Por Nayara Santos em 04.08.2022

Layout do supermercado para o setor de limpeza: veja como fazer em 5 passos

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Parte do trabalho de convencer o cliente a comprar mais do que ele precisa é ter um bom layout e uma boa organização das prateleiras. Mas isso não se aplica apenas aos produtos alimentícios, é válido também para os produtos do setor de limpeza.

Afinal de contas, quem vai ao supermercado está sempre em busca de produtos dos mais variados setores. Portanto, você precisa ser capaz de atender a essa demanda da melhor forma possível.

Por isso, se você não dedica a mesma atenção aos produtos de limpeza como dedica aos demais produtos, chegou o momento de mudar isso e melhorar as suas vendas. Neste artigo daremos dicas práticas de como organizar o layout do supermercado para o setor de limpeza. Boa leitura!

O segredo de um bom layout no supermercado

Antes de te darmos dicas específicas para o setor de limpeza, é importante que você saiba qual é o segredo de um bom layout de supermercado. Afinal, quando bem planejado, você consegue guiar o cliente pelos corredores e oferecer a eles a melhor experiência de compras possível.

Entretanto, é preciso ter em mente que o layout é algo que não deve perdurar, pelo contrário, fazer mudanças periodicamente pode estimular o consumo de produtos, bem como fazer com que o cliente ande mais pelo supermercado. Não é à toa que frequentemente vemos essas mudanças nas lojas das grandes redes. Neste caso, o mais importante é saber que, se os resultados esperados não forem alcançados com a mudança de layout, então você deve mudá-lo. 

Além disso, você deve fazer o planejamento do layout conforme os hábitos de consumo dos seus clientes. Por exemplo, pode deixar alguns dos itens mais procurados no fundo da loja. Desta forma, o cliente precisará nadar mais pela loja, ficando exposto a outros produtos e aumentando as chances de comprar mais.

Por último, invista no cross merchandising, exposto itens complementares ou que são geralmente comprados juntos, próximos uns dos outros. Assim, você facilita a busca pelos itens, ao mesmo tempo em que ajuda o cliente a se lembrar se ele precisa comprar mais alguma coisa.

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Passos para organizar o setor de limpeza no supermercado

Agora que você já sabe quais são os princípios de um bom layout para supermercado, confira como fazer isso para o setor de limpeza da sua loja.

1. Tenha um setor separado para eles

O primeiro passo para conseguir um bom layout no supermercado é separando os produtos por setores. Ou seja, os diferentes tipos de produtos terão um setor exclusivo para eles. Essa etapa é importante não apenas para aumentar as vendas, mas principalmente porque esses produtos não devem ser misturados com alimentos.

Por isso, separe um espaço no seu supermercado apenas para os produtos de limpeza. O ideal é que seja um corredor. Caso você precise deixá-los próximos de algum produto, opte pelos utensílios de cozinha, por exemplo, ou mesmo com papel higiênico, ou papel toalha. 


Essa é uma excelente dica para os gestores e donos de supermercados pequenos. Afinal de contas, em um espaço menor, cada cantinho conta e um layout bem pensado pode fazer toda a diferença na experiência de compra do cliente e em melhorar as suas vendas.

2. Organize as prateleiras

A organização das prateleiras é uma forma de chamar a atenção do cliente para determinados itens, guiando-o a comprar aquilo que você quer. Por isso, a organização das prateleiras deve ser bem pensada e, acima de tudo, planejada.

Existem diferentes formas de se organizar as prateleiras, e você pode escolher aquela que seja melhor para o seu supermercado, são elas:

  • Em blocos: nesse tipo de organização os produtos estarão dispostos em blocos de determinados produtos e determinadas marcas. É uma das formas mais utilizadas, não apenas no setor de limpeza, mas também para biscoitos, iogurtes e salgadinhos. Por exemplo, você pode organizar um bloco de detergentes da mesma marca, e separá-los em blocos de diferentes aromas;
  • Vertical: organizar os produtos verticalmente é uma estratégia que facilita a percepção que o cliente tem dos produtos. Isso porque, conforme ele for andando no corredor os diferentes produtos, de diferentes marcas vão surgindo em seu campo de visão;
  • Horizontal: esse layout pode ser não apenas o mais difícil de ser utilizado, mas também pode ser o menos eficaz na hora de expor os produtos. Isso porque, o cliente pode ter a impressão de que não há diversidade de produtos, já que o impacto visual é menor.

O mais importante a dizer neste passo de fazer o layout do setor de limpeza é que você não precisa ter medo de errar. Claro que organizar as prateleiras é algo que requer tempo, mas se um layout não funcionar, então você pode mudá-lo a qualquer momento.

Também é preciso dizer que diferentes layouts podem ser utilizados em diferentes seções. Desta forma, nada impede que as prateleiras do setor de limpeza sejam organizadas diferente do setor de bebidas, por exemplo.

3. Como dispor os produtos nas prateleiras

Agora que você já sabe como irá expor os produtos, é hora de escolher como eles estarão dispostos nas prateleiras. Isso significa, direcionar os olhos do consumidor para aqueles itens que são mais interessantes para você como, por exemplo, aqueles itens que possuem uma melhor margem de lucro.

As principais maneiras de expor os produtos nas prateleiras do seu supermercado são:

  • Acima da altura dos olhos: produtos com pouca visibilidade e pouca procura;
  • Altura dos olhos: como essa é a área das prateleiras que olhamos primeiro e que favorece a compra por impulso, use-a para aqueles itens que merecem maior destaque, como é o caso dos produtos com maior margem de lucro;
  • Na linha da cintura: essa é a segunda área mais visível para o consumidor, ela é indicada para que você coloque os itens que são mais procurados, que também tenham uma boa margem de lucro, mas que não são tão grandes quanto dos produtos que ficam na altura dos olhos;
  • Abaixo da linha da cintura: não é um local muito visível, portanto ele pode ser utilizado para colocar aqueles itens essenciais, que também apresentam uma rotatividade mais alta, mas com uma menor margem de lucro;
  • Na linha do chão: indicado para colocar os produtos mais pesados. Desta forma você ainda pode evitar acidentes. No caso específico de produtos de limpeza, você pode, por exemplo, utilizar esse nível de prateleira para colocar as embalagens de 5 litros de desinfetantes, água sanitária, dentre outros.

4. Experiência do cliente

Ser capaz de proporcionar uma boa experiência de compra para o seu cliente é fundamental. Isso envolve muito mais do que apenas oferecer um bom atendimento, que foque em resolver os problemas do cliente e ser cordial.

Para proporcionar uma boa experiência de compra é importante focar em despertar os sentidos do cliente. Isso é possível através de uma boa iluminação, com música ambiente, mantendo uma temperatura agradável, utilizando as cores certas. Utilizando bem as ferramentas de marketing sensorial, você fará com que o cliente fique mais tempo dentro do supermercado e, consequentemente, gastando mais.

E, claro, essas ações podem ser aplicadas ao longo de toda a jornada de compra, neste caso, do momento em que o cliente chega ao supermercado, até ele ir embora.

5. Capriche na comunicação visual

Outro item fundamental para o sucesso do layout do supermercado para o setor de limpeza é a comunicação visual. Ou seja, manter cada uma das seções corretamente identificadas. Assim, você facilita as compras do cliente, que vai conseguir encontrar o que ele procura muito mais fácil.

Além disso, também é preciso certificar-se de que todas as etiquetas de preço foram corretamente colocadas. O ideal é que as promoções sejam identificadas com cores diferentes, assim o cliente vai conseguir ver de longe quais itens estão com preços mais atrativos.

Layout do setor de limpeza: últimas dicas

Como dissemos, ter um bom layout do supermercado para o setor de limpeza não é apenas uma questão de organização, mas também uma forma de fazer os clientes comprarem mais e aumentar o ticket médio. Por isso, se você quer aumentar as suas vendas, talvez seja necessário apenas rever o layout do seu estabelecimento.

Além das nossas dicas, você também pode se inspirar no que a concorrência vem fazendo e que dá resultados. Também é fundamental conhecer o seu público-alvo e quais são os itens mais procurados por eles. 

Não se esqueça também de ficar de olho no seu estoque e ver quais são os itens com menor saída ou que estão com uma data de vencimento mais próxima para conseguir dar um destaque diferenciado para eles. Assim, além de fazer o estoque rodar, você ainda previne perdas.

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