Por Nayara Santos em 02.06.2021

Supermercado orgânico: entenda os diferenciais e como montar um

Por Nayara Santos em 02.06.2021

O mercado de produtos orgânicos vem ganhando cada vez mais espaço, sendo que no Brasil já existem mais de 15 mil propriedades certificadas. Por isso, abrir um supermercado orgânico, que venda exclusivamente produtos deste tipo pode ser um bom negócio. Além disso, os consumidores estão cada vez mais preocupados em como os itens consumidos são produzidos, a venda de produtos orgânicos pode ser uma excelente forma de se destacar da concorrência.

Esse artigo foi feito pensando em você que está pensando em abrir um mercadinho de bairro ou um supermercado que venda apenas produtos orgânicos. Nele você irá conhecer as características desses produtos, quais os diferenciais para o seu supermercado e como montar um negócio para a venda desses itens. Confira

O que são produtos orgânicos?

Os produtos orgânicos são aqueles em que no sistema de produção não há a utilização de fertilizantes sintéticos, reguladores de crescimento e agrotóxicos. Essa nomenclatura também é utilizada para a produção animal, quando os produtores não utilizam aditivos sintéticos para a alimentação.

Além disso, a produção de alimentos orgânicos também é conhecida por fazer um melhor uso dos recursos naturais, sejam eles renováveis ou não-renováveis. Há também o foco em alinhar o meio ambiente, a biodiversidade, o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida das pessoas.

Não é à toa que a maior parte dos produtos orgânicos comercializados em feiras e supermercados é feita em pequenos núcleos de agricultura familiar. Na verdade, cerca de 75% das propriedades certificadas no país pertencem a esse tipo de produção.

Diferenciais de um supermercado orgânico

O supermercado que opta pela venda de produtos orgânicos possui inúmeros diferenciais que podem ser explorados na hora de fazer a divulgação da marca para os consumidores. Como, por exemplo:

  • Projeto sustentável: gestores que optam pela comercialização de produtos orgânicos geralmente utilizam e conhecem esses itens a fundo. Por isso, ao criarem o seu negócio, optam por fazer um supermercado que também tenha um projeto sustentável e seja alinhado a esses valores;
  • Atrai consumidores com os mesmos valores: é natural que ter um supermercado orgânico irá atrair consumidores que busquem um estilo de vida mais alinhado com o bom uso dos recursos naturais e um estilo de vida mais saudável;
  • Destaque frente a concorrência: por ter valores mais sólidos e oferecer um mix de produtos diferenciados, o supermercado orgânico se destaca dos concorrentes que vendem apenas alguns produtos desse tipo;
  • Vende mais do que produtos: quando o cliente opta pela compra de produtos orgânicos, ele sabe que estará auxiliando um núcleo de agricultura familiar, que está se comprometendo com o comércio local, ao mesmo tempo em que cuida da sua saúde e bem-estar.

Como montar um supermercado orgânico

Saiba a seguir como montar um supermercado orgânico e quais cuidados você deve ter na hora de escolher os fornecedores.

Comece pelo início

Se você está começando o seu supermercado orgânico do zero, precisará escolher um local, a mensagem que a marca transmitirá, ou seja, a missão e os valores, bem como o logo. Além disso, precisa definir quais serão as seções do supermercado, e estabelecer todos os processos que serão realizados no supermercado.

Para isso, você pode conferir os nossos artigos: 6 ideias de nomes para mini mercado: confira as mais criativas, Guia do mercadinho de bairro: tudo o que você precisa saber, Organograma de um supermercado: veja como fazer em 8 passos, Como abrir um supermercado: aprenda em 14 passos.

Preste atenção especial aos fornecedores

Um dos pontos críticos para montar um supermercado orgânico é a escolha dos fornecedores. Afinal de contas, é preciso ter certeza que os produtos que você irá adquirir são realmente orgânicos. Caso contrário, você perderá a sua credibilidade e a confiança que os clientes depositaram na sua marca.

Por isso, é importante prestar atenção e verificar se os fornecedores estão certificados para a produção de alimentos orgânicos e possuem os selos necessários. Todos os produtos devem ter o selo federal do SisOrg (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica).

Além das prateleiras

Ter um supermercado orgânico vai muito além do cuidado na escolha do fornecedor, deve ser visto praticamente como um novo modelo de negócio que vai muito além das prateleiras. Lembre-se que as pessoas que optam por esses produtos geralmente possuem um estilo de vida mais saudável e mais sustentável. Por isso, implementar outras ações de sustentabilidade no supermercado também será importante. Algumas coisas que você deverá considerar são:

  • Utilização da tecnologia de modo a diminuir o volume de documentos impressos na rotina do supermercado;
  • Utilização de papel reciclável quando houver a necessidade de impressão de documentos;
  • Oferecer sacolas reutilizáveis para os clientes;
  • Instalar postos para a coleta de materiais recicláveis;
  • Priorizar a venda de produtos a granel, dentre outros.

Produtos de limpeza e higiene pessoal

A limpeza do supermercado orgânico deve ser bem pensada. Já que o ideal é evitar produtos químicos e optar por soluções ou produtos que sejam menos nocivos ao meio ambiente. Inclusive, esses produtos também devem ser vendidos no seu supermercado, mostrando ao cliente que a preocupação com o meio ambiente vai muito além dos itens alimentícios.

Algo semelhante deve ser aplicado aos produtos de higiene pessoal. É importante que o supermercado orgânico foque em produtos que sejam os mais naturais possíveis e que agridam menos ao meio ambiente.

Divulgação do supermercado orgânico

A divulgação do supermercado também deve ser bem pensada. Isso porque, por mais eficiente que a distribuição física de encartes e jornais de ofertas sejam, essa provavelmente não deve ser a principal opção para este tipo de supermercado. Afinal de contas, há o uso de papel que eventualmente vai para o lixo depois que o cliente viu o encarte ou o período promocional encerrou.

Por isso, a recomendação é focar no marketing digital, redes sociais, WhatsApp do supermercado, notificação em aplicativos, e-mails e newsletters para os clientes cadastrados no programa de fidelidade. Além disso, as ofertas também podem ser divulgadas utilizando-se uma rádio personalizada. Assim, todos os clientes que estiverem na loja naquele momento vão ouvir quais são as ofertas.

Agora que você já conhece os diferenciais e como montar um supermercado orgânico. Confira o artigo Gestão para supermercados: como fazer de forma eficiente? Veja 14 dicas.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Responsabilidade social e ambiental de um supermercado: melhores práticas

Em busca de melhorar a sociedade em que está inserido e o meio ambiente ao seu redor, a nova tendência para supermercados é focar na responsabilidade social e ambiental. Afinal de contas, todos temos um papel importante a desempenhar para tornar o local onde moramos ou trabalhamos um local melhor. Se você, gestor ou dono…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Marcas próprias nos supermercados: veja por que investir

As marcas próprias nos supermercados passam longe de ser uma novidade tanto no setor supermercadista como em outras áreas do varejo. Apesar disso, muitos clientes ainda não confiam nessas marcas e sequer experimentaram produtos desse gênero. Isso porque, devido ao baixo preço, muitas pessoas acreditavam que esses produtos eram de baixa qualidade. Mas, eles não…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Central de compras de supermercados: saiba tudo sobre o assunto

Ser capaz de oferecer os melhores produtos, com um bom atendimento e por preços realmente competitivos é um interessante diferencial de qualquer negócio do varejo. Entretanto, nem sempre é possível conseguir bons preços na hora de comprar os produtos com o fornecedor, principalmente para as mercearias e mercadinhos de bairro. Uma possível solução para este…

Por Nayara Santos em 02.03.2021

Gerente de supermercado: 7 dicas para ser o melhor

Se você chegou até aqui, provavelmente está se perguntando como ser um bom gerente de supermercado, certo? Essa dúvida pode surgir em muitas situações, tais como para quem já é gerente de loja em busca de aperfeiçoamento profissional, para aqueles funcionários que almejam um cargo de gerência, para um empreendedor ou dono de supermercado que…

Por Nayara Santos em 18.08.2022

Produtos de Festa Junina para supermercado: veja os itens que não podem faltar

Você sente o cheiro das comidas típicas, ouve o som animado das músicas juninas e se contagia com a alegria que permeia o ar? Sim, a Festa Junina está chegando e, para os gestores de supermercados, isso significa uma oportunidade única de aumentar as vendas e encantar os clientes durante essa temporada festiva. Garantir os…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

Veja como funciona o serviço de delivery para supermercado e saiba como montar um

Se antes a preocupação dos varejistas era oferecer comodidade para os seus clientes, depois da pandemia alguns serviços passaram a ser essenciais para a sobrevivência do seu negócio. Um bom exemplo disso é o serviço de delivery para supermercado. Como muitas pessoas estão evitando sair de casa, ou mesmo optando por não se expor a…

Por Nayara Santos em 19.10.2020

Crie grátis seus próprios tabloides

Saber como criar os seus próprios tabloides pode ser um grande diferencial para o seu supermercado. Isso porque, você consegue divulgar os seus produtos e atrair clientes para a sua loja. Entretanto, para que ele funcione da forma desejada, é fundamental ficar atento a alguns detalhes importantes. A seguir, falaremos mais sobre esse assunto e…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Coletor de dados para supermercado: principais funções e sua importância

O coletor de dados para supermercado é uma daquelas ferramentas que facilitam o dia-a-dia dos gestores e funcionários e que se tornam indispensáveis para otimizar a sua rotina. Apesar disso, nem todos os gestores ou donos de supermercado fazem uso dela ou conseguem explorar todo o potencial que ela pode ter, seja por desconhecimento ou…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Aplicativo para supermercado: veja a importância de ter o seu

Com as pessoas cada vez mais conectadas através de aplicativos de celulares, é impossível para o varejista não acompanhar essa tendência. Por isso, se você ainda não tem um aplicativo para o seu supermercado chegou o momento de entender melhor como isso funciona e quais os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos