Encontrar as melhores formas de divulgar as ofertas do seu supermercado é essencial para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar as vendas. Lembrando que, uma vez que você consiga fazer com que o cliente vá até a sua loja, outras técnicas de marketing podem ser aplicadas para fidelizá-lo.
Portanto, quanto mais pessoas souberem as promoções, maior será o movimento do seu supermercado. Entretanto, para que a comunicação com o seu público-alvo seja eficiente, é fundamental escolher a ferramenta certa de divulgação. A seguir, falaremos um pouco sobre algumas dessas ferramentas, confira!
Como divulgar as ofertas do seu supermercado
Quando o varejista decide fazer ofertas no supermercado, é fundamental que ele planeje como isso será feito. Afinal, a realização de ofertas pode ter diferentes objetivos e, para alcançá-los, é preciso saber exatamente onde se quer chegar e qual será o plano para fazer isso.
O planejamento promocional inclui alguns passos essenciais:
- Definir um objetivo: existem diferentes objetivos que podem ser alcançados com as ofertas, tais como aumentar as vendas, atrair clientes, fidelizá-los, divulgar novos serviços, dentre outros. Saber qual é o seu objetivo te ajudará a fazer um planejamento promocional melhor;
- Periodicidade e duração: as ofertas serão semanais, mensais ou ocorrerão apenas aos finais de semana. Ainda, pode ser que cada dia da semana seja focado em uma seção diferente do supermercado;
- Produtos que estarão em promoção: se o objetivo for abrir espaço no estoque para itens sazonais, então as promoções devem ser dos produtos que estão parados no estoque. Se for aumentar os lucros, então os itens mais importante devem ser anunciados (faça a sua curva abc para saber quais são eles);
- Negociar com fornecedores: desta forma você consegue melhores preços, melhores condições de pagamento e um cronograma de entrega mais conveniente para o supermercado;
- Controlar o estoque: fazer ofertas de produtos que possuem um baixo volume no estoque pode ser um tiro no pé. Afinal, você irá atrair clientes e não terá como atender a essa demanda. Portanto, certifique-se de que tenha produtos suficientes para isso;
- Planejar a divulgação das ofertas: você já sabe que “propaganda é a alma do negócio”, por isso, planejar como você fará a divulgação das ofertas é essencial. A seguir falaremos exatamente sobre isso.
1. Rádio interna personalizada
Você sabia que a maior parte das decisões de compras são tomadas enquanto os clientes estão na loja? Além disso, essas decisões podem ser baseadas em emoções ou familiaridade com os produtos. Ou seja, compram algo porque percebem que essa é uma forma de economizar, porque gostam do item, ou porque compram ele sempre.
Mas, nem todos os clientes que estão fazendo compras no supermercado conhecem as promoções que você preparou para eles. Por isso, é essencial desenvolver estratégias para conseguir se comunicar com esses consumidores e divulgar as ofertas da loja.
Claro que disponibilizar revistas de ofertas na entrada da loja é uma delas, mas ela exige uma postura mais ativa do cliente. Issosignifica que ele precisa ver as revistas e ter a curiosidade de pegá-las. Caso contrário, ele ainda continuará sem saber quais são as ofertas.
Então, porque não preparar uma estratégia que te ajuda a se comunicar com todos os consumidores que estão na loja de uma vez? A forma mais fácil de fazer isso é incluindo anúncios ao longo da programação musical da sua rádio interna personalizada. Assim, o cliente vai ouvir que tem um produto com preços interessantes e pode ficar curioso para conferir as ofertas.
Mas, imagine se além disso você ainda conseguisse preparar ofertas de última hora e incluir os anúncios na programação da sua rádio em poucos minutos? Provavelmente você sairia na vantagem, já que não precisaria depender de ninguém para fazer isso, não é mesmo?
A boa notícia é que a Listenx é a ferramenta que você estava esperando para isso. Com ela você pode criar os spots, gravá-los com o locutor virtual, e imediatamente veiculá-los na sua rádio. E você ainda pode utilizá-la para ajudar na gestão do supermercado e na divulgação de novidades.
Como se essa facilidade com os anúncios não fosse suficientemente boa, você ainda pode utilizar a música para tornar a experiência de compras do cliente melhor. Afinal, quando estamos em um ambiente com uma música agradável, não nos importamos em passar mais tempo nele.
Ficou interessado? Então confira o nosso e-book gratuito com todas as vantagens de ter uma rádio indoor personalizada: Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio!
2. Redes sociais
Outra ferramenta que não pode faltar para você divulgar as ofertas do seu supermercado é ter um perfil em pelo menos uma rede social. Marcar presença no mundo virtual deixou de ser algo a mais, e hoje é considerado obrigatório.
Isso porque, os consumidores estão cada vez mais engajados e presentes em plataformas de relacionamento e fazendo pesquisas antes de comprar com alguma marca. Além disso, as redes também são uma ótima forma para se aproximar do seu público, ao mesmo tempo em que promove o supermercado, mostrando todo o trabalho realizado para oferecer sempre o melhor para os clientes.
Vale a pena dizer que os consumidores buscam cada vez mais marcas alinhadas com seus valores e visões de mundo. Neste caso, as redes sociais são uma excelente forma de mostrar onde o seu supermercado se encaixa nisso.
Por exemplo, a geração Z (nascidos a partir da década de 90) se destaca por sua forte conexão com a internet e está liderando esse movimento. Ou seja, se você quiser atrair consumidores com esse perfil é fundamental estar presente nas redes sociais. Mas é claro que eles não são os únicos, portanto, ao planejar uma campanha, analise bem qual é o seu público-alvo e faça anúncios e ofertas voltados para eles.
Outro ponto forte das redes sociais é a facilidade que elas trazem para se comunicar com os clientes, possibilitando responder dúvidas, realizar pesquisas de satisfação e entender as preferências do público. Isso contribui para melhorar a imagem da marca e estabelecer sua autoridade no mercado.
3. Revista de ofertas
Você pode até pensar que utilizar uma revista de ofertas para divulgar as promoções da sua loja é algo ultrapassado, mas, você não poderia estar mais errado. Com a abordagem certa, você pode inovar, conseguir se destacar e atrair consumidores para a sua loja.
Uma maneira bastante eficaz de se fazer isso é combinando conteúdo informativo de qualidade com as ofertas em destaque. Por exemplo, você pode fazer uma reportagem sobre técnicas de higienização de frutas, verduras e legumes. Esse conteúdo pode estar intercalado com as promoções dos produtos do hortifrúti.
E isso pode ser feito com qualquer outro setor. Afinal, o que não falta é conteúdo, dicas e informações que podem ajudar os consumidores e deixá-los mais interessados no material produzido. Com conteúdo de qualidade, você construirá autoridade, tornando sua marca uma referência no mercado.
A revista também é uma excelente ferramenta para divulgar novos serviços, incentivar a participação dos clientes em programas de fidelidade e destacar os diferenciais do supermercado. Essa abordagem também pode ser uma oportunidade para envolver os funcionários, que podem contribuir com ideias, escrever artigos e até mesmo serem entrevistados na revista.
E, conforme mencionamos acima, você não precisa esperar passivamente o consumidor ver a revista de ofertas e decidir pegá-la, seja mais pró-ativo e a envie no e-mail dos clientes, ou então inclua uma versão digital no site e no aplicativo. Desta forma, o cliente poderá consultar os produtos a qualquer momento, deixando-os mais propensos a visitar a loja.
4. Aplicativo do supermercado
Não importa o tamanho do seu supermercado, em um mundo altamente digital é essencial considerar a criação de um aplicativo. Não é obrigatório oferecer compras por meio dele, mas você pode facilitar a jornada de compras do cliente com ele.
Por exemplo, disponibilizando as ofertas da semana, permitindo a consulta de preços, ofertas, recompensas do programa de fidelidade e localização das lojas mais próximas. Além disso, o aplicativo pode ser uma forma de se comunicar com os clientes por meio das notificações.
Isso significa que seu cliente pode receber notificações semanais para conferir as ofertas em destaque durante o período. O desafio principal ao implementar um aplicativo é convencer os clientes a instalá-lo e manter as notificações ativadas.
Uma maneira eficaz de fazer isso é oferecer descontos exclusivos para os usuários do aplicativo e promoções diferenciadas para membros do programa de fidelidade. Assim, o cliente estará sempre de olho no que você preparou para ele naquele semana ou mês.
5. Newsletter com ofertas
Uma ferramenta eficaz na divulgação de ofertas do supermercado é o envio de newsletters para seus clientes. Essa ação envolve o envio periódico de e-mails com as ofertas do momento e as novidades do estabelecimento.
Embora pareça simples, há desafios a serem considerados quando essa estratégia é adotada. Primeiramente, você precisa convencer os clientes a compartilharem seus endereços de e-mail, pois nem todos desejam receber mensagens promocionais com frequência.
Depois de obter os endereços, é fundamental criar conteúdo atraente para os consumidores de modo que eles queiram abrir e explorar o e-mail com as promoções. Uma dica para vencer essa barreira é criando títulos atraentes e enviá-los nos horários do dia que os clientes estariam mais propensos a abri-los.
Isso mostra que essa estratégia requer um planejamento cuidadoso para obter os resultados desejados. Certificar-se de que as ofertas sejam relevantes e interessantes para o público-alvo é essencial para o sucesso dessa abordagem. Além disso, manter uma frequência adequada de envio e monitorar o desempenho das newsletters pode ajudar a aprimorar essa estratégia ao longo do tempo.
Não deixe de conhecer todos os detalhes sobre cada uma dessas ferramentas e como elas funcionam na prática no supermercado. Basta clicar aqui e fazer o download do nosso e-book. Aproveite, é gratuito! E boa leitura!
Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!
A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.
Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra.
É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.
Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!