Por Nayara Santos em 17.10.2022

Guia do mercadinho de bairro (mercearia): tudo o que você precisa saber

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Ter um mercadinho de bairro, ou mercearia, pode ser um ótimo negócio. Entretanto, antes de iniciar um empreendimento, independentemente do ramo, existe a necessidade de conhecer as principais características que ele tem. Além disso, também é essencial buscar e avaliar quais estratégias adotar para obter os melhores resultados.

Outro ponto bastante importante no setor supermercadista é que a sua equipe conheça de forma mais precisa o seu cliente. Esse conhecimento norteará as ações que vão de encontro do que ele procura e, consequentemente, mantenha a saúde financeira saudável do seu negócio. Para fazer uma boa administração é importante que você fique atento a algumas informações e cuidados.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você conheça dicas práticas de como montar um mercadinho de bairro. Dentre outras informações você saberá qual o investimento inicial necessário, quais medidas podem ser adotadas para atrair e fidelizar seus clientes, qual a margem de lucro, como fazer uma boa gestão e muito mais. Continue a leitura e saiba mais!

Como montar um mercadinho de bairro?

Quando falamos em empreender, é fundamental que você tenha um plano de negócios completo, com tudo o que a sua empresa precisará para ter sucesso. Por isso, vamos começar apresentando algumas dicas práticas, praticamente um passo a passo, de como montar um mercadinho de bairro.

1. Escolha uma localização estratégica

A localização de um estabelecimento pode ser um ponto determinante para o seu sucesso ou fracasso. E, com o mercadinho de bairro isso não é diferente, para alcançar os resultados desejados, você precisará de uma boa locação. Por isso, ao procurar por um local é preciso analisar os seguintes pontos:

  • Se os clientes terão fácil acesso a essa região;
  • Se esse é um local com um grande fluxo de pedestres;
  • Avaliar qual é a concentração de comércio na região;
  • Se o local estará em uma rua movimentada;
  • Se o local é amplo o suficiente para a loja, estoque e mesmo uma pequena padaria para a produção de produtos para serem vendidos;
  • Se existem concorrentes localizados próximos;
  • Se o bairro é residencial ou comercial;
  • Se há espaço para estacionamento, dentre outros

É importante mencionar que a concorrência provavelmente será inevitável. Por isso, saiba que o seu mercadinho será como uma alternativa aos clientes, trazendo a oportunidade de oferecer preços mais competitivos, produtos de melhor qualidade ou mesmo um serviço diferenciado. 

Ainda, ao optar por um local, existe a necessidade de entender sobre questões burocráticas, tais como alvará de funcionamento, qual a melhor alternativa entre comprar ou alugar um espaço e qualquer outra exigência administrativa para que o seu negócio funcione.

Lembre-se também que a escolha do local influenciará diretamente no tamanho do mercadinho. Portanto, se você já souber qual o tamanho de loja você quer, é essencial encontrar um imóvel com boa localização e do tamanho adequado para o seu empreendimento.

2. Entenda o seu público

O próximo passo na hora de montar o mercadinho de bairro é compreender quem é o seu público-alvo. Esse conhecimento contribuirá para que o mercadinho possa direcionar os seus esforços de maneira mais eficiente, além de apostar em estratégias que trarão de fato  o retorno desejado para o negócio.

Afinal, dependendo do seu público-alvo a comunicação pode ser diferente, ou a forma de divulgação do estabelecimento também pode mudar. Por isso, quanto mais informações você tiver a respeito de quem é o seu cliente (ou pelo menos quem você deseja que seja) irá te ajudar muito.

Portanto, conhecer o cliente permite que o gestor tenha dados o suficiente para poder otimizar o seu atendimento, além de aplicar continuamente melhorias em seus produtos e serviços. O cliente fiel que se identifica com a linguagem de seu negócio, consequentemente, terá maior liberdade para dar feedbacks positivos e negativos, que trarão insights poderosos para aplicar ações de melhoria visando atender a uma parcela de público maior.

Para isso, é preciso:

  • Pesquisar o mercado e entender quem são as pessoas interessadas pelo seu negócio;
  • Conversar diretamente com os possíveis frequentadores de seu mercadinho;
  • Criar grupos de segmentação;
  • Entender quais são as suas necessidades e objetivos;
  • Conhecer as personas que frequentam o seu estabelecimento.

3. Escolha os primeiros fornecedores

A escolha adequada dos fornecedores é um ponto essencial que também permitirá o sucesso de seu mercadinho de bairro. Por meio de uma gestão eficaz, você terá um foco alinhado em relação aos critérios preestabelecidos, tais como a qualidade dos produtos e necessidade de seus clientes.


Sem falar que isso também te ajudará a reduzir o ciclo de estoque, que é o tempo necessário entre a compra e venda de um produto, e permitir uma entrega que trará satisfação aos seus clientes. Mesmo porque, ter um produto parado no estoque é sinônimo de perda de dinheiro. Ainda mais quando os produtos vencem sem sequer serem expostos.

Para essa escolha de maneira mais efetiva, existe a necessidade de:

  • Pesquisar pelos melhores fornecedores;
  • Optar por fornecedores locais, valorizando as empresas de sua região, a entrega e facilitando o contato, especialmente quando houver falta de produtos;
  • Analisar o custo-benefício de cada um deles;
  • Diversificar as possibilidades de fornecedores, para não ficar sujeito a apenas uma empresa e às suas vontades e disponibilidade;
  • Estabelecer uma política de bom relacionamento com os fornecedores, dentre outros.

Lembre-se que o preço final de um produto depende do valor que você vai pagar por ele. Portanto, saber qual é o fornecedor que possui os melhores produtos pelos melhores preços é fundamental. Claro que o prazo de entrega ou a forma de pagamento também podem influenciar nessa decisão. Por isso, manter um bom relacionamento com os seus fornecedores é essencial.

4. Contrate os colaboradores

Os colaboradores serão peças-chave para oferecer um bom atendimento ao seu público e contribuir para uma maior satisfação do cliente em relação ao negócio. Ao contratar os seus primeiros profissionais, existe a necessidade inicial de entender qual é o perfil desejado. Assim, as entrevistas feitas serão guiadas de maneira mais focada, o que permite encontrar aquele candidato mais adequado à vaga.

Portanto, antes de sair divulgando que você está contrastando, certifique-se de ter o perfil certo em mente. Em seguida, é preciso contar com um bom planejamento no processo de seleção. Ao divulgar as vagas, você pode utilizar as redes sociais como aliada, além de valorizar as indicações de conhecidos em relação a bons colaboradores.

Na entrevista, não se esqueça de analisar se o candidato valoriza o trabalho em equipe, uma vez que essa atitude permitirá que todos os seus colaboradores possam trabalhar com o propósito de seu negócio. Além, é claro, de certificar que o candidato possui as qualificações e a experiência necessárias que o cargo exige.

Por exemplo, você pode contratar um auxiliar que não tenha experiência, mas para o controle do estoque ou para o caixa, é melhor ter alguém com mais experiência. Mas, como falamos anteriormente, tudo dependerá de qual perfil você busca.

5. Busque conhecimento

Uma coisa é fato, conhecimento é poder, por isso, antes de abrir o seu mercadinho de bairro, busque aprofundar seus conhecimentos sobre a área. Não importa o quanto você já saiba sobre o assunto, ou da experiência que você tenha neste mercado, a capacitação profissional nunca é demais.

Sem falar que, existem muitas novidades e tendências lançadas a todo momento. Portanto, procure estar antenado a elas e ainda fique de olho nas tendências de consumo do ramo supermercadista e nas novas tecnologias disponíveis no mercado. 

Ter um mercadinho de bairro é um ramo com uma concorrência bastante grande e você precisa se diferenciar para atrair mais clientes para a sua loja. Por isso, faça muitos cursos, assista palestras, visite eventos da área, fique de olho em influenciadores de marketing, escute podcasts, leia livros, enfim, procure se manter sempre atualizado e informado.

6. Faça um planejamento financeiro

Ter vontade, dedicação e estar disposto a trabalhar muitas horas é essencial para todo empreendedor. Entretanto, não há paixão ou determinação que resista à falta de planejamento financeiro. 

Por isso, não importa se você está abrindo um mercadinho de bairro ou a franquia de uma marca conhecida, fazer um planejamento financeiro é essencial. Esse é o momento de levar em conta o valor disponível para investimento e os custos iniciais para a inauguração do estabelecimento. Dessa forma, você não será pego de surpresa e não correrá o risco de fechar o primeiro mês no vermelho.

Lembre-se que, se você está começando o negócio do zero precisará adquirir muitos equipamentos, produtos, arcar com os custos de abertura de empresa e contratação de profissionais. Por isso, certifique-se de que você tem não apenas dinheiro para cobrir tudo isso, como também dinheiro de caixa para manter a loja funcionando.

O ideal é que você possua uma reserva de emergência dedicada apenas para o seu mercadinho. Além disso, você também pode contar com investidores, principalmente no momento inicial de abertura da sua empresa.

Outra dica importante é acompanhar de perto as finanças da sua loja, principalmente no início. Assim, se algo sair fora dos trilhos, pode ser que você ainda consiga consertar a rota e fazer com que tudo volte a funcionar conforme o planejado.

7. Invista em tecnologia

Todo mundo sabe que a tecnologia veio para automatizar e revolucionar muitos processos manuais. Portanto, não deixe de investir em um bom software para o seu mercadinho de bairro, afinal, ele te ajudará a lidar e facilitar muitos processos essenciais para o bom funcionamento do seu negócio.

Atualmente existem diversas opções disponíveis no mercado, veja qual sistema atende melhor às suas necessidades, teste e faça a contratação. Com certeza, um software de automação vai agilizar diversos processos do seu negócio como, por exemplo, o controle de estoque e o fluxo de caixa, além de reduzir, ou até mesmo acabar completamente com possíveis erros humanos.

8. Se atente ao regime tributário

Se tem um ponto que nenhum empreendedor pode discordar é o fato de que o sistema tributário brasileiro parece jogar contra o empreendedorismo no país. Afinal, tão tantas leis e regulamentações que quem não trabalha na área pode ficar perdido.

Dito isso, não hesite em procurar ajuda para lidar com essa parte do negócio. O ideal é contar com a ajuda de uma empresa de contabilidade para esclarecer todas as suas dúvidas. Essa empresa também irá te orientar sobre qual é o melhor regime tributário para o seu mercadinho de bairro.

Ainda, quando você está atuando no ramo de alimentação, os cuidados devem ser redobrados para evitar multas e para atender a todas as medidas sanitárias exigidas por lei. Portanto, fique atento a essas exigências também.

9. Faça a divulgação do seu mercadinho de bairro

Bom, a propaganda é a alma do negócio, por isso, antes da inauguração do seu mercadinho, realize ações para divulgar o seu negócio na região. De nada adianta você abrir um novo estabelecimento se ninguém tiver conhecimento da sua existência, não é mesmo? 

Portanto, faça panfletagem no bairro, utilize um carro de som algumas semanas antes da abertura e crie um perfil nas redes sociais para comunicar todas as novidades e despertar ainda mais o interesse dos consumidores. Você também pode ir até outros estabelecimentos da região e tentar fazer parcerias para a divulgação. Use a sua criatividade e busque formas interessantes para divulgar o seu negócio.

Não está conseguindo divulgar o seu mercadinho de bairro como gostaria, ou não sabe nem por onde começar? Então confira o nosso guia completo Ofertas para supermercado: inove na divulgação.

10. Garanta uma boa experiência de compra

Depois que o seu mercadinho de bairro estiver funcionando será fundamental que você possa garantir uma melhor experiência de compra para os seus clientes. Isso pode ser obtido de diversas formas:

  • Layout: garante que os produtos estejam distribuídos de forma que o cliente possa encontrar o que procura facilmente, permitindo uma boa circulação nos corredores, com uma boa iluminação;
  • Limpeza: é fundamental que o ambiente seja limpo, principalmente se você vender produtos de hortifrúti. Verifique a limpeza e se existem produtos caídos no chão periodicamente;
  • Bom atendimento: faça um treinamento com os seus funcionários para garantir um bom atendimento a todos os clientes. Cortesia, educação e proatividade para resolver o problema do cliente podem ser um grande diferencial;
  • Rádio personalizada: você pode implementar uma rádio personalizada no seu mercadinho. Ouvindo a trilha sonora correta, o cliente vai passar mais tempo na sua loja e, consequentemente, gastando mais;

Lembre-se que, na hora de oferecer uma boa experiência para o seu cliente, cada detalhe importa. Por isso, capriche na organização da loja, no uniforme dos funcionários, na identidade visual da sua marca e no ambiente de compras oferecido. Os clientes notarão a diferença.

Qual o investimento para abrir um mercadinho?

Para abrir um mercadinho de bairro, o investimento principal está relacionado à compra de produtos para o seu negócio. No entanto, existem alguns itens que são essenciais para o bom funcionamento, como prateleiras, geladeiras, freezers e caixas. Afinal, a exposição dos produtos será um ponto importante para a visibilidade dos itens, bem como para apresentar ofertas de acordo com a demanda de seu estabelecimento.

Já os freezers e geladeiras serão utilizados para a exposição e conservação de produtos congelados, bem como para carnes, iogurtes, manteigas, dentre outros. Vale lembrar que, estabelecer um controle de temperatura diário desses equipamentos e ter pelo menos um equipamento reserva pode ser importantíssimo. Assim, caso um dê problema, você não vai perder os produtos que estavam armazenados ali.

Uma dúvida comum está relacionada à escolha dos produtos. Novamente, destaca-se a importância de conhecer o seu público-alvo e entender o hábito de compra de seus clientes. Somente desta forma é que você poderá saber o que deve ser comprado e em qual quantidade, investindo em produtos que serão realmente vendidos.

Mas também é preciso prestar atenção se você quiser que o seu mercadinho seja conhecido por algum tipo de produto. Por exemplo, se você quiser vender uma grande diversidade de produtos orgânicos e produtos fitness. Então você terá de investir mais nesses itens.

Além disso, você também pode fazer uma pesquisa de mercado e entender como é a venda de seus concorrentes, quais são os itens mais buscados em sua prateleira e investir naqueles que terão de fato um retorno significativo para o seu negócio.

Já falamos um pouco a respeito disso, no item anterior, mas é importante reforçar que você também precisará investir em tecnologia. Se você estiver começando o negócio, a nossa dica é investir em um sistema de controle para estoque e movimentação de caixa. Isso facilitará a sua rotina e você terá mais tempo livre para investir em aprendizado e na elaboração de estratégias de marketing para o seu negócio.

Qual a margem de lucro de um mercadinho de bairro?

Inicialmente, deve-se entender qual é a diferença existente entre lucro e margem de lucro. Enquanto o primeiro trata-se do ganho que você terá sob a venda de determinado produto (exemplo: o comerciante que compra um quilo de feijão a R$ 1 e vende a R$ 3, terá um lucro de R$ 2 a cada quilo vendido).

Já a margem de lucro leva em consideração outros fatores para o cálculo. Trata-se da porcentagem de ganhos adicionada aos custos totais de suas vendas. Exemplo: caso a sua receita total tenha sido de R$ 10 mil, os custos de operação de R$ 6 mil, entende-se que o lucro foi de R$ 4 mil. Portanto, a margem de lucro é: R$ 4 mil / R$ 10 mil = 0,4. Em porcentagem podemos dizer que a margem de lucro foi de 40%.

Cada empresa de diferentes nichos de atuação conta com uma margem de lucro diferenciada. Conforme abordado, alguns fatores serão levados em consideração, como a sazonalidade enfrentada pelo mercado, promoções adicionadas em um determinado mês, datas comemorativas, além do tamanho escolhido para a sua empresa e a região onde atua.

Para entender qual é a sua margem de lucro média, é preciso avaliar o histórico de vendas e de lucratividade. No entanto, estratégias podem ser utilizadas para aumentar esse valor, como:

  • Entender como precificar da forma correta;
  • Desenvolver canais de comunicação eficazes com o seu público para conseguir atrair mais cliente e aumentar as vendas;
  • Contar com uma boa gestão financeira;
  • Estabelecer ações para atrair e fidelizar clientes
  • Implementar medidas para reduzir as perdas e prejuízos, dentre outros.

Lembre-se que o lucro é o que vai fazer com que o seu mercadinho de bairro prospere e a sua empresa cresça. Portanto, acompanhar de perto esses dois importantes indicadores permitirão que você saiba se está seguindo no caminho certo ou se é preciso adotar alguma estratégia para melhorar a divulgação e as vendas da sua loja.

Ideias para mercadinho de bairro

Existem algumas ideias que podem ser adotadas na gestão de seu mercadinho de bairro com o objetivo de ampliar o alcance de sua marca e trazer um número maior de clientes para o espaço. A seguir, selecionamos algumas delas. Confira!

Invista em estratégias de marketing

As estratégias de marketing são fundamentais para que o seu mercadinho possa se destacar em sua região, além de torná-lo conhecido por parte do público. Caso a sua equipe faça um evento de inauguração, por exemplo, existe a possibilidade de apresentar nas redes sociais como será o evento, bem como trazer promoções exclusivas para o grande dia.

Além disso, as campanhas publicitárias devem ser bem organizadas. O primeiro passo é entender qual é o tipo de ação que traz resultados para o bairro onde está localizado. Existem locais que dão resultados com panfletos, enquanto outros verificam bons resultados por meio de carro de som. Não existe um método certo e errado, mas sim aquele que é mais indicado para o seu negócio.

Pode-se, também, aproveitar períodos sazonais para promoções exclusivas. Exemplo: por que não oferecer descontos quando o Dia dos Pais ou quando as festas de final de ano estiverem se aproximando? Assim, você cativa o seu público e consegue ampliar as vendas.

Estude o layout do seu mercadinho

Seja um supermercado, seja um mercadinho de bairro, pensar no layout contribui para que as vendas sejam mais efetivas. Além disso, preocupar-se com a disposição dos produtos vai melhorar a experiência do cliente e também incentivá-lo a consumir produtos que estejam em alta.

Uma boa disposição é aquela que:

  • Acima da cabeça do cliente: o mercadinho coloca produtos com menor visibilidade. Itens que são encontrados facilmente nos mais diversos estabelecimentos, mas que não têm tanta saída;
  • Altura dos olhos: nível da gôndola que resulta em maior saída. Esse nível precisa ser estrategicamente trabalhado, uma vez que é onde o cliente destina o foco de sua visão;
  • Linha da cintura: também oferece impacto em relação às vendas. Produtos com um número alto de vendas e que precisa ser de fácil acesso pelos clientes;
  • Abaixo das cinturas: o indicado é que nessa região fiquem localizados produtos com um preço relativamente baixo, com muita rotatividade;
  • Chão: produtos pesados, trazendo segurança para o cliente e evitando incidentes no dia a dia da mercearia.

Analise os resultados continuamente

Destaca-se no mercado aquele gestor que nunca está acomodado com os seus resultados. Ao analisar e entender que os números são positivos, ele vai avaliar o que pode ser melhorado para fidelizar aqueles clientes que já acreditam em seu negócio e confiam no atendimento. Caso conte com números abaixo das expectativas, coletar um feedback de seu público permitirá a compreensão sobre os pontos que precisam ser aperfeiçoados.

Como gerenciar uma mercearia?

Gerenciar um mercadinho de bairro possui muitos desafios, assim como em qualquer outra empresa. Entretanto, um dos segredos para fazer uma boa gestão é justamente estar munido de informações a respeito do seu negócio. A seguir, selecionamos algumas estratégias que você poderá adotar para melhorar a sua gestão;

Tenha atenção aos processos burocráticos

Um erro comum cometido por gestores de mercearia, especialmente os iniciantes, é de não buscar a formalização de seu negócio. Entre as consequências negativas que isso pode gerar, destaca-se o pagamento de multas e até mesmo medidas mais sérias por parte de órgãos públicos, como o fechamento de seu estabelecimento.

Por essa razão, vá até à prefeitura de sua cidade e verifique quais são os documentos necessários para manter o funcionamento em segurança, quais são as regras específicas de sua região e como tornar o negócio formal. Assim, você terá a tranquilidade de contar com um negócio que esteja de acordo com a legislação do município, evitando prejuízos e dores de cabeça.

Controle o fluxo de caixa

O fluxo de caixa refere-se a toda movimentação financeira que ocorre em seu negócio, ou seja, tanto a entrada de dinheiro por pagamentos do cliente, quanto a saída por pagamento de fornecedores ou qualquer outra conta. Esse controle é essencial para garantir que o seu negócio seja saudável financeiramente.

Para isso, registre todas as informações financeiras da mercearia, categorize as entradas e saídas e faça o controle diário. Outro ponto que deve ser considerado é a utilização da tecnologia como aliada para contribuir com essa etapa de sua gestão, o que trará relatórios precisos e diminuirá as chances de ocorrer alguma falha humana nos cálculos.

Capacite a sua equipe

Seja qual for o nicho de atuação, é preciso investir na capacitação da equipe para oferecer um bom atendimento e entender as especificidades de seus clientes. Entre as vantagens a serem observadas, destaca-se a melhora da produtividade, a redução da taxa de turnover (índice de movimentação de colaboradores em seu negócio), além de incentivar o trabalho em equipe.

Lembre-se sempre que, contratar e demitir funcionários é um trabalho que gera gastos financeiros e também de tempo. Por essa razão, quanto mais satisfeita estiver a sua equipe e apta para atender aos seus clientes, melhor será para o dia a dia de seu estabelecimento.

Conheça a demanda de produtos

Uma parte essencial de uma boa gestão é conhecer qual é a demanda de produtos, ou seja, quais são os itens mais procurados e quais são os que trazer a maior parte do lucro para o seu mercadinho.

Para obter essa informação, basta ver quais são os itens que mais vendem, e fazer a curva abc. Essa análise permitirá que você tenha um melhor controle de estoque, sabendo quais itens não podem faltar de jeito nenhum. Além disso, também será essencial para que você faça o planejamento de promoções e ofertas, atraindo mais clientes para o seu negócio.

Invista em marketing

Você pode até conseguir clientes novos através da divulgação no boca-a-boca, entretanto, essa não é a melhor forma de divulgar o seu mercadinho. Por isso, considere investir em estratégias de marketing para obter melhores resultados.

São essas estratégias que tornaram a sua marca mais conhecida, que irão ressaltar os pontos fortes do seu negócio e que irão falar diretamente com o seu público-alvo de forma eficaz. Por isso, não deixe o marketing em segundo plano.

E, se você não tem experiência em como fazer isso, pode contratar uma pessoa da área ou mesmo uma empresa para se dedicar apenas em elaborar estratégias e ações de divulgação.

Tenha um bom controle de estoque

Parte de uma boa gestão para o seu mercadinho de bairro é a implementação de um bom controle de estoque. Desta forma, você diminuirá as chances de ficar sem produtos importantes, ao mesmo tempo que evitará perdas por vencimento de produtos que sequer tiveram a chance de ir para as prateleiras.

Por isso, é fundamental estabelecer como esse controle será feito, fazer inventários periódicos e manter sempre o estoque organizado. A melhor forma de organizá-lo é através do sistema PEPS, primeiro a entrar primeiro a sair. Ela consiste em deixar os itens que chegaram primeiro com acesso mais fácil.

Faça análises periódicas dos resultados

Como gestor, é fundamental que as suas decisões estejam baseadas em dados. Por isso, faça análises periódicas dos resultados obtidos. Isso inclui a elaboração de relatórios gerenciais, a análise de resultados de vendas após ações de marketing, contabilização de perdas e os motivos.

Somente munido de muita informação é que você será capaz de traçar novas estratégias e tomar decisões mais acertadas. Afinal de contas, se você não souber o que está acontecendo no seu negócio, fica praticamente impossível gerenciá-lo.

Quais são os setores de uma mercearia?

Ao definir os setores de sua mercearia, você terá a oportunidade de entender como organizar o estoque de forma mais eficaz, além de fazer uma análise dos fornecedores mais indicados para cada um deles.

Alimentos

Itens básicos de uma mercearia que normalmente contam com uma procura maior de seus clientes. Ofereça um mix de produtos variados e esteja sempre atento quanto ao prazo de validade. Caso a data se aproxime, estabeleça ações concretas para aumentar as vendas, como oferecer descontos que chamem atenção das pessoas.

Alimentos congelados, como também contam com uma procura significativa, devem estar presentes para ampliar a satisfação de seu cliente. Aqui, é preciso estar atento quanto aos equipamentos essenciais para mantê-los conservados, como freezers.

Frios

Produtos que também podem ser adicionados aos freezers para o seu armazenamento correto. Nesse setor, destacam-se alimentos também muito comuns nas mesas dos brasileiros, como manteiga, requeijão, leite fermentado, iogurtes, presunto, queijo, entre outros.

Hortifrúti

Com o crescimento acelerado por alimentos saudáveis, oferecer um hortifrúti que tenha muitas opções será um grande diferencial do seu negócio e poderá contribuir para melhores resultados. Aqui, destacam-se a venda de frutas, legumes, temperos, polpas de frutas congeladas e verduras.

Padaria

Hoje, estima-se que a padaria representa cerca de 12% das vendas totais de pequenos negócios. Por essa razão, é preciso oferecer uma variedade de produtos no que se refere a essa questão, uma vez que a procura por parte do público é alta. Pode-se utilizar a criatividade e fornecer não apenas o básico (como o pãozinho e bolos), como também itens de confeitaria e outras variedades que chamem a atenção.

Bebidas

O setor de bebidas também merece uma atenção especial por parte do gestor. Ofereça água, chás, sucos, cervejas e vinhos, analisando continuamente a saída de cada item para que possa adaptar o mix de produtos de acordo com a demanda.

Produtos de limpeza e higiene pessoal

Por fim, não se esqueça dos produtos de limpeza e higiene pessoal. Água sanitária, desinfetantes, alvejantes, esponjas, rodo, pá, vassoura, shampoo, sabonete, escova bucal, enxaguante, papel higiênico, entre outros, são alguns dos produtos que não podem faltar. E que devem ficar em prateleiras separadas das de alimentos. Confira nosso artigo específico sobre como fazer o layout do setor de limpeza da sua mercearia.

Equipamento para mercearia?

Além do freezer e da prateleira já mencionados, existem outros equipamentos que devem ser considerados para que um mercadinho de bairro possa oferecer uma experiência positiva aos seus clientes. 

Entre esses equipamentos, destaca-se a estrutura de checkout, que seja pensada visando um bom atendimento e também no conforto de seus profissionais. Você poderá adquirir esses itens em lojas dedicadas especificamente ao varejo e capaz de oferecer soluções adequadas para diferentes realidades.

A caixa registradora vai ser eficaz para o controle de entrada e saída de dinheiro do mercado, permitindo transações rápidas por seus funcionários, além de organizar o dinheiro recebido. Não se esqueça de oferecer cartão de crédito e débito, uma vez que a compra por meio dessa funcionalidade vem se ampliando no país e se tornando uma das preferidas dos consumidores. Se você quiser, ainda pode oferecer o pagamento via PIX, nova modalidade de pagamento instantâneo que passou a funcionar no país recentemente.

Para a padaria, hortifrúti, também para o açougue (caso você coloque um espaço dedicado especialmente para essa finalidade), é preciso oferecer balanças de precisão. Lembre-se que essas balanças precisam ser aferidas regularmente para garantir que uma medida precisa e confiável.

Essa outra dica não é necessariamente um equipamento, mas é essencial para promover uma boa experiência de compra para o seu cliente, que é a iluminação da sua mercearia. Deixar o ambiente claro o suficiente para que o cliente consiga ver as características dos produtos e optar ou não pela compra é muito importante. Afinal de contas, ninguém vai querer ficar muito tempo em um ambiente escuro.

Por último, mas não menos importante, se você oferecer aos seus clientes o serviço de corte de frios na hora, lembre-se que é importante ter uma vitrine refrigerada. Assim os clientes podem escolher qual queijo, presunto ou salame eles querem. 

O mesmo se aplica para os produtos de fabricação própria, como pães, bolos e tortas. Neste caso a vitrine não precisa ser refrigerada, mas será fundamental para manter os alimentos expostos e sem riscos de contaminação.

Como vender mais na mercearia?

Mencionamos brevemente sobre a necessidade de estratégias de marketing para supermercados e mercadinhos de bairro. Entre outras estratégias que podem ser adotadas, destaca-se também a importância de oferecer estacionamento para os seus clientes, uma vez que isso trará mais segurança e comodidade para fazer as compras.

Além disso, não se esqueça de investir em distintos canais de relacionamento, uma vez que isso aprimora o contato e permite um retorno mais eficaz sobre as necessidades e os objetivos de seu público. Assim que a saúde financeira de seu negócio permitir, ofereça descontos significativos, além de fazer combos de produtos que estimularão vendas mais atrativas.

E, claro: sempre invista em seu atendimento. É por meio dele que a sua equipe demonstrará que se importa com cada um de seus clientes e preocupa-se em trazer um diferencial para as suas compras, o que trará mais oportunidades até mesmo do marketing boca a boca (quando o próprio público divulga o negócio).

Ideias para inovar no mercadinho?

Investir em inovação gera curiosidade de seu público e atração de novos públicos. No mercadinho, você pode apostar, por exemplo, na rádio indoor. Por meio dela, a partir de uma programação definida pela sua equipe, você terá a oportunidade de divulgar preços atrativos e promoções, utilizando uma linguagem que seja compatível com a de seu público.

Apostar em um checkout moderno também é uma ação a ser considerada, especialmente por facilitar o atendimento e tornar mais rápido a fila de compras. Por fim, não deixe de investir em marketing digital, estando presente nos principais canais que seu público está e enviando ofertas especiais para quem autorizou o envio de mensagens para seus canais particulares.

Ficou interessando em ter uma rádio para chamar de sua? Então confira mais sobre essa importante ação de marketing no nosso e-book Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

Fornecedores para mercadinho

A contratação vai depender do mix de produtos disponibilizado em seu mercadinho. De acordo com a lista dos principais segmentos de um negócio como esse, avalie quais são aquelas empresas que melhor oferecem um bom custo-benefício, além de trazer um bom atendimento e ter disponibilidade na região de atuação.

Para a escolha das melhores equipes para serem parceiros de seu negócio, alguns passos podem ser seguidos. Entre eles, fazer uma pesquisa de mercado para o entendimento exato de quais são os principais nomes de cada área. A partir disso, cheque a credibilidade das empresas e analise continuamente a qualidade dos serviços oferecidos.

Verifique, ainda, se os fornecedores trabalham de maneira transparente, bem como se os prazos pré-estipulados são respeitados pela empresa. Afinal, você dependerá diretamente desse compromisso para que o seu estoque ofereça produtos certos aos clientes, sem haver os riscos de perder vendas.

Preocupe-se também em investir no relacionamento com fornecedores. Por meio dessa estratégia, você terá a chance de negociar prazos, preços, além de formas de pagamento (podendo até mesmo conquistar descontos estratégicos).

Neste conteúdo, você pôde entender um guia completo de como cuidar do mercadinho de bairro, quais são as estratégias que podem ser adotadas pela sua empresa, além de ficar por dentro dos principais cuidados ao montar um negócio como esse. O ideal é que a equipe conte com um bom planejamento, conheça quais são as particularidades da região e possa oferecer um atendimento qualificado para todo o seu público. Assim, as vendas serão positivas e continuamente será possível aplicar melhorias no estabelecimento.

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O estacionamento do supermercado é um local importantíssimo na jornada de compras do cliente. Isso porque, é ali onde a compra termina e o último contato que o cliente terá com a sua marca. Se ele tiver qualquer tipo de problema, ele sairá com uma impressão ruim do supermercado, o que poderá fazer com que…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Sinalização interna do supermercado: 6 dicas para fazer da melhor forma

Você sabe qual é a importância da sinalização interna para os supermercados e como ela pode te ajudar a vender mais? Em uma análise inicial, isso pode até parecer um mero detalhe, porém, trata-se de uma ferramenta de comunicação essencial com o público.  Na prática, a comunicação pode ser utilizada para diversas finalidades, como deixar…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

5 ações de Marketing para supermercados: potencialize o crescimento do seu negócio

Quais ações de marketing para supermercados você utiliza? Certamente o marketing deve ser uma das principais estratégias condutoras quando se fala em implementar um aumento nas vendas do seu supermercado e isso se dá principalmente pela integração que essa área tem com toda a sua empresa que vai desde ações para fortalecer sua marca até…

Por Nayara Santos em 25.10.2021

Música para Supermercado: Conheça os benefícios e vantagens

 Você sabia que a escolha da música para supermercado pode influenciar nas suas vendas? Ou então mudar completamente a experiência de compras dos clientes? Bom, se você chegou até aqui é provável que algumas dessas dúvidas tenham passado pela sua cabeça. Isso é perfeitamente natural, afinal de contas, a utilização de música no varejo…

Por Nayara Santos em 11.08.2022

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