Por Nayara Santos em 27.07.2023

8 dicas para vender mais na Cyber Monday!

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Se você possui uma loja virtual, então precisa conhecer algumas dicas para vender mais na Cyber Monday. Ela é realizada na segunda-feira depois da Black Friday, portanto, muitas pessoas ainda esperam por essa data para conseguir aproveitar as ofertas.

Entretanto, como o grande foco está nas vendas online, é preciso se preparar e deixar o seu site em dia para aumentar as vendas nesse período. Assim como ocorre com a sua loja física, o e-commerce também requer alguns cuidados. Inclusive, muitos deles você deve ter tomado para conseguir melhorar o desempenho da sua loja na própria Black Friday.

De qualquer forma, é essencial dar aquela conferida e se certificar de que tudo estará em ordem para não atrapalhar o desempenho do seu site. Aproveite também a Cyber Monday para conquistar novos clientes e fidelizá-los. Continue com a gente e saiba como fazer isso.

Venda mais na Cyber Monday: 8 dicas

O e-commerce caiu no gosto dos brasileiros durante a pandemia. O período de restrições não apenas fez com que milhares de pessoas realizassem a sua primeira compra online, como também permitiu que os consumidores passassem a preferir esse tipo de compra. 

Mas, para garantir a satisfação do cliente, é fundamental garantir um bom funcionamento do site, uma entrega dentro do tempo prometido e que o produto chegue adequadamente. Ainda não tem uma estratégia para turbinar as vendas online? Então confira o nosso guia Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.

1. Garanta uma boa experiência com o site

Uma coisa é certa, se o site não funcionar direito, você vai acabar perdendo cliente ao invés de aumentar as vendas na Cyber Monday. Atualmente os consumidores têm pouca (ou nenhuma) paciência para sites pouco responsivos (em que o usuário clica em um link e a página demora para carregar). Por isso, oferecer uma boa experiência de compras é essencial.

Claro que isso depende de outros fatores, como a velocidade de conexão com a internet, ou da memória disponível no computador, ou celular. Mas, a sua parte, como gestor do varejo, é oferecer um site responsivo. Por isso, certifique-se de que o servidor em que o site está hospedado tenha capacidade para receber um grande número de acessos ao mesmo tempo.

Além disso, o site precisa ter uma boa navegabilidade, ou seja, o consumidor precisa ter mecanismos de buscas para encontrar o que busca e ser dividido por seções, permitindo que o cliente possa “andar pelos corredores virtuais”, olhando os produtos que você tem a oferecer.

2. Ofereça um checkout confiável

Outro ponto importantíssimo que pode te ajudar a vender mais na Cyber Monday e a conquistar clientes é o checkout. Esse é o momento em que o cliente fornecerá os dados para pagamento, que muitas vezes é realizado com cartão de crédito.

Por isso, é fundamental que você ofereça um processo que seja amigável, e que o cliente possa confiar. O ideal é contratar empresas especializadas nesse ramo para evitar qualquer tipo de problema. Lembre-se apenas de que essas empresas cobram uma taxa pelo serviço, mas que vale a pena já que você não vai precisar se preocupar com muita coisa depois disso.

3. Fique de olho na logística de entrega

Ao fazer uma compra online, muitos consumidores ficam bastante ansiosos para receberem a mercadoria adquirida. Por isso, atrasos são sempre vistos com desconfiança. Como não é possível evitá-los por completo, o melhor a fazer é estar preparado para lidar com eles.

Por exemplo, a transparência durante a entrega dos produtos é um passo importantíssimo. O ideal é que você mantenha o cliente atualizado de cada etapa, desde a aceitação do pedido, o preparo da mercadoria, que o produto foi despachado para a transportadora, e assim por diante. E, caso haja qualquer atraso ou imprevisto, informe o cliente. 

Acredite, é melhor você se antecipar e informá-lo antes que ele entre em contato com a loja. Assim, você consegue mostrar o profissionalismo da sua empresa, que está pronto para lidar com imprevistos e que não tem nada a esconder. Desta forma, o cliente vai passar a confiar na sua marca, e confiança é base para uma longa relação.

4. Garanta estoque para atender a demanda gerada

Não importa se a loja é física ou virtual, você deverá manter um controle de estoque bastante rígido para vender mais e conseguir atender a demanda que será gerada na Cyber Monday. Esse processo é ainda mais crítico depois da Black Friday, que já vendeu muitas mercadorias.

Por isso, faça um inventário do estoque antes desse período, verifique quais itens precisam ser vendidos para abrir espaço do estoque, e quais produtos devem ser adquiridos. Assim, você garante um bom estoque que será capaz de atender aos clientes, sem deixar ninguém insatisfeito porque não encontrou o que queria.


Nunca é demais ressaltar que o controle de estoque ideal é aquele feito com o auxílio de softwares de gerenciamento. Assim, as entradas e saídas são automáticas e você precisará apenas fazer o inventário periodicamente para se certificar de que tudo está acontecendo conforme o planejado.

5. Faça promoções realmente atrativas

Em datas como a Cyber Monday, todo o varejo estará disputando a atenção dos consumidores. Por isso, se você quiser se destacar precisa ir além de fazer promoções que sejam realmente interessantes e atrativas para os clientes.

E, isso começa com a escolha dos produtos que serão colocados em promoção. Por isso, na hora de selecionar os produtos para a Cyber Monday, é essencial considerar o perfil e os interesses do público-alvo. Produtos populares, que estão em alta demanda e que se alinham aos interesses dos clientes, têm maior probabilidade de atrair a atenção e estimular as compras.

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas cujo sucesso de vendas são as camisas e não oferecer nenhuma camisa na promoção, pode ser que os clientes fiquem desapontados. Sem falar que, ao perceber que o produto que representa a sua marca e que eles querem comprar estão em promoção, provavelmente eles vão fechar negócio.

Além disso, é importante que os descontos oferecidos sejam significativos e reais. Promoções com preços realmente atrativos despertam o senso de urgência nos clientes, que vão querer aproveitar a oportunidade única de adquirir produtos desejados por um valor mais baixo. 

Apenas fique atento ao definir o valor e os produtos que estarão em promoção, já que um dos principais objetivos dos varejistas é o lucro. Portanto, é fundamental que as promoções sejam sustentáveis para o negócio, garantindo que a sua loja não tenha prejuízos com os descontos oferecidos.

6. Seja criativo na hora de divulgar as suas ofertas

Claro que as dicas que demos anteriormente são importantíssimas para você vender mais na Cyber Monday, mas, se os clientes não ficarem sabendo de quais serão as ofertas, eles não irão até a sua loja para conferi-las.

Portanto, caprichar na divulgação das ofertas e da sua loja é essencial durante a Cyber Monday. Sem falar que muitos consumidores provavelmente terão de escolher se gastarão na Black Friday ou na Cyber Monday.

Neste caso, o ideal é criar um certo suspense, deixando no ar que o consumidor poderá aproveitar ofertas incríveis na Cyber Monday, portanto, não deve gastar todo o dinheiro na Black Friday. Uma das ações-chaves para aumentar as vendas do seu negócio nesta data é com uma divulgação criativa.

Justamente porque, a grande competitividade desse evento de comércio eletrônico exige que os varejistas se destaquem entre a concorrência e captem a atenção dos consumidores de forma única e inovadora, pensar fora da caixa pode te dar alguma vantagem. 

Isso acontece porque a divulgação criativa tem o poder de se destacar em meio à grande quantidade de informações e ofertas presentes na Cyber Monday. Ao adotar estratégias inovadoras, como o uso de elementos visuais cativantes, storytelling emocionante e mensagens persuasivas, o varejista pode capturar a curiosidade e a imaginação dos consumidores.

Uma dica para uma divulgação criativa é investir em mídias variadas. Além das redes sociais e e-mail marketing, o varejista pode explorar vídeos promocionais, anúncios interativos, influenciadores digitais e até mesmo parcerias criativas com outras marcas para ampliar o alcance da mensagem. E, claro, não podemos esquecer dos anúncios que podem ser veiculados na sua rádio indoor.

Outra estratégia criativa é criar uma contagem regressiva antes da Cyber Monday, gerando expectativa e preparando os clientes para as promoções especiais. Utilize teasers e prévias das ofertas para instigar a curiosidade e criar um senso de urgência, incentivando os consumidores a aguardarem ansiosamente pelo dia do evento.

7. Utilize gatilhos mentais para despertar o interesse do consumidor

Você, como varejista, deve saber que os gatilhos mentais são ferramentas poderosas para aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Esses gatilhos nada mais são do que estímulos psicológicos que ativam respostas emocionais e comportamentais nos consumidores e influenciam diretamente suas decisões de compra

Conhecer cada um deles e saber como utilizá-los permite aos varejistas impulsionar o interesse e a participação dos clientes nas promoções e ações especiais, como no caso da Cyber Monday.

Provavelmente, um dos gatilhos mais eficazes é a criação de um senso de urgência e escassez, como falamos anteriormente. Isso pode ser feito oferecendo promoções por tempo limitado ou com estoque limitado. Desta forma, o cliente ficará com medo de perder a oportunidade única de adquirir um produto desejado. Mensagens como “Oferta válida apenas hoje!” ou “Últimas unidades disponíveis!” ativam o gatilho da urgência e incentivam os clientes a agirem imediatamente.

Outro importante gatilho mental é o da prova social. Exibir depoimentos positivos de clientes satisfeitos, avaliações ou números de vendas impressionantes reforça a confiança dos consumidores na marca e produtos. Isso cria uma sensação de segurança e influencia positivamente as decisões de compra. Basta lembrar de todas as vezes que você optou por comprar um produto ou fazer negócio com uma loja com base nas avaliações de consumidores.

Além disso, a reciprocidade também é um gatilho poderoso que você pode utilizar na Cyber Monday para vender mais. Oferecer algo em troca, como brindes, cupons de descontos exclusivos ou frete grátis para clientes que realizarem compras, aumenta a percepção de que o cliente está recebendo algo especial e exclusivo. Essa troca de valor cria uma conexão emocional com a marca e favorece a fidelização.

E, claro, não poderíamos falar sobre criar curiosidade e antecipação, o que pode ser feito com teasers e prévias das promoções e ofertas que serão lançadas na Cyber Monday. Assim, você instiga a curiosidade dos clientes e prepara-os para o evento.

8. Ofereça frete gratuito para retirada na loja e conquiste o seu cliente

Os gestores do varejo que possuem lojas virtuais já sabem que oferecer frete gratuito é uma forma bastante interessante de conquistar o consumidor e influenciar a sua decisão de compras. Mas, e se nós dissermos que você ainda pode utilizar essa estratégia para trazer o cliente para a sua loja física?

Fácil, basta oferecer ao cliente a opção de retirar a mercadoria adquirida online na loja, com frete gratuito. Essa é a experiência omnichannel, que dá ao consumidor a sensação de que cada etapa e passo da compra foi realizado do modo mais conveniente para ele. Mas também pode te ajudar a mostrar a sua loja física e o que você tem para oferecer neste ambiente. 

Para conseguir conquistar esses consumidores, você pode apostar em uma decoração temática, um layout interessante e convidativo, ter a música ambiente certa que deixe o consumidor curioso para conferir o que mais você tem a oferecer. Quer saber como escolher a trilha sonora certa para a sua loja? Então confira o nosso guia completo Trilha Sonora para Negócios: Aprenda como escolher a música ideal.

Além disso, a sua equipe de atendimento também desempenha um papel essencial na experiência do cliente. Por isso, dê treinamentos que sejam focados no atendimento ao cliente podem garantir que os funcionários estejam preparados para recebê-los com cordialidade, atenção e disposição para tirar dúvidas, oferecer recomendações e auxiliar na retirada das mercadorias.

Gostou das nossas dicas de como vender mais na Cyber Monday? Então acesse o nosso blog agora mesmo e confira outras dicas úteis.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

3 dicas de como vender mais em loja de carros, confira!

Procurando dicas de como vender mais na sua loja de carros? Então você veio ao lugar certo, aqui nós vamos te dar algumas dicas práticas e infalíveis para conseguir ter o faturamento desejado, mesmo em tempos de crise. Vale a pena ressaltar que vender mais também implica ter uma boa estratégia para a divulgação da…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Ebook Estratégias de marketing indispensáveis para o varejo

Todo empresário do ramo varejista sabe que é preciso muito esforço para se destacar no mercado e vender cada vez mais, mas poucos conhecem estratégias de marketing, por isso disponibilizamos o Ebook Estratégias de marketing. Principalmente em tempos de crise, as empresas de varejo têm observado a necessidade de investir nas mais diversas estratégias de marketing para conseguir…

Por Nayara Santos em 30.05.2016

ABF Franchising: saiba sobre o funcionamento dessa associação

O mundo do empreendedorismo vem crescendo bastante no mundo inteiro, tanto devido às maiores oportunidades de negócio quanto à necessidade de buscar novas fontes de renda em diversos lugares. Porém, os primeiros passos costumam ser os mais difíceis e mais caros para quem não tem experiência. Diante disso, muitos optam pelo modelo de franquia. Esse…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

Por que o treinamento para equipe de vendas é fundamental no varejo?

No varejo, o treinamento para equipe de vendas é essencial para as empresas que querem aumentar as receitas e sobreviver no mercado no longo prazo. Para o consumidor, muitas vezes o vendedor é a pessoa que representa o estabelecimento ou “personifica” a marca. Logo, a equipe de vendas deve estar preparada para proporcionar a melhor…

Por Nayara Santos em 28.05.2020

4 ideias para loja de carros, se inspire

Em mercados competitivos, como as lojas de carros, é fundamental ter boas ideias para conseguir atrair clientes e, porque não, fidelizá-los. Afinal, mesmo que as pessoas não comprem ou troquem de carro com muita frequência, quando elas encontram uma loja confiável, elas irão voltar no futuro e ainda indicar para amigos e familiares. Entretanto, com…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Afinal, o que significa autoridade de marca? Descubra aqui!

Uma marca é construída com solidez por meio de diversas ações, colaboradores e técnicas de vendas, basicamente. Seu posicionamento depende, necessariamente, de sua conexão com os clientes. A gestão adequada da marca eleva seu crescimento, a fim de se diferenciar e valorizar perante a concorrência. E é aí que entra a autoridade de marca. Entre…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Quais Equipamentos para Mídia Indoor são Necessários para Começar?

Independentemente do alcance que deseja para o projeto, saiba que o meio mais utilizado hoje em dia, certamente é o digital. Contudo, conheça os hardwares básicos que envolvem os principais equipamentos para mídia indoor: 1.Telas Feitos especialmente para o uso de mídia indoor, os monitores profissionais LFD — Large Format Display — são os modelos…

Por Nayara Santos em 02.01.2019

Saiba o que é marketing de guerrilha e como planejar uma ação dessas!

Ao longo dos anos, certos métodos de divulgação foram perdendo seu efeito, pois o público passou a se acostumar com eles. Sendo assim, todo empreendedor teve que aprender novos métodos para se adaptar e manter o interesse do público. Por exemplo, você sabe o que é marketing de guerrilha? Esse é um conceito relativamente novo,…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Vitrine de aniversário de loja: aprenda como montar

Celebrar o aniversário da loja deveria ser obrigatório para qualquer estabelecimento. Afinal, os desafios que os empreendedores enfrentam para manter o seu negócio aberto e lucrando são enormes. Inclusive, essa celebração deve ser feita com os seus clientes, já que eles são fundamentais para que a sua loja continue aberta e cresça. Entretanto, nem sempre…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos