Por Nayara Santos em 10.01.2022

Como fazer encarte de supermercado: aprenda em 9 passos

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Saber como fazer um encarte de supermercado que atraia a atenção dos clientes é extremamente importante. Isso porque, essa ainda é uma das principais formas que os supermercados possuem de se comunicar com o cliente, seja através do encarte impresso ou digital.

Por isso, nesse artigo daremos todos os passos para que você consiga preparar um encarte que vá impactar os seus clientes e trazer bons resultados para o seu negócio. Confira!

Encarte de supermercado: entenda o que é

Um encarte de supermercado é uma revista de ofertas, que pode ou não conter outros textos e conteúdos relevantes para o cliente. Eles podem ser mensais e/ou semanais, dependendo da estratégia adotada.

Antigamente os encartes eram impressos e distribuídos no bairro em que o supermercado estava localizado. Entretanto, atualmente é importante que os clientes também consigam acessar a versão digital do encarte. Esses novos hábitos dos consumidores fizeram com que os donos e gestores de supermercado tivessem que se adaptar à nova realidade e pensar em novas formas de atrair a atenção do cliente.

Como fazer um encarte de supermercado

Não importa a forma como o encarte estará disponível para os clientes, mas sim se ele será capaz de atrair a atenção deles e fazer com que eles venham até a loja para fazer compras. A seguir daremos o passo-a-passo de como fazer um encarte de supermercado.

1. Defina um objetivo

Vender mais é sempre um objetivo do supermercado, entretanto, para conseguir traçar estratégias de sucesso é preciso limitá-lo. Por exemplo, você quer aumentar as vendas de algum produto ou setor específico? Quer aumentar as vendas atraindo mais clientes para a loja? Ou esse aumento deverá vir através dos clientes que fazem parte do programa de fidelidade? Sem falar que esse resultado pode vir através do aumento do ticket médio.

Entendeu que há muitos caminhos que podem ser seguidos? Por isso, é essencial que você limite os objetivos e seja o mais específico possível com eles. Assim, você consegue traçar estratégias mais certeiras para alcançá-los e também consegue mensurar melhor os resultados e saber se conseguiu atingi-los ou não.

2. Tenha um cronograma

O próximo passo na lista de como fazer um encarte de supermercado é definir um cronograma das ações que serão tomadas. Ao planejar qual será o cronograma de ações você já poderá definir quando os encartes serão feitos. Assim, você conseguirá incluir diversas ações neles.


O ideal é que você tenha a programação de pelo menos um mês, mas claro que é possível se adiantar e ter um cronograma planejado por um longo período. Mesmo porque, você já sabe quais serão as datas sazonais e quais são os produtos mais procurados no período. Veja algumas sugestões:

  • Atribuir um dia da semana a promoções em setores específicos: segunda-feira do açougue, terça do hortifrúti, quarta da padaria, dentre outros;
  • Temática mensal: existem feriados importantes em praticamente todos os meses, portanto, use isso a seu favor. Por exemplo, maio é o mês das mães, agosto o mês dos pais, outubro mês da criança, e assim por diante;
  • Celebre o aniversário da loja: atraia clientes no mês de aniversário da loja com sorteios e promoções imperdíveis;
  • Ofertas de fim de mês: ideal para movimentar o estoque e vender os itens sazonais a preços menores, evitando prejuízos por perdas de produtos.

Vale lembrar que alguns períodos do mês também podem ser mais relevantes, como é o caso do início do mês e do dia 20. Essas são as datas que as pessoas recebem os salários, portanto, também é o período que elas vão ao supermercado fazer compras. Distribuir encartes próximo a essas datas pode trazer melhores resultados que em outros dias do mês.

3. Determine a validade do encarte

Esse é o momento de utilizar o gatilho de urgência para aumentar as vendas. Isso significa que, boas ofertas que tenham uma validade menor, provavelmente vão fazer mais sucesso que as ofertas válidas por longos períodos.

Isso ficou ainda mais evidente com a tecnologia. Já que, se antigamente as pessoas recebiam um encarte de supermercado por mês, hoje em dia elas podem receber dois ou mais por dia. Assim, com tudo ficando cada vez mais dinâmico, fazer promoções por longos períodos pode não ser a melhor estratégia.

Por isso, ao fazer o encarte de supermercado, determine qual será a validade de cada uma das ofertas. Inclua essa informação no encarte e deixe isso claro para o cliente. Ainda, você também pode usar da estratégia de que, quanto maior o desconto, menor será a duração da promoção, e vice-versa.

4. Escolha o formato e a forma de distribuição

A escolha do formato e a da forma como ele será distribuído pode mudar dependendo da duração da promoção e da quantidade de produtos que deverão constar no encarte. 

Por exemplo, se a promoção tiver duração de dois dias e são apenas 10 produtos, provavelmente a divulgação digital será melhor. Isso pode ser feito através de postagens nas redes sociais ou mensagens no WhatsApp dos clientes. Entretanto, se você for fazer a divulgação de 150 produtos e a duração do encarte for de 10 dias, então é possível fazer a impressão do encarte.

Vale destacar que a distribuição digital do encarte de supermercado é mais fácil e mais barata do que a impressão. Entretanto, a escolha do melhor formato vai depender muito do seu público-alvo. Além disso, é importante determinar qual será o principal canal de comunicação do supermercado. Desta forma, as pessoas saberão onde procurar informações quando precisarem

5. Escolha dos produtos que irão para o encarte

Definir quais e quantos produtos serão incluídos no encarte de supermercado é um passo importantíssimo. Diversos fatores devem ser considerados nesse momento, tais como:

  • Datas especiais: determinados produtos são vendidos somente em datas especiais, por exemplo, você não encontra uma árvore de Natal sendo vendida no dia das mães. Por isso, entenda quais são os itens mais procurados em cada período e use isso a seu favor;
  • Movimentação do estoque: saiba quais são os itens que estão parados no estoque e faça promoções mais agressivas para vendê-los mais rapidamente;
  • Produtos importantes: através da curva ABC você consegue saber quais são aqueles produtos responsáveis por trazer o maior lucro para o supermercado, inclua eles no encarte também;
  • Produtos mais procurados: nem sempre os produtos mais procurados são os mais importantes, entretanto, eles podem ser utilizados para atrair clientes para o supermercado. Ou seja, também devem ser incluídos no encarte.

Uma estratégia que geralmente é utilizada com bastante sucesso é colocar itens complementares, que sejam consumidos juntos, na mesma página do encarte. Por exemplo, você pode fazer a promoção do açougue, e incluir promoção de carvão, churrasqueira e cerveja.

Também é importante ficar atento a quantidade de produtos que serão colocados na mesma página. De nada adianta colocar fotos pequenas, de muitos produtos. O cliente terá dificuldade de ver os produtos, os preços e o encarte ficará com um visual bastante poluído. Por isso, a recomendação é colocar não mais do que 12 itens por página.

6. Mantenha a identidade visual do seu supermercado

De nada adianta seguir todas as nossas dicas de como fazer um encarte de supermercado e não manter a identidade visual da sua marca. Ela é importante para que o cliente saiba de qual supermercado é aquele encarte e para reforçar a sua marca.

Assim, utilize sempre o logo do supermercado, a paleta de cores e a mesma tipografia. Os seus clientes já estão familiarizados com elas e quaisquer mudanças bruscas podem ter o efeito contrário e afastar o cliente da marca.

7. Chame a atenção inovando o design

Quer deixar o seu encarte de supermercado mais atraente? Então invista em um design diferenciado na hora de fazê-lo. Essa inovação pode ser feita na hora de escolher o papel, as cores, mostrar os produtos, utilizando-se frases chamativas ou qualquer outra coisa que a sua criatividade deixar.

Desta forma, o cliente vai ver aquele design diferente e vai ficar curioso para saber o que tem ali dentro. Apenas tome cuidado para manter a identidade visual do supermercado e a personalidade da sua marca. Portanto, se a sua marca tiver uma personalidade mais descontraída, essa pode ser uma ideia genial para divulgar as ofertas do seu supermercado.

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8. Separe encartes semanais dos mensais

Como falamos anteriormente, você pode dividir as ofertas em semanais, mensais e as de final de semana. Mas, e se você também separar os encartes conforme o tipo de ofertas que eles vão mostrar? Assim, o cliente pode escolher o encarte que ele prefere pegar.

Para ficar mais fácil para o cliente entender a diferença, você pode utilizar diferentes cores, mas sempre mantendo a identidade visual do supermercado. Essas cores podem ser padrão, e assim, o cliente fidelizado saberá qual cor corresponde com cada período de ofertas.

A mesma lógica pode ser utilizada para os encartes de supermercado feitos para distribuição online ou pelo aplicativo. Assim, o cliente também saberá exatamente onde encontrar as ofertas que ele procura. Sem precisar pegar ou acessar todos os encartes até encontrar aquilo que ele quer.

Vale a pena mencionar que essa também pode ser uma forma de economizar com a distribuição física do encarte de supermercado. Fazer o seu planejamento dessa forma, exigirá a impressão mensal do encarte com essas ofertas, da mesma forma que o encarte semanal poderá ser menor.

9. Inclua informações úteis para os clientes

A nossa última dica de como fazer encarte de supermercado é a inclusão de informações que sejam úteis para o cliente. Ou seja, o encarte não precisa ter apenas as ofertas, mas também trazer entrevistas com profissionais, receitas, dicas de cuidados com a casa, dicas de jardinagem, dentre outros.

Essa é uma forma de deixar o encarte de supermercado mais atrativo para o cliente. Afinal, ele sabe que encontrará mais que ofertas, fazendo com que ele pegue o encarte para conferir as dicas. Com isso, o cliente estará exposto às ofertas de qualquer forma, e sempre irá encontrar algum item que possa ser interessante ou que ele precise comprar.

Vale a pena mencionar que entregar esse conteúdo para o cliente também pode aumentar a autoridade da sua marca. Isso porque, o cliente saberá que as dicas que você dá no encarte são úteis e, portanto, ele recorrerá ao seu supermercado quando precisar de alguma informação.

Esses conteúdos também podem ser disponibilizados no seu site. Inclusive, ter um blog no seu site ajuda a sua página a ser melhor ranqueada nos mecanismos de busca. Com uma produção frequente e boa otimização do site por SEO você conseguirá alcançar as primeiras posições. Claro que isso leva algum tempo para acontecer de forma orgânica, mas com um bom trabalho você conseguirá sim bons resultados.

Lembre-se que, estar nas primeiras posições dos mecanismos de busca significa maior visibilidade, mais leads para o seu site e para a sua loja e mais chances de que eles sejam convertidos em vendas. Portanto, investir nessa ideia pode ser um grande diferencial para o sucesso da sua empresa.

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