Por Nayara Santos em 06.03.2023

7 dicas de como escolher um nome para mini mercado com ideais para você se inspirar

Por Nayara Santos em 06.03.2023

O nome de um comércio é crucial para o negócio, podendo influenciar diretamente nos resultados. Afinal, é através do nome que o estabelecimento é identificado pelos clientes. Sem falar que o nome também pode influenciar nas estratégias de marketing e até mesmo no fortalecimento da marca.

Com um mercado altamente competitivo, é fundamental para o mini mercado oferecer muito mais do que produtos de qualidade para se destacar. É preciso ter diferenciais e conseguir oferecer para o cliente um bom atendimento e um ambiente único de compras. Por isso, ter uma marca criativa faz toda a diferença para atrair os consumidores.

Se você está em dúvidas sobre o assunto, saiba que é essencial pensar de forma cautelosa e planejada para acertar na escolha do nome para mini mercado. Para ajudar a criar um nome criativo e marcante, nós preparamos esse artigo com dicas de como escolher o melhor e ainda vamos te dar algumas sugestões de nomes. Vem com a gente e confira como impulsionar o seu negócio rumo ao sucesso!

Por que a escolha do nome é importante?

O nome do mini mercado é fundamental para o posicionamento da marca no mercado. Isso porque, é com o nome que você vai garantir que o consumidor identifique o estabelecimento e se lembre dele quando precisar comprar algum produto.

Ter um nome adequado e criativo é o que vai diferenciar a sua empresa dos concorrentes. Além disso, os clientes associam o nome à qualidade dos produtos e ao preço justo, fatores indispensáveis para levar um estabelecimento ao sucesso. Ou seja, se você for oferecer produtos de fabricação ou de marca própria, levar o nome do supermercado pode fazer com que os clientes confiram a mesma qualidade para esses produtos.

Esse é um assunto relevante que une o processo criativo às estratégias de mercado para definir um bom nome para o mini mercado, que seja atrativo e diferenciado. Uma escolha significativa com grande influência nos resultados do negócio.

Começando a sua empresa agora e não tem ideia de quanto o seu mini mercado deverá faturar? Acesse agora mesmo a nossa calculadora de faturamento por metro quadrado e descubra!

7 dicas para criar o nome ideal para o mini mercado

A escolha do nome para o mini mercado deve ser planejada e, durante o processo, é fundamental levar em consideração técnicas e estratégias de marketing. Desta forma você conseguirá criar um nome adequado aos objetivos do mini mercado, às características regionais e ao perfil do seu público-alvo.

Como o nome pode impactar diretamente na primeira reação que os clientes terão em relação à sua empresa, toda informação é relevante para escolher o nome ideal, que cative e atraia a atenção do consumidor.

Veja dicas infalíveis para escolher o nome ideal para um mini mercado!

1. Considere a região de atuação e o público-alvo

O primeiro passo para escolher um bom nome é preciso reunir algumas informações que poderão influenciar diretamente na escolha. Dentre as informações mais importantes podemos citar as características da região em que o seu mini mercado está localizado e do público-alvo que você pretende atender.

Durante esse processo, é importante que você recolha detalhadamente sobre:

  • Cultura local;
  • Persona;
  • Características e preferências do público-alvo;
  • Diferenciais do seu negócio;
  • Mensagem que você quer reforçar;
  • Como você quer que o seu público veja o seu mini mercado;
  • Análise da concorrência.

2. Pesquise e procure por sugestões

Mesmo com todas as informações disponíveis, escolher o nome para o mini mercado pode ser uma tarefa complexa. Sem falar que nem sempre somos criativos o suficiente (ou pelo menos acreditamos que não somos) para criar um nome.

Para esse problema não há nada errado em pedir algumas sugestões para pessoas conhecidas, por exemplo. Ainda, você pode fazer uma pesquisa no Google de nomes de mini mercados. O ideal é que você vá anotando os nomes que achar interessante, assim, você poderá consultá-los no futuro e até mesmo criar um nome novo.


Vale a pena dizer que, ao fazer essa pesquisa, caso você queira se inspirar em algum nome de mini mercado que já exista, você pode também verificar se há uma explicação do porquê do nome ter sido escolhido. Isso também poderá trazer ótimas ideias para a sua empresa.

3. Saiba quem são seus concorrentes

Não é novidade que o setor supermercadista é repleto de disputas acirradas pela preferência dos consumidores. Conseguir se destacar não é tarefa nada fácil e exige que tudo seja estudado e pensado de forma meticulosa. Por isso que a escolha de um nome para mini mercado que seja marcante, inteligente e criativo, contribui para o negócio se destacar e chegar ao sucesso.

Dito isso, a nossa próxima dica é buscar inspiração e informações nos concorrentes. Faça uma pesquisa de quais serão os seus concorrentes diretos na região em que o mini mercado atuará. Isso permitirá que você crie um nome que não seja parecido com o concorrente e ainda poderá ser mais atrativo.

4. Selecione um nome que não seja tão extenso

A busca por formas de oferecer facilidades para os clientes não fica apenas na forma como ele faz as compras ou encontrar os produtos nas prateleiras. Ela começa com a escolha do nome ideal para o mini mercado. 

Por exemplo, nomes extensos, complexos ou que sejam difíceis de pronunciar podem acabar com uma boa primeira impressão. Sem falar que eles também são mais difíceis de serem lembrados, ou seja, ficará mais difícil do cliente lembrar de você. Portanto, evite nomes estrangeiros ou muito grandes. 

Uma dica importante é, depois de separar alguns nomes que você gosta para o seu mini mercado, você pode fazer um teste e perguntar aos conhecidos o que eles acham e pedir à eles para pronunciar o nome da empresa. Desta forma você já vai saber se acertou no nome ou não.

5. Coloque propaganda no nome

Outro ponto importante é que o nome do mini mercado deve conseguir transmitir os valores e uma boa imagem do negócio. Defina um nome que seja cativante e estimule os clientes a conhecer melhor o estabelecimento. 

Afinal, para conseguir se destacar não basta apenas oferecer produtos a um bom preço, é preciso criar estratégias de marketing para divulgar os itens vendidos, as qualidades e os diferenciais da sua marca.

6. Faça testes para saber se o nome funciona

Mais do que escolher qualquer nome para o seu mini mercado, você precisa saber o porquê daquele nome. Ou seja, aquele nome precisa fazer sentido em termos de mensagem que a sua marca quer passar. E, por mais que você acredite que tenha acertado na sua escolha, nem sempre é isso que acontece.

Por isso, antes de partir para a última etapa, que é o registro do nome, a nossa recomendação é que você faça uma pesquisa com potenciais clientes ou mesmo com conhecidos. Escolha os nomes que você considera como sendo os melhores e pergunte para essas pessoas o que elas pensam quando escutam ele.

Desta forma, você saberá se conseguiu acertar na escolha e se conseguirá atrair o público-alvo desejado.

7. Pesquise e registre

Como se não bastasse toda a dificuldade de escolher o nome certo, você ainda precisa ter mais um cuidado, evitar plágio. Isso mesmo que você ouviu, o nome do seu mini mercado não pode ser o mesmo de outra empresa, não importa se será na mesma região de atuação ou não. 

Para certificar-se de que você está no caminho certo é essencial que você pesquise na internet e nas redes sociais para saber se o nome já está sendo utilizado. Se já estiver, então você precisará escolher outro. Se ainda não tiver, então será necessário fazer o registro da sua marca no INPI (Instituto Nacional de Produção Industrial).

Sugestões de nomes para mini mercado

Ficar em dúvida e sem ideias na hora de escolher o nome do mini mercado é natural. Muita coisa vem à cabeça e pode ser difícil definir a melhor opção. Uma alternativa interessante é avaliar as sugestões de nomes para ter maior embasamento nas decisões.

Veja ideias de nome para mini mercado!

  • Até logo;
  • Baratão;
  • Boa Compra;
  • Bom Desconto;
  • Compra Certa;
  • Compre Bem;
  • Economia;
  • Economize;
  • Menor Preço;
  • Mercado Empório;
  • Mercado Ideal;
  • Mercado Show;
  • Mercado Soberano;
  • Mercado Super Center;
  • Mini Preço
  • Point;
  • Sempre Barato;
  • Sempre Bom;
  • Super Barato;
  • Super Cia;
  • Super Desconto.

Você também pode utilizar as características marcantes da sua cidade, em relação à cultura e outros fatores. No entanto, é preciso ficar de olho se não existem limitações ou regulamentações para não ocorrer o uso indevido de algum termo ou nome.

A divulgação do nome é fundamental para atrair clientes

Muitos fatores contribuem para o sucesso de um negócio e um dos principais é a divulgação. Desse modo, as estratégias de marketing são essenciais para levar aos consumidores uma imagem atrativa e cativante, despertando o interesse para conhecer melhor os produtos oferecidos.

Com um cenário concorrido, divulgar o nome do mini mercado de forma inteligente e planejada é o segredo para se manter competitivo. Para tanto, as redes sociais e formas de comunicação digitais são extremamente poderosas para impulsionar o negócio e devem ser exploradas com o devido planejamento.

Em complemento às estratégias de marketing, que tem o objetivo de atrair os clientes, é indispensável contar com técnicas para manter e fidelizar o consumidor. Oferecer produtos de qualidade e preço justo é fundamental.

O ambiente do mini mercado é um fator decisivo para uma boa experiência de compra e fidelização do cliente. É imprescindível proporcionar um ambiente organizado, agradável e com um bom marketing sensorial.

Independente do porte do estabelecimento, oferecer um ambiente confortável contribui para que o cliente permaneça mais tempo dentro da loja, elevando as possibilidades de aumentar as vendas e interferir de forma positiva na decisão de compra.

Como você percebeu, a escolha do nome é um assunto de grande relevância para o sucesso da empresa, e ter ideias de nome para mini mercado é indispensável, pois contribui para ter maior embasamento nas suas decisões, definindo uma opção que se encaixe perfeitamente no planejamento e objetivos.

Associe diferentes estratégias de marketing e reforce o nome escolhido

Bom, você já entendeu que a escolha do nome do mini mercado pode influenciar a forma como o cliente vê a sua loja. Além disso, nós já demos algumas dicas do que você precisa fazer para escolher o nome certo para o seu futuro negócio.

Entretanto, por mais que o nome seja muito importante, ele não é o único que será o responsável pelo sucesso da sua empresa. Muito pelo contrário, o ideal é que você combine diferentes estratégias para reforçá-lo e fixá-lo na memória do consumidor.

Como você bem sabe, as empresas do setor supermercadista são a espinha dorsal das nossas necessidades diárias, mas a concorrência também é grande, por isso é essencial que você encontre formas para se destacar. E é justamente aí que as estratégias de marketing entram.

Não se esqueça da identidade visual

A identidade visual do mini mercado deve combinar com o nome que você escolher e com a personalidade da sua marca. Por isso, a escolha do logo e das cores é importantíssima. Ou então, ao invés de logo, você pode optar por um logotipo, que nada mais é do que o nome do mini mercado funcionar como logo.

Além da escolha do logo, você também deve prestar atenção à decoração da loja. Sim, nas datas comemorativas você irá preparar algo diferenciado, mas fora isso você precisará escolher todos os equipamentos que comporão os corredores da loja, tais como gôndolas, prateleiras e expositores.

Por exemplo, se o seu supermercado tiver uma boa diversidade de produtos naturais e uma alimentação mais saudável, então a identidade visual deve reforçar isso. Assim, você pode utilizar mais madeira, ou materiais que imitam madeira, usar diferentes tons de verde e marrom no logo e pela loja.

Invista na música ambiente

Uma excelente estratégia para conseguir reforçar a sua marca e o nome escolhido para o mini mercado é a música ambiente. Essa é uma excelente forma de se comunicar diretamente com os clientes que estão na loja. Inclusive, é bem provável que você já tenha feito compras em um local com música agradável e saiu de lá com uma boa percepção do estabelecimento.

A música é uma poderosa aliada na hora de aumentar as suas vendas, reforçar a sua marca e fidelizar clientes. Mas, para isso, a playlist deve refletir a identidade da sua marca e ajudar a transmitir a mensagem certa. Desta forma, você terá um ambiente de compras único e um excelente diferencial competitivo.

Vale a pena dizer que essa é uma forma bastante fácil para que o seu mini mercado se diferencie da concorrência. Lembre-se, um estabelecimento não é igual ao outro e você deve se esforçar para se destacar. Sem falar que a música pode ajudar a conectar todos os demais elementos e estratégias de marketing.

As principais vantagens de ter música ambiente na sua loja são:

Para saber mais sobre essa importante estratégia de marketing, confira o nosso guia completo Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

Aposte em outras estratégias de marketing sensorial

Falamos brevemente sobre o marketing sensorial e já demos detalhes sobre uma das mais importantes ações dele, a música ambiente. Mas, como existem outras formas de conquistar os clientes e reforçar a sua marca, vale a pena falar um pouco mais sobre o assunto.

Outra ação muito utilizada em supermercados é a degustação de produtos. Ela é particularmente importante se você possui produtos de fabricação própria, como locais que possuem padaria. Mas, pode ser aplicada para praticamente qualquer item. Além de influenciar a decisão de compras do cliente com relação ao produto ofertado, você ainda o deixa mais propenso a experimentar outros produtos e marcas.

Você também pode estimular o olfato dos seus clientes. Essa é uma tarefa bastante simples se você possui uma padaria no mini mercado. Entretanto, muitos estabelecimentos não se preocupam com a limpeza de alguns setores que podem deixar mau cheiro no mini mercado.

Um bom exemplo disso são os corredores de bebidas. É comum que alguma garrafa caia no chão, quebre e derrame o líquido no chão. Mas, se o local não for limpo adequadamente, além de deixar o chão grudando, o cheiro também pode ficar bastante desagradável.

Vale a pena dizer que o tato também é importante no marketing sensorial, e a limpeza da loja influenciará diretamente isso. Portanto, fique atento a esses detalhes, já que eles fazem toda a diferença na hora de fazer a sua marca se destacar.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Análise SWOT para supermercado: veja como fazer em 9 passos

 A análise SWOT para supermercado prevê a identificação e a avaliação das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças desses estabelecimentos nos micro e macro ambientes nos quais estão inseridos. Afinal de contas, é natural que toda empresa possua os seus pontos fortes, que devem ser destacados, e os pontos fracos que devem ser melhorados. Além…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Catálogo de supermercado: 6 dicas para criar o ideal

Muitos gestores podem considerar o catálogo de supermercado algo ultrapassado e que não vale a pena investir tempo e dinheiro. Entretanto, eles não poderiam estar mais enganados. O catálogo ainda é uma excelente forma das pessoas verificarem quais são as promoções do período, portanto, uma ótima maneira de atrair novos clientes para o supermercado. Além…

Por Nayara Santos em 21.07.2021

Franquia de supermercado: descubra se vale a pena investir

As franquias de supermercado têm se tornado um negócio cada vez mais interessante para quem quer começar um negócio e ficar exposto a menos risco. Isso porque, os empreendedores não precisam investir em tornar a sua marca conhecida, uma vez que já existe uma equipe da rede que faz isso.  Ou seja, você pode focar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Comunicação visual para supermercados: Entenda tudo sobre o assunto

Adotar uma boa comunicação visual no supermercado é uma estratégia que deve estar sempre no radar dos supermercadistas. Isso porque, quando essa área é bem desenvolvida no estabelecimento, os clientes se sentem mais atraídos e também à vontade para realizarem compras. Entender sobre a comunicação visual é essencial para que os gestores dos supermercados possam…

Por Nayara Santos em 26.02.2021

Acessibilidade em supermercados: 5 ações para adaptar o seu negócio

Ser capaz de oferecer acessibilidade no supermercado é entender que todos os consumidores merecem respeito. Uma consequência disso é conseguir conquistar um novo público para o seu negócio. Afinal de contas, se você prestar atenção, são poucos os locais adaptados para receber clientes que possuem necessidades específicas. Mas, antes de sair fazendo adaptações na infraestrutura…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Halloween no Supermercado: veja como se preparar e vender mais

A preparação para o Halloween no supermercado deve ser feita como em muitas outras datas importantes do varejo, com planejamento. Isso significa entender as necessidades dos seus clientes, saber quais demandas o supermercado é capaz de atender, encontrar formas de atrair a atenção do cliente para que ele compre mais. Por isso, se você está…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Fachada de supermercado: veja como criar a ideal

O impacto visual no cliente é sempre fundamental para chamar sua atenção, principalmente quando ele não está esperando. O melhor momento para fazer isso é com a fachada de supermercado. Esse é o primeiro passo para fazer com que alguém entre na loja. Você com certeza pensou muito bem no local de instalação do seu…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Check out de supermercado: veja como montar o ideal

O check out de supermercado é uma área extremamente importante do ponto de venda (PDV). Isso porque essa é a etapa da jornada de compras que o cliente terá contato direto com algum funcionário do supermercado. Além disso, de nada adianta caprichar na experiência do cliente dentro da loja, se na hora de fazer o…

Por Nayara Santos em 10.06.2021

Marketing sensorial para supermercados: entenda mais sobre essa estratégia

A aplicação do marketing sensorial para supermercados tem se tornado cada dia mais comum. Essas técnicas têm como foco principal despertar todos os sentidos dos consumidores durante as compras fazendo com que eles comprem mais. Conhecer e entender quais estratégias fazem parte desta criativa e funcional subdivisão do marketing pode fazer toda a diferença nos…

Por Nayara Santos em 19.01.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos