Por Nayara Santos em 02.07.2021

Layout de hortifrúti de supermercado: veja como organizar em 6 passos

Por Nayara Santos em 02.07.2021

Ter um layout de hortifrúti bem-planejado pode ser sinônimo de cliente satisfeito que volta para comprar mais. Isso acontece principalmente porque o layout permite que os produtos fiquem dispostos em uma ordem lógica, o que facilita a compra do cliente, que conseguirá encontrar os produtos que procura.

Além disso, a seção de hortifrúti possui muitos produtos que podem estragar facilmente. Por isso, esse layout também deve ser pensado de modo a manter a qualidade desses produtos, evitando perdas e permitindo que o cliente encontre sempre produtos frescos e adequados ao consumo.

Dito isso, se você ainda não pensou em como organizar o layout do hortifrúti do seu supermercado, esse artigo vai te ensinar todos os passos. Vem com a gente!

1. Planejamento do layout de hortifrúti do supermercado

Para ter um layout de hortifrúti do supermercado bem organizado é preciso haver planejamento. Isso porque além de muitos dos produtos desse setor serem relativamente frágeis, você também precisa considerar o número de funcionários que você terá para manter o local organizado.

Por exemplo, empilhar os produtos pode ser uma excelente forma de chamar a atenção dos clientes. Entretanto, se você não conseguir manter essa organização você corre o risco de deixar o setor bagunçado passando uma impressão ruim para os clientes.

2. Cuidados com as frutas

Diferentes produtos possuem diferentes exigências. Por isso, é importante saber quais são essas exigências para os produtos que você vende no supermercado. Isso auxiliará na hora de fazer o planejamento do layout de hortifrúti. As principais categorias são:

  • Frutas exóticas e nobres: muitos desses produtos são importados, além disso, esses são itens que geralmente possuem um preço mais alto. Portanto, eles devem ser embalados cuidadosamente, geralmente devem ser mantidos na geladeira ou em áreas mais frescas da seção de hortifruti. Outro ponto importante é que elas geralmente não suportam o empilhamento de muitas unidades. Vale a pena mencionar que o erro de manuseio pode comprometer a qualidade do produto, e até mesmo ocasionar perdas para o supermercado. Exemplos: pitaya, kiwi, pêssego, atemoia, fruta-do-conde, lichia;
  • Frutas tropicais: são mais firmes e costumam suportar melhor o empilhamento. Alguns exemplos: manga, mamão, melão, abacate. É importante destacar que algumas dessas frutas podem precisar de expositores específicos, como é o caso das bananas. Ainda, é preciso ficar atento ao estágio de maturação da fruta. Isso porque, apesar de suportarem melhor o empilhamento, quando muito maduros eles podem ser facilmente danificados. Por isso, coloque os itens que estiverem mais maduros na parte superior;
  • Frutas cítricas: possuem cores bastante chamativas e podem ser organizadas de tal forma para atrair a atenção do cliente. Suportam muito bem o empilhamento, é preciso apenas ter cautela para não expor essas frutas com as demais, já que elas podem emitir gás etileno que faz com que o amadurecimento de outras frutas seja acelerado. Exemplos de frutas cítricas: laranja, limão, abacaxi, tangerina.

3. Cuidados com legumes e verduras

A seção de hortifrúti também possui muitos legumes e verduras que, assim como as frutas, também exigem cuidados especiais na hora de serem expostos. Dito isso, eles também podem ser divididos em diferentes categorias, cada uma com uma exigência diferente:

  • Tubérculos: são os legumes que crescem abaixo da terra, por exemplo, batata, cenoura, beterraba, alho, inhame e cebola. É comum que muitos desses produtos estejam sujos de terra, por isso, o cuidado ao organizá-los deve ser redobrado, para evitar que o chão ao redor fique sujo. De qualquer forma, após repor esses produtos nas ilhas, o local deve ser limpo;
  • Frutos: são os legumes que crescem em ramos, de modo semelhante a uma árvore. Por exemplo: pepino, pimentão, berinjela, abóbora, tomate. É preciso apenas ficar atento para o fato de que alguns desses produtos, como é o caso do tomate, são mais frágeis e, portanto, não suportam o empilhamento;
  • Verduras: todas as folhagens que podem ser encontradas nos mais diferentes tons de verde que podem ser utilizados para a decoração da seção. O ideal é que elas sejam mantidas em balcões refrigerados, mas caso você não tenha um desses no seu supermercado, a recomendação é borrifar água de tempos em tempos.

4. Espaço para circulação

Os clientes precisam conseguir se movimentar pelos corredores, por isso, ao planejar o layout de hortifrúti do supermercado certifique-se de deixar espaço suficiente para a circulação de pessoas. Além disso, lembre-se que essa é uma seção que os clientes levam algum tempo, já que precisam escolher quais frutas ou legumes eles querem. Por isso, leve em consideração que os carrinhos também podem ficar estacionados por ali por algum tempo.

5. Capriche na comunicação visual

Para ter um bom layout de hortifrúti no supermercado, é preciso lembrar que isso não é apenas caprichar na disposição de ilhas de produtos e prateleiras, mas também em como a comunicação visual será feita. 

Claro que produtos bem organizados, com uma distribuição de cores já será o melhor cartão de visitas, mas não deve ser o único. Não esqueça de colocar o preço dos produtos em promoção em destaque, ou mesmo utilizar banners para divulgar promoções. O banner também pode ser utilizado na entrada do supermercado para lembrar o cliente que aquela é a terça-feira do hortifrúti. Assim, o cliente já vai saber que encontrará preços atrativos por lá.

Além disso, lembre-se que, se você vender produtos orgânicos, que esses devem ter algum tipo de destaque para que o cliente possa facilmente reconhecer quais são esses produtos.

6. Localização do hortifrúti

Por último, mas não menos importante, é preciso que o layout do hortifrúti seja integrado ao layout do supermercado. Uma boa opção é deixar o hortifrúti próximo aos caixas, longe da entrada do supermercado.

Isso porque, muitos desses produtos podem ser facilmente danificados caso muito peso seja colocado sobre eles. Assim, o cliente fará toda a compra e deixará para comprar os produtos de hortifrúti por último, garantindo que eles serão cuidadosamente armazenados no meio das compras.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Qual é a margem de lucro de um supermercado?

Você sabe qual é a margem de lucro de um supermercado? Certos indicadores financeiros mostram como um estabelecimento está se saindo no quesito rentabilidade. Cada lugar terá suas variáveis, mas todos podem fazer algumas contas e análises para identificar o que está indo bem e o que pode melhorar. Esse cálculo é um dos mais…

Por Nayara Santos em 22.08.2022

Equipamentos para supermercado: veja quais não podem faltar

Conhecer a lista de equipamentos para supermercado é importantíssimo para quem está abrindo um negócio nesse ramo do varejo. Isso porque o gasto com esses equipamentos deve entrar na conta dos custos para colocar o supermercado para funcionar. Além disso, muitos donos de supermercado e mercadinhos de bairro podem estar em busca da modernização ou…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Gerente de supermercado: 7 dicas para ser o melhor

Se você chegou até aqui, provavelmente está se perguntando como ser um bom gerente de supermercado, certo? Essa dúvida pode surgir em muitas situações, tais como para quem já é gerente de loja em busca de aperfeiçoamento profissional, para aqueles funcionários que almejam um cargo de gerência, para um empreendedor ou dono de supermercado que…

Por Nayara Santos em 18.08.2022

Projeto sustentável para supermercado: entenda a importância para o seu negócio

Promover ações de sustentabilidade no supermercado pode ser um grande desafio para os gestores. Isso porque eles estão muito mais voltados para a gestão administrativa do negócio e acabam deixando um pouco de lado os impactos ambientais da atividade. Se esse for o seu caso ou mesmo se você quiser trazer inovações, é importante preparar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Como gerenciar um supermercado? Conheça 10 pontos importantes

Se você chegou até aqui provavelmente já deve ter se perguntado como gerenciar um supermercado. Fazer uma boa gestão é um dos grandes desafios para os donos e gestores de qualquer negócio, afinal de contas, você quer ter um empreendimento de sucesso, certo? Assim como em outras áreas, para conseguir fazer uma boa gestão existem…

Por Nayara Santos em 16.11.2020

Cyber Monday no supermercado: 8 motivos para apostar nessa data

A cada ano que passa, a Cyber Monday vem ganhando mais força no varejo, inclusive no supermercado. Isso porque, assim como a Black Friday, esse é o momento de aproveitar promoções e comprar produtos com preços bem abaixo do que no resto do ano e até mesmo antecipar as compras de Natal.  Por isso, muitos…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Halloween no Supermercado: veja como se preparar e vender mais

A preparação para o Halloween no supermercado deve ser feita como em muitas outras datas importantes do varejo, com planejamento. Isso significa entender as necessidades dos seus clientes, saber quais demandas o supermercado é capaz de atender, encontrar formas de atrair a atenção do cliente para que ele compre mais. Por isso, se você está…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Abertura e fechamento de caixa de supermercado: saiba tudo sobre o assunto

A abertura e fechamento de caixa de supermercado é uma tarefa corriqueira e bastante simples, porém muitos gestores ainda têm dúvidas sobre qual é a forma correta de executar essas atividades. Afinal de contas, qualquer problema durante esse processo pode ser sinônimo de prejuízo financeiro para o seu supermercado. Por isso, nós preparamos esse artigo…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Tecnologias usadas em supermercados: Conheça as 9 tendências

Conhecer as tecnologias usadas em supermercados é necessário para qualquer gestor do varejo interessado em se manter atualizado e que busca conquistar os clientes mais antenados. Mas, mais do que isso, a tecnologia tem poderosas ferramentas que podem te ajudar a proporcionar uma melhor experiência de compra para o cliente, facilitar a gestão de estoque…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos