Por Nayara Santos em 16.11.2022

Gestão para supermercados: como fazer de forma eficiente? Veja 14 dicas

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Se você é empresário e quer conhecer as melhores dicas de gestão para supermercados, então você está no lugar certo. Este artigo é um guia detalhado, em que fizemos uma seleção de temas fundamentais para uma boa gestão, de maneira equilibrada e direcionada para o sucesso.

A primeira coisa que temos que ter em mente é que a busca por conhecimento é algo essencial para todo empreendedor. Afinal, o mercado se atualiza, novas tendências surgem, o comportamento do consumidor muda e, se você não consegue acompanhar essas mudanças e novidades, você corre um sério risco de ser passado para trás. 

Além disso, assim como em todo tipo de empresa, a atenção aos detalhes é que faz toda a diferença para uma gestão de sucesso. Também é necessário saber que uma boa administração sempre estará atrelada a um controle financeiro efetivo e à atenção adequada para cada um dos setores e processos que compõem o seu supermercado.

Bom, você já deve saber que são muitos os tópicos a serem abordados a respeito da gestão para supermercado. Por isso, continue com a gente neste artigo que nós vamos explicar isso tudo em detalhes ao longo deste texto. Boa leitura!

O que é a gestão de supermercados?

A gestão de supermercados é o termo utilizado para se referir à administração das diferentes estratégias que visam fazer com que os processos e as operações específicas desse tipo de estabelecimento sejam desempenhados. Essas estratégias podem ter o intuito reduzir os custos de operação, aumentar as vendas, diminuir o desperdício, prevenir perdas, fidelizar clientes, aumentar a produtividade, dentre outros.

Ainda, cabe aos gestores do supermercado (ou de qualquer outro negócio) se manterem atualizados. Isso significa se inteirar das novas tecnologias disponíveis para este ramo de negócios, das ferramentas, metodologias ou táticas que possam ser implementadas. Ainda, é papel do gestor decidir e planejar a implementação dessas novas estratégias e analisar os resultados.

E, como falamos no início deste artigo, ficar de olho e acompanhar as tendências de consumo e mudanças no comportamento do consumidor. Afinal, isso vai ditar quais são as ações de marketing mais adequadas para conseguir conversar com o seu público.

Relatórios gerenciais: a importância na gestão de supermercados

Sem dúvida alguma, uma das palavras-chave da gestão empresarial é informação. Isso porque, somente conhecendo o desempenho da sua empresa é que você poderá decidir qual será o próximo passo. Não importa se a sua empresa está tendo sucesso ou vem acumulando falhas, as decisões sempre devem ser baseadas em dados.

Diante disso, caberá ao gestor de supermercado fazer análises frequentes dos processos realizados dentro do seu negócio. Essa análise deve ser, idealmente, clara e objetiva, e mostrar novos caminhos que podem ser seguidos para alcançar os objetivos desejados.


Para conseguir fazer isso é imprescindível que o gestor conheça os diferentes tipos e saiba como preparar os relatórios gerenciais. Esses relatórios não precisam ser extensos ou com linguagem rebuscada, mas sim ser capaz de trazer informações que sejam relevantes no processo de tomada de decisões. 

Um bom relatório gerencial é aquele capaz de demonstrar exatamente o que acontece no processo em questão e forma resumida e confiável. Inclusive, ele pode ser composto apenas por uma tabela ou gráfico, sendo muito mais informativo do que um texto grande.

Também vale a pena destacar que esses relatórios não devem ser analisados individualmente, mas sim em conjunto, já que cada um possui as suas especificidades e indicações. A seguir, falaremos um pouco sobre os diferentes tipos de relatórios e a importância de cada um deles.

1. Volume de vendas

Conseguir aumentar as vendas é o sonho e o principal objetivo de todo varejista, já que com o aumento das vendas também há um aumento nos lucros. Entretanto, para saber se o seu negócio está realmente indo bem ou não, uma das métricas a serem analisadas é o volume de vendas. Ainda mais importante do que isso, é ser capaz de comparar o volume de vendas de determinados períodos.

Por exemplo, você pode fazer a análise das vendas no mês de dezembro de diferentes anos. Mais ainda, você pode fazer uma análise ainda mais detalhada e identificar quais foram os produtos mais vendidos nos anos anteriores. Essa informação poderá ser fundamental para fazer o planejamento do estoque ou dos itens que serão oferecidos nesta época do ano.

Esse tipo de relatório também pode ser feito para analisar os resultados de ações de marketing. Comparando o volume de vendas antes e depois de implementar as novas ações. Desta forma, você saberá se a ação funcionou ou não, e ficará mais fácil decidir quais ações e campanhas devem ser realizadas no futuro, facilitando o planejamento.

Neste caso, a nossa principal recomendação para este tipo de relatório é que você deve sempre comparar os mesmos períodos. Isso porque, existem meses de melhor ou pior vendas no varejo. Ou seja, o melhor é comparar os mesmos meses em anos diferentes.

2. Ticket médio por cliente

Outra forma de avaliar se houve um aumento nas vendas é avaliando o ticket médio do cliente. Esse valor consiste em uma média do valor de compras de cada cliente do supermercado e é uma importante métrica para entender se as suas vendas estão aumentando porque os consumidores estão gastando mais, ou se é porque o supermercado atraiu mais clientes.

Aumentar o ticket médio, fazendo com que cada cliente passe a comprar mais, é uma das importantes tarefas na gestão para supermercados. Já que isso pode indicar que você tem clientes fiéis e que sempre compram na sua loja. Por isso, é fundamental ficar de olho nesses números.

Para isso, você deve ter como base um determinado período (assim como no relatório anterior) e dividir o valor total de vendas, pelo número total de clientes. Essa é uma conta bem simples e pode ser realizada conforme o seguinte exemplo.

Imagine que no mês de Março o seu supermercado vendeu um total de R$ 150 mil reais e atendeu 1500 clientes. Para fazer a conta o ticket médio você deverá seguir a fórmula:

Ticket médio = valor total de vendas ÷ número de clientes

Ticket médio = R$ 150 mil ÷ 1500 = R$ 100

No nosso exemplo, o ticket médio foi de R$ 100, ou seja, cada cliente gastou em média esse valor. Mas, entenda, alguns clientes podem ter gastado R$ 200, enquanto outros gastaram R$ 15. Por isso é importante analisar os diferentes relatórios em conjunto.

Esse relatório é fundamental para acompanhar os resultados das diferentes ações de marketing que podem ser implementadas no seu estabelecimento. Bem como, acompanhar quais são os períodos em que o consumo por cliente diminui e implementar novas estratégias para aumentar as vendas justamente nesse período.

3. Curva abc

A gestão de um supermercado inclui ser capaz de identificar quais são os produtos mais importantes para o seu negócio. E uma ótima ferramenta para isso é fazer uma análise da curva abc. 

Ela tem como base a teoria de que 80% do seu lucro venha de cerca de 20% dos produtos que você vende na sua loja. Ou seja, a maioria dos produtos comercializados na loja (80%) trarão uma pequena parcela dos lucros (20%).

Conhecer esses produtos é, sem dúvida alguma, um dos maiores trunfos para a gestão do supermercado. Afinal, isso permitirá que você planeje estratégias e ações de marketing que sejam focadas neles. Desta forma, você conseguirá aumentar as vendas do supermercado, atrair mais clientes e ainda faturar mais.

Para conhecer tudo sobre a curva abc, confira o nosso artigo Como fazer curva abc: saiba tudo sobre o assunto.

4. Contribuição marginal

A contribuição marginal é a diferença entre o valor pelo qual o produto é vendido e o custo dele para o varejista, ou seja, a margem de lucro que você tem ao vender cada um dos produtos. Sabe exatamente qual é a contribuição marginal de cada item vendido no supermercado, ajuda o gestor a fazer uma melhor precificação e a direcionar as ações promocionais.

Vejamos esse exemplo a seguir da margem de contribuição marginal de duas marcas de arroz diferentes:

  • Arroz marca A: 730 unidades vendidas, valor total de vendas R$ 3.500,00, lucro R$ 1.050,00, com contribuição marginal de 30%;
  • Arroz marca B: 450 unidades vendidas, valor total de vendas R$ 6.500,00, lucro R$ 1.300,00, com contribuição marginal de 19%.

Neste exemplo, fica fácil de entender que, apesar do arroz da marca B vender muito mais, o arroz da marca A possui uma maior contribuição marginal. Esse relatório pode ser fundamental na hora de escolher quais produtos promover, dando destaque a eles durante promoções, degustações e organização das prateleiras do supermercado.

Aqui com esse exemplo também fica mais fácil de entender porque o relatório de curva abc é tão importante para o supermercado.

5. Financeiro

Os relatórios gerenciais para supermercado incluem também os relatórios financeiros. Nos dias atuais, com cada vez mais os clientes utilizando cartões de crédito e débito para pagamento, e até mesmo o PIX, nem sempre o supermercado recebe o dinheiro no momento da venda. O recebimento do dinheiro pode levar até 30 dias para receber, dependendo da maquininha de cartão e do contrato de prestação de serviço que o seu supermercado tiver.

No varejo, é essencial ter capital de giro disponível para efetuar o pagamento dos fornecedores e prestadores de serviço, contas diversas e até mesmo o salário dos funcionários. Por isso, ficar de olho no relatório financeiro e ter um bom planejamento nesta área, é primordial para o sucesso do seu supermercado. Os relatórios financeiros devem incluir:

  • Saídas de caixas: todos os pagamentos previstos para a data (fornecedores, impostos, salários, dentre outros);
  • Recebimentos: geralmente inclui o valor que será recebido proveniente dos pagamentos com cartão;
  • Previsão de vendas: é possível obter esses valores com base nos relatórios de volume de vendas;
  • Previsão de gastos: para saber quanto de dinheiro você precisará ter em cada período do mês e não ser surpreendido.

Uma vez com todas essas informações em mãos, será possível calcular o saldo líquido para o dia de forma bastante simples. Basta somar todos os valores que serão recebidos, com os pagamentos que precisam ser realizados no dia.

Esse relatório também permite que você possa se programar melhor para o pagamento das contas de consumo (água e luz), fornecedores e prestadores de serviço. Já que desta forma você saberá quais as datas que o capital de giro será maior.

Com o surgimento de uma nova modalidade de pagamento instantâneo disponível no país, fazer relatório financeiros diários ficou ainda mais importante. Isso porque, com o PIX o varejista passará a receber o dinheiro rapidamente, sem a necessidade de esperar. Dito isso, é evidente que caberá ao varejista incentivar esse tipo de pagamento.

Principais aspectos e peculiaridades de um supermercado

Parte da boa gestão para supermercado se deve principalmente ao fato de conseguir entender os principais aspectos e peculiaridades desse tipo de negócio. Claro que alguns pontos são comuns a todos os ramos do varejo, tais como a gestão de pessoal e gestão financeira. Entretanto, outros são quase que exclusivos ou representam um dos principais processos de um supermercado.

Além disso, como todo varejo, o sucesso de um supermercado depende muito em entregar aquilo que o seu cliente procura. Por isso, também é fundamental conhecer bem o seu público-alvo, saber o que ele espera do seu estabelecimento e como você pode entregar isso de forma que as duas partes sejam beneficiadas.

A seguir, trataremos dos principais aspectos e peculiaridades da gestão para supermercados.

Giro de produtos

Quando vamos ao supermercado como consumidor é bem difícil ter ideia de como é alto o giro de produtos. Ou seja, os produtos que são retirados do estoque, colocados nas prateleiras e vendidos diariamente.

Ou seja, é fundamental conhecer qual é esse giro para conseguir se preparar adequadamente e atender a demanda dos clientes. Afinal, se faltarem produtos no estoque você com certeza vai perder vendas e deixar o seu cliente insatisfeito. 

Ainda, se as prateleiras estiverem vazias vai passar a impressão de que o estabelecimento não se preocupa com o cliente, é mal gerenciado ou há falta de pessoal. Por isso, ter um bom controle do giro de produtos, é uma das principais atividades dentro de um supermercado.

Neste caso, o ideal é ficar de olho nos relatórios de vendas, entender qual é a demanda, e qual é a quantidade certa de produtos a serem adquiridos. Já que, da mesma forma que você não quer perder vendas, você também não vai querer ter prejuízos porque os produtos venceram no estoque. Portanto, acompanhe o estoque de perto para entender como ele funciona e qual é a melhor forma de gerenciá-lo.

Equipe

Quando falamos em equipe para trabalhar em supermercado, a principal peculiaridade é que o seu estabelecimento provavelmente vai funcionar por muitas horas por dia, e em feriados e finais de semana. Por isso, é fundamental ter uma quantidade suficiente de funcionários para atender a todos os horários sem sobrecarregar ninguém.

Lembre-se que funcionário insatisfeito poderá tratar mal o cliente e isso irá refletir negativamente na sua marca. Por isso, fique atento à forma como os funcionários que possuem contato direto com o cliente estão se comportando. Garantir o bom atendimento é fundamental para a fidelização dos consumidores e aumento das vendas. 

Ter uma equipe qualificada, que seja proativa e capaz de lidar com os problemas do dia a dia é fundamental em qualquer negócio. Por isso, na hora de contratar os funcionários é importante não apenas verificar a experiência profissional, mas acima de tudo a motivação. Geralmente pessoas motivadas e querem trabalhar são melhores funcionários.

Caberá à gestão de supermercados planejar quais os treinamentos os novos funcionários deverão fazer, bem como planejar um cronograma de reciclagem para os funcionários mais antigos. Vale a pena lembrar também que, incentivar outros tipos de treinamento como de atendimento ao público ou de gestão de estoque, poderão fazer uma grande diferença.

Além disso, dar metas, valorizar os funcionários e premiar sempre que possível ajudam a manter a sua equipe motivada. Uma forma de conseguir deixar os funcionários mais produtivos é através da música ambiente. Aqui a gente te conta mais detalhes de como a música pode influenciar a sua loja.

Contabilidade e tributação

Faz parte também das atribuições da gestão para supermercados ter um bom controle contábil e fiscal. Isso porque, são inúmeras transações realizadas diariamente, tanto de vendas quanto de compras. Por isso, é imprescindível dar uma atenção especial para este setor do supermercado, desta forma você não perderá prazos para pagamentos de impostos.

Além disso, você precisará fazer os ajustes de preço e dos tributos para cada um dos produtos comercializados. Sendo fundamental ficar atento a isso para não ter nenhum tipo de problema com o fisco.

O gestor poderá optar tanto por ter um setor de contabilidade na administração do supermercado, mas isso não é obrigatório. Em alguns casos pode ser vantajoso ter uma consultoria ou contratar um escritório de contabilidade para cuidar dessas questões. Tudo vai depender do que é mais conveniente para o seu supermercado e do dinheiro disponível que você terá para isso.

Compras

O setor de compras provavelmente é um dos mais importantes setores da administração de um supermercado. Isso porque, é ele que será o responsável por encontrar fornecedores para todos os produtos, fazer as negociações das condições de compra e de pagamento e determinar como será feita a entrega desses produtos.

Dito isso, fica evidente que o setor de compras precisa estar integrado ao estoque do supermercado e também com o setor financeiro. Desta forma você evita que faltem produtos, além de garantir que as compras serão realizadas de acordo com o capital de giro disponível.

O ideal é ter um sistema de automação que integra todos esses setores. Assim, quando o estoque mínimo de um determinado produto for atingido, o setor de compras é imediatamente informado e poderá proceder com a compra, sem atrasos. Ou seja, as chances do seu supermercado ter falta de produtos será consideravelmente reduzida.

14 dicas valiosas para melhorar a gestão em supermercados

Um ditado muito antigo diz que “é o olhar do dono que faz um negócio crescer” e na hora de administrar um supermercado isso não é diferente. É a atenção do empresário e de seus sócios a tudo que está acontecendo em cada área do negócio que fará a empresa seguir pelo caminho certo.

Entretanto, fazer uma boa gestão de um supermercado envolve muito mais do que a simples atenção. Também é preciso que o empresário tenha o conhecimento específico sobre como cada uma das áreas do seu negócio funciona durante a rotina diária.

A seguir daremos algumas dicas valiosas que além de melhorar a sua gestão ainda poderá fazer o seu negócio crescer.

1. Se especialize na sua área de atuação

A nossa primeira dica para fazer uma boa gestão de supermercado, embora pareça simples, não é seguida pela maioria dos donos desses estabelecimentos. Isso porque, muitos empresários começam com um mercado de pequeno porte, que não exige grandes conhecimentos em administração e, vão crescendo aos poucos, com sua dedicação e trabalho.

Poucos acham que precisam de cursos ou de algum tipo de especialização. Afinal, eles conseguiram fazer  a sua empresa crescer e prosperar com conhecimentos próprios, não é mesmo? Acontece que o erro está aí. Deixar de investir em especializações, aprendizado e adquirir novos conhecimentos pode ser a ruína de um negócio.

Afinal, aquele empresário que começou pequeno sabe administrar um negócio pequeno. Entretanto, conforme o negócio vai crescendo, as exigências vão mudando e é preciso não apenas conhecê-las, mas saber como lidar com elas no dia a dia. Por isso, se quiser continuar a caminhada para ter ainda mais sucesso é importante se preparar para isso.

A melhor forma de fazer isso é continuar absorvendo conhecimentos para aumentar ainda mais o seu negócio. Desta forma, quando o negócio crescer, você saber administrar um supermercado de grande porte.

Por isso, um dos passos mais importantes para o empresário que quer ter um sucesso sólido em seu supermercado é se especializar. E isso é válido para as mais variadas áreas, incluindo gestão financeira, gestão operacional, gestão de pessoal, marketing, dentre outros.

Vale mencionar que não há a necessidade de fazer cursos caríssimos. Atualmente existem diferentes sites com cursos a preços acessíveis, ou seja, não há desculpas. O mais importante é estudar sempre, focando em adquirir novos conhecimentos que possam ser utilizados no seu negócio.

2. Invista em marketing

O investimento na área de marketing de um supermercado muitas vezes acaba sendo deixado em segundo plano. Muitos gestores, principalmente os de estabelecimentos pequenos, acreditam que a propaganda boca a boca e os bons preços já fazem esse trabalho. De certa forma eles estão certos, mas para prosperar e fazer a empresa crescer é preciso ir além disso.

Investir em um setor ou contratar o serviço de uma empresa especializada para cuidar da área de marketing do negócio poderá trazer benefícios bem palpáveis. Ainda mais quando pensamos que esses profissionais estudam anos e possuem experiência na área para saber como atuar com cada tipo de consumidor.

Esse conhecimento é muito importante porque cada público-alvo terá um interesse diferente e requer uma linguagem própria para ser alcançado. Conhecer quais são essas peculiaridades é essencial e devem ser respeitados na hora de traçar um plano de comunicação que seja realmente efetivo. Ou seja, se você não escolher a estratégia correta, você não verá resultados.

Isso é válido tanto para o momento de se criar as promoções quanto para a hora de se criar propagandas. A escolha do veículo em que as promoções e propagandas serão exibidas também é uma escolha importantíssima. Lembre-se que você precisa estar onde o seu público-alvo está.

Sabemos que nem sempre haverá orçamento para fazer campanhas de marketing grandiosas. Mesmo assim, se o seu orçamento for limitado e não houver a possibilidade de contratar uma empresa de marketing, você ainda poderá ter uma pessoa na sua equipe que se responsabilize por isso.

Outra alternativa é você sentar com seus sócios para traçarem um bom plano de marketing, descobrindo como conhecer melhor seu público-alvo e a melhor forma de conversar com ele.

3. Avalie os resultados das suas estratégias de marketing

Se traçar estratégias de marketing e implementar as ações é importante, analisar os resultados dessas ações é ainda mais. Isso porque, você precisará entender se aquela ação realmente funcionou e trouxe algum tipo de retorno para o seu supermercado. 

Como falamos rapidamente sobre isso anteriormente, ficar de olho nos relatório de vendas é primordial, já que é essa ferramenta que te trará as informações necessárias para avaliar se a estratégia funcionou ou não. Assim, você saberá quais estratégias podem ser melhor desenvolvidas e onde será melhor investir o seu dinheiro para ter o retorno desejado.

Vamos supor que você tenha feito anúncios patrocinados nas redes sociais para promover o aplicativo e o serviço de delivery do seu supermercado. Neste caso, você poderá saber se mais pessoas fizeram o download do aplicativo após a campanha, ou se o número de pedidos aumentou.

Outra ação que muitos gestores fazem é a distribuição de panfletos do supermercado no bairro. Se as vendas, ticket médio ou número de clientes aumentaram depois disso, então essa ação também foi positiva. Por outro lado, se não houve nenhuma mudança, então essa é uma ação que deve ser revista e aprimorada.

Mas, para conseguir avaliar objetivamente se as estratégias de marketing funcionam é preciso que, ao planejar as ações,você determine qual o objetivo dela e qual será a forma de avaliar o resultado. Caso contrário, você pode ficar perdido e usar o parâmetro errado na avaliação.

Ainda não sabe qual é a melhor estratégia de marketing para supermercado? Não tem problema, confira o nosso guia completo Marketing para supermercado: 7 ações essenciais para o seu negócio e faça a escolha certa!

4. Faça uma boa gestão do seu PDV

O ponto de vendas, ou PDV, provavelmente seja o momento mais importante da jornada de compras do seu cliente. Isso porque, todo mundo que comprar no seu supermercado vai passar por ali, afinal as pessoas andam nos corredores e têm que pagar no caixa pelo que compraram, não é mesmo?

Por isso, é bastante importante que o empresário faça uma boa gestão do PDV. Isso significa manter a loja organizada, sem espaços vazios nas prateleiras. Ainda, é preciso separar os produtos do supermercado ou da sua mercearia em setores, já que isso facilita a compra do cliente.  E, claro, não poderíamos deixar de mencionar que ter um layout otimizado, preparando um roteiro de compras que faça sentido para o seu público-alvo também é importante. 

Afinal, assim, você consegue guiar o cliente, mostrando para ele os produtos com maior margem de lucro. Determinar onde cada item será exposto nas prateleiras é uma parte importante da gestão do PDV do supermercado, já que você poderá influenciar o cliente no momento da compra.

Outra parte importante do PDV é a frente de caixa, que também deve ser organizada e receber uma atenção especial. Isso porque, é ali que o cliente passa algum tempo esperando e você pode usar isso a seu favor.

Claro que ninguém quer ficar em longas filas, mas prepare a frente de caixa para que, enquanto o cliente espera, ele fique exposto a alguns produtos. Itens para consumo imediato como chocolates, balas, chicletes e bebidas são as melhores opções. E, assim como o restante do supermercado, é fundamental manter o local sempre organizado.

5. Tenha um bom controle de estoques

Esta dica é clássica, não é? Entretanto, nem todos os empresários dedicam a atenção necessária a esta área tão essencial para a sobrevivência do seu negócio. O gestor de supermercado que cuida do seu estoque, também cuida dos seus clientes. Afinal de contas, ter um estoque bem gerenciado é a garantia de que os seus clientes sempre vão achar nas prateleiras os produtos que estão procurando.

Ainda, ao fazer uma boa gestão do controle de estoque do seu supermercado, você também estará economizando e até mesmo prevenindo perdas. Isso é possível porque os produtos não perderão a validade sem sequer terem ido para as prateleiras, ou mesmo porque eles serão manipulados e armazenados de forma correta.

A gestão do estoque inclui também garantir que não faltem produtos no seu supermercado. Isso significa estabelecer um estoque mínimo, ter mais de um fornecedor para os produtos mais importantes, ter as entregas bem programas de modo que você não fique sem os produtos.

Vale ressaltar que também é de responsabilidade da gestão fornecer as condições adequadas para armazenar os produtos. Isso porque alguns itens precisam de temperaturas específicas, ou condições de iluminação adequadas. Sem isso, o produto poderá estragar antes mesmo de ir para as prateleiras, ou você correrá o risco de oferecer produtos ruins aos seus clientes.

A recomendação é ter um bom software de gestão de estoque, bem como fazer o inventário periodicamente para garantir que os processos estão funcionando como devem.

6. Saiba precificar seus produtos

Esta dica para gestão de supermercados tem uma linha tênue entre o que funciona e o que não funciona. Isso porque, a precificação dos produtos no supermercado pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.

Querer aumentar a lucratividade é mais que natural e desejado por qualquer gestor ou dono de negócio. Por isso, é muito comum acabar colocando um preço mais alto nos seus produtos, esperando que isso resulte em aumento dos lucros de maneira rápida. Entretanto, com preços mais altos, os clientes que conhecem a sua marca recorrerão ao seu supermercado somente na impossibilidade de comprar em outros estabelecimentos.

Outra ideia que pode até funcionar em um primeiro momento é manter os preços baixos. Isso ocorre porque ao ver preços atrativos, os clientes podem até comprar mais e frequentar a sua loja. Entretanto, se os preços forem muito baixos e a margem de lucros for mínima, será impossível manter o seu negócio com o retorno obtido.

Por isso, saber usar a balança da sensatez é o ideal na hora de precificar seus produtos. O ideal é que o empresário aprenda a calcular o Markup antes de colocar uma etiqueta de preço em qualquer produto. Isso garante que as vendas se mantenham salutares para o negócio.

7. Tenha um bom sistema de gestão

Ter um bom sistema de gestão é essencial para qualquer empresa, sendo ainda mais importante para supermercados. Isso porque, é muito importante ter os números de todas as áreas do seu negócio unificados em um só lugar. Desta forma você terá o controle completo sobre o que está acontecendo em cada setor da empresa e mais segurança na hora de tomar decisões.

Além disso, um sistema de gestão de empresas automatiza todos os processos do supermercado, permitindo realizar o controle de estoque, fechamento de caixa, gestão de PDV, precificação, e tudo mais que você possa querer controlar no seu negócio. Há ainda a vantagem que a maioria dos softwares de gestão ainda facilitam a elaboração ou até mesmo emitem relatórios.

Por isso, escolha um software que seja capaz de atender às suas necessidades e que mantenha a administração do seu supermercado centralizada e automatizada. Antes de comprar, é fundamental fazer o teste do software e ter certeza que ele irá facilitar a sua rotina. Vale a pena mencionar que o treinamento de funcionários para a utilização do software também é essencial.

8. Dê atenção aos seus clientes

Isso é extremamente importante nas operações de varejo: sempre atenda às necessidades de cada cliente e ofereça um atendimento impecável. Aumentar a satisfação do cliente pode resultar em compradores fiéis — que continuam comprando de você mesmo que seu preço esteja mais elevado.

Para conseguir entregar o que o seu cliente procura, é fundamental que você faça pesquisas de satisfação do cliente. Desta forma, você dará ao seu cliente a oportunidade de se expressar e dizer aquilo que ele pensa da sua marca e como ela pode ser melhorada. Trazer melhorias contínuas, mostrando ao cliente que você está atento à opinião dele, é a receita para o sucesso e a fidelização deles.

Além disso, você pode utilizar algumas estratégias para melhorar a experiência de compras dos clientes. Isso inclui preparar a sua equipe para oferecer um atendimento de qualidade, manter o ambiente organizado e limpo e oferecer música ambiente.

Assim como a música consegue influenciar a produtividade dos funcionários, você também consegue influenciar o comportamento do consumidor. Isso porque, quando as pessoas fazem compras em um ambiente agradável, a tendência é ficar mais tempo ali. Sem falar que, o seu supermercado ficará marcado com boas lembranças na memória desse consumidor. 

Ter uma rádio personalizada pode trazer um diferencial competitivo para o seu estabelecimento. Para saber mais como isso funciona, confira o nosso e-book Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

9. Mantenha sua equipe atualizada e motivada

Certifique-se de que sua equipe tenha um bom conhecimento dos produtos e serviços — realize treinamentos regulares para que seus funcionários se mantenham atualizados. Os melhores gerentes capacitam sua equipe a assumir um papel proativo no sucesso da loja.

Outra opção é oferecer incentivos para mantê-los felizes e motivados. Por exemplo, você pode realizar concursos para atingir 75% da meta de vendas nos primeiros 15 dias do mês. O vencedor pode ganhar um prêmio em dinheiro ou algum produto da loja.

Uma conversa minuciosa com sua equipe a cada semana pode melhorar drasticamente suas operações de varejo. E avaliações frequentes podem te ajudar a melhorar o comportamento e o comprometimento dos funcionários.

10. Antecipe as ações e desejos do cliente

Exiba seus produtos para que os compradores os localizem facilmente, o melhor a fazer neste caso é armazenar os produtos de maneira lógica, por exemplo, em seções. Além disso, certifique-se de que tudo esteja limpo e organizado. Nada afasta os clientes mais rapidamente do que sujeira e desordem.

Faça com que seus funcionários se vistam apropriadamente e que seus crachás sejam exibidos de forma clara. Além disso, crie um vínculo pessoal com os clientes sempre que possível. Para isso, faça perguntas sobre o que procuram, se eles têm alguma sugestão de melhoria ou reclamação.

11. Seja um líder

Manter um cargo de liderança e realmente ser um líder são duas coisas diferentes. Aqui estão algumas maneiras de ser um líder eficaz:

  • Lidere pelo exemplo;
  • Seja decisivo e mostre confiança;
  • Assuma a responsabilidade pelos problemas;
  • Mantenha a calma independentemente da situação;
  • Aceite e incentive a participação de todos nas decisões da empresa;
  • Seja sempre transparente e justo;
  • Trate os seus subordinados com atenção e respeito pelas suas opiniões.

Todas essas atitudes ajudarão a ter uma equipe mais motivada e produtiva.

12. Adote uma mentalidade orientada por dados

Como gerente de loja de varejo, uma mentalidade orientada a dados abrange todas as áreas do negócio: produtividade do funcionário, vendas, marketing, dentre outros. Esses dados são obtidos através dos relatórios gerenciais.

Como cada relatório gerencial é indicado para avaliar uma área diferente do supermercado, é fundamental entender bem como eles funcionam e como eles podem trazer informações que sejam relevantes para o seu negócio. 

Ainda, o ideal é que você estipule metas, e essas metas devem ser bem pensadas e ainda ter um prazo para acontecer. Desta forma, você ficará mais motivado para alcançar essas metas e irá procurar soluções criativas para atingi-las.

Para facilitar o entendimento, vamos a um exemplo. Aumentar as vendas é o objetivo de todo empreendedor ou gestor, certo? Mas qual a porcentagem de aumento que você espera? Você espera um aumento geral de vendas ou quer aumentar as vendas para determinados produtos? Você quer aumentar as vendas apenas em determinados períodos ou de modo geral? 

Conseguiu perceber o quanto é bom ser específico? Por isso, no nosso exemplo, você pode colocar como meta aumentar as vendas dos produtos de fabricação própria do supermercado em 20% no próximo mês. Desta forma ficará bem mais fácil traçar estratégias para alcançar essa meta.

13. Abrace novas tecnologias

Isso não significa que você precisa implementar todas as novas ferramentas que chegam ao mercado. Em vez disso, entenda os objetivos e desafios da sua loja e busque soluções que atendam a essas necessidades.

Por exemplo, existem softwares que podem reduzir a quantidade de processos manuais — que consomem tempo e são suscetíveis a erros humanos. A tecnologia certa pode mitigar cada um deles. Conheça algumas ferramentas importantes:

  • Sistemas de gestão (ERPs);
  • Sistema de gerenciamento de notas fiscais;
  • Sistema para análise do mercado/concorrência;
  • Plataforma de avaliações e interação com clientes (como o Google Meu Negócio).

Recentemente, uma nova modalidade de pagamento chegou ao mercado brasileiro, o PIX. Com ele você terá a possibilidade de receber o dinheiro imediatamente após o pagamento do cliente. Desta forma, você terá mais capital de giro para efetuar os pagamentos do dia.

14. Fique atento às oportunidades e ameaças

Para conseguir fazer uma boa gestão para supermercado é fundamental ficar atento às oportunidades e ameaças. Entretanto, antes de mais nada, é preciso saber como identificar quais são elas.

A melhor forma de fazer isso é através da análise SWOT. Essa análise permitirá também que você conheça os pontos fortes e fracos do seu negócio. Ou seja, você terá muita informação para conseguir destacar para o seu cliente aquilo que você faz de melhor. Além de saber quais são os pontos que precisam ser melhorados.

A nossa recomendação é que você faça essa análise periodicamente e que seja bastante claro o objetivo.

Erros comuns que podem arruinar seu negócio de varejo

Ter um supermercado bem-sucedido com receita crescente ao longo do tempo é a meta de muitos varejistas. No entanto, a intensificação da rivalidade entre os players no setor exige um trabalho adicional. Veja a seguir alguns erros comuns que podem arruinar seu negócio de varejo.

Utilizar somente estratégias de marketing tradicionais

Se você deseja que sua loja seja visitada por muitas pessoas, você deve ser capaz de atraí-las com um marketing criativo. Você pode fazer isso criando sua própria loja online, anunciando em mecanismos de pesquisa, criando conteúdo de mídia social envolvente, realizando concursos, eventos na região e muito mais.

O mais importante é ser capaz de avaliar as ações de marketing para saber se elas realmente deram algum resultado positivo. Se você conseguiu alcançar a sua meta, ótimo! As próximas campanhas podem ser planejadas de modo semelhante. Caso contrário, é preciso investir em outras ações ou tentar entender o que deu errado para melhorar e não repetir mais o erro.

Ter uma má gestão de estoque

Toda loja de varejo precisa de uma boa estratégia para otimizar seu inventário — de preferência com o auxílio de um software especializado. Dessa forma, você pode sempre atender à demanda do consumidor e estar no controle de suas finanças. 

Certifique-se de que seus níveis de estoque estejam sempre adequados, nem muito baixos e nem excessivos. Outra ótima opção é criar um estoque mínimo para cada item. Esse estoque deve ser suficiente para suprir a demanda por alguns dias ou semanas, dependendo do produto e do tempo de entrega do fornecedor.

Não conhecer bem os clientes

Muitos varejistas não querem se preocupar em saber o que seus clientes realmente querem, então eles continuam vendendo os produtos errados. Os seus esforços devem ser maximizados e direcionados para os clientes certos.

Antes de realizar qualquer campanha de marketing ou montar seu estoque, você precisa determinar qual o seu cliente potencial ideal com base em vários fatores, como características demográficas, ações comportamentais, histórico de compras etc.

Vale ressaltar que o perfil dos clientes ou as demandas podem mudar ao longo do tempo, principalmente se o seu negócio já existe há muitos anos. É preciso entender isso e fazer as adaptações necessárias para continuar atendendo aos seus clientes.

Oferecer muitos descontos

Oferecer descontos é importante para conseguir atrair clientes para a sua loja. Apesar disso, se você quiser aumentar as suas vendas focando apenas nessa estratégia você correrá um grande risco de não conseguir fechar o mês no azul. Por isso, os descontos devem ser bem planejados de forma a garantir a saúde financeira do seu supermercado. 

Além disso, muitas vezes vale mais conseguir entregar um serviço diferenciado e de qualidade para o seu cliente. Com isso, você estará agregando valor a sua marca, e uma coisa é certa, muitos clientes preferem pagar mais para serem bem atendidos, do que pagar barato por serviços e produtos ruins.

Lembre-se, em qualquer negócio, é sempre mais vantajoso ser reconhecido por ser o melhor do segmento, e não o mais barato.

Tornar os processos mais complicados

Em um supermercado é fundamental ter os processos bem estabelecidos. Isso facilita as operações diárias e os treinamentos de funcionários. Entretanto, torná-los mais complicados do que eles precisam ser só vai aumentar a burocracia, deixar a rotina diária mais complicada e dificultar o controle desses processos.

Por isso, sempre que possível, simplifique ao máximo os processos. Uma ótima estratégia para fazer isso é conversando com os funcionários que trabalham ou são responsáveis pelo processo. Provavelmente eles terão sugestões para torná-lo mais simples. Além disso, você ainda incentiva a participação deles na gestão e mostra que a opinião deles é importante e levada em consideração. 

Não aderir às tecnologias

Por mais avesso ao uso de tecnologias que você seja, não tem como fugir delas, principalmente nos dias atuais. Muitos avanços tecnológicos existem e foram criados para facilitar a nossa rotina, então por que não utilizá-los para melhorar a gestão do seu supermercado?

Caso você tenha dificuldades de entender como essas novas tecnologias funcionam pergunte para os desenvolvedores ou para algum funcionário de confiança que trabalhe com você. O importante é não ficar de fora dessa revolução tecnológica que vem acontecendo no varejo. 

Vale a pena mencionar também que muitos consumidores preferem comprar em estabelecimentos que sejam altamente tecnológicos. Você não vai querer ficar para trás e perder para a concorrência, certo?

Subestimar o planejamento financeiro

Todo gestor de supermercado deve saber fazer um bom planejamento financeiro para o seu negócio. Isso inclui conhecer e entender como funcionam diversos aspectos e processos do seu negócio.

É preciso fazer o acompanhamento do caixa de perto, saber qual será o valor de recebidos para o dia e quais serão os pagamentos que devem ser feitos. Além disso, também é preciso conseguir se programar para fazer investimentos no seu supermercado. Esses investimentos devem ser feitos para melhorar a experiência do cliente, implementar tecnologias que facilitem a rotina e ainda expandir o seu negócio.

Gestão para supermercados: últimas dicas 

Listamos aqui as melhores dicas de gestão para supermercados, entretanto, este assunto está longe de ser esgotado. Isso porque, a experiência na área traz macetes e conhecimentos novos a cada dia.

O verdadeiro objetivo do gerenciamento de varejo é reduzir as distrações e ineficiências que estão limitando o crescimento potencial de sua loja e negócios como um todo. Ao adotar esses 14 métodos testados e comprovados, você está no caminho certo para o sucesso!

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