Por Nayara Santos em 09.08.2021

Layout de perfumaria de supermercado: 6 dicas para montar o ideal

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Definir um bom layout de perfumaria de supermercado é uma das estratégias que podem fazer com que as suas vendas aumentem. Isso porque, ela torna a seção mais atrativa para os clientes, permitindo que eles encontrem aquilo que procuram sem grandes problemas. Além disso, a organização do local interfere diretamente na experiência de compras do cliente, já que a seção fica mais bonita e agradável. 

Por isso, uma boa exposição de produtos é muito mais do que manter as prateleiras sempre cheias. Se você realmente quiser obter bons resultados na seção de perfumaria, confira as nossas dicas de como montar o layout ideal. Boa leitura!

Dicas para montar o layout de perfumaria de supermercado

Não importa se você é dono de um mercadinho de bairro, mercearia ou supermercado, o setor de perfumaria e cuidados pessoais é obrigatório. Afinal de contas, o cliente poderá ficar bastante decepcionado se ele entrar na sua loja e não encontrar um único sabonete ou shampoo.

Apesar da obrigatoriedade, isso não significa que vai ser fácil conseguir vender esses produtos. Por isso, apresentaremos a seguir as dicas de como conseguir fazer isso, sem precisar fazer um grande investimento.

1. Escolha bem os produtos

O primeiro passo para conseguir ter um bom layout de perfumaria de supermercado é a escolha de produtos. Lembre-se que eles devem ser escolhidos conforme o perfil de clientes que frequentam o seu supermercado e com a preferência deles.


Por exemplo, se uma parcela significativa de clientes for do sexo masculino, provavelmente será vantajoso expor produtos que sejam destinados para eles. Assim como, se grande parte dos consumidores for de mulheres jovens, então será interessante oferecer uma boa diversidade de absorventes.

Para entender qual é o perfil dos seus clientes faça uma pesquisa rápida de satisfação do cliente, ou levante os dados dos clientes que fazem parte do programa de fidelidade do supermercado. Assim, você conhecerá melhor os seus clientes e aumentará consideravelmente as chances de agradá-lo e de oferecer produtos que sejam mais interessantes.

2. Organize os produtos por categorias

O próximo passo é organizar os produtos por categorias. Isso significa fazer uma análise mais detalhada nas suas vendas e conhecer exatamente quais são os produtos mais interessantes para os seus clientes. 

Algumas maneiras de conseguir categorizar os produtos da perfumaria é respondendo às seguintes perguntas quando analisar os relatórios de vendas:

  • Qual é a marca de shampoo (ou qualquer outro produto da perfumaria) mais vendido?
  • Os clientes preferem qual tipo de embalagem? Os clientes preferem as de 200 ml ou  de 500 ml?
  • Qual é o tipo de shampoo escolhido (cabelos mistos, secos, oleosos, e assim por diante)?
  • O cliente compra shampoo e condicionador juntos? Esses dois são da mesma marca?

Com essa informação em mãos, será possível organizar o layout da perfumaria do seu supermercado de maneira mais assertiva e dando destaque aos produtos certos. Permitindo que estratégias mais certeiras sejam desenvolvidas tanto através do layout como em outras ações de marketing.

3. Verifique as etiquetas de preços

Uma das coisas desagradáveis quando se está comprando no supermercado é não encontrar o preço do produto. Por isso, o layout da perfumaria deve ser planejado para que os preços estejam todos presentes. Não importa se ele será exibido acima ou abaixo no produto, o mais importante é escolher uma dessas formas e seguir o mesmo padrão na loja inteira. Assim, o cliente saberá exatamente onde procurar essa informação.

Para garantir que o cliente não terá dúvidas com relação ao preço, você também pode incluir a instalação de um equipamento para consulta de preço. Eles são pequenos e ocupam pouco espaço, mas devem estar localizados em um ponto de fácil acesso e visualização.

4. Destaque as promoções

Destacar as promoções é outro ponto essencial e que deve ser bem planejado no layout de perfumaria do supermercado. Você poderá utilizar etiquetas de cores diferentes, cartazes ou mesmo colocar alguns produtos em oferta na ponta de gôndola. Assim, você conseguirá atrair a atenção do cliente de longe e, mesmo que ele não vá comprar nenhum item da perfumaria, ele pode ficar curioso para conferir as ofertas e resolver entrar na seção para dar uma olhadinha.

Lembre-se apenas que se optar pelos cartazes, eles não devem atrapalhar a circulação das pessoas. Caso contrário, ao invés de atrair mais clientes você irá repeli-lo desses corredores.

5. Tenha uma iluminação diferenciada

Incluir uma iluminação diferenciada é uma das ações do marketing sensorial que você deve explorar para proporcionar uma melhor experiência de compras para os seus clientes. No caso da perfumaria, ela pode ser estrategicamente posicionada próxima aos itens de maquiagem. Para deixar o local ainda mais diferenciado, essa luz pode ser colocada com um espelho.

Assim, se o cliente quiser testar algum produto (caso esteja disponível) e ver como fica, ele poderá fazer isso e verificar no espelho. Melhor experiência de compras impossível. Já que dá tempo para o cliente testar o produto, certificar-se de que realmente é o que ele quer, e sair satisfeito com a compra.

6. Organização das prateleiras é fundamental

Claro que um bom layout de perfumaria de supermercado não poderá ser feito sem que os produtos estejam bem organizados nas prateleiras. Isso significa deixar aqueles produtos mais procurados e com uma boa margem de lucro em um local mais visível, como na prateleira que fica na altura dos olhos. Para ter mais dicas de como fazer essa organização, confira o artigo Como organizar as prateleiras de supermercado: veja 12 dicas.

Lembre-se também de que separar os produtos conforme o tipo é importante para facilitar a compra. Por exemplo, deixar todos os sabonetes juntos, separados por blocos de acordo com a marca e o perfume. 

Ainda, é necessário que você tenha repositores bem treinados, que estejam sempre de olho se será preciso repor algum item. Principalmente durante períodos de ofertas, em que o esperado é que o produto tenha um maior volume de vendas. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

5 ferramentas gratuitas para divulgar as ofertas do seu supermercado!

Encontrar as melhores formas de divulgar as ofertas do seu supermercado é essencial para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar as vendas. Lembrando que, uma vez que você consiga fazer com que o cliente vá até a sua loja, outras técnicas de marketing podem ser aplicadas para fidelizá-lo. Portanto, quanto mais pessoas…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

Como organizar os produtos no supermercado: Conheça 10 técnicas

Saber como organizar os produtos no supermercado vai muito além de fazer com que o cliente encontre aquilo que ele procura. Mas sim, faz parte da experiência de compra e de convencer o cliente a levar produtos que não estavam na lista de compras. Por isso, é fundamental que todo gestor e dono de supermercado…

Por Nayara Santos em 12.11.2020

Cashback no supermercado: 5 vantagens de oferecer no seu negócio

O cashback no supermercado é uma forma de atrair a atenção dos clientes para o seu negócio. Ainda, é uma forma de incentivar a compra de produtos e aumentar as vendas, já que os clientes terão parte do dinheiro de volta. Essas são apenas algumas das muitas vantagens que esse tipo de programa de recompensa…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Lista de compras de supermercado para o carnaval: produtos que não podem faltar

Que os consumidores preparem uma lista de compras para ir ao supermercado não é nenhuma novidade. Mas, e você, gestor do setor, já preparou a sua lista de compras para abastecer o estoque para as festividades?  Se a resposta é não, então precisamos conversar mais sobre isso. Afinal, você precisa preparar a sua loja e…

Por Nayara Santos em 05.02.2024

Cargos de um supermercado: conheça os principais e suas funções

 Conhecer os diferentes cargos de um supermercado é fundamental para todo gestor. Isso porque é preciso entender quais são os possíveis funcionários que o supermercado deverá ter, conhecimento essencial na hora de fazer o organograma do seu negócio.  Além disso, ele também auxiliará no planejamento de possíveis planos de carreira dentro da empresa. Sem…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Produtos vencidos no estoque: quais são as suas alternativas?

Os comerciantes de alimentos têm muito a ganhar evitando produtos vencidos no estoque. Afinal, isso representa menos desperdício, maiores lucros, melhor fluxo de caixa, clientes mais satisfeitos e fiéis, mais espaço no estoque para os produtos que realmente importam. Porém, por mais claros que sejam os benefícios, os caminhos para alcançá-los são igualmente complexos e…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

6 dicas para locutor de supermercado: veja como se destacar

Assim como em outros cargos, o locutor de supermercado também precisa se preparar para conseguir fazer um bom trabalho. Além disso, o gestor de supermercado também precisa conhecer sobre o assunto para poder contratar um bom profissional para o seu negócio. Como ocorre com outras profissões, o locutor de supermercado também pode ficar atento a…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Guia do mercadinho de bairro (mercearia): tudo o que você precisa saber

Ter um mercadinho de bairro, ou mercearia, pode ser um ótimo negócio. Entretanto, antes de iniciar um empreendimento, independentemente do ramo, existe a necessidade de conhecer as principais características que ele tem. Além disso, também é essencial buscar e avaliar quais estratégias adotar para obter os melhores resultados. Outro ponto bastante importante no setor supermercadista…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Exposição de vinhos em supermercados: 7 dicas para expor corretamente

Fazer a exposição de vinhos no supermercado de forma correta vai muito mais além do que simplesmente dispor os produtos nas prateleiras. Isso acontece porque esses produtos requerem alguns cuidados especiais para manter a qualidade e as características originais.  Como você não vai querer que os seus clientes comprem produtos de baixa qualidade, então é…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos