Ter um layout de hortifrúti bem-planejado pode ser sinônimo de cliente satisfeito que volta para comprar mais. Isso acontece principalmente porque o layout permite que os produtos fiquem dispostos em uma ordem lógica, o que facilita a compra do cliente, que conseguirá encontrar os produtos que procura.
Além disso, a seção de hortifrúti possui muitos produtos que podem estragar facilmente. Por isso, esse layout também deve ser pensado de modo a manter a qualidade desses produtos, evitando perdas e permitindo que o cliente encontre sempre produtos frescos e adequados ao consumo.
Dito isso, se você ainda não pensou em como organizar o layout do hortifrúti do seu supermercado, esse artigo vai te ensinar todos os passos. Vem com a gente!
1. Planejamento do layout de hortifrúti do supermercado
Para ter um layout de hortifrúti do supermercado bem organizado é preciso haver planejamento. Isso porque além de muitos dos produtos desse setor serem relativamente frágeis, você também precisa considerar o número de funcionários que você terá para manter o local organizado.
Por exemplo, empilhar os produtos pode ser uma excelente forma de chamar a atenção dos clientes. Entretanto, se você não conseguir manter essa organização você corre o risco de deixar o setor bagunçado passando uma impressão ruim para os clientes.
2. Cuidados com as frutas
Diferentes produtos possuem diferentes exigências. Por isso, é importante saber quais são essas exigências para os produtos que você vende no supermercado. Isso auxiliará na hora de fazer o planejamento do layout de hortifrúti. As principais categorias são:
- Frutas exóticas e nobres: muitos desses produtos são importados, além disso, esses são itens que geralmente possuem um preço mais alto. Portanto, eles devem ser embalados cuidadosamente, geralmente devem ser mantidos na geladeira ou em áreas mais frescas da seção de hortifruti. Outro ponto importante é que elas geralmente não suportam o empilhamento de muitas unidades. Vale a pena mencionar que o erro de manuseio pode comprometer a qualidade do produto, e até mesmo ocasionar perdas para o supermercado. Exemplos: pitaya, kiwi, pêssego, atemoia, fruta-do-conde, lichia;
- Frutas tropicais: são mais firmes e costumam suportar melhor o empilhamento. Alguns exemplos: manga, mamão, melão, abacate. É importante destacar que algumas dessas frutas podem precisar de expositores específicos, como é o caso das bananas. Ainda, é preciso ficar atento ao estágio de maturação da fruta. Isso porque, apesar de suportarem melhor o empilhamento, quando muito maduros eles podem ser facilmente danificados. Por isso, coloque os itens que estiverem mais maduros na parte superior;
- Frutas cítricas: possuem cores bastante chamativas e podem ser organizadas de tal forma para atrair a atenção do cliente. Suportam muito bem o empilhamento, é preciso apenas ter cautela para não expor essas frutas com as demais, já que elas podem emitir gás etileno que faz com que o amadurecimento de outras frutas seja acelerado. Exemplos de frutas cítricas: laranja, limão, abacaxi, tangerina.
3. Cuidados com legumes e verduras
A seção de hortifrúti também possui muitos legumes e verduras que, assim como as frutas, também exigem cuidados especiais na hora de serem expostos. Dito isso, eles também podem ser divididos em diferentes categorias, cada uma com uma exigência diferente:
- Tubérculos: são os legumes que crescem abaixo da terra, por exemplo, batata, cenoura, beterraba, alho, inhame e cebola. É comum que muitos desses produtos estejam sujos de terra, por isso, o cuidado ao organizá-los deve ser redobrado, para evitar que o chão ao redor fique sujo. De qualquer forma, após repor esses produtos nas ilhas, o local deve ser limpo;
- Frutos: são os legumes que crescem em ramos, de modo semelhante a uma árvore. Por exemplo: pepino, pimentão, berinjela, abóbora, tomate. É preciso apenas ficar atento para o fato de que alguns desses produtos, como é o caso do tomate, são mais frágeis e, portanto, não suportam o empilhamento;
- Verduras: todas as folhagens que podem ser encontradas nos mais diferentes tons de verde que podem ser utilizados para a decoração da seção. O ideal é que elas sejam mantidas em balcões refrigerados, mas caso você não tenha um desses no seu supermercado, a recomendação é borrifar água de tempos em tempos.
4. Espaço para circulação
Os clientes precisam conseguir se movimentar pelos corredores, por isso, ao planejar o layout de hortifrúti do supermercado certifique-se de deixar espaço suficiente para a circulação de pessoas. Além disso, lembre-se que essa é uma seção que os clientes levam algum tempo, já que precisam escolher quais frutas ou legumes eles querem. Por isso, leve em consideração que os carrinhos também podem ficar estacionados por ali por algum tempo.
5. Capriche na comunicação visual
Para ter um bom layout de hortifrúti no supermercado, é preciso lembrar que isso não é apenas caprichar na disposição de ilhas de produtos e prateleiras, mas também em como a comunicação visual será feita.
Claro que produtos bem organizados, com uma distribuição de cores já será o melhor cartão de visitas, mas não deve ser o único. Não esqueça de colocar o preço dos produtos em promoção em destaque, ou mesmo utilizar banners para divulgar promoções. O banner também pode ser utilizado na entrada do supermercado para lembrar o cliente que aquela é a terça-feira do hortifrúti. Assim, o cliente já vai saber que encontrará preços atrativos por lá.
Além disso, lembre-se que, se você vender produtos orgânicos, que esses devem ter algum tipo de destaque para que o cliente possa facilmente reconhecer quais são esses produtos.
6. Localização do hortifrúti
Por último, mas não menos importante, é preciso que o layout do hortifrúti seja integrado ao layout do supermercado. Uma boa opção é deixar o hortifrúti próximo aos caixas, longe da entrada do supermercado.
Isso porque, muitos desses produtos podem ser facilmente danificados caso muito peso seja colocado sobre eles. Assim, o cliente fará toda a compra e deixará para comprar os produtos de hortifrúti por último, garantindo que eles serão cuidadosamente armazenados no meio das compras.
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