Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas e a área da alimentação torna-se uma grande oportunidade para quem deseja empreender. Isso ocorre porque essa é uma das poucas áreas que são pouco ou nem sequer afetadas pelas crises econômicas. Afinal de contas, as pessoas precisam continuar se alimentando e essa é uma das prioridades, mesmo quando o orçamento anda curto
Em cenários de crise financeira, a redução de gastos se faz necessária em praticamente todas as famílias. Os primeiros gastos a serem cortados são lazer e vestuário, e por mais que a alimentação também possa sofrer reduções, ela ainda é essencial. Por conta disso, muitos empreendedores pensam em investir em supermercados e é sobre isso que nós vamos falar nesse artigo.
Existem várias dúvidas sobre como abrir um supermercado, tais como: quais recursos são necessários, quais equipamentos, como definir os produtos que serão vendidos, como organizar o estoque, como precificar os produtos, qual localização escolher, entre tantos outros questionamentos. Para te ajudar com essas e outras questões, preparamos esse artigo com os passos para abrir um supermercado. Vejamos quais são eles a seguir!
Passo a passo de como abrir um supermercado
Abrir um negócio é algo bastante desafiador. Ainda mais no Brasil com tanta burocracia e um sistema tributário digno para deixar qualquer um maluco. Por isso, conhecer o passo a passo de como abrir um supermercado irá te ajudar a caminhar melhor nessa empreitada. Confira a seguir o que preparamos e comece a tirar os seus planos do papel agora mesmo!
1. Tenha um plano de negócios
Não importa qual será a sua área de atuação, para empreender, antes de mais nada, é fundamental elaborar um plano de negócios. Esse plano nada mais é do que um documento em que será descrito qual é a missão da empresa, os objetivos, a análise dos players do mercado, quais as estratégias de divulgação e muito mais.
Essa primeira etapa é fundamental para planejar o seu empreendimento e te auxiliar na organização do passo-a-passo e a não perder o rumo durante o processo de abrir um supermercado. O plano de negócio não precisa ser muito extenso, entretanto é essencial que ele tenha uma linguagem clara e objetiva e esteja acessível a todos envolvidos no projeto. Para preparar um bom plano de negócios, responda às perguntas a seguir:
- Qual será o tamanho do seu negócio? Será uma mercearia, um empório, um minimercado, um supermercado ou um hipermercado?
- Quem será o seu público-alvo? Classe A e B ou Classe B e C, por exemplo?
- Qual será o estilo de vendas? As vendas serão por atacado, varejo ou ambos?
- Terá serviço de delivery?
- As compras poderão ser feitas online ou somente presencialmente?
- Quanto dinheiro você tem disponível para investir?
- Quais são seus objetivos com o negócio e o que precisará fazer para alcançá-los?
- Quais serão as estratégias de marketing para a divulgação do supermercado e fidelizar os clientes?
- Qual será o seu diferencial para se destacar da concorrência?
- Quem são os seus concorrentes e os seus potenciais fornecedores?
- Qual será o regime tributário da sua empresa?
- Quantos funcionários você terá? Quais cargos eles exercerão?
- Qual a qualificação mínima que cada funcionário deve ter?
Vale mencionar que essa é uma etapa de muita pesquisa, em que será importante conhecer bem como esse ramo do varejo funciona. Pode ser que nessa etapa você queira ter ajuda de empresas especializadas em abertura de negócio.
Além disso, essas perguntas devem ser respondidas no papel, ou seja, são essas respostas que formarão o seu plano de negócio para abrir o supermercado. Portanto, como falamos, pesquisa é essencial.
2. Legalize o seu estabelecimento
A próxima etapa no planejamento de como abrir um supermercado é legalizá-lo. Ou seja, abrir uma empresa oficialmente (ter um CNPJ) e decidir qual será o regime tributário que será adotado. Essa etapa pode ser bastante burocrática, por isso, se você não tem conhecimento sobre como legalizá-lo perante a lei, é importante contar com a ajuda de um profissional que entenda do departamento tributário, financeiro, fiscal e contábil.
Muito provavelmente você vai precisar contratar um escritório de contabilidade para fazer todo o processo de legalização. Vale ressaltar que como se trata de um estabelecimento que irá comercializar alimentos, há uma série de exigências e legislações específicas que devem ser seguidas e atendidas, principalmente relacionadas à manipulação e ao armazenamento de alimentos.
Além de toda a burocracia tradicional, o seu negócio também precisará atender a legislação sanitária e o código de defesa do consumidor. Portanto, a ajuda de um contador será primordial para que você consiga abrir o seu supermercado o quanto antes.
Por maior que seja a tentação de se aventurar por esse mundo sozinho, recomendamos que você tenha ajuda profissional. Assim, você diminui as chances de fazer qualquer coisa errada e já começar a nova empreitada com o pé esquerdo.
3. Defina a localização do seu supermercado
Dentre todos os passos que são necessários para saber como abrir um supermercado, a escolha da localização do seu negócio é um dos itens mais importantes. Como as pessoas costumam frequentar supermercados que sejam próximos de suas casas ou do local de trabalho, ter uma loja em um local mais remoto e de difícil acesso poderá influenciar diretamente no sucesso do seu empreendimento.
Além disso, não adianta você abrir um supermercado em uma região cheia de concorrentes, ou em um local em que a necessidade das pessoas é diferente da proposta que o seu negócio vai oferecer. Por exemplo, se você pretende abrir um estabelecimento que venda produtos selecionados e itens importados, o seu negócio não terá sucesso em um bairro popular, ele precisa ficar localizado em um bairro com maior poder aquisitivo.
Ainda, é importante que o local escolhido também tenha uma área de estacionamento. Lembre-se que para fidelizar os clientes e fazer com que eles escolham comprar com você e não no concorrente é preciso pensar na experiência de compra que ele terá. Essa experiência inicia já no estacionamento, se o local for de difícil acesso e o cliente tiver dificuldade de estacionar o carro, ele vai pensar duas vezes antes de ir ao seu supermercado.
Deu para entender a importância de pesquisar muito antes de definir qual será a localização do seu supermercado? É a região que irá definir qual será o seu modelo de negócio, o mix de produtos comercializados e o público-alvo do seu estabelecimento. Falaremos mais sobre isso a seguir.
4. Escolha os produtos que serão vendidos
Depois de ter definido qual será a localização do seu supermercado, você precisa fazer pesquisas de mercado para saber quais são os itens de maior procura pelos consumidores da região. Será com base nessa informação que você irá decidir o que será vendido no seu supermercado e encontrar fornecedores que trabalhem com esses produtos.
Para facilitar a escolha de produtos, a dica é dividir o supermercado em seções, e ir analisando cada uma delas separadamente. Desta forma, você diminui as chances de esquecer de alguma coisa. Ainda, caso tenha mais pessoas envolvidas na abertura do supermercado, mostre a lista para elas, sempre vai ter algo que pode ser acrescentado.
Lembre-se também que é importante oferecer produtos de diferentes marcas, desta forma o cliente poderá escolher qual é a que melhor atende às suas necessidades. Entretanto, é preciso destacar que essas decisões dependerão do tamanho do supermercado. Por exemplo, em minimercados ou mercearia não há necessidade de ter uma grande diversidade de marcas. Por outro lado, em um supermercado grande isso é importantíssimo.
5. Tenha fornecedores qualificados
Oferecer produtos de qualidade é a forma que você tem de demonstrar para o seu cliente que você se importa com ele. Por isso, a escolha dos fornecedores do seu supermercado deve ser feita com muita cautela. O ideal é que você procure parceiros que tenham capacidade técnica, produtiva e financeira, além de missões parecidas com as da sua empresa.
A escolha dos fornecedores irá influenciar diretamente no sucesso do seu supermercado. Isso porque se as entregas atrasam, os preços forem altos e a negociação complicada, você terá problemas para manter as prateleiras cheias e uma margem de lucro menor. Por isso, evite depender de apenas um fornecedor, o ideal é que você tenha pelo menos dois ou três, principalmente para os produtos mais importantes.
Mantenha uma lista dos possíveis fornecedores, quais os produtos que podem ser adquiridos, a forma de pagamento e as condições de entrega de cada um. Assim, caso você precise de algo de última hora saberá onde encontrar.
Outra recomendação é manter uma ficha, como uma espécie de histórico, de cada um dos fornecedores. Desta forma será possível rastrear possíveis problemas e decidir se vale a pena ou não continuar fazendo negócio com um fornecedor que sempre dá problemas. Além disso, essa medida também facilita com que outros funcionários, que não lidam diretamente com aquele fornecedor, consiga rastrear o que já aconteceu.
6. Invista em tecnologia
A gestão de um supermercado possui diversos processos de conferência e muitas transações diárias, tanto na área financeira quanto no estoque. Por isso, abrir um supermercado sem utilizar recursos tecnológicos com certeza será um erro e poderá comprometer o sucesso do seu negócio. Sem falar que fazer tudo isso manualmente vai tomar muito tempo do seu dia que poderia ser utilizado para a execução de tarefas mais importantes.
Esses softwares automatizam diversos processos, são capazes de melhorar a transição de dados do fluxo de caixa, estoque e inventário, além das etiquetas eletrônicas, que agilizam processos e aumentam a produtividade dos funcionários. Nós entendemos que o seu negócio está dando os primeiros passos e não pode gastar rios de dinheiro. Entretanto, atualmente existem diversos softwares com preços acessíveis que irão fazer grande diferença no dia a dia do seu supermercado.
Sem falar que eles ainda conseguem suportar o crescimento do supermercado, ou seja, você não vai precisar se preocupar em encontrar um outro sistema no futuro. Na hora de adquirir um software para o supermercado, certifique-se de que ele tem tudo o que você precisa e ainda oferece suporte adequado para o caso de imprevistos.
Além disso, a tecnologia também deve estar presente na divulgação do seu supermercado, marcando presença nas redes sociais. Falaremos mais sobre isso a seguir.
7. Contrate funcionários
Você não vai desempenhar todas as funções do supermercado sozinho, não é mesmo? Portanto, será necessário formar uma equipe para te ajudar a alcançar os seus objetivos.no início podem até ser poucos funcionários, inclusive desempenhando mais de uma tarefa. Por exemplo, uma pessoa pode ser operadora de caixa e nos momentos de menor movimento repositor.
Diante disso, o processo de contratação de funcionários deve ser feito com muita dedicação. O ideal é que você busque por pessoas que tenham experiência na área, que demonstrem ser dedicadas e que desejam construir uma carreira no estabelecimento. Claro que nem todos terão esse perfil, mas você poderá ter pessoas menos experientes em outros cargos, de modo que elas possam aprender o trabalho que deve ser feito.
8. Compre os equipamentos necessários
É claro que os equipamentos necessários para abrir um supermercado variam de acordo com o tamanho e a proposta do negócio. A seguir, fizemos uma lista com alguns itens básicos que geralmente todo supermercado deve ter:
- Prateleiras e gôndolas;
- Caixas – check out;
- Expositores de bebidas;
- Ilhas de congelados;
- Aparelho para etiquetagem;
- Balança eletrônica;
- Carrinho de compras;
- Cesta de compras;
- Geladeiras e freezers.
Lembre-se que a qualidade desses equipamentos e a quantidade vai influenciar diretamente no valor necessário para o investimento inicial. Portanto, pesquise bastante e certifique-se de comprar produtos duráveis. Ainda, eles também variam conforme os produtos que você for oferecer, e o tamanho do supermercado, já que estabelecimentos maiores precisarão de mais prateleiras, por exemplo.
9. Divulgue seu supermercado
Depois de ter passado por todo o processo de como abrir um supermercado, você precisa divulgar o seu negócio para que todas as pessoas saibam que ele existe!
O trabalho de divulgação começa já na inauguração do seu supermercado. Você pode investir na divulgação através de carros de som, panfletos de propaganda, anúncios em rádios locais, distribuição de cartazes pela região e fazendo parcerias com outros varejistas locais.
Além disso, use e abuse da internet, pois todas as pessoas estão conectadas através dela e isso gera um alcance enorme. Não podemos negar que hoje em dia usar as redes sociais faz parte do processo de como abrir um supermercado. Com o aumento do número de pessoas conectadas às redes é importante que você marque presença no ambiente virtual.
Crie uma conta do seu supermercado nas redes sociais e interaja com os consumidores. Lembre-se de que você deverá ter tempo para gerenciar as redes e fazer publicações periodicamente. Vale dizer também que é necessário levar mais do que promoções às pessoas, você também poderá publicar receitas, dicas de limpeza e higiene, além de trocar mensagens com os clientes e fazer pesquisas de satisfação.
10. Conheça os seus concorrentes
Parte do processo de como abrir um supermercado é conhecer a concorrência. Fique de olho em quais produtos eles estão vendendo, quais os diferenciais que eles oferecem aos clientes e nos preços praticados.
Esse conhecimento irá te ajudar na hora de elaborar estratégias de marketing, e ações podem ser implementadas para que você se destaque. Por exemplo, se você colocar caixas de autoatendimento no seu supermercado, e a sua concorrência possuir apenas caixas tradicionais, você pode prometer maior agilidade para os seus clientes.
Você pode criar um programa de fidelidade que dá descontos exclusivos para os clientes que se cadastrarem. Isso permitirá que você conheça o seu público melhor e ainda fidelizar os seus clientes.
11. Foque na experiência do cliente
Para conseguir ter sucesso ao abrir um supermercado, é importante que você pense na experiência do cliente e como ele irá se sentir quando entrar na sua loja. Por isso, é importante que haja uma boa comunicação interna, indicando onde fica cada seção do supermercado e quais são os itens em promoção.
Capriche no layout do supermercado, com corredores que tenham uma boa largura e permitam uma boa movimentação e fluxo de pessoas. A iluminação também é essencial, ela permitirá que o cliente consiga ver as características reais do produto.
12. Tenha uma rádio personalizada
A rádio personalizada para supermercados vai oferecer diversos benefícios para o seu negócio, além de ser um grande diferencial perante a concorrência. Contar com esse serviço na hora de abrir o seu supermercado vai te ajudar a criar um ambiente propício às compras, oferecer uma experiência única e marcante para os clientes e ainda te ajudar a vender muito mais. É isso mesmo!
A rádio personalizada permite que você divulgue todas as suas ofertas de maneira simples, rápida e prática entre as músicas! Utilizando a rádio para divulgar as promoções você garante que todos os clientes que estiverem na loja ficarão cientes dos itens promocionais, o que com certeza chamará muito mais a atenção e aumentará as vendas, do que apenas um cartaz posicionado na entrada da loja.
Que tal conhecer mais sobre essa estratégia que poderá mudar a sua loja e fazer você ter um grande sucesso? Então confira o nosso guia completo Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.
13. Prevenção de perdas
O ideal é que desde o início do planejamento da abertura do seu supermercado você já tenha um planejamento para a prevenção de perdas. Ele consistirá na verificação de validade de produtos no estoque e nas prateleiras, na implementação de um sistema de monitoramento para prevenir furtos e fraudes, no treinamento de funcionário para que haja a manipulação correta dos produtos.
Não podemos dizer que as perdas serão completamente evitadas, mas elas podem ser sim reduzidas.
14. Padronize os processos
Por último, mas não menos importante, você já pode abrir o seu supermercado com todos os processos padronizados e bem estabelecidos. Essa medida facilitará o treinamento de novos funcionários, e ainda irá te ajudar no início das atividades.
É importante mencionar que conforme o seu supermercado comece a funcionar, que alguns processos podem mudar e então precisem ser revisados. Isso é absolutamente normal e até mesmo recomendado que seja feito, para que você consiga sempre se adequar.
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