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Marketing Promocional aumenta as vendas
Quando falamos em Marketing Promocional, as pessoas tentem a achar que estamos tratando apenas de descontos ou prêmios.
A verdade é que esse braço do marketing é muito maior do que isso e pode te ajudar e muito a melhorar suas vendas.
Segundo a Associação de Marketing Promocional – AMPRO, a definição de marketing promocional é:
É a atividade de comunicação onde se incluem todas as ações, campanhas ou eventos que proporcionem experiência de marca e interação para, de forma estratégica, se atingir resultados e soluções de comunicação para marcas produtos e serviços.
Para sermos ainda mais práticos, veja a seguir uma lista de ações que são competências do Marketing Promocional e que podem ajuda-lo a aumentar as vendas.
Aqui entram todas as ações que tem como objetivo apresentar um produto, bem como destacar e educar os consumidores sobre suas qualidades.
Por exemplo: Ações de Merchandising e materiais de ponto de venda, degustação, exibitécnica, demonstrações, Show room entre outros.
Aqui sim estamos falando dos famosos descontos, liquidações e todas as ações que entregam vantagens financeiras para o cliente.
Nesse caso, é preciso um planejamento de como e quando utilizar essa técnica para que um desconto pontual não se torne o preço fixo de um produto ou represente prejuízo para a loja.
Portanto, defina sempre quais produtos e quanto tempo essa ação irá acontecer.
Nessa categoria, estamos falando de ações onde o consumidor tem uma vantagem porém não financeira, ou seja, ganhando outras coisas.
Os exemplos para esse caso são: Compre 500ml pague 300ml, Packs promocionais com brindes, pacotes de produtos e até embalagens promocionais.
Sorteios, concursos culturais e junte e troque são algumas ações que encontramos nessa categoria que envolve a entrega gratuita ou paga de bens tangíveis.
Você também pode colocar aqui, vales brinde, coleções, brindes e premiações instantâneas.
Um evento para lançar um novo produto, patrocínios, convenções, workshops, desfiles, feiras, exposições etc… Todas essas ações são considerados eventos promocionais.
Então, se você está fazendo qualquer ação em eventos com o intuito de promover um produto ou serviço, estamos falando de Marketing Promocional, também.
Agora que você já sabe o que é e quais ações de marketing promocional você pode colocar na sua loja, veja também 4 dicas para ter mais resultados em suas ações promocionais.
Sobre Ana Carolina
Sou coordenadora de marketing na ListenX. Apaixonada pelo que faço e amante de música, livros, natureza e viagens.