores e outros stakeholders do negócio. Esse conceito envolve tanto a forma como eles veem a empresa quanto o modo como ela própria quer ser enxergada. Vale destacar que, quando bem-feito, pode ajudar…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

Entenda como utilizar o marketing offline de forma eficiente

Atualmente, as pessoas passam cada vez mais tempo na internet. Com isso, muitos tendem a achar que as únicas estratégias de marketing realmente eficientes são aquelas praticadas no ambiente virtual. Entretanto, por mais que realmente o marketing digital tenha ganhado força, isso não exclui a importância de boas ações em marketing offline. Pode até ser…

Por Nayara Santos em 30.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos