Tudo sobre experiência do cliente
Dicas e táticas para conquistar, engajar e fidelizar clientes, aumentando resultados
Se você é empresário e quer conhecer as melhores dicas de gestão para supermercados, então você está no lugar certo. Este artigo é um guia detalhado, em que fizemos uma seleção de temas fundamentais para uma boa gestão, de maneira equilibrada e direcionada para o sucesso.
A primeira coisa que temos que ter em mente é que, assim como em todo tipo de empresa, a atenção aos detalhes é que faz toda a diferença. Também é necessário saber que uma boa administração sempre estará atrelada a um controle financeiro efetivo e à atenção adequada para cada um dos setores e processos que compõem o seu supermercado.
Nós vamos explicar isso tudo de uma maneira mais clara adiante. Boa leitura!
A gestão de supermercados é o termo utilizado para se referir à administração das diferentes estratégias que visam fazer com que os processos e as operações específicas de um negócio sejam desempenhados. Geralmente essas estratégias têm como intuito reduzir os custos de operação, aumentar as vendas, diminuir o desperdício, prevenir perdas, fidelizar clientes, aumentar a produtividade, dentre outros.
Ainda, cabe aos gestores do supermercado (ou de qualquer outro negócio) se manterem atualizados. Isso significa se inteirar das novas tecnologias disponíveis para este ramo de negócios, das ferramentas, metodologias ou táticas que possam ser implementadas. Ainda, é papel do gestor decidir e planejar a implementação dessas novas estratégias e analisar os resultados.
Caberá ao gestor de supermercado fazer análises frequentes dos processos realizados dentro no seu negócio. Essa análise deve ser, idealmente, clara e objetiva, e mostrar novos caminhos que podem ser seguidos para alcançar os objetivos desejados.
Para conseguir fazer isso é imprescindível que o gestor conheça os diferentes tipos e saiba preparar relatórios gerenciais. Esses relatórios não precisam ser extensos ou com linguagem rebuscada, mas sim ser capaz de trazer informações que sejam relevantes no processo de tomada de decisões.
Um bom relatório gerencial é aquele capaz de demonstrar exatamente o que acontece no processo em questão e forma resumida e confiável. Vale a pena destacar que esses relatórios devem ser aplicados em conjunto, já que cada um possui as suas especificidades e indicações. A seguir, falaremos um pouco sobre os diferentes tipos de relatórios e a importância de cada um deles.
Conseguir aumentar as vendas é o sonho e o principal objetivo de todo varejista. Entretanto, para saber se o seu negócio está realmente indo bem ou não é importante analisar o volume de vendas. Ainda mais importante do que isso, é ser capaz de comparar o volume de vendas de determinados períodos.
Por exemplo, você pode fazer a análise das vendas no mês de dezembro de diferentes anos. Mais ainda, você pode fazer uma análise ainda mais detalhada e identificar quais foram os produtos mais vendidos nos anos anteriores. Essa informação poderá ser fundamental para fazer o planejamento do estoque ou dos itens que serão oferecidos nesta época do ano.
Esse tipo de relatório também pode ser feito para analisar os resultados de ações de marketing. Comparando o volume de vendas antes e depois de implementar as novas ações.
A nossa principal recomendação para este relatório é que você deve sempre comparar os mesmos períodos. Isso porque, existem meses de melhor ou pior vendas no varejo. Ou seja, o melhor é comparar os mesmos meses em anos diferentes.
Aumentar o ticket médio, fazendo com que cada cliente passe a comprar mais, é uma das importantes tarefas na gestão para supermercados. Por isso, é fundamental ficar de olho nesses números.
Para ficar de olho nesse importante índice, você deve ter como base um determinado período (assim como no relatório anterior) e dividir o valor total de vendas, pelo número total de clientes.
Esse relatório é fundamental para acompanhar os resultados das diferentes ações de marketing que podem ser implementadas no seu estabelecimento. Bem como, acompanhar quais são os períodos em que o consumo por cliente diminui e implementar novas estratégias para aumentar as vendas justamente nesse período.
A gestão de um supermercado incluir ser capaz de identificar quais são os produtos mais importantes para o seu negócio. E uma ótima ferramenta para isso é a curva abc. Ela tem como base a teoria de que 80% do seu lucro, venha de cerca de 20% dos produtos que você vende na sua loja.
Isso significa que, esses produtos provavelmente serão aqueles capazes de atrair mais clientes para a sua loja. Por isso, é fundamental conhecer quais são esses produtos e planejar as estratégias e ações de marketing focadas nesses produtos.
A contribuição marginal é a diferença entre o valor pelo qual o produto é vendido e o custo dele para o varejista, ou seja, a margem de lucro que você tem ao vender cada um dos produtos.
Vejamos esse exemplo a seguir da margem de contribuição marginal de duas marcas de arroz diferentes:
Neste exemplo, fica fácil de entender que, apesar do arroz da marca B vender muito mais, o arroz da marca A possui uma maior contribuição marginal. Esse relatório pode ser fundamental na hora de escolher quais produtos promover, dando destaque a eles durante promoções, degustações e organização das prateleiras do supermercado.
Os relatórios gerenciais para supermercado incluem também os relatórios financeiros. Nos dias atuais, com cada vez mais os clientes utilizando cartões de crédito e débito para pagamento, nem sempre o supermercado recebe o dinheiro no momento da venda, podendo levar até 30 dias para receber.
Dito isso, é fundamental que você tenha um bom planejamento financeiro e saiba exatamente qual é o capital de giro disponível para pagamento de fornecedores, por exemplo.
Os relatórios financeiros devem incluir:
Uma vez com todas essas informações em mãos, será possível calcular o saldo líquido para o dia de forma bastante simples. Basta somar todos os valores que serão recebidos, com os pagamentos que precisam ser realizados no dia.
Esse relatório também permite que você possa se programar melhor para o pagamento das contas de consumo (água e luz) e fornecedores. Já que desta forma você saberá quais as datas que o capital de giro será maior.
Com o surgimento de uma nova modalidade de pagamento instantâneo disponível no país, fazer relatório financeiros diários ficou ainda mais importante. Isso porque, com o PIX o varejista passará a receber o dinheiro rapidamente, sem a necessidade de esperar. Dito isso, é evidente que caberá ao varejista incentivar esse tipo de pagamento.
Parte da boa gestão para supermercado se deve principalmente ao fato de conseguir entender os principais aspectos e peculiaridades desse tipo de negócio. Claro que alguns pontos são comuns a todos os ramos do varejo, tais como a gestão de pessoal e gestão financeira. Entretanto, outros são quase que exclusivos ou representam uma das principais funções em um supermercado.
Além disso, como todo varejo, o sucesso de um supermercado depende muito em entregar aquilo que o seu cliente procura. Por isso, também é fundamental conhecer quem são os seus clientes, o que ele espera do seu estabelecimento e como você pode entregar isso de forma que as duas partes sejam beneficiadas.
A seguir, trataremos dos principais aspectos e peculiaridades da gestão para supermercados.
Quando vamos ao supermercado como consumidor é bem difícil ter ideia de como é alto o giro de produtos. Ou seja, os produtos que são retirados do estoque, colocados nas prateleiras e vendidos diariamente.
Ainda, se faltarem produtos no estoque você com certeza vai perder vendas e deixar o seu cliente insatisfeito. Ou se as prateleiras estiverem vazias vai passar a impressão de que o estabelecimento não se preocupa com o cliente, é mal gerenciado ou há falta de pessoal.
Por isso, ter um bom controle do giro de produtos, é uma das principais atividades dentro de um supermercado.
Quando falamos em equipe para trabalhar em supermercado, a principal peculiaridade é que o seu estabelecimento provavelmente vai funcionar por muitas horas por dia, e em feriados e finais de semana. Por isso, é fundamental ter uma quantidade suficiente de funcionários para atender a todos os horários sem sobrecarregar ninguém.
Lembre-se que os seus funcionários estarão em contato direto com o cliente, por isso o bom atendimento é fundamental. Funcionário insatisfeito poderá tratar mal o cliente e isso irá refletir negativamente na sua marca.
Ter uma equipe qualificada, que seja proativa e capaz de lidar com os problemas do dia a dia é fundamental em qualquer negócio. Por isso, na hora de contratar os funcionários é importante não apenas verificar a experiência profissional, mas acima de tudo a motivação. Geralmente pessoas motivadas e querem trabalhar são melhores funcionários.
Caberá à gestão de supermercados planejar quais os treinamentos os novos funcionários deverão fazer, bem como planejar um cronograma de reciclagem para os funcionários mais antigos. Vale a pena lembrar também que, incentivar outros tipos de treinamento como de atendimento ao público ou de gestão de estoque, poderão fazer uma grande diferença.
Faz parte também das atribuições da gestão para supermercados ter um bom controle contábil e fiscal. Isso porque, são inúmeras transações realizadas diariamente, tanto de vendas quanto de compras. Por isso, é imprescindível dar uma atenção especial para este setor do supermercado, desta forma você não perderá prazos para pagamentos de impostos.
Além disso, você precisará fazer os ajustes de preço e dos tributos para cada um dos produtos comercializados. Sendo fundamental ficar atento a isso para não ter nenhum tipo de problema com o fisco.
O gestor poderá optar tanto por ter um setor de contabilidade na administração do supermercado, mas isso não é obrigatório. Em alguns casos pode ser vantajoso ter uma consultoria ou contratar um escritório de contabilidade para cuidar dessas questões.
O setor de compras provavelmente é um dos mais importantes setores da administração de um supermercado. Isso porque, é ele que será o responsável por encontrar fornecedores para todos os produtos, fazer as negociações das condições de compra e de pagamento e determinar como será feita a entrega desses produtos.
Dito isso, fica evidente que o setor de compras precisa estar integrado ao estoque do supermercado e também com o setor financeiro. Desta forma você evita que faltem produtos, além de garantir que as compras serão realizadas de acordo com o capital de giro disponível.
Um ditado muito antigo diz que “é o olhar do dono que faz um negócio crescer” e na hora de administrar um supermercado isso não é diferente. É a atenção do empresário e de seus sócios a tudo que está acontecendo em cada área do negócio que fará a empresa seguir pelo caminho certo.
Entretanto, fazer uma boa gestão de um supermercado envolve muito mais do que a simples atenção. Também é preciso que o empresário tenha o conhecimento específico sobre como cada uma das áreas do seu negócio funciona durante a rotina diária.
A seguir daremos algumas dicas valiosas que além de melhorar a sua gestão ainda poderá fazer o seu negócio crescer.
Esta dica, embora pareça simples, não é seguida pela maioria dos donos de supermercados. Isso porque, muitos empresários começam com um mercado de pequeno porte, que não exige grandes conhecimentos em administração e, vão crescendo aos poucos, com sua dedicação e trabalho.
Poucos acham que precisam de cursos ou de algum tipo de especialização. Afinal, eles conseguiram aumentar sua empresa com conhecimentos próprios, não é mesmo? Acontece que o erro está aí. Deixar de investir em especializações, aprendizado e adquirir novos conhecimentos pode ser a ruína de um negócio.
Afinal, aquele empresário que começou pequeno sabe administrar um negócio pequeno. Entretanto, conforme o negócio vai crescendo, as exigências vão mudando e é preciso não apenas conhecê-las, mas saber como lidar com elas no dia a dia. Por isso, se quiser continuar a caminhada para ter ainda mais sucesso é importante se preparar para isso.
A melhor forma de fazer isso é continuar absorvendo conhecimentos para aumentar ainda mais o seu negócio. Desta forma, quando o negócio crescer, você saber administrar um supermercado de grande porte.
Por isso, o primeiro passo para o empresário que quer ter um sucesso sólido em seu supermercado é se especializar. E isso é válido para as mais variadas áreas, incluindo gestão financeira, gestão operacional, gestão de pessoal, marketing, dentre outros.
Vale mencionar que não há a necessidade de fazer cursos caríssimos. Atualmente existem diferentes sites com cursos a preços acessíveis, ou seja, não há desculpas. O mais importante é estudar sempre, focando em adquirir novos conhecimentos que possam ser utilizados no seu negócio.
O investimento na área de marketing de um supermercado muitas vezes acaba sendo deixado em segundo plano. Muitos gestores de supermercados, principalmente os estabelecimentos pequenos, acreditam que a propaganda boca a boca e os bons preços já fazem esse trabalho.
Entretanto, investir em um setor ou em uma empresa terceirizada para cuidar da área de marketing do negócio poderá trazer benefícios bem palpáveis. Ainda mais quando pensamos que os profissionais do assunto estudam anos para saber como atuar com cada tipo de consumidor.
Esse conhecimento é muito importante porque cada público-alvo terá um interesse diferente e uma linguagem própria. Conhecer quais são essas peculiaridades é essencial e devem ser respeitados na hora de traçar um plano de comunicação que seja realmente efetivo. Ou seja, se você não escolher a estratégia correta, você não verá resultados.
Isso é válido tanto para o momento de se criar as promoções quanto para a hora de se criar propagandas. A escolha do veículo em que as promoções e propagandas serão exibidas também é uma escolha importantíssima. Lembre-se você precisa estar onde o seu público-alvo está.
Sabemos que nem sempre haverá orçamento para fazer grandiosas campanhas de marketing. Mesmo assim, se o seu orçamento for limitado e não houver a possibilidade de contratar uma empresa de marketing, você ainda poderá ter uma pessoa na sua equipe que se responsabilize por isso.
Outra alternativa é você sentar com seus sócios para traçarem um bom plano de marketing, descobrindo como conhecer melhor seu público-alvo e a melhor forma de conversar com ele.
Se traçar estratégias de marketing e implementar as ações é importante, analisar os resultados dessas ações é ainda mais importante. Isso porque, você precisará entender se aquela ação realmente funcionou e trouxe algum tipo de retorno para os eu supermercado. Desta forma, você saberá quais estratégias podem ser melhor desenvolvidas e onde investir o seu dinheiro.
Vamos supor que você tenha feito anúncios patrocinados nas redes sociais para promover o aplicativo e o serviço de delivery do seu supermercado. Neste caso, você poderá saber se mais pessoas fizeram o download do aplicativo após a campanha, ou se o número de pedidos aumentou.
Outra ação que muitos gestores fazem é a distribuição de panfletos do supermercado no bairro. Se as vendas, ticket médio ou número de clientes aumentou depois disso, então essa ação também foi positiva. Por outro lado, se não houve nenhuma mudança, então essa é uma ação que deve ser revista.
Para conseguir fazer a análise dos resultados, você deverá utilizar os relatórios gerenciais que mencionamos no início deste artigo.
O PDV provavelmente seja a etapa mais importante da jornada de compras do seu cliente. Isso porque, todo mundo que comprar no seu supermercado vai passar por ali, afinal todo mundo tem que pagar no caixa pelo que comprou, não é mesmo?
Por isso, é bastante importante que o empresário tenha um bom sistema PDV. Isso agiliza os pagamentos e diminui as filas, melhorando a experiência do cliente dentro do supermercado. Além disso, um bom sistema do tipo ainda vai garantir um bom funcionamento do fluxo de caixa, evitando perdas e erros humanos.
Essa é uma área do supermercado que ainda pode ser utilizada para estimular o cliente a comprar por impulso, aumentando o ticket médio. Organizar as prateleiras do PDV, otimizando o layout e ainda mantendo ali produtos que tenham uma boa margem de lucro é uma excelente opção.
Esta dica é clássica, não é? Entretanto, nem todos os empresários dedicam a atenção necessário a esta área tão essencial para a sobrevivência do seu negócio. O gestor de supermercado que cuida do seu estoque, também cuida dos seus clientes. Afinal de contas, ter um estoque bem gerenciado é a garantia de que os seus clientes sempre vão achar nas prateleiras os produtos que estão procurando.
Ainda, ao fazer uma boa gestão do controle de estoque do seu supermercado, você também estará economizando e até mesmo prevenindo perdas. Isso é possível porque os produtos não perderão a validade sem sequer terem ido para as prateleiras, ou mesmo porque eles serão manipulados e armazenados de forma correta.
A gestão do estoque inclui também garantir que não faltem produtos no seu supermercado. Isso significa estabelecer um estoque mínimo, ter mais de um fornecedor para os produtos mais importantes, ter as entregas bem programas de modo que você não fique sem os produtos.
Vale ressaltar que também é de responsabilidade da gestão fornecer as condições adequadas para armazenar os produtos. Isso porque alguns itens precisam de temperaturas específicas, ou condições de iluminação adequadas. Sem isso, o produto poderá estragar antes mesmo de ir para as prateleiras, ou você correrá o risco de oferecer produtos ruins aos seus clientes.
A recomendação é ter um bom software de gestão de estoque, bem como fazer o inventário periodicamente para garantir que os processos estão funcionando como devem.
Esta dica para gestão de supermercados tem uma linha tênue entre o que funciona e o que não funciona. Isso porque, a precificação dos produtos no supermercado pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.
Querer aumentar a lucratividade é mais que natural e desejado por qualquer gestor ou dono de negócio. Por isso, é muito comum acabar colocando um preço mais alto nos seus produtos esperando que isso resulte em aumento dos lucros de maneira rápida. Entretanto, com preços mais altos, os clientes que conhecem a sua marca recorrerão ao seu supermercado somente na impossibilidade de comprar em outros estabelecimentos.
Outra ideia que pode até funcionar em um primeiro momento é manter os preços baixos. Isso ocorre porque ao ver preços atrativos, os clientes podem até comprar mais e frequentar a sua loja. Entretanto, se os preços forem muito baixos e a margem de lucros for mínimo, será impossível de manter o seu negócio com o retorno obtido.
Por isso, saber usar a balança da sensatez é o ideal na hora de precificar seus produtos. O ideal é que o empresário aprenda a calcular o Markup antes de colocar uma etiqueta de preço em qualquer produto. Isso garante que as vendas se mantenham salutares para o negócio.
Ter um bom sistema de gestão é essencial para qualquer empresa, sendo ainda mais importante para supermercados. Isso porque, é muito importante ter os números de todas as áreas do seu negócio unificados em um só lugar. Desta forma você terá o controle completo sobre o que está acontecendo em cada setor da empresa e mais segurança na hora de tomar decisões.
Além disso, um sistema de gestão de empresas automatiza todos os processos do supermercado, permitindo realizar o controle de estoque, fechamento de caixa, gestão de PDV, precificação, e tudo mais que você possa querer controlar no seu negócio. Há ainda a vantagem que a maioria dos softwares de gestão ainda facilitam a elaboração ou até mesmo emitem relatórios.
Por isso, escolha um software que seja capaz de atender às suas necessidades e que mantenha a administração do seu supermercado centralizada e automatizada. Antes de comprar, é fundamental fazer o teste do software e ter certeza que ele irá facilitar a sua rotina. Vale a pena mencionar que o treinamento de funcionários para a utilização do software também é essencial.
Isso é extremamente importante nas operações de varejo: sempre atenda às necessidades de cada cliente e ofereça um atendimento impecável. Aumentar a satisfação do cliente pode resultar em compradores fiéis — que continuam comprando de você mesmo que seu preço esteja mais elevado.
Para conseguir entregar o que o seu cliente procura, é fundamental que você faça pesquisas de satisfação do cliente. Desta forma, você dará ao seu cliente a oportunidade de se expressar e dizer aquilo que ele pensa da sua marca e como ela pode ser melhorada. Trazer melhorias contínuas, mostrando ao cliente que você está atento à opinião dele, é a receita para o sucesso e a fidelização deles.
Certifique-se de que sua equipe tenha um bom conhecimento dos produtos e serviços — realize treinamentos regulares para que se mantenham atualizados. Os melhores gerentes capacitam sua equipe a assumir um papel proativo no sucesso da loja.
Outra opção é oferecer incentivos para mantê-los felizes e motivados. Por exemplo, você pode realizar concursos para atingir 75% da meta de vendas nos primeiros 15 dias do mês. O vencedor pode ganhar um prêmio em dinheiro ou algum produto da loja.
Uma conversa minuciosa com sua equipe a cada semana pode melhorar drasticamente suas operações de varejo.
Exiba seus produtos para que os compradores os localizem facilmente, o melhor a fazer neste caso é armazenar os produtos de maneira lógica, por exemplo, em seções. Além disso, certifique-se de que tudo esteja limpo e organizado. Nada afasta os clientes mais rapidamente do que sujeira e desordem.
Faça com que seus funcionários se vistam apropriadamente e que seus crachás sejam exibidos de forma clara. Além disso, crie um vínculo pessoal com os clientes sempre que possível. Para isso, faça perguntas sobre o que procuram, se eles têm alguma sugestão de melhoria ou reclamação.
Manter um cargo de liderança e realmente ser um líder são duas coisas diferentes. Aqui estão algumas maneiras de ser um líder eficaz:
Todas essas atitudes ajudarão a ter uma equipe mais motivada e produtiva.
Como gerente de loja de varejo, uma mentalidade orientada a dados abrange todas as áreas do negócio: produtividade do funcionário, vendas, marketing, dentre outros. Esses dados são obtidos através dos relatórios gerenciais.
Como cada relatório gerencial é indicado para avaliar uma área diferente do supermercado, é fundamental entender bem como eles funcionam e como eles podem trazer informações que sejam relevantes para o seu negócio.
Ainda, o ideal é que você estipule metas, e essas metas devem ser bem pensadas e ainda ter um prazo para acontecer. Desta forma, você ficará mais motivado para alcançar essas metas e irá procurar soluções criativas para atingi-las.
Para facilitar o entendimento, vamos a um exemplo. Aumentar as vendas é o objetivo de todo empreendedor ou gestor, certo? Mas qual a porcentagem de aumento que você espera? Você espera um aumento geral de vendas ou quer aumentar as vendas para determinados produtos? Você quer aumentar as vendas apenas em determinados períodos ou de modo geral?
Conseguiu perceber o quanto é bom ser específico? Por isso, no nosso exemplo, você pode colocar como meta aumentar as vendas dos produtos de fabricação própria do supermercado em 20% no próximo mês. Desta forma ficará bem mais fácil traçar estratégias para alcançar essa meta.
Isso não significa que você precisa implementar todas as novas ferramentas que chegam ao mercado. Em vez disso, entenda os objetivos e desafios da sua loja e busque soluções que atendam a essas necessidades.
Por exemplo, existem softwares que podem reduzir a quantidade de processos manuais — que consomem tempo e são suscetíveis a erros humanos. A tecnologia certa pode mitigar cada um deles. Conheça algumas ferramentas importantes:
Recentemente, uma nova modalidade de pagamento chegou ao mercado brasileiro, o PIX. Com ele você terá a possibilidade de receber o dinheiro imediatamente após o pagamento do cliente. Desta forma, você terá mais capital de giro para efetuar os pagamentos do dia.
Para conseguir fazer uma boa gestão para supermercado é fundamental ficar atento às oportunidades e ameaças. Entretanto, antes de mais nada, é preciso saber como identificar quais são elas.
A melhor forma de fazer isso é através da análise SWOT. Essa análise permitirá também que você conheça os pontos fortes e fracos do seu negócio. Ou seja, você terá muita informação para conseguir destacar para o seu cliente aquilo que você faz de melhor. Além de saber quais são os pontos que precisam ser melhorados.
A nossa recomendação é que você faça essa análise periodicamente e que seja bastante claro o objetivo.
Ter um supermercado bem-sucedido com receita crescente ao longo do tempo é a meta de muitos varejistas. No entanto, a intensificação da rivalidade entre os players no setor exige um trabalho adicional. Veja a seguir alguns erros comuns que podem arruinar seu negócio de varejo.
Se você deseja que sua loja seja visitada por muitas pessoas, você deve ser capaz de atraí-las com um marketing criativo. Você pode fazer isso criando sua própria loja online, anunciando em mecanismos de pesquisa, criando conteúdo de mídia social envolvente, realizando concursos, eventos na região e muito mais.
O mais importante é ser capaz de avaliar as ações de marketing para saber se elas realmente deram algum resultado positivo. Se você conseguiu alcançar a sua meta, ótimo! AS próximas campanhas podem ser planejadas de modo semelhante. Caso contrário, é preciso investir em outras ações ou tentar entender o que deu errado para melhorar e não repetir mais o erro.
Toda loja de varejo precisa de uma boa estratégia para otimizar seu inventário — de preferência com o auxílio de um software especializado. Dessa forma, você pode sempre atender à demanda do consumidor e estar no controle de suas finanças.
Certifique-se de que seus níveis de estoque estejam sempre adequados, nem muito baixos e nem excessivos. Outra ótima opção é criar um estoque mínimo para cada item. Esse estoque deve ser suficiente para suprir a demanda por alguns dias ou semanas, dependendo do produto e do tempo de entrega do fornecedor.
Muitos varejistas não querem se preocupar em saber o que seus clientes realmente querem, então eles continuam vendendo os produtos errados. Os seus esforços devem ser maximizados e direcionados para os clientes certos.
Antes de realizar qualquer campanha de marketing ou montar seu estoque, você precisa determinar qual o seu cliente potencial ideal com base em vários fatores, como características demográficas, ações comportamentais, histórico de compras etc.
Vale ressaltar que o perfil dos clientes ou as demandas podem mudar ao longo do tempo, principalmente se o seu negócio já existe há muitos anos. É preciso entender isso e fazer as adaptações necessárias para continuar atendendo aos seus clientes.
Oferecer descontos é importante para conseguir atrair clientes para a sua loja. Apesar disso, se você quiser aumentar as suas vendas focando apenas nessa estratégia você correrá um grande risco de não conseguir fechar o mês no azul. Por isso, os descontos devem ser bem planejados de forma a garantir a saúde financeira do seu supermercado.
Além disso, muitas vezes vale mais conseguir entregar um serviço diferenciado e de qualidade para o seu cliente. Com isso, você estará agregando valor a sua marca, e uma coisa é certa, muitos clientes preferem pagar mais para serem bem atendidos, do que pagar barato por serviços e produtos ruins.
Lembre-se, em qualquer negócio, é sempre mais vantajoso ser reconhecido por ser o melhor do segmento, e não o mais barato.
Em um supermercado é fundamental ter os processos bem estabelecidos. Isso facilita as operações diárias e os treinamentos de funcionários. Entretanto, torná-los mais complicados do que eles precisam ser só vai aumentar a burocracia, deixar a rotina diária mais complicada e dificultar o controle desses processos.
Por isso, sempre que possível, simplifique ao máximo os processos. Uma ótima estratégia para fazer isso é conversando com os funcionários que trabalham ou são responsáveis pelo processo. Provavelmente eles terão sugestões para torná-lo mais simples. Além disso, você ainda incentiva a participação deles na gestão e mostra que a opinião deles é importante e levada em consideração.
Por mais avesso ao uso de tecnologias que você seja, não tem como fugir delas, principalmente nos dias atuais. Muitos avanços tecnológicos existem e foram criados para facilitar a nossa rotina, então por que não utilizá-los para melhorar a gestão do seu supermercado?
Caso você tenha dificuldades de entender como essas novas tecnologias funcionam pergunte para os desenvolvedores ou para algum funcionário de confiança que trabalhe com você. O importante é não ficar de fora dessa revolução tecnologia que vem acontecendo no varejo.
Vale a pena mencionar também que muitos consumidores preferem comprar em estabelecimentos que sejam altamente tecnológicos. Você não vai querer ficar para trás e perder para a concorrência certo?
Todo gestor de supermercado deve saber fazer um bom planejamento financeiro para o seu negócio. Isso inclui conhecer e entender como funcionam diversos aspectos e processos do seu negócio.
É preciso fazer o acompanhamento do caixa de perto, saber qual será o valor de recebidos para o dia e quais serão os pagamentos que devem ser feitos. Além disso, também é preciso conseguir se programar para fazer investimentos no seu supermercado. Esses investimentos devem ser feitos para melhorar a experiência do cliente, implementar tecnologias que facilitem a rotina e ainda expandir o seu negócio.
Listamos aqui as melhores dicas de gestão para supermercados, entretanto, este assunto está longe de ser esgotado. Isso porque, a experiência na área traz macetes e conhecimentos novos a cada dia.
O verdadeiro objetivo do gerenciamento de varejo é reduzir as distrações e ineficiências que estão limitando o crescimento potencial de sua loja e negócios como um todo. Ao adotar esses 14 métodos testados e comprovados, você está no caminho certo para o sucesso!
Quer se aprofundar em uma das etapas mais importantes na gestão de varejo? Descubra agora as melhores práticas para uma gestão de estoque impecável!