Por Nayara Santos em 08.11.2022

Como administrar um mini mercado: 10 dicas práticas!

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Conhecer formas de como administrar um mini mercado é essencial para os donos e gestores de negócio no setor supermercadista. Isso porque esse tipo de negócio apresenta muitas particularidades e, se não administrado corretamente, poderá resultar em prejuízo.

Por outro lado, os mini mercados também podem ser um negócio bastante lucrativo. Isso fica ainda mais evidente nos bairros em que não há um grande supermercado próximo e que os clientes possam ir facilmente para fazer compras. Sem falar no fato de que, por ter um supermercado próximo, as idas à loja podem ser mais frequentes, aumentando as chances do varejista vender mais.

Como o segredo de todo negócio de sucesso está na administração, neste artigo vamos te dar todas as dicas práticas necessárias para fazer o seu mini mercado deslanchar. A seguir, listamos o que você pode fazer para promover o seu negócio, deixá-lo mais atrativo para os clientes e trazer mais resultados para você. Acompanhe!

Como administrar um mini mercado?

Bom, que o sucesso de um empreendimento depende da gestão que é feita, você provavelmente já sabe. Afinal, dependendo da decisão tomada, o seu negócio pode tomar rumos completamente diferentes.

Por isso, é importante manter-se sempre atualizado sobre como melhorar  a gestão do supermercado, como manter a equipe motivada e como encantar os clientes. E isso é justamente o que você está fazendo aqui, lendo esse artigo. Portanto, vamos ao que realmente interessa.

1. Ofereça treinamento para os profissionais que trabalham no mini mercado

Para que o seu mini mercado se destaque, os profissionais que trabalham com você devem ser bem treinados. Esse treinamento deve envolver não apenas os cargos que lidam diretamente com o cliente, mas sim todos os cargos que são essenciais para o bom funcionamento do mini mercado.

O primeiro passo para isso é treinar o funcionário para a função que ele irá desempenhar. Apresente para ele todos os setores, todos os funcionários com os quais ele irá trabalhar diretamente. Além disso, ensine como os processos do supermercado funcionam. Desta forma, você conseguirá diminuir consideravelmente as chances de erros. Ainda, no início é essencial que esse novo funcionário seja acompanhado de perto por quem já tem mais experiência.


Outra etapa importante, é o incentivo e a promoção de treinamentos. Existem cursos que podem ser feitos online, muitos até mesmo gratuitamente. Identifique quais os cargos que precisam de treinamentos específicos e quais são eles. Por exemplo, os seguranças do supermercado, ou então funcionários que trabalham com algum software de gerenciamento, como é o caso dos operadores de caixa.

Crie também uma agenda de cursos de reciclagem para os funcionários mais antigos. Assim, você reforça pontos essenciais dos processos e pode discutir pontualmente falhas que estejam acontecendo, sempre com o intuito de melhorá-las.

Fique atento às particularidades

Vale lembrar que, em um mercadinho de bairro, o número de funcionários costuma ser reduzido. Ainda, ele é comumente restrito aos membros da família que é proprietária do negócio. Mas, isso não significa que os treinamentos não devem ocorrer ou que essas pessoas não precisam participar, muito pelo contrário, eles devem seguir o mesmo cronograma que os demais.

Portanto, é fundamental que, com poucos funcionários, todos saibam fazer um pouco de tudo, por mais que não sejam especialistas em todas as áreas. Desta forma você não ficará desfalcado caso alguém fique doente e mesmo que peça demissão e não possa cumprir o aviso-prévio.

2. Conte com um bom atendimento

Pode até parecer óbvio falar nisso, mas muitas pessoas que desejam saber como administrar um mini mercado acabam pecando em algo que é primordial, o atendimento. Esse, aliás, pode ser um grande trunfo para quem administra esse tipo de negócio.

Muitas vezes, os mini mercados não conseguem comprar grandes quantidades de produtos, não podendo negociar preços com os fornecedores. Isso acaba fazendo com que o preço de venda seja mais elevado do que nos grandes supermercados.

Para não perder clientes por conta disso, é o atendimento que precisa ser diferenciado. Como são localizados em bairros mais distantes ou cidades pequenas, fica mais fácil de ter um contato próximo com os clientes, estabelecendo até mesmo relações de amizade.

Por isso, trate bem os seus clientes, demonstre preocupação com eles, pergunte sobre o que eles mais gostam de consumir, dentre outros. Esse atendimento mais personalizado pode fazer com que os consumidores prefiram o seu estabelecimento e não um concorrente.

Vale a pena mencionar que os consumidores brasileiros valorizam muito a experiência de compras. Quando você é capaz de oferecer esse atendimento mais personalizado, você conquista os clientes, que passam a confiar no que você oferece. Ou seja, há grandes chances dos seus clientes não trocarem de mercado e preferirem comprar sempre com você.

É preciso dizer que o bom atendimento também pode ser conquistado através de treinamentos. Por isso, ao planejar quais treinamentos serão ministrados para a sua equipe, inclua técnicas de vendas e de atendimento ao cliente.

3. Esteja atento às finanças do negócio

A parte financeira do seu mini mercado é muito importante, tendo em vista que o seu negócio precisa ter lucro, não é mesmo? Por isso, para fazer uma boa administração é preciso ter um fluxo de caixa eficiente, com os registros de tudo o que entra e o que sai de dinheiro do estabelecimento.

Vale lembrar que, mesmo que o seu negócio seja familiar, não se pode misturar as despesas de casa ou pessoais, com as da empresa. Esse é um erro muito comum em pequenos negócios e que pode fazer com que eles deixem de crescer, ou até mesmo passem por dificuldades.

É importante que você defina um salário para você e tire desse valor o que precisa para arcar com suas despesas pessoais, como as contas da sua casa. Da mesma forma que aconteceria caso você estivesse trabalhando em outra empresa e recebendo um salário. O que sobra é do mini mercado e deve ser investido nele, para que ele possa ter mais lucros e continuar crescendo.

Evitando prejuízos

É preciso lembrar que evitar prejuízos e desperdícios também faz parte da saúde financeira do seu negócio. Dito isso, os prejuízos geralmente ocorrem por má manipulação de produtos, seja na hora de fazer a reposição nas prateleiras ou no estoque. Assim, é preciso ficar atento e entender o que está causando essa má manipulação. Muitas vezes, trocar o funcionário que faz a reposição pode solucionar o problema. A seguir falaremos mais sobre como evitar prejuízos no estoque. 

E, mais uma vez, também precisamos falar do treinamento, já que em muitos casos é a falta de conhecimento que pode levar a esses erros de manipulação. Isso fica ainda mais evidente se você possuir uma padaria ou açougue no mini mercado, já que esses dois setores possuem particularidades às quais você deve ficar atento.

Mas, evitar gastos desnecessários também é uma excelente forma de poupar o seu dinheiro. Por exemplo, ao invés de utilizar lâmpadas incandescentes, dê preferência para as lâmpadas de led. Equipamentos antigos, como geladeiras e freezers podem gastar mais energia para funcionar. Por isso, sempre que possível opte por equipamentos novos. E, não se esqueça de fazer a revisão periodicamente para ter certeza de que a vedação está boa e eles estão funcionando adequadamente.

4. Aposte nas promoções

Parte do trabalho de como administrar um mini mercado inclui atrair clientes para a loja e influenciá-los a comprar mais. E, para isso, não tem como negar, as promoções são um grande chamariz! Afinal de contas, todo mundo gosta de gastar menos ou ter algum tipo de benefício ao comprar ago. Por isso, sempre que for possível, crie campanhas que possam atrair mais clientes.

Uma boa ideia é criar combos especiais, para que os clientes comprem os produtos por um preço menor, mas em maior quantidade, fazendo com que você tire um bom lucro. Veja um exemplo prático: muitos mini mercados vendem frango assado pronto aos finais de semana. Que tal fazer um combo em que o cliente leve o frango e um refrigerante ou suco por um preço especial? Isso certamente chamaria mais pessoas para o seu negócio, que podem comprar outros itens na ocasião e fazer você lucrar ainda mais.

Outra estratégia que pode funcionar para atrair clientes no mini mercado são os cupons de desconto e um programa de fidelidade. Por exemplo, a cada (x) valor em compras, o cliente ganha um selo. A partir de uma determinada quantidade de selos ele ganha (X)% de desconto no valor total da compra. Assim, você estimula o cliente a voltar para o seu mini mercado.

Quer saber quais ofertas você pode criar no seu mini mercado? Então confira o nosso material exclusivo sobre o assunto: Tenha 20 exemplos grátis de anúncios criativos para divulgar suas ofertas.

5. Faça um planejamento de marketing

Bom, você já sabe que a propaganda é a alma do negócio, portanto, sabe que outra parte importantíssima em como administrar um mini mercado é o planejamento de marketing. Não é porque o seu negócio é pequeno que você não precisa se preocupar com isso. Pelo contrário, você precisa desenvolver ações para que as pessoas saibam que o seu negócio existe e que elas terão vantagens ao comprar de você.

Com o avanço do marketing digital, atualmente não é preciso gastar muito dinheiro para ter uma boa estratégia de marketing. O que é uma excelente notícia para os donos de pequenos negócios que nem sempre possuem um grande orçamento para estratégias de divulgação. Com o uso das redes sociais, como o Facebook e o Instagram, por exemplo, você pode divulgar o seu mini mercado, sem ter que desembolsar um grande valor. 

Você precisará apenas de tempo e planejamento para conseguir fazer isso. Já que é preciso produzir conteúdos e levar informações realmente relevantes para os seus seguidores, mantendo-os motivados a engajar com as publicações. Inclusive, atualmente existem muitos freelancers que podem te ajudar a desenvolver essas campanhas.

Uma estratégia bastante interessante que pode ser implementada em mini mercados é o marketing sensorial. Ele envolve ações que exploram os cinco sentidos do corpo humano, promovendo uma melhor experiência de compras para o cliente. Dentre as estratégias podemos citar a degustação de produtos, prateleiras organizadas, iluminação adequada e uma rádio personalizada. 

Quer saber mais como fazer o planejamento de marketing para o seu supermercado? Confira o nosso e-book Marketing para supermercados: 7 ações essenciais para o seu negócio.

6. Tenha um bom controle de estoque

Agora vamos falar de um dos itens mais críticos na administração de um mini mercado, o controle de estoque. Conseguir controlar o estoque é essencial para quem deseja se tornar um bom administrador do setor supermercadista e fazer o seu negócio se destacar. 

Primeiramente, é preciso desenvolver uma boa parceria com os seus fornecedores. Isso facilitará negociações de preços e de condições de entregas, evitando que você fique no fim da lista e permitindo que tenha sempre a quantidade de itens necessária para atender os seus clientes.

Além disso, também é preciso conhecer a demanda e comprar conforme ela. Ou seja, você deverá saber, em média, quantas unidades de cada produto são vendidas por mês. Isso permitirá que você não compre em excesso e depois acabe ficando com itens parados no estoque ou corra o risco de ter perdas por vencimento.

Claro que essa é uma tarefa um pouco complicada para quem está começando o negócio agora, mas longe de ser impossível. Neste caso, o ideal é que você consiga negociar com o fornecedor entregas mais rápidas, caso seja necessário. Uma dica valiosa aqui seria estipular um volume mínimo para o estoque de cada item. Desta forma, você saberá qual é o momento de agir e providenciar uma nova entrega.

A realização de inventários frequentes também é outra atividade essencial para ter um bom controle de estoque. Ele permite que você identifique produtos em excesso, bem como quais estão próximos do vencimento. Sabendo disso, você poderá fazer promoções para movimentar o estoque e para vender os itens antes que eles vençam. Assim, você reduz a sua margem de lucro, mas não fica no prejuízo.

7. Acompanhe influenciadores digitais

Assim como acontece em outras áreas, hoje em dia existem diversos influenciadores digitais que são empreendedores e compartilham dicas e ideias nas mais diferentes áreas. Sem falar que por mais que a área de atuação desse influenciador seja outra, você sempre utilizar dicas para a administração do mini mercado. 

Dito isso, a nossa próxima dica para fazer uma boa administração de um mini mercado é acompanhar o perfil desses influenciadores.  Alguns exemplos de empreendedores que começaram um pequeno negócio e ganharam notoriedade compartilhando as suas rotinas na internet são: Adriana Santos, Yara Morena, Renata Barreto, Bianca Andrade (Boca Rosa), dentre outros.

Além disso, podcasts como Os Sócios são excelentes para te inspirar e conhecer outras histórias sobre empreendedorismo. Acompanhar canais desse tipo pode trazer boas ideias para serem colocadas em prática no seu estabelecimento. Afinal de contas, você estará ouvindo histórias de quem fez o seu negócio crescer e hoje é um sucesso.

Sem falar que, as redes sociais permitem uma maior interação e até fazem até mesmo com que você consiga trocar ideias com outros seguidores. Essa é, sem dúvida alguma, uma troca de experiências muito rica e que gera bons resultados para todos os envolvidos.

Aproveite também para buscar inspiração de como você pode fazer as redes sociais do seu supermercado decolarem. Lembre-se que, quanto mais você conhecer e tiver referências, melhores serão as suas campanhas. 

8. Mantenha-se atualizado das tendências e novidades do mercado

Por falar em trocar experiências, uma das formas de aprender como administrar um mini mercado é através do conhecimento que empreendedores mais experientes têm para compartilhar. Além disso, também é preciso ficar por dentro das tendências e novidades do setor, para que você não seja passado para trás e consiga se diferenciar da concorrência. 

A melhor forma de fazer isso é participando das feiras de supermercado. Nessas feiras você tem a oportunidade de assistir palestras, conhecer novos fornecedores e prestadores de serviço.Sem falar que você também terá acesso às tecnologias que vêm sendo implementadas para facilitar o dia a dia do administrador.

Existem feiras exclusivas para o setor supermercadista, como é o caso da APAS Show. Outras, no entanto, são focadas em logística, como o Movimat. O mais importante é ficar de olho no calendário e descobrir quais são mais interessantes e capazes de agregar mais para a sua rotina.

Além disso, não deixe de acompanhar as notícias do setor. Se inscreva para receber as newsletters de associações que sejam interessantes para você. Por último, busque sempre informações sobre o que já foi para outros supermercados diante de cenários de crise, para atrair clientes, campanhas publicitárias criativas, rebrandings, e tudo o que te ajudará a administrar o mini mercado.

9. Fique de olho no calendário do varejo

Saber aproveitar as datas comemorativas e a sazonalidade também é o papel de um bom administrador de mini mercado. Claro que algumas dessas datas você conhece e até cria estratégias para aumentar as vendas, como o Carnaval, Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal. Mas será que essas são as únicas datas relevantes? Claro que não.

Existem muitas outras datas que podem ser exploradas, conforme o perfil do seu mini mercado e da sua marca. Por exemplo, se você possui o serviço de delivery, você pode fazer uma promoção em 28 de abril, o Dia do Frete Grátis. Quer agradecer ao seu cliente pela confiança? Então aproveite o Dia do Consumidor, em 15 de março, ou o Dia do Cliente, em 15 de setembro, para fazer promoções arrasadoras e atrair mais clientes e aumentar as vendas.

Ainda, esses são momentos de se destacar da concorrência, já que provavelmente nem todos os mini mercados estarão focados nessas datas. Use esses momentos para atrair o consumidor para a sua loja e mostrar porque o seu estabelecimento é a melhor opção.

10. Marque presença na internet

O comportamento do consumidor está mudando e cada vez mais clientes procuram por informações na internet antes de comprar em alguma loja. Essa mudança ficou ainda mais evidente depois da pandemia, quando muitos consumidores fizeram a sua primeira compra online e gostaram da experiência.

Por isso, não tem mais como ficar de fora da rede mundial e das redes sociais. Seja na hora de divulgar o mini mercado, seja para conquistar a autoridade da marca, aumentar a visibilidade do seu negócio, ou atrair mais clientes. 

Para marcar presença na internet você não precisa necessariamente ter um e-commerce, mas pode ter sim um site indicando a localização da loja, disponibilizando o jornal de ofertas online, ou qualquer outra informação relevante para o cliente se relacionar com o mini mercado. Isso também pode ser feito através das redes sociais. Basta escolher aquela que mais tenha a ver com a sua marca e que os seus clientes mais usem. 

Ainda, você pode investir em marketing digital, ou seja, em anúncios pagos através do Google Ads, ou das redes sociais. A grande vantagem é que você consegue direcionar para quais pessoas o anúncio será exibido, permitindo a criação de campanhas para diferentes públicos-alvo. Assim, fica muito mais fácil impactar alguém que tenha chances reais de comprar de você.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Setor administrativo de um supermercado: Quais são as responsabilidades?

Conhecer bem o funcionamento do setor administrativo de um supermercado é fundamental para uma boa gestão do seu negócio. Isso porque, é ele que cuidará de diversos setores e aspectos essenciais para o bom funcionamento da sua empresa, tais como: setor financeiro, setor de compras, recursos humanos, dentre outros. Apesar da sua importância, poucos gestores…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Ifood para supermercados: entenda as vantagens e como se cadastrar

Se você não possui um site ou aplicativo uma alternativa para realizar vendas online e atrair mais clientes é através do Ifood para supermercado. O aplicativo tem feito cada vez mais sucesso diante do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus e muitas empresas viram nele uma ótima opção para aumentar as vendas. Neste…

Por Nayara Santos em 02.06.2021

Projeto sustentável para supermercado: entenda a importância para o seu negócio

Promover ações de sustentabilidade no supermercado pode ser um grande desafio para os gestores. Isso porque eles estão muito mais voltados para a gestão administrativa do negócio e acabam deixando um pouco de lado os impactos ambientais da atividade. Se esse for o seu caso ou mesmo se você quiser trazer inovações, é importante preparar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Comunicação visual para supermercados: Entenda tudo sobre o assunto

Adotar uma boa comunicação visual no supermercado é uma estratégia que deve estar sempre no radar dos supermercadistas. Isso porque, quando essa área é bem desenvolvida no estabelecimento, os clientes se sentem mais atraídos e também à vontade para realizarem compras. Entender sobre a comunicação visual é essencial para que os gestores dos supermercados possam…

Por Nayara Santos em 26.02.2021

Self checkout para supermercado: conheça as vantagens para sua loja

O self checkout para supermercado é uma das realidades, cada vez mais presente, na vida de milhares de brasileiros. Esse foi o método que muitas lojas encontraram para agilizar o atendimento, diminuir custo e ainda fidelizar o cliente. Por isso, se você ainda está na dúvida se deve ou não ter o self checkout no…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Pet shop no supermercado: 5 produtos essenciais

O Brasil possui um mercado pet gigante, sendo o segundo maior do mundo. Por isso, ter um pet shop no supermercado pode ser, no mínimo, uma ideia bastante interessante para atrair a atenção dos seus clientes. Entretanto, para que essa estratégia funcione é fundamental ficar atento ao mix de produtos. Isso mesmo, a escolha dos…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Dica de Campanha para Supermercados – Black Friday

Quando Novembro se aproxima, todo mundo sabe que vem Black Friday por aí, não é mesmo?! O dia é conhecido pelas promoções agressivas, descontos e oportunidades imperdíveis de compra.  O Black Friday é uma das principais datas para o varejo no Brasil e você não pode deixar de aproveitar essa data aí no seu supermercado. …

Por Nayara Santos em 08.10.2020

Gestão para supermercados: como fazer de forma eficiente? Veja 14 dicas

Se você é empresário e quer conhecer as melhores dicas de gestão para supermercados, então você está no lugar certo. Este artigo é um guia detalhado, em que fizemos uma seleção de temas fundamentais para uma boa gestão, de maneira equilibrada e direcionada para o sucesso. A primeira coisa que temos que ter em mente…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Fidelização de clientes em supermercados: entenda como atrair, reter e fidelizar os clientes

O desenvolvimento de estratégias para a fidelização de clientes em supermercados é importantíssimo para manter a sua empresa competitiva. Isso porque, quando o supermercado possui clientes fiéis, eles sempre vão voltar para fazer as compras, ajudando no lucro e na sobrevivência da empresa.  Mesmo assim, nem todos os varejistas do setor supermercadista conseguem implementar ações…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos